A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O clima e as paisagens naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O clima e as paisagens naturais"— Transcrição da apresentação:

1 O clima e as paisagens naturais
DISCIPLINA :GEOGRAFIA O clima e as paisagens naturais

2 O AZUL DO CÉU E A PRESENÇA DE NUVENS SÃO ALGUMAS DAS PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA DE UMA CAMADA DE AR QUE NOS ENVOLVE: A ATMOSFERA A ATMOSFERA É FORMADA POR UM CONJUNTO DE GASES, PRINCIPALMENTE PELO NITROGÊNIO (78% E PELO OXIGÊNIO (21%) E, EM QUANTIDADES MENORES, POR OZÔNIO, HÉLIO, GÁS CARBÔNICO, HIDROGÊNIO, PELO VAPOR D’AGUA E POR PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO COMO A POEIRA E A FUMAÇA

3 A ATMOSFERA APRESENTA VARIAÇÕES
A ATMOSFERA APRESENTA VARIAÇÕES .Graças à ação da gravidade, ela se modifica conforme nos afastamos da superfície .Próximo à altitude zero no nível do mar , o ar é mais concentrado e, consequentemente, a pressão atmosférica é maior.Conforme a altitude aumenta, o ar torna-se mais rarefeito e a pressão diminui.

4 As camadas da Terra A camada mais próxima da Terra é a Troposfera, é nela que ocorrem os principais fenômenos atmosféricos(nuvens, chuvas, ventos) e onde as condições do tempo mudam com frequência. Acima da troposfera está a estratosfera, nela o ar é bem rarefeito e, em virtude da presença de gases que absorvem os raios solares, como o ozônio, a temperatura aumenta progressivamente. A existência da camada de ozônio na estratosfera é muito importante para a vida na Terra. A partir dos 50 Km de altitude encontramos a mesosfera.Acima dela , entre 90 e 500 km estende-se a termosfera ou ionosfera, onde o ar é extremamente rarefeito .Por fim , chega-se a exosfera que começa entre 500 e 750 Km de altitude e vai progressivamente desaparecendo no espaço.

5 Tempo Tempo é o estado da atmosfera num determinado momento.O tempo atmosférico é bastante dinâmico e pode permanecer estável por alguns dias ou alterar-se de uma hora para a outra. Por meio de recursos técnicos e da observação de imagens de satélites, é possível prever o tempo com alguns dias de antecedência, e com grande probabilidade de acerto.

6 Clima Tempo e clima são conceitos diferentes.O tempo está relacionado a uma situação momentânea e pode variar ao longo do dia.O clima , por sua vez, corresponde a uma situação média da atmosfera, registrada ao longo de pelo menos 30 anos seguidos. A ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos é a meteorologia. Com a utilização de instrumentos sofisticados , a previsão do tempo tornou-se mais precisa.Os satélites artificiais mostram o deslocamento das massas de ar...

7

8 Radiação solar A principal fonte de energia responsável pelas condições climáticas do planeta é proveniente do Sol localizado a 150 milhões de Km da Terra.Porém, nem toda energia solar que chega à Terra atinge a superfície. A energia que é absorvida pelos continentes e oceanos será liberada da Terra para a atmosfera como radiação infravermelha, fonte de calor responsável pelo aquecimento do ar.

9 Temperatura Ao redor do planeta podemos identificar regiões onde faz forte calor, com temperaturas que chegam facilmente aos 40º C, e áreas de frio intenso , abaixo de 20º C.Esses são exemplos de como a temperatura influencia a determinação do tempo e do clima. O aparelho utilizado para medir a temperatura é o termômetro . A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é chamada de amplitude térmica. Para verificar a temperatura de um lugar é preciso analisar três fatores:a latitude, a proximidade ou não dos oceanos , que chamamos de continentalidade e maritimidade, e a altitude.Além desses, deve-se observar a presença da água na atmosfera, a interferência do relevo e a influência da vegetação.

