Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHenrique Solano Alterado mais de 10 anos atrás
1
Ambientação agradável estimula a fidelidade ao local
Autor: Eric Zompero Revista: Food Express – ano III – n° 6 – agosto 99 Adriana Barreto Alves RA Nilson Cremonese Jr. RA
2
Boa ambientação do espaço
Quais os fatores que incidem sobre uma pessoa na hora de escolher um determinado restaurante ? O que a faz retornar e, por conseqüência, freqüentar periodicamente esse mesmo restaurante ? -Comida Fatores econômicos e sociais Boa ambientação do espaço
3
A ambientação deve conquistar o público alvo!
Ambientação: técnicas utilizadas para a melhoria do espaço físico e psicológico em benefício ao usuário de um serviço determinado de alimentação. Restaurante: espaço destinado aos comensais (comerciais e industriais) A ambientação deve conquistar o público alvo! Ambientes calmos e agradáveis terão maiores chances de ganhar a preferência de um cliente em potencial.
4
Quais os fatores que garantem um restaurante agradável ao cliente?
- fatores físicos - fatores psicológicos - fatores institucionais Definidos pela: - arquitetura - programação visual - branding - outros
5
Arquitetura - fluxos de trabalho - circulação nos ambientes agregados (copa, cozinna, sanitários) - garantir fácil movimentação de funcionários e clientes - espaços bem organizados - mobiliário bem disposto Cada ambiente deve ser direcionado e projetado para um tipo de consumidor.
6
Programação visual Pisos, forros, pinturas especiais e detalhes decorativos devem possuir tonalidades propícias às intenções do restaurante: - cores alegres público jovem - cores sóbrias restaurantes noturnos - cores claras restaurantes diurnos Determinadas cores influenciam o desejo por comida: - vermelho, laranja e amarelo em Fast Food. Outros fatores: moda, público-alvo, características climáticas.
7
Branding = Fixação de uma marca
As características de arquitetura e programação visual devem promover a identificação do restaurante. O ambiente deve provocar boas recordações para que a pessoa queira retornar.
8
Ambiente confortável - boa ventilação, sem deixar que odores se misturem em espaços fechados - exaustores bem dimensionados - temperatura ambiente ideal - equipamentos de aquecimento e/ou refrigeração - boa iluminação - lâmpadas de boa iluminância e que não provoquem ofuscamento ou desconforto visual - limpeza - pisos e tintas especiais - ruído (externo) - placas para isolamento acústico e música ambiente - ergonomia - mesas e cadeiras bem dimensionadas
9
GARANTIR O BEM ESTAR NÃO APENAS DE UM CLIENTE, MAS DE UM SER HUMANO, CUJAS NECESSIDADES DEVEMOS CONHECER PARA OFERECER UM SERVIÇO DIGNO E QUE ATENDA E SUPERE SUAS EXPECTATIVAS.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.