A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso"— Transcrição da apresentação:

1 RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso
Definição de gêneros(dificuldade em classificá-los) O trabalho do professor Qual gênero ensinar Gênero enquanto artefato/instrumento Textos/atividades para casa: 3, 4 e 5.

2 PROGRAMAÇÃO 15/05 Modelo didático Etapas da Sequência Didática Vídeo Caminho das pedras (objetivo/atividade) Comparando o material de 2008/2010 Jogo da argumentação: questões polêmicas do Brasil. O contexto e o folhado textual – infraestrutura, mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos.

3 Atividades - capacidades de linguagem (II)
Observem os textos: a. Que gênero textuais são esses? b. Onde podem ser encontrados? c. Quem os escreveu? Para quem? Com qual objetivo? d. Como estão organizados? e. Quais são suas prováveis características linguísticas?

4 As etapas da SD na sala de aula (I)
Assista ao vídeo e liste as ações da professora ao trabalhar com a SD (as etapas do trabalho desenvolvido com os alunos) Discussão

5 As etapas da SD na sala de aula (II)
Texto Marcas registradas em tatuagens transparentes e enumere as ações da professora ao trabalhar com a SD de memórias.

6 Tipos de atividades: SD
No geral, quatro tipos de atividade com a linguagem podem ser desenvolvidas, de acordo com as capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos: 1. a construção de representações sobre o contexto de produção no qual o texto vai ser produzido; 2. a elaboração dos conteúdos; 3. a organização de conjunto do texto; 4. os recursos lingüísticos necessários para a produção de um texto pertencente a um determinado gênero.

7 Modelo didático A construção do modelo didático permite:
conhecer as características do gênero; delimitar os objetivos a serem atingidos em relação a essas diferentes capacidades; construir atividades necessárias para isso; identificar as capacidades que os alunos já desenvolveram e as que precisam ser desenvolvidas; construir instrumentos de avaliação e de auto-avaliação; avaliar diferentes materiais didáticos disponíveis para o ensino desse gênero.

8 Passos para elaboração do modelo didático de gênero
Escolha do gênero; Seleção de vários textos do mesmo gênero; Consulta a experts do gênero; Consulta a teorias desenvolvidas sobre o gênero; Observação das práticas sociais sobre o gênero; Elaboração do modelo didático.

9 O contexto e o folhado textual (ISD)
Contexto de produção; Infraestrutura textual: tipos de discurso e sequências; Mecanismos de textualização; Mecanismos enunciativos.

10 Contexto de produção Físico Emissor Receptor Lugar físico Quando
Sociosubjetivo Enunciador (papel social) Destinatário (papel social) Instituição social Objetivos: efeitos sobre o destinatário

11 Infraestrutura textual
Organização dos conteúdos temáticos. Tipos de discurso: o tipo de discurso pode ser implicado ou autônomo, ou seja, pode apresentar ou não implicação em relação ao ato de produção (através de dêiticos espaciais, temporais e de pessoa). Sequências: narrativa, descritiva, injuntiva (dar instruções), explicativa, argumentativa, dialogal.

12 Atividade: O eixo da implicação e da autonomia
1. Leia as frases e/ou diálogos abaixo e diga se é um discurso implicado ou autônomo. Assinale os elementos que permitiram a identificação. a) Vim num restaurante aqui perto ontem. b) A televisão fabrica o esquecimento. O cinema fabrica lembranças. (Jean-Luc Godard) c) Você sabe o que é isso? d) Vire à esquerda. e) Antes só do que mal acompanhado. f) As seqüências discursivas são uma outra forma de planificação. g) Gostamos muito do filme que assistimos na semana passada.

13 Mecanismos de textualização
Conexão: organizadores textuais; Coesão nominal: substituições, apagamentos, anáforas; Coesão verbal: tempos verbais.

14 Mecanismos enunciativos
Mecanismos de manutenção da coesão pragmática e relações com o contexto. Uso dos dêiticos de pessoa (o referente na situação de comunicação imediata); Distribuição das vozes; Uso de modalizadores; Escolhas lexicais.

