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PublicouStefany Braz Alterado mais de 10 anos atrás
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013 1
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Como traçar um caminho que atenda todos os aspectos ? Que instrumentos utilizar? O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR SÃO PAULO, FEVEREIRO 2013
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 3 Referencial : Caderno do gestor- vol. 1 2008; Resolução: SEE 3,de 18-01-2013- Dispõe sobre mecanismos de apoio à gestão pedagógica da escola para implementação de ações estabelecidas pelo Programa Educação - Compromisso de São Paulo; Orientações para o dia do planejamento; SEE janeiro de 2013;
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Gestão??? Esforço consciente dos sujeitos responsáveis pela escola para gerar mudanças, a partir da tomada de decisões sobre o planejamento, sua aplicação e avaliação. Isso exige competência técnica (planejar, acompanhar e avaliar o processo de ens. e aprendizagem;conhecer as concepções de gestão democrática de participativa), participação responsável e compromisso com os resultados educacionais efetivos e significativos. (CADERNO DO GESTOR 2008,VOL.1)
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 5 PARA REFLETIR... AVALIAR A PRÓPRIA POSTURA E A PRÁTICA É UMA MANEIRA DE VOCÊ CRESCER E SE APRIMORAR COMO GESTOR. (Noêmia Lopes)
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 6 Antes falar sobre o planejamento é importante incluir outro tópico: a avaliação do nosso papel como Professor Coordenador.
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Atributos necessários ao docente no exercício de P.C. Artigo 5º, resolução SE 3, de 18-01-2013 I.Gestor pedagógico, planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho, de professores e alunos; II.Ter dinamismo, espírito de liderança e saber se relacionar com os demais profissionais da escola (de forma cordial e organizada); III.Saber trabalhar em equipe como parceiro; IV.Conhecer as concepções que subsidiam práticas de gestão e curriculares(gestão democrática e participativa), bem como concepções pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo do níveis e modalidades de ensino; (Documento: PAP). PAP_SE.docPAP_SE.doc
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica V- Promover a integração horizontal e vertical do currículo no E.F. e E.M.; metodologia de projeto temáticas transversais- TEMAS TRANSVERSAIS.ppt VI -estimular abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia de projeto e ou de temáticas transversais- TEMAS TRANSVERSAIS.ppt significativas para os alunos; ( FALAR DAS VISITAS DO PRODESC- PROJETO INTERDISCI. PORT.ARTE,HIST.ETC) TEMAS TRANSVERSAIS.ppt TEMAS TRANSVERSAIS.ppt VII- ter atitudes proativas no sentido de melhorar sua própria formação profissional, bem como a dos dos demais gestores e professores; VIII- Analisar índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola (IDESP), para tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e projetos desenvolvidos no âmbito da escola;
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica avaliação da aprendizagem dos alunosavaliação da aprendizagem em processo IX- Analisar indicadores internos de frequência e avaliação da aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação da aprendizagem em processo quanto das avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem. Resolução SE 3, DE 18-01-2013 _PC.doc
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Reconhecendo a função do Professor Coordenador Reconhecendo a função do Professor.doc Página 10 do caderno do gestor 2008 CADERNO_GESTOR_FINAL_2008.pdf
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica O que se espera do Professor Coordenador o professor coordenador (página 8-caderno do gestor 2008) Leitura da página 09 último parágrafo.
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica A competências do professor Coordenador. O professor Coordenador (PC) deve apresentar as mesmas competências requeridas para os alunos, no Currículo Oficial, tendo por foco sua função na gestão escolar. São elas 1- saber se comunicar com os diferentes públicos que frequentam a escola, utilizando as linguagens como meio de comunicação e saber gerir a si próprio e as equipes de trabalho, incrementando uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional. 2- Compreender os conceitos das várias áreas do conhecimento para analisar os processos escolares 3- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema relacionadas à gestão pedagógica da escola. 4- relacionar as informações e os conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir uma argumentação consistente com a finalidade de envolver os participantes das escola na execução das metas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. 5- recorrer aos conhecimentos das áreas da Pedagógia para elaboração de propostas de intervenções solidária na escola, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PESQUISA Autoavaliação. autoavaliação.doc
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Como traçar um caminho que atenda todos os aspectos ? Que instrumentos utilizar? APRENDER É A ÚNICA COISA DE QUE A MENTE NUNCA SE CANSA, NUNCA TEM MEDO E NUNCA SE ARREPENDE. LEONARDO DA VINCI.
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Proposta Pedagógica
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PROPOSTA PEDAGÓGICA Diagnóstico Missão Planejamento Visão da Escola Objetivos Estratégicos Planos de Ação Metas Ações ou Estratégias Recursos Escola que temos Escola que queremos Escola que vamos construir
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Continuação... Planilha para revisar a Proposta Pedagógica- caderno do gestor 2008- vol. 1 Análise da proposta pedagógica da escola.doc
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica ROTEIRO PARA ELABORAR PROPOSTA PEDAGÓGICA Roteiro para elaboração de Proposta Pedagógica.doc Roteiro para elaboração de Proposta Pedagógica.doc Consultar as páginas 35 à 40 no material orientações para o planejamento escolar 2013 desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo –SEE. CGEB_OrientacoesParaOPlanejEscolar_2013_2 4012013.pdf CGEB_OrientacoesParaOPlanejEscolar_2013_2 4012013.pdf
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 51 Contatos: Área de Linguagens e Códigos Patrícia dos Anjos- PCNP- Língua Portuguesa: 2055-8946 Antônio Domingos – PCNP –Educação Física: 2055-8940 Maria José Holner- PCNP – ARTE: 2055-8910 delt2npe@see.sp.gov.br
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Obrigado! 52
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