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2011 a 2014.

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1 2011 a 2014

2 Quaisquer que sejam as antinomias que se apresentem entre as visões da história que emergem em uma sociedade, o processo de mudança social que chamamos desenvolvimento adquire certa nitidez quando o relacionamos com a idéia de criatividade. Celso Furtado - Criatividade e dependência na civilização industrial, 2008.

3 Setores Criativos Definição
Os setores criativos são todos aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de valor simbólico, elemento central da formação do preço, e que resulta em produção de riqueza cultural e econômica. Setores Criativos Setores Culturais

4 Economia Criativa Definição
Economia Criativa contempla as dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição/circulação/difusão e consumo/ fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, caracterizados pela prevalência de sua dimensão simbólica.

5 Economia Criativa Definição
Criação Produção Difusão / Distribuição Consumo / Fruição Setores Criativos

6 Arranjo Produtivo da Música
Núcleo Criativo: Compositores, arranjadores, músicos e intérpretes Empresários Produtores

7 arranjadores, músicos e
Indústria Fonográfica: Selos Distribuidoras Fábricas de CDs Lojas de música Venda online Novos negócios digitais Produção de Espetáculos: Produtoras Núcleo Criativo: Compositores, arranjadores, músicos e intérpretes Empresários Produtores Mídias Gravadoras Gestão de Direitos: Editoriais Sociedades de gestão Fornecedores: Instrumentos e equipes; serviços de som e iluminação; salas de ensaio; estúdios de gravação; sonoplastas; iluminadores;segurança; serviços de audiovisual; casas de show,boates, casas de festas etc; agências de publicidade e assessoria de imprensa. Instituições culturais: Institutos Fundações Centros Culturais Agências de fomento Centros educacionais: Escolas regulares Universidades Escolas de música Institutos/ fundações Associações profissionais: ABMI (Independentes) ABM (Academia) ABRAFIN (Festivais) ABEART (Empresários) FCMB (Cooperativas) etc.

8 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares A. Patrimônio Natural e Cultural B. Espetáculos e Celebrações C. Artes Visuais e Artesanato D. Livros e Periódicos E. Audiovisual e Mídias Interativas F. Design e Serviços Criativos Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

9 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares A. Patrimônio Natural e Cultural Museus Sítios históricos e arqueológicos Paisagens culturais Patrimônio natural Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

10 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009) Setores Criativos Nucleares B. Espetáculos e Celebrações Artes de espetáculo Festas e Festivais Feiras Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

11 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares C. Artes Visuais e Artesanato Pintura Escultura Fotografia Artesanato Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

12 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares D. Livros e Periódicos Livros Jornais e revistas Outros materiais impressos Bibliotecas (incluindo as virtuais) Feiras do Livro Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

13 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares E. Audiovisual e Mídias Interativas Cinema e Vídeo TV e Rádio (incluindo internet) Internet podcasting Video-games (incluindo onlines) Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

14 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Nucleares Design de Moda Design Gráfico Design de Interiores Design paisagístico Serviços de arquitetura Serviços de publicidade F. Design e Serviços Criativos Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

15 Setores Criativos Escopo (UNESCO, 2009)
Setores Criativos Relacionados G. Turismo H. Esportes e Lazer Roteiros de viagens e serviços turísticos Serviços de hospitalidade Esportes Preparação física e bem estar Parques temáticos e de diversão Patrimônio Imaterial (Expressões e tradições orais, rituais, línguas e práticas sociais) Educação e Capacitação Registro, memória e preservação Equipamentos e materiais de apoio

16 Economia Criativa Estimativas e Tendências
Contribuição dos setores criativos ao PIB do Brasil (2010) R$ 104,37 bilhões (IBGE) 2,84% do PIB brasileiro (FIRJAN) Crescimento anual do setor criativo nos últimos 5 anos (relativo a o PIB) 6,13% a.a. (FIRJAN)

17 Economia Criativa Estimativas e Tendências
Pessoas exercendo ocupações formais relacionadas aos setores criativos pessoas (IBGE) 8,54% do total de empregados formais no Brasil (RAIS) Pessoas exercendo ocupações formais no núcleo dos setores criativos pessoas (RAIS) (1,96% do total de empregados formais no Brasil) Renda Média dos trabalha dores formais no núcleo dos setores criativos (2010) R$ ,64 (RAIS)

18 Economia Criativa Estimativas e Tendências
Empresas atuando no núcleo dos setores criativos (RAIS) Número médio de empregados por empresa dos setores criativos - 13,7 (RAIS) Exportações brasileiras de bens criativos – US$ milhão (UNCTAD) Exportações brasileiras de serviços criativos - US$ milhões (UNCTAD)

19 Economia Criativa Brasileira Princípios Norteadores
Diversidade Cultural Sustentabilidade Inclusão Social Inovação Economia Criativa Brasileira

20 Economia Criativa Brasileira Desafios
1º Desafio – Levantamento de informações e dados da Economia Criativa 2º Desafio – Articulação e estímulo ao fomento de empreendimentos criativos 3º Desafio – Educação para competências criativas 4º Desafio – Infraestrutura de criação, produção, distribuição/circulação e consumo/fruição de bens e serviços criativos 5º Desafio – Criação/adequação de Marcos Legais para os setores criativos

21 Secretaria da Economia Criativa Missão
A Secretaria da Economia Criativa tem por missão conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros.

22 Secretaria da Economia Criativa Visão
A Secretaria da Economia Criativa será a pasta responsável pelo reposicionamento do Ministério da Cultura no Governo Federal, contribuindo de forma efetiva e eficaz para tornar a cultura um eixo estratégico de desenvolvimento do Estado brasileiro.

23 Secretaria da Economia Criativa Vetores e Eixos de Atuação
Desenvolvimento e Monitoramento Territórios Criativos Estudos e Pesquisas Marcos Legais Empreen dedorism o, Gestão e Inovação Fomento à empreen dimentos criativos Formaçã o para competên cias criativas Redes e Coletivos Vetor Macroeconômico Microeconômico Eixos de Atuação

24 Secretaria da Economia Criativa Planejamento Estratégico - 2011 a 2014
Encontro com Experts: marcos conceituais / delimitação do campo de atuação Levantamento de demandas setoriais Encontro com órgãos bilaterais e multilaterais, agências de desenvolvimento e fomento Encontro com Ministérios parceiros Sistema MinC Reencontro com Experts Encontros com as Secults – Estados/ Capitais Encontro com Juristas EQUIPE SEC

25 Secretaria da Economia Criativa Planejamento Estratégico - 2011 a 2014

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27 Secretaria da Economia Criativa Produtos
Redes de Cidades Criativas Pólos Criativos Bacias Criativas Conta-satélite da Cultura Mapeame nto Observatório Nacional de Economia Criativa Observatórios Estaduais de Economia Criativa Marcos Legais Vetor Macroeconômico Ações Estruturantes Produtos

28 Secretaria da Economia Criativa Produtos
Criativa Birô Nacional Criativa Birô Internacional Incubadoras de Empreend. Criativos Linhas de Crédito Portal Brasil Criativo Formação para Competências Criativas Fomento a redes e coletivos Geração e difusão de conhecimento Vetor Microeconômico Ações Empreendedoras e Inovadoras Produtos

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