A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Situacional – PES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Situacional – PES"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Situacional – PES
Por Carlos Reis

2 Histórico O PES é uma metodologia de planejamento estratégico de governo, desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus, no período de 1970 a 1973; Estabelece uma críticas às metodologias de planejamento “tradicionais”, em particular o planejamento normativo e ao planejamento estratégico empresarial.

3 FATOR PLANO TRADICIONAL PES 1. Visão Futuro Presente 2.Explicação da realidade Baseada em diagnósticos Apreciação situacional 3.Concepção do plano Normativo-prescritivo Adaptativo 4.Análise estratégica Consultas a especialistas Análise da viabilidade 5.Fatores Genéricos Específico 6.Operação Ação separada do plano Mediação entre o plano e ação

4 Momentos do PES Os momentos surgem em contraposição ao conceito de etapas, difundidas pelo planejamento empresarial. Sobre a distinção entre etapas X momentos, Matus (1993), expõe que as etapas ocorrem a seu devido tempo; os momentos estarão sempre presentes em qualquer ocasião. Entretanto, em determinada ocasião ou circunstância, sempre existirá um momento que terá maior relevância do que os outros.

5 Momentos Explicativo: seleção, descrição e explicação do problema (o que é); Normativo: desenho de um plano para enfrentar o problema (o que deve ser) Estratégico: análise da viabilidade política do plano e dos caminhos estratégicos (o que pode ser) Tático-operacional: gestão e implementação do plano (fazer).

6 Pode ser desmembrado em níveis:
1º. Nível: PES (Planejamento Estratégico Situacional). Voltado para macro-oganizações (Estado, Grande Prefeituras, Empresas); 2º. Nível: ZOPP (Projeto orientado por Objetivo) Voltado para Secretarias e pequena prefeituras); 3º. Nível: MAPP (Método Altadir de Planejamento Popular). Voltado para associação, partidos e comunidade.

7 Os 3 níveis utilizam categorias e conceitos semelhantes, diferenciando-se apenas pela complexidade.


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Situacional – PES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google