A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Teoria da Administração E. Estruturas Organizacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Teoria da Administração E. Estruturas Organizacionais."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 Teoria da Administração E. Estruturas Organizacionais

3 2 Teoria da Administração Variáveis Que Influenciam a Estrutura VariávelAlternativas AmbienteEstávelInstável Metas enfatizam eficiência interna adaptação aos mercados TecnologiasRotineirasnão rotineiras TamanhoGrandePequeno Organizar

4 3 Teoria da Administração Componentes da Estrutura Subordinações Agrupamento de tarefas em departamentos Inclui o projeto de sistemas para garantir comunicações eficazes Organizar

5 4 Teoria da Administração Abordagem do processamento de Informações Requisitos de processamento de informações Ajuste Capacidade de processamento de informações Eficácia organizacional Organizar

6 5 Teoria da Administração Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal (entre departamentos) Alta Baixa Sistemas de Informação Contato Direto Forças Tarefa Integradores Período Integral Equipes Quantidade de Coordenação Horizontal Requerida Custo da Coordenação em Tempo e Recursos Humanos Alta Organizar

7 6 Teoria da Administração Sistemas de Informação : - os computadorizados podem capacitar os gerentes ou os funcionários de 1ª linha a trocarem rotineiramente informações sobre problemas, oportunidades, atividades e decisões. Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal

8 7 Teoria da Administração Contato Direto: –uma forma de promover o contato direto é criar uma função de ligação especial, ou seja, uma é posicionada em num departamento com a responsabilidade de se comunicar e efetuar a coordenação com outro departamento; –normalmente interligam apenas 2 departamentos. Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal

9 8 Teoria da Administração Força Tarefa : - a ligação envolve diversos departamentos - é um grupo temporário composto de representantes de cada departamento afetado por um problema; - cada membro representa os interesses de um departamento e pode levar informações das reuniões para seu departamento; - solucionam problemas através da coordenação horizontal direta e reduzem a carga de trabalho da hierarquia vertical. Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal

10 9 Teoria da Administração Integradores Período Integral : -é a criação de um cargo ou departamento com o único propósito de coordenação; o integrador: -não se subordina a nenhum depto -posicionando-se fora dos deptos, responsabiliza-se pela coordenação dos mesmos. -tem muita responsabilidade e pouca autoridade -Deve ser capaz de manter as pessoas juntas, conservar sua confiança, enfrentar os problemas e resolver conflitos. Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal

11 10 Teoria da Administração Equipes : - são forças - tarefa permanentes muito utilizadas em conjunto com um integrador em tempo integral; - é a solução principalmente quando as atividades entre departamentos exigem uma forte coordenação durante um longo período de tempo, ou quando as organizações tem um projeto volumoso, uma grande inovação ou uma nova linha de produto. Organizar Mecanismos de Ligação e Coordenação Horizontal

12 11 Teoria da Administração Dispositivos das ligações verticais Referência Hierárquica : - cadeia de comando representada pelas linhas verticais do organograma, as quais funcionam como canais de comunicação. Normas e Planos : - quando problemas e decisões tornam-se rotineiros, uma norma ou procedimento pode ser estabelecido; -fornecem uma fonte padronizada de informações - o plano fornece informações permanentes para os empregados. Ex.: orçamentos. Dispositivos de ligações verticais. Organizar

13 12 Teoria da Administração Acrescentar Posições à hierarquia: - ocorrendo muitos problemas o planejamento e a referência hierárquica podem sobrecarregar os gerentes ; - pode-se acrescentar posições à hierarquia vertical ou indicar algum assistente (assessor) para auxiliar o gerente sobrecarregado. Sistemas de Informações Verticais : - incluem relatórios periódicos, informações escritas e comunicações elaboradas (memorandos) e distribuídas aos gerentes; - aumentam a eficiência das comunicações que sobem e descem a hierarquia. Organizar Dispositivos das ligações verticais

14 13 Teoria da Administração Departamentalização: Opções de Desenho Estrutural para Agrupar Departamentos EngenhariaMarketingManufatura CEO Agrupamento Funcional Agrupamento por prod./serv Organizar

