A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com um exemplo prático... com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com um exemplo prático... com."— Transcrição da apresentação:

1 Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com um exemplo prático... com a maravilhosa Parábola do BOM SAMARITANO... - Um homem é assaltado por ladrões... que o deixam jogado meio morto à margem da estrada. - Ali passa um SACERDOTE, que sabe tudo sobre a Lei: vê o homem jogado, mas vai adiante. Quem é o meu próximo?"

2 - Passa um LEVITA, que trabalha no templo, mas não sabe nada de Deus: não tem misericórdia para aquele homem. Vê o homem e vai em frente... - Passa um "SAMARITANO" que não sabia tão bem a Lei. Esse "pagão" sente "compaixão". Supera a hostilidade entre judeus e samaritanos, esquece seus negócios, seus compromissos, seu cansaço, o medo... Aproxima-se dele, derrama óleo e vinho nas feridas. Depois o coloca em seu animal e completa os cuidados na pensão. - E Jesus concluiu: "Vai e faze tu o mesmo".

3 A Parábola nos diz que... - A "Vida eterna" é encontrada no Amor a Deus, concretizado no Amor ao Próximo. Para ter a vida devemos fazer de quem está perto de nós o nosso próximo. PRÓXIMO é todo irmão, que necessita de nossa ajuda e de nosso amor. - Mais importante do que saber quem é o "próximo", é tornar-se próximo de quem precisa... PRÓXIMO é quem age com misericórdia e compaixão...

4 Cristo foi o verdadeiro Bom Samaritano, que antes de ensinar a Parábola a fez realidade em sua vida acolhendo a todos. E ele nos convida: "Vai e faze tu o mesmo..." Esse gesto é um aspecto fundamental da missão da Igreja. * A Parábola propõe Três PASSOS para realizar o amor misericordioso: Ver, Ter compaixão e Agir...

5 Só os amigos, os familiares? Os que nos ajudam? Gente do nosso grupo? * Ainda hoje, há pessoas à beira das estradas, assaltadas pela violência ou opressão... precisando de nossa ajuda... - Qual é a nossa atitude para com elas? * A do Sacerdote e do Levita, que olharam o 'coitado' e passaram à frente, porque não tinham tempo, deviam cuidar dos seus trabalhos? + Quem é o nosso Próximo, HOJE?

6 * Ou a figura simpática do Bom Samaritano, que mesmo estando de viagem, soube parar... e oferecer ao coitado aquilo que estava ao seu alcance, para suavizar a sua situação? - E nós, sabemos quem é o nosso próximo? - Reconhecemos de fato a presença de Cristo nas pessoas que encontramos ao longo dos caminhos do mundo?

7 Ou preferimos não perder tempo e seguir o nosso caminho, deixando o nosso próximo na sarjeta do abandono? Será que Cristo não continua abandonado e espoliado, ao longo de nosso caminho?

8 O seguimento de Cristo é um caminho exigente, onde só cabem os que aceitam a radicalidade de Jesus! - A grande maioria no nosso povo se diz "cristão"... seguidor de Cristo... Recebe os Sacramentos de Iniciação... Reconhece os valores de Deus e da Fé... mas a vivência cristã deixa a desejar...

9 QUEM É JESUS? + O que "os homens" dizem de Jesus? - Muitos vêem em Jesus um HOMEM bom, um MESTRE admirável, um LIDER REVOLUCIONÁRIO, preocupado em construir uma sociedade mais justa e fraterna. Todos apresentam Jesus como "um homem" extraordinário, que marcou a história como tantos outros. Mas um HOMEM apenas.

10 Cristo continua a convidar discípulos a segui-lo... E nos lembra que as condições são ainda hoje as mesmas: "Quem quiser ser meu discípulo... renuncie... tome a sua cruz... e siga-me". + Quem é Cristo para nós? - Ele é o Messias libertador, que o Pai nos enviou com uma proposta de salvação e de vida plena? - Temos um conhecimento pessoal de Cristo, ou apenas o que aprendemos na Catequese, nos livros ou nas palestras?

11 A Igreja nos convida a sermos "Discípulos missionários de Cristo". O essencial do cristão é o seguimento de Jesus. Ser cristão é seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. O Seguidor renuncia a si mesmo e toma a mesma cruz de Jesus. - RENUNCIAR A SI MESMO significa não pensar só em si. Não se deixar dominar pelo egoísmo, pelo orgulho e pela auto-suficiência.

12 Cristo desempenhou a sua missão de Pastor Conhecendo as "ovelhas" e as chamando pelo nome, mantendo uma relação muito pessoal. Como é o nosso relacionamento para com as pessoas com quem convivemos? Cada qual em sua missão específica? Existe respeito pela pessoa, pela sua dignidade e individualidade?

13 Escutar a voz do Pastor e segui-lo… significa aderir a Jesus, percorrer o mesmo caminho dele, na entrega total a Deus e na doação total aos irmãos.

14 é preciso três coisas: - um permanente DIÁLOGO íntimo com "o Pastor", - um confronto permanente com a sua PALAVRA e - uma participação ativa nos SACRAMENTOS, onde recebemos a vida, que "o Pastor" nos oferece. Para distinguir a "Voz" de Jesus,


Carregar ppt "Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com um exemplo prático... com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google