10 Latitude,continentalidade e maritimidade
A latitude determina as diferenças no grau de exposição às radiações solares. As áreas de temperatura mais elevadas estão próximas do Equador.Nas regiões polares , onde os raios incidem de forma muito mais inclinada, as temperaturas permanecem baixas o ano todo. Continentalidade e maritimidade A distância de uma localidade em relação aos mares e oceanos é outro importante fator climático.Como a superfície dos continentes se aquece e se esfria mais rápido que os oceanos,as variações de temperaturas serão maiores nas áreas mais afastadas .Esse efeito é denominado de continentalidade. As águas marinhas também interferem no clima de uma região.Essa ação é conhecida como maritimidade.

11

12 O relevo também interfere diretamente na temperatura
O relevo também interfere diretamente na temperatura.Quanto maior for a altitude, menor será a temperatura.Observe que a temperatura varia conforme a altitude.

13

14 Ventos O vento ou o movimento do ar origina-se de diversas formas.A principal delas é a diferença de pressão atmosférica:áreas onde a pressão é menor atraem o ar de áreas onde ela é maior(alta pressão), impulsionando a circulação atmosférica.

15 Ventos locais No litoral, a diferença entre o aquecimento da superfície continental e o da oceânica é a responsável pela formação da brisa. De dia o ar do oceano vai para o continente e a noite, o ar do continente vai para o oceano.

16 Chuvas frontais Chuvas frontais, são aquelas que se originam do encontro de duas massas de ar com características diferentes de temperatura e umidade.

17 Chuvas de convecção Convecção significa transporte e também define o movimento em que o ar quente, mais leve, sobe, enquanto o ar frio, mais pesado , desce.Durante um dia de sol forte, comum nas áreas equatoriais as manhãs costumam apresentar céu azul .Ao longo do dia , o aquecimento intenso faz com que o ar quente e úmido se eleve rapidamente .Ao subir para as camadas mais altas, ele se resfria e a umidade se condensa dando início à formação de nuvens.No final da tarde , uma forte chuva , conhecida também como aguaceiros podem se prolongar por uma ou duas horas.

18 Chuvas de relevo (ou orográficas)
As chuvas de relevo também são resultado do resfriamento do ar , só que motivadas pela presença de elevações no relevo.

19 “Ilhas de calor” Em várias cidades do mundo , nos centros urbanos , a falta de vegetação e o predomínio de áreas cobertas por asfalto e concreto das edificações provocam o fenômeno conhecido como “ilhas de calor”. lha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática). 

20 Dinâmicas Climáticas Massas de ar são grandes porções de ar da atmosfera com características semelhantes de pressão, temperatura e umidade . Elas se originam sobre os continentes ou oceanos e se deslocam de um lugar para outro

21 Brasil- climas

22

23 Climas quentes e frios O clima equatorial- é o mais quente e mais úmido e amplitude térmica quase nula e precipitações anuais elevadas acima de 3.000mm. Clima tropical- ocorre nas áreas entre os trópicos.Apresenta temperaturas médias elevadas e duas estações do ano bem definidas com verões quentes e chuvosos e invernos secos Clima desértico quente. Tem como principal característica a pouca umidade durante todo o ano, com índices pluviométricos abaixo dos 300mm por ano. O clima polar predomina no extremo norte e na Antártida .Apresenta temperaturas médias mensais negativas. O clima frio de montanha -apresenta baixas temperaturas durante grande parte do ano e precipitações abundantes em forma de neve.Ocorre nos relevos de maior altitude como o Himalaia, Andes... Clima subpolar –apresenta características do polar e do temperado, com predominância de temperaturas baixas.