15 14 Teoria da Administração Vantagens e desvantagens da departamentalização Funcional Vantagens: –Possibilita economias de escala dentro dos departamentos funcionais. –Capacita o desenvolvimento de habilidades mais específicas –Possibilita que a organização alcance metas funcionais –É melhor nas organizações pequenas e médias –É melhor com apenas um ou poucos produtos –Qdo. a tecnologia é estável Desvantagens: –Resposta lenta às modificações ambientais –Pode fazer com que as decisões se acumulem nos níveis mais elevados, sobrecarga na direção –Leva à má coordenação horizontal entre os departamentos –Resulta em menos inovações –Envolve visão restrita das metas organizacionais. Organizar

16 15 Teoria da Administração Vantagens e desvantagens da departam. por produtos/ serviços Vantagens: –Adequada para mudanças rápidas em ambiente instável –Propicia satisfação de cliente pois a responsabilidade pelos produtos e pontos de contatos é clara –Envolve alta coordenação entre funções –Permite adaptação a produtos, regiões e clientes –Melhor em organizações grandes com muitos produtos –Descentraliza tomada de decisão Desvantagens: –Elimina economias de escala em departamentos funcionais –Induz a coordenação deficiente entre linhas de produtos –Elimina competências e especialização técnica profunda –Torna difícil integração e padronização entre as linhas de produto –Aumento do poder e influência dos diretores de divisão sobre a corporação Organizar

17 16 Teoria da Administração Departamentalização Territorial ou Geográfica CEO Apple Europa Apple Pacífico França Apple Produtos Extremo Oriente Japão Austrália Apple Américas Canadá América Latina Serviços de Vendas e Marketing para as regiões Organizar

18 17 Teoria da Administração Departam. Matricial (ou Dual de Autoridade) na Organização Diretor de Operações Vice presidente De projetos Vice Presidente De Produção Vice Presidente De MKT Controller Gerente de Obtenção Presidente Gerente de Produto A Gerente de Produto B Gerente de Produto C Gerente de Produto D Organizar

19 18 Teoria da Administração Departamentalização Mista ou Híbrida Organizar

20 19 Teoria da Administração Vantagens e desvantagens da Departam. Matricial Vantagens: –Alcança coordenação necessária para alcançar demandas duais dos clientes –Partilha flexível de recursos humanos entre produtos –Adequada a decisões complexas e mudanças frequentes em ambientes instáveis –Possibilita desenvolvimento de competências funcionais e de produto. –Melhor em organizações de porte médio com muitos produtos Desvantagens: –Expõe participantes a dupla autoridade, o que pode ser frustrante e confuso –Significa que os participantes precisam boas habilidades inter- pessoais e treinamento extensivo –Consome tempo; envolve reuniões freqüentes e sessões de resolução de conflitos –Requer grande esforço para manter equilíbrio de poder Organizar

21 20 Teoria da Administração Funcional CONTEXTO AMBIENTEBaixa incerteza, estável TECNOLOGIA Rotineira, baixa interdependência TAMANHOPequeno a médio ESTRATÉGIA /METAS Eficiência interna Organizar

22 21 Teoria da Administração Funcional SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Ênfase em metas funcionais PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de custos – orçamento, relatórios estatísticos AUTORIDADE Gerentes funcionais Organizar

23 22 Teoria da Administração Por produtos/serviço CONTEXTO AMBIENTEIncerteza moderada a alta, mutável TECNOLOGIANão rotineira, alta interdependência entre os departamentos TAMANHOGrande ESTRATÉGIA/ METAS Eficácia externa, satisfação do cliente Organizar

24 23 Teoria da Administração Por produtos/serviço SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Ênfase nas linhas de produtos PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de centros de lucros – custo e receita AUTORIDADE Gerência de produto Organizar

25 24 Teoria da Administração Mista ou Híbrida CONTEXTO AMBIENTE Incerteza moderada a alta, mutáveis demandas dos clientes TECNOLOGIA Rotineira ou não, com alguma interdependência entre as funções TAMANHO Grande ESTRATÉGIA/ METAS Eficácia externa e adaptação com eficiência em algumas funções. Organizar

26 25 Teoria da Administração Mista ou Híbrida SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Ênfase nas linhas de produtos, alguma ênfase funcional PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Base de centros de lucros para divisões; base de custo para funções centrais. AUTORIDADE Gerentes de produto; responsabilidade pela coordenação permanece com os gerentes funcionais Organizar

27 26 Teoria da Administração Matricial CONTEXTO AMBIENTE Alta Incerteza TECNOLOGIA Não rotineira, muitas interdependências TAMANHO Médio porte, poucas linhas de produtos ESTRATÉGIA/ METAS Dupla – inovação de produtos e especialização técnica. Organizar

