A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FAP – Faculdade de Apucarana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FAP – Faculdade de Apucarana"— Transcrição da apresentação:

1

2 FAP – Faculdade de Apucarana
Acadêmicos: Evelin Milena Neves Franciéle Vitorino da Silva Leice Helen Guizelini Marcio Takashi Irie

3 FIBROMIALGIA INTRODUÇÃO
Síndrome de etiologia desconhecida, que também é conhecida pelo nome de reumatismo muscular. A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixa dolorosa musculoesquelética difusa e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas ( WOLFE et al., 1990 ). 

4 DEFINIÇÃO A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, sintomas de fadiga, sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

5 TENDER POINTS

6 QUADRO CLINICO A dor muscular é uma manifestação muito frequente na fibromialgia, podendo ser difusa ou acometer preferencialmente algumas regiões, como pescoço e os ombros e então propagar-se para outras áreas do corpo. O paciente descreve sua sensação de dor das mais diferentes formas: desde um leve incomodo até a condição de incapacitante.

7 DIAGNÓSTICO Se baseia nas queixas de dor generalizada por um período maior que 3 meses, associada à presença dos pontos dolorosos padronizados. Caracterizada pela presença de pelo menos 11 dos 18 pontos anatomicamente específicos, chamados de tender points,dolorosos à palpação de cerca de 4 kgf.

8 DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO E TESTE
O paciente pode não estar ciente da exata localização desses pontos dolorosos até o momento em que sejam especificamente pesquisados durante o exame médico.

9 DIAGNÓSTICO EXAMES Não existe exames específicos laboratoriais ou radiológicos que permitem diagnosticar a fibromialgia, mas sim excluir outras patologias.

10 TRATAMENTO MEDICAMENTOSO Antiinflamatórios - Ex. Aspirina
Antidepressivos tricíclicos Inibidores da recaptação da serotonina Medicações para o sono

11 TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO Exercícios Físicos (cinesioterapia)
Fisioterapia (Aquecimento, exercícios de alongamento, exercícios de resistência, relaxamento final.)

12 TRATAMENTO Dança, Esportes, Yoga.

13 SEQUELAS As sequelas mais habituais são as que derivam do surgimento de contraturas, as quais, ao serem de difícil resolução, pode chegar a provocar, ao longo do tempo, uma limitação da mobilidade na coluna cervicodorsal e nas articulações escapuloumerais.

14 PROFILAXIA A prevenção da fibromialgia se baseará em dois elementos: exercícios físicos e higiene mental, que evitarão a instalação do circulo vicioso. DOR CONTRATURA

15 BIBLIOGRAFIAS CHIARELLO BERENICE; PATRICIA DRIUSSO, ANDRÉ LUIS MAIERÁ RADAL; Fisioterapia Reumatológica, Editora Manole, 2005 Mª GABRIEL R. SERRA; J. DIAZ PERIT; Mª L. DE SNADE CARRIL; Fisioterapia em Traumatologia Ortopedia e Reumatologia, Revinter, 2001 Sites


Carregar ppt "FAP – Faculdade de Apucarana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google