A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 8 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 8 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 8 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

2 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso

3 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 3 Tópicos em SI Organização empresarial –Organização complexa e formal cujo objetivo é gerar produtos ou serviços com fins lucrativos. Um SI deve ajudar a empresa a controlar e aumentar a sua capacidade de resposta. Ele tem o objetivo de suportar três camadas da organização: –Suporte tático; –Suporte gerencial; –Suporte operacional.

4 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 4 Conceitos Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais –Auxiliam na execução e registro das operações diárias que definem o seu método de trabalho. Tipos de sistemas empresariais básicos: –Sistemas de fabricação e controle; –Sistemas de vendas e marketing; –Sistemas de contabilidade e finanças; –Sistemas básicos de recursos humanos.

5 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 5 Conceitos Sistemas de suporte a decisão –São dependentes do sistemas empresariais básicos, pois tratam os dados básicos para definir informações que demonstrem o rendimento da organização (eficiência). Sistemas de apoio ao conhecimento –São utilizados para compartilhar o conhecimento de diversas atividades da organização usando ambientes de Groupware e Digital Dashboard.

6 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 6 Evolução de profissionais frente a SI Profissionais de tecnologia nas décadas de 60 a 80: –Analista de O&M Se encarregava de implementar normas e métodos administrativos; –Analista de Sistemas Se encarregava de implementar o que supostamente era criado pelo Analista de O&M.

7 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 7 Evolução de profissionais frente a SI Função do Analista de O&M –Não era exatamente a de racionalizar, melhorar ou criar um processo, e sim uma preocupação muito limitada quanto a abrangência da solução adotada. Função do Analista de Processo –Profissional com uma visão técnico-administrativa que deveria resolver o problema como um todo. Função do Analista de Sistemas –Entender as necessidades, problemas e dificuldades do usuário e resolvê-las com um sistema de informação.

8 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 8 Evolução de profissionais frente a SI Lições importantes aprendidas pelo Analista de Sistemas: Os dados e o produto oriundos dos sistemas de informação são propriedade dos usuários, jamais do analista de sistemas ou do CPD. O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la.

9 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 9 Evolução de profissionais frente a SI Tal fato levou a uma pressão do mercado para o aparecimento de uma novo profissional analista de sistemas que deve ter mudado: –Seu paradigma; –Seu comportamento; –Seu padrão de desenvolvimento.

10 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 10 Evolução de profissionais frente a SI A aproximação deste perfil com uma visão global do negócio da organização definiu o perfil profissional do Analista de Informação, Chefe Executivo de Informações ou CIO.

11 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 11 Automação e Controle Automação –Conjunto de técnicas por meio das quais se constroem sistemas ativos capazes de atuar com uma eficiência ótima pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual atuam. Controle –Sub-item da automação que permite coletar as informações que serão realimentadas no processo de automação.

12 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 12 Automação e Controle Tipos de automação: –Automação de escritório Aumento de produtividade dos trabalhados de informação nos escritórios. –Automação comercial Uso de hardware e software para desenvolver atividades comerciais. –Automação industrial Oferecimento e gerenciamento de soluções para o controle do processo industrial, normalmente associado ao aumento de produtividade.

13 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 13 Automação de escritório Uso de computadores conectados ou não a redes; Impressoras para impressão de relatórios e demonstrativos; Pacotes de programas para automação de atividades (suite de aplicativos); Pacotes específicos para determinadas áreas onde a padronização interna ou legislação vigente impõem a necessidade de relatórios devidos.

14 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 14 Automação Comercial Automação de ponto de venda Automação predial; Automação residencial; Automação da força de vendas; Automação da aquisição de dados.

15 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 15 Automação Industrial Controle numérico; Sistemas de supervisão; Robótica.

16 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 16 Ética e tecnologia Desde a década de 70 o uso da tecnologia levantou discussões sobre: –Violação de privacidade; –Desemprego causado pela automação de processos industriais. A ética é utilizada para determinar os valores que impõe as fronteiras morais no desenvolvimento e uso de sistemas que empregam a tecnologia para automatizar tarefas.

17 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 17 Ética e tecnologia Ética profissional –Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Exemplos de falta de ética quanto o trabalho usa tecnologia: –Culpar o equipamento por trabalho não realizado; –Uso da tecnologia para o desenvolvimento de tarefas pessoais sem vínculo com sua atividade; –Uso da tecnologia do seu trabalho para disseminação de pornografia, MP3 e pirataria de software.

18 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 18 Ética e tecnologia Pontos básicos de ética na organização: –Comportamento ético deve ser iniciado pelo alto escalão da administração; –Definição pela empresa de seu código de conduta em relação a clientes e contratos, conteúdo do site, parceiros, patrocinadores etc. –Treinamento ou palestras para funcionários e componentes chave do gerenciamento de atividades; –Avaliação de novos candidatos verificando a adequação ao perfil de conduta desejado; –Estratégias e mecanismos que permitam a correta implantação do código de conduta.

19 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 19 Legislação e tecnologia A popularização dos computadores e da Internet nos últimos anos não permitiu uma atualização conjunta das leis que regem um país. A Internet criou uma nova abordagem para as leis pela eliminação de fronteiras. Principais questões: –Como provar que alguém invadiu um computador alheio? –Como provar que uma proposta enviada por não foi alterada? –Como interpretar contratos executados pela rede (Internet)?

20 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 20 Legislação e tecnologia Principais elementos: –Copyright © Direito Autoral; Direito Intelectual. –Proteção intelectual do software; Direito autoral: –Representa a expressão de idéias e não exatamente a própria idéia. Abrange textos, programas, imagens, caracteres tipográficos, música, jogos, filmes e combinações destes. –No Brasil é amparado pela Lei nº de 19/02/1998.

21 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 21 Legislação e tecnologia Pirataria de software –Prática ilegal de reprodução e uso indevido de programas de computador que são legalmente protegidos. Modalidades de pirataria: –Falsificação: –CD-ROM pirata; –Revendas de Hardware; –Pirataria individual; –Pirataria corporativa.

22 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 22 Legislação e tecnologia Para uma organização é importante combater a pirataria de software realizando uma auditoria e legalização dos softwares para não sofrer ações criminais. Opções como softwares livres e de código aberto pode ser uma grande oportunidade de legalização, mas uma relação custo x benefícios (TVO e TCO) deve ser levada em consideração pois pode representar uma grande mudança de plataforma.

23 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 23 Leis e Internet O E-commerce necessita de uma atenção especial para a criação de uma legislação específica. O código de defesa do consumidor possui alguns elementos de amparo a compras realizadas pela Internet, que em conjunto com o projeto de lei PL nº 1.589/99, define a validade de documentos eletrônicos e da assinatura digital.

24 Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 24 Leis e Internet Outras leis importantes: –Artigo 31 da Lei 8.078/90: Sobre apresentação de produtos e serviços. –Projeto de lei PL nº 1.599/99: Reclamação sobre garantia de produto. Desta forma, é importante para as organizações conhecer melhor o Código de Defesa do Consumidor e as leis que regem as transações comerciais baseadas em tecnologia, e suas mudanças, para não caírem em erros e processos.


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 8 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google