28 27 Teoria da Administração Matricial SISTEMAS INTERNOS METAS OPERATIVAS Igual ênfase em metas de produtos e em metas funcionais PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Sistemas duplos por função e por linha de produto. AUTORIDADE Conjunta entre chefes funcionais e de produto. Organizar

29 28 Teoria da Administração Evolução Departam. Funcional Associada à burocracia Departam. Por produtos/serviços Permitiu a subdivisão de empresas grandes Departam. Matricial Apresenta duas hierarquias simultâneas Organizar

30 29 Teoria da Administração As inovações no desenvolvimento Organizacional O gerenciamento horizontal em lugar do vertical A reengenharia e o uso de redes dinâmicas Organizar

31 30 Teoria da Administração A Corporação Horizontal: Departamentalização por Processos Organizar

32 31 Teoria da Administração A Corporação Horizontal: Departam. por Processos Administração de Topo Coordenador de Processos Equipe Processos Logísticos de Novos Produtos Processo de Preenchimento de Pedidos Processos Logísticos e de Compras Organizar

33 32 Teoria da Administração Estrutura –Criada em torno dos fluxos de trabalho ou de processos Redução da hierarquia vertical –Permanecem apenas executivos em função de apoio (Finanças, RH) –Tarefas gerenciais são delegadas ao nível mais baixo –Equipes multidisciplinares e auto dirigidas organizadas em volta de um processo Processos –Baseados no atendimento às necessidades dos clientes Organizar Departamentalização por Processos

34 33 Teoria da Administração Vantagens –Maior satisfação dos clientes decorrente da rapidez nas respostas e nas decisões. Organizar Departamentalização por Processos

35 34 Teoria da Administração Dificuldades Departamentalização por Processos Definir os processos é trabalhoso Gerentes: de supervisores para facilitadores requer treinamento em gerência participativa Empregados requerem treinamento para trabalhar num ambiente de equipes Organizar

36 35 Teoria da Administração Reuniões mais longas para atingir consenso de objetivos e decisões Sistemas de informação devem ser modificados para fornecer informações provenientes da organização, dos clientes, dos fornecedores Sistemas de premiação devem dar suporte ao desempenho e à motivação das equipes Dificuldades (continuação) Departamentalização por Processos Organizar

37 36 Teoria da Administração Rede Dinâmica A empresa mantém internamente as atividades principais e terceiriza outras funções, como vendas, controladoria, fabricação. Normalmente são interligadas eletronicamente a um escritório central. Ex. Organizar

38 37 Teoria da Administração Estrutura de Rede Escritório Central da Empresa (Corretor) Distribuição de Produtos Propaganda Projeto de Produtos Contas a Receber Fabricação de Produtos Organizar

39 38 Teoria da Administração Estrutura Global De Produtos –Adequada para produtos padronizados e vendidos em todo mundo Presidente do Conselho Assuntos jurídicos e Decisões corporativas EngenhariaPresidente Finanças e Administração Setor Internacional Coordenadores Regionais Grupo Global de Componentes de Caminhões Grupo Global de Manipulação de Materiais Grupo Global de Instrumentos Grupo Global Industrial Grupo Global de Componentes Automotivos Organizar

40 39 Teoria da Administração Geográfica –Adequada quando os produtos e serviços da empresa tem vantagens na operações locais –Necessidade de adequação às necessidades e cultura locais (ex. VW na Árabia Saudita) CEO Divisão do Pacífico Divisão Européia Divisão Latino Americana Divisão Canadense Pessoal Corporativo Planejamento a Longo Prazo Coordenação de Produtos Organizar Estrutura Global

41 40 Teoria da Administração Matricial –Adequada quando a empresa precisa ser eficiente em duas dimensões: global e local Comitê Executivo Internacional Alemanha Espanha/PortugalArgentina/Brasil Noruega Transformadores de energia Transportes Indústria Áreas de Negócios Gerentes de Países Empresas Locais Organizar Estrutura Global

42 41 Teoria da Administração Transnacional –Adequada quando as empresas competem em muitas dimensões simultaneamente –É uma forma de organização horizontal que: Se diferencia em múltiplos centros Os gerentes das subsidiárias criam estratégias e inovações para a empresa como um todo A unidade e a coordenação são conquistadas por meio da cultura corporativa e de valores compartilhados Organizar Estrutura Global

43 42 Teoria da Administração Organizar


Carregar ppt "1 Teoria da Administração E. Estruturas Organizacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google