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Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.

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Apresentação em tema: "Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim."— Transcrição da apresentação:

1 Uma abordagem pedagógica diferenciada com alunos multirepetentes de 5º série.Ciências Exatas
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim. Resultados Dada a figura com 12 palitos, mova 3 palitos para obter Três quadrados. No ano letivo de 2008 estes alunos estão todos numa só turma, na sexta série, com acompanhamento dos conteúdos equivalente ao conjunto da turma, com comportamento e participação muito melhor ao ano anterior. O índice de aproveitamento da turma no final do semestre letivo de 2008 foi de 90% . Conclusões Encontramos dificuldades, mas nenhuma maior do que a vontade de ultrapassá-las. Elas variaram das resistências naturais, motivadas pelo medo do desconhecido, ao despreparo teórico; à complexidade da organização da proposta, sem criar compartimentos ; da produção, durante a implantação do Projeto, do material necessário, utilizado como apoio para o desenvolvimento da proposta, à sua impressão e distribuição em tempo hábil; às substituições normais de professores que ocorreram por motivos diversos, no transcorrer de um ano letivo para o outro. Neste projeto verificou-se que têm contribuído, de certa forma, para melhoria do desempenho escolar dos alunos, bem como para o fortalecimento do seu autoconceito. Bibliografia FIORENTINI, Dário. Alguns Modos de ver e Conceber o Ensino da Matemática no Brasil. Campinas: UNICAMP, 1994. LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA. São Paulo: Cortez, 1990. Metodologia da pesquisa para a prática pedagógica: livro didático complementar/ Jacir Casagrande, Ana Cláudia Collaço de Mello, Dilma Beatriz Rocha Juliano, Gabriel Henrique Collaço. Palhoça: UnisulVirtual, 2006. Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. – Florianópolis, COGEN, 1998. Apoio Financeiro: Unisul Introdução Como estudante do curso de licenciatura de matemática desenvolvi o presente projeto de pesquisa-ação com objetivo de recuperar os alunos multirepentes por meio de uma metodologia pedagógica diferenciada em relação a tradicional. O Projeto foi desenvolvido nas turmas de quinta série da E.E.B “ Daysi Werner Salles” em Florianópolis-SC, que atende uma parcela de alunos residentes no Morro da Caixa. A ação pedagógica desenvolvida foi planejada junto a coordenação pedagógica e apoiada pela direção e atendeu aos objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola, coerente com a Proposta Curricular de Santa Catarina, a prática educativa por meio do acesso ao conhecimento deve buscar a inclusão social e a permanência do aluno na escola combatendo a evasão e a repetência e promoção da auto-estima do aluno. O projeto de pesquisa diagnosticou a causa das dificuldades apresentadas por estes e possibilitou-lhes diferentes opções didáticas quanto ao ensino de Matemática com o objetivo de resgatar os alunos multirepetentes. Objetivos Objetivo Geral Pesquisar alternativas para o desenvolvimento de uma proposta curricular diferenciada para o ensino de Matemática em uma turma de alunos multi-repetentes com o objetivo da superação dos elevados índices de retenção escolar. Objetivos Específicos Diagnosticar as reais dificuldades de aprendizagem quanto ao ensino de Matemática: Desenvolver proposta pedagógica com uma abordagem lúdica e prática do ensino de Matemática; Buscar uma aproximação do saber científico com a realidade dos educandos. Envolver coletivamente a unidade escolar com o intuito da superação do fracasso escolar. Metodologia O material utilizado tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade crítica nos educandos, para o exercício da criatividade e sobretudo auxiliar na reconstrução da auto-estima do público envolvido com abordagens matemáticas que explorem o uso de jogos e de problematizações significativas e com a aplicação dos conhecimentos e habilidades em tarefas teóricas e práticas, e por conseqüência, recuperar o interesse quanto à aprendizagem no ensino de Matemática. Também o uso de material didático lúdico que incentiva o exercício do pensar através de problematizações que privilegiem o raciocínio lógico e possam contribuir para a superação dos desafios advindos da falta de motivação e da consequente indisciplina.


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