24 Os climas temperados Temperado Oceânico- presente nos litorais e nas ilhas com temperaturas que variam entre 10°C e 20°C durante o ano. Temperado continental- presente no interior do continente, com menores precipitações(em torno de 500mm anuais) e temperaturas mais baixas em relação ao temperado oceânico (entre 5° C e 15°C). Mediterrâneo -ocorre nas proximidades do Mar Mediterrâneo, no sul da Europa, e em alguns pontos isolados da África e dos Estados Unidos (Califórnia).Sua principal característica são os verões quentes e secos e os invernos frios e chuvosos, com índices pluviométricos entre 500 mm e 1000mm anuais.Durante o verão, as temperaturas variam entre 25°C e 35 °; no inverno oscilam entre 0°C e 10° C

25 Biosfera e vida no planeta
A biosfera é o ambiente da vida que envolve a Terra. O conjunto de relações que se estabelece entre os seres vivos, incluindo os seres humanos e os outros elementos físicos da natureza (como os minerais, solo e gases da atmosfera)em determinado local ou ambiente de dimensões variáveis , é chamado de ecossistema. Os ecossistemas podem ser de vários tipos e formam grandes conjuntos chamados de biomas. As espécies vegetais que se encontram na superfície terrestre , associados ao clima , relevo, solo e hidrografia, com suas interações , podem ser agrupadas em conjuntos chamados de domínios naturais.

26 O domínio das florestas
Florestas tropicais e equatoriais Florestas tropicais- são formadas por árvores de médio e grande porte e se localizam na região intertropical.No litoral do Brasil é a Mata Atlântica. Florestas equatoriais- são formadas , principalmente por árvores de grande porte em regiões atravessadas pela linha do Equador.As principais florestas equatoriais do mundo são : A Floresta Amazônica , localizada na América do Sul e a Floresta do Congo na África Central.

27 Florestas temperadas Florestas temperadas-ocorre em regiões de clima bem marcado por períodos quentes e frios .Sua principal característica são árvores de grande e médio porte com as folhas largas e finas que se desprendem no inverno para que o vegetal transpire menos e sobreviva nos períodos mais secos do ano.Essas florestas cobriam boa parte da Europa , dos Estados Unidos e da Ásia, regiões que hoje são os lugares mais povoados do mundo. Floresta boreal- localiza-se no hemisfério norte , nos continentes da América, Europa e Ásia, onde o clima é subpolar.O pinheiro é a árvore predominante.Essa floresta também é chamada de coníferas .As folhas têm forma de agulha , o que dificulta o acúmulo de neve.

28 O domínio das formações arbustivas e herbáceas
savana A savana é constituída de arbustos e árvores dispersas, além de um conjunto herbáceo, ou seja, de vegetação rasteira que recobre o solo tanto na região bosques como nas áreas com menor quantidade de árvores.No Brasil é chamado de cerrado.

29 Estepes e Pradarias A estepe é a formação vegetal composta de arbustos bem espaçados e solo coberto por gramínea.Surge em áreas com pouca precipitação , como o semiárido. A pradaria é caracterizada pelos grandes campos naturais, embora apresente árvores de pequeno porte.No sul da América do Sul essa formação é conhecida como campos.Os campos ocorrem em áreas isoladas no sul do Brasil, embora predominem no estado do Rio Grande do Sul e se espalhem pela Argentina e Uruguai.

30 Vegetação mediterrânea
A vegetação mediterrânea localiza-se nas regiões de clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos.Na parte mediterrânea , europeia e africana as plantas mais comuns são a videira e a oliveira.

31 Tundra e deserto A tundra apresenta uma vegetação rasteira , formada por liquens e musgos.Localiza-se em áreas de clima polar. Desertos – são áreas extremamente áridas e podem ser quentes e frios. As chuvas são escassas e os índices pluviométricos chegam a apenas 250 mm anuais. O maior deserto do mundo é o Saara, localizado no norte do continente africano. Os desertos frios estão nas zonas polares e temperadas ,como o deserto de Gobi , no centro da Ásia.


Carregar ppt "O clima e as paisagens naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google