A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens."— Transcrição da apresentação:

1 Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens em movimento para o público.

2 O cinematógrafo foi idealizado pelos irmãos franceses Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948).

3 Porém a preocupação com a representação da imagem em movimento, data desde a Pré- história.

4 Origem do cinema Capítulo do livro - DVD “ O mundo mágico do cinema” (José Nelson)

5 Filme de animação Inicia-se com os primeiros momentos do cinema mudo. Filme: A chegada de um trem na estação” 1895 (Irmãos Lumière) http://www.youtube.com/watch?v=RP7OMTA4gOE

6 O primeiro desenho animado da história, em um projetor de filmes moderno, foi criado pelo francês Émile Courtet, em 1908. http://www.youtube.com/watch?v=enImb0vT7m4

7 A animação é o processo no qual cada uma das imagens impressas na fita do cinematógrafo é exibida a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, dando a ilusão de movimento contínuo.

8

9 Atividade 1 Em grupo, por meio de brinquedos e objetos, criar uma história, escolher os personagens, figurinos, cenário, trilha sonora... Fotografar cada movimento da ação.

10 No programa movie maker, apresentar em aproximadamente 3 minutos, a história com fotografias digitais, criando a ilusão de movimento.

11 Atividade 2 Leitura e discussão dos textos “ A arte e as massas” e “O capitalismo e a arte de massas” Livro: As idéias estéticas de Marx Autor: Adolfo S. Vázquez

12 MÚSICA E CINEMA UMA BOA TRILHA SONORA EM UM FILME É AQUELA EM QUE NÃO A PERCEBEMOS DESVINCULADA DA CENA, ESTÁ TÃO INTEGRADA À CENA QUE, MUITAS VEZES, PASSA DESAPERCEBIDA.

13 TRILHA SONORA COMPOSIÇÕES MUSICAIS USADAS EM FILME, NOVELAS, SÉRIES,... QUE PODE INCLUIR MÚSICA ORIGINAL, CRIADA DE PROPÓSITO OU OUTRAS PEÇAS MUSICAIS, CANÇÕES E EXCERTOS DE OBRAS MUSICAIS JÁ PRODUZIDAS.

14 SONOPLASTIA EFEITOS SONOROS EMPREGADOS NO CINEMA, RÁDIO, TELEVISÃO, TEATRO, A FIM DE ENRIQUECER A CENA PROPORCIONANDO-LHE MAIS REALISMO E VIVACIDADE.

15 O SOM NO CINEMA O CINEMA EM SEU INÍCIO ERA MUDO, PORÉM NA EXIBIÇÃO DO FILME A MÚSICA SEMPRE ESTEVE PRESENTE. MÚSICOS ERAM CONTRATADOS PARA ACOMPANHAR O FILME, TOCANDO AO VIVO.

16 A PARTIR DE 1927, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, SURGE O VITAPHONE (MