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Sistemas de Informação Capítulo 8

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 8"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 8
O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

2 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Organização Vínculo Administração-Tecnologia Introdução a sistemas Empresas e Sistemas de Informação Fundamentos do uso de tecnologia da informação Os novos usos da tecnologia da informação na empresa Resolução de problemas com sistemas de informação Desenvolvimento e uso de sistemas de informação Tópicos em Sistemas de Informação Estudos de Caso Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

3 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Tópicos em SI Organização empresarial Organização complexa e formal cujo objetivo é gerar produtos ou serviços com fins lucrativos. Um SI deve ajudar a empresa a controlar e aumentar a sua capacidade de resposta. Ele tem o objetivo de suportar três camadas da organização: Suporte tático; Suporte gerencial; Suporte operacional. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

4 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Conceitos Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais Auxiliam na execução e registro das operações diárias que definem o seu método de trabalho. Tipos de sistemas empresariais básicos: Sistemas de fabricação e controle; Sistemas de vendas e marketing; Sistemas de contabilidade e finanças; Sistemas básicos de recursos humanos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

5 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Conceitos Sistemas de suporte a decisão São dependentes do sistemas empresariais básicos, pois tratam os dados básicos para definir informações que demonstrem o rendimento da organização (eficiência). Sistemas de apoio ao conhecimento São utilizados para compartilhar o conhecimento de diversas atividades da organização usando ambientes de Groupware e Digital Dashboard. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

6 Evolução de profissionais frente a SI
Profissionais de tecnologia nas décadas de 60 a 80: Analista de O&M Se encarregava de implementar normas e métodos administrativos; Analista de Sistemas Se encarregava de implementar o que “supostamente” era criado pelo Analista de O&M. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

7 Evolução de profissionais frente a SI
Função do Analista de O&M Não era exatamente a de racionalizar, melhorar ou criar um processo, e sim uma preocupação muito limitada quanto a abrangência da solução adotada. Função do Analista de Processo Profissional com uma visão técnico-administrativa que deveria resolver o problema como um todo. Função do Analista de Sistemas Entender as necessidades, problemas e dificuldades do usuário e resolvê-las com um sistema de informação. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

8 Evolução de profissionais frente a SI
Lições importantes aprendidas pelo Analista de Sistemas: “Os dados e o produto oriundos dos sistemas de informação são propriedade dos usuários, jamais do analista de sistemas ou do CPD”. “O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la”. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

9 Evolução de profissionais frente a SI
Tal fato levou a uma pressão do mercado para o aparecimento de uma novo profissional analista de sistemas que deve ter mudado: Seu paradigma; Seu comportamento; Seu padrão de desenvolvimento. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

10 Evolução de profissionais frente a SI
A aproximação deste perfil com uma visão global do negócio da organização definiu o perfil profissional do Analista de Informação, Chefe Executivo de Informações ou CIO. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

11 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Automação e Controle Automação Conjunto de técnicas por meio das quais se constroem sistemas ativos capazes de atuar com uma eficiência ótima pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual atuam. Controle Sub-item da automação que permite coletar as informações que serão realimentadas no processo de automação. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

12 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Automação e Controle Tipos de automação: Automação de escritório Aumento de produtividade dos trabalhados de informação nos escritórios. Automação comercial Uso de hardware e software para desenvolver atividades comerciais. Automação industrial Oferecimento e gerenciamento de soluções para o controle do processo industrial, normalmente associado ao aumento de produtividade. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

13 Automação de escritório
Uso de computadores conectados ou não a redes; Impressoras para impressão de relatórios e demonstrativos; Pacotes de programas para automação de atividades (suite de aplicativos); Pacotes específicos para determinadas áreas onde a padronização interna ou legislação vigente impõem a necessidade de relatórios devidos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

14 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Automação Comercial Automação de ponto de venda Automação predial; Automação residencial; Automação da força de vendas; Automação da aquisição de dados. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

15 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Automação Industrial Controle numérico; Sistemas de supervisão; Robótica. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

16 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Ética e tecnologia Desde a década de 70 o uso da tecnologia levantou discussões sobre: Violação de privacidade; Desemprego causado pela automação de processos industriais. A ética é utilizada para determinar os valores que impõe as fronteiras morais no desenvolvimento e uso de sistemas que empregam a tecnologia para automatizar tarefas. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

17 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Ética e tecnologia Ética profissional Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Exemplos de falta de ética quanto o trabalho usa tecnologia: Culpar o equipamento por trabalho não realizado; Uso da tecnologia para o desenvolvimento de tarefas pessoais sem vínculo com sua atividade; Uso da tecnologia do seu trabalho para disseminação de pornografia, MP3 e pirataria de software. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

18 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Ética e tecnologia Pontos básicos de ética na organização: Comportamento ético deve ser iniciado pelo alto escalão da administração; Definição pela empresa de seu código de conduta em relação a clientes e contratos, conteúdo do site, parceiros, patrocinadores etc. Treinamento ou palestras para funcionários e componentes chave do gerenciamento de atividades; Avaliação de novos candidatos verificando a adequação ao perfil de conduta desejado; Estratégias e mecanismos que permitam a correta implantação do código de conduta. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

19 Legislação e tecnologia
A popularização dos computadores e da Internet nos últimos anos não permitiu uma atualização conjunta das leis que regem um país. A Internet criou uma nova abordagem para as leis pela eliminação de fronteiras. Principais questões: Como provar que alguém invadiu um computador alheio? Como provar que uma proposta enviada por não foi alterada? Como interpretar contratos executados pela rede (Internet)? Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

20 Legislação e tecnologia
Principais elementos: Copyright © Direito Autoral; Direito Intelectual. Proteção intelectual do software; Direito autoral: Representa a expressão de idéias e não exatamente a própria idéia. Abrange textos, programas, imagens, caracteres tipográficos, música, jogos, filmes e combinações destes. No Brasil é amparado pela Lei nº de 19/02/1998. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

21 Legislação e tecnologia
Pirataria de software Prática ilegal de reprodução e uso indevido de programas de computador que são legalmente protegidos. Modalidades de pirataria: Falsificação: CD-ROM pirata; Revendas de Hardware; Pirataria individual; Pirataria corporativa. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

22 Legislação e tecnologia
Para uma organização é importante combater a pirataria de software realizando uma auditoria e legalização dos softwares para não sofrer ações criminais. Opções como softwares livres e de código aberto pode ser uma grande oportunidade de legalização, mas uma relação custo x benefícios (TVO e TCO) deve ser levada em consideração pois pode representar uma grande mudança de plataforma. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

23 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Leis e Internet O E-commerce necessita de uma atenção especial para a criação de uma legislação específica. O código de defesa do consumidor possui alguns elementos de amparo a compras realizadas pela Internet, que em conjunto com o projeto de lei PL nº 1.589/99, define a validade de documentos eletrônicos e da assinatura digital. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista

24 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista
Leis e Internet Outras leis importantes: Artigo 31 da Lei 8.078/90: Sobre apresentação de produtos e serviços. Projeto de lei PL nº 1.599/99: Reclamação sobre garantia de produto. Desta forma, é importante para as organizações conhecer melhor o Código de Defesa do Consumidor e as leis que regem as transações comerciais baseadas em tecnologia, e suas mudanças, para não caírem em erros e processos. Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista


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