A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Riquezas de exemplos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Riquezas de exemplos."— Transcrição da apresentação:

1 DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Riquezas de exemplos.
Sérgio Cavalieri Filho. “A responsabilidade civil conquistou inegável importância prática e teórica no Direito moderno. Não é mais possível ignorá-la. Outrora circunscrita ao campo dos interesses privados, hoje sua seara é das mais férteis, expandindo-se pelo Direito Público e Privado, contratual e extracontratual, aéreo e terrestre, individual e coletivo, social e ambiental, nacional e internacional. Pode-se dizer que seus domínios são ampliados na mesma proporção em que se multiplicam os inventos, as descobertas e outras conquistas da atividade humana. Alguns princípios da responsabilidade civil ganharam status de norma constitucional após a Carta de 1988, sem se falar no enriquecimento que lhe trouxe a edição do Código de proteção e defesa do Consumidor, que regula todas as relações de consumo, em seus múltiplos aspectos”.

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11 Faz parte do estudo do direito obrigacional.
Carlos Roberto Gonçalves “a teoria da responsabilidade civil integra o direito obrigacional, pois a principal consequência da prática de um ato ilícito é a obrigação que acarreta, para seu autor, de reparar o dano, obrigação esta de natureza pessoal, que se resolve em perdas e danos”. Qual área do direito civil a responsabilidade civil mais é mais afeita: A – Contratos; B – Família; C – Sucessões; D – Teoria Geral; E – Obrigações.

12 Primórdios da civilização: inexistia qualquer previsão que regulasse a relação entre indivíduos.
Bíblia - Deuteronômio: “cada um responde pelos seus atos”.

13 Alvino Lima: justiça privada: “forma primitiva, selvagem talvez, mas humana, de reação espontânea e natural contra o mal sofrido; solução comum a todos os povos nas suas origens, para a reparação do mal pelo mal”.

14

15 Tábua de Nippur: 2050 a.C. Primeiro texto legal que apresentava indícios de uma provável indenização aos danos causados as pessoas.

16 Código de Ur-Namu (cerca de 2050 a. C)
Código de Ur-Namu (cerca de 2050 a.C). Multas monetárias ao invés de castigos físicos.

17 Código de Hamurabi: Art
Código de Hamurabi: Art. 230: Se causou a morte do filho do dono de casa, matarão o filho desse pedreiro.

18 Sergio Cavalieri Filho a “a lei de Talião marcou o período em que o conceito de responsabilidade estava diretamente ligado ao prejuízo físico atribuído ao agente. Assim, a primeira manifestação de responsabilidade, no dizer de Francisco dos Santos Amaral Neto, foi o direito de vingança privada reconhecido à vítima do dano”. Alvino Lima discorre sobre a fase posterior a Lei das XII tábuas: “Dessa primitiva forma de responsabilidade, passou-se à composição voluntária, pela qual o lesado, podendo transigir, entra em composição com o ofensor, recebendo um resgate (poena), isto é, uma soma em dinheiro, ou entrega do objeto. A vingança é substituída pela composição a critério da vítima, subsistindo, portanto como fundamento ou forma de reintegração do dano sofrido”. Carlos Roberto Gonçalves diz que “A diferenciação entre ‘pena’ e a ‘reparação’, entretanto, somente começou a ser esboçada ao tempo dos romanos, com a distinção entre os delitos públicos (ofensas mais graves, de caráter perturbador da ordem) e os delitos privados. Nos delitos públicos, a pena econômica imposta ao réu deveria ser recolhida aos cofres públicos, e, nos delitos privados, a pena em dinheiro cabia à vítima”.

19

20 Responsabilidade (respondere) = responder a alguma coisa.
Carlos Roberto Gonçalves discorrendo sobre o grande momento de abertura dos horizontes da responsabilidade civil aponta que “sob a influência da jurisprudência francesa, o estudo da responsabilidade civil se foi desenvolvendo entre nós. Importante papel nesse desenvolvimento coube, então, à doutrina e à jurisprudência, fornecendo subsídios à solução dos incontáveis litígios diariamente submetidos à apreciação do Judiciário”. o artigo 159 do CC de 1916 e os pouquíssimos artigos que hoje também norteiam o Código Civil de 2002. Depois, evoluiu-se para a teoria do risco. Art. 927 do CC, parágrafo único.

21 Obrigar o agente causador do dano a repará-lo: mínimo senso de justiça.
O dano rompe o equilíbrio jurídico-econômico anteriormente existente entre o agente e a vítima. Por isso duas são as funções primordiais da responsabilidade civil: status quo ante. Restitutio in integrum. Tudo para restabelecer o equilíbrio retirado. Indenizar pela metade: fazer com que o lesado se responsabilize pela outra metade.

22 Responsabilidade contratual e extracontratual.
O dano pode ser causado por uma obrigação decorrente da vontade das partes e pode ser causado por violação de preceito geral de direito ou da própria lei? Sem sombra de dúvida. Nessa dicotomia reside a responsabilidade contratual e a extracontratual. Ilício extracontratual é a transgressão de um dever jurídico imposto pela lei, enquanto que o ilícito contratual é a violação do dever jurídico criado pelas partes no contrato.

23 Responsabilidade subjetiva e objetiva.
Toda a teoria da responsabilidade subjetiva reside na conduta culposa do agente, sendo um de seus pressupostos. Quando faltar culpa numa responsabilidade subjetiva, falece o direito da vítima se indenizar. Ou seja, pode existir ato ilícito, pode existir dano, pode existir nexo causal, mas se não existir culpa, não há o que se falar em indenização. A contrario sensu, caso estejamos falando em responsabilidade objetiva, não há que se perquerir culpa, havendo a necessidade de apenas se demonstrar que existiu um dano, o ato ilícito e o nexo de causalidade. Ver artigos 186 e 927 do CC.


Carregar ppt "DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Riquezas de exemplos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google