15 Modalizações responsáveis pelas diversas avaliações do falante/enunciador sobre um ou outro aspecto do conteúdo temático. Infelizmente, não poderei te acompanhar. Você tem que ir ao médico. É provável que chova hoje.

16 Atividade - Modalizações
Sublinhe os índices de modalização nos enunciados abaixo: a) Talvez pudéssemos ir ao cinema. b) Queria ter vindo ontem. c) Não se pode estacionar aqui. d) É provável que ela venha. e) Eu tenho que ir ao médico. f) Ainda bem que ele conseguiu. g) Que pena! h) Você não devia dizer isso. i) Esse restaurante é realmente bom.

17 Polifonia, vozes Discurso direto; Discurso indireto;
Discurso indireto livre; Aspas e itálico; Ironia; Negação

18 Análise de um texto Analise o texto segundo o modelo de análise textual do ISD, detalhando todos os níveis do folhado textual.

19 Análise do gênero em diferentes níveis
O aspecto visual global dos textos e suas grandes partes (Ex.: conforme o caso, capa, páginas iniciais, corpo do texto, páginas finais etc., ou título da seção do jornal, título do artigo, corpo do texto, assinatura ou ausência dela, formatação, tamanho etc.). Eles são construídos só com linguagem verbal ou também com outras linguagens? Qual é a função das outras linguagens utilizadas?

20 Identificação das características do contexto de produção dos textos (I) (orais, escritos ou digitais) a. Qual é o contexto sócio-histórico mais amplo em que o texto foi produzido? b. Em que esferas ou situações sociais (esferas da atividade e comunicação humana) esses textos são produzidos e lidos? c. Qual é o papel social do produtor desses textos, nessas situações em que ocorrem? Aluno, professor, médico etc.? d. Há um só destinatário ou vários?

21 Identificação das características do contexto de produção dos textos (II) (orais, escritos ou digitais) e. Qual é o papel social do(s) destinatário(s) desses textos? f. Qual é a relação existente entre eles? Formal? Informal? Simétrica? Assimétrica? g. Quais são, normalmente, os objetivos ou os efeitos que o produtor quer produzir sobre o(s) destinatário(s)? Convencer, informar? Divertir? etc. h. Que imagem o produtor deve passar de si mesmo nessa situação?

22 Identificação das características do contexto de produção dos textos (III) (orais, escritos ou digitais) i. Em que suporte são esses textos são veiculados? Jornais, revistas, computador etc.? j. Em que espaço desse suporte os textos são veiculados? k. Ele é veiculado separadamente ou junto a outros textos? Quais? l. Existem relações entre os textos que são veiculados juntos? Quais? Ex. artigo de opinião de um jornal. m. Quais são os temas que normalmente podem figurar nos textos pertencentes a esse gênero?

23 Infraestrutura textual
O autor narra ou expõe fatos e/ou idéias, envolvendo-se diretamente, com o uso de pronomes e verbos na primeira pessoa ou não? O texto é organizado de forma narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, dialógica ou em nenhuma dessas formas? O que tem isso a ver com o contexto de produção, com o objetivo do autor, com o gênero? Há trechos do texto em que os conteúdos estão organizados em forma narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa ou dialógica?

24 Mecanismos de textualização
Mecanismos de conexão: Quais são os tipos de unidades linguísticas que marcam e relacionam as diferentes partes do texto? Mecanismos de coesão nominal Qual (quais) é (são) os tipos de coesão nominal que são característicos dos textos pertencentes ao gênero: repetição dos nomes, pronominalização, uso de sinônimos etc.? Que efeito produzem?

25 Mecanismos enunciativos
Mecanismos de inserção de vozes -Além da voz do autor, existem outras vozes que aparecem de forma explícita? Quais? De que forma? Discurso direto, indireto, uso de aspas, etc.?

26 Mecanismos enunciativos
Mecanismos de modalização -  Aparecem modalizadores em algumas partes do texto? -  Em quais? - O que indicam sobre a posição do autor em relação ao que ele diz ou em relação a seu destinatário?

27 Análise de texto Analise o texto conforme o folhado textual apresentado.

28 Resenha Código Da Vinci


Carregar ppt "RECAPITULANDO... Apresentação Objetivo do curso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google