A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação para estudar o comportamento de sistemas complexos (filas, redes de transporte, elevadores, etc)

2 Ponto de partida Amostras de variável aleatória com distribuição uniforme em [0, 1]. No EXCEL: aleatorio() A partir dessas amostras, é possível gerar amostras das demais distribuições.

3 Noções de Simulação Teorema Fundamental
Seja F uma f.d.a. qualquer e seja U uma v.a. com distribuição uniforme em [0, 1]. A f.d.a da v.a. X = F-1(U) é F.

4 Exemplos Como gerar uma v.a. com distribuição uniforme em [5, 15] ?
Como gerar uma v.a. com distribuição binomial (3; 0,6)? Como gerar uma v.a. com distribuição exponencial de média 12?

5 Exemplo Simular uma fila, em que os tempos entre chegadas sejam independentes, sempre com distribuição uniforme em [a, b] e os tempos de atendimento também sejam independentes entre si e dos tempos de chegada, com distribuição exponencial com média m.

6


Carregar ppt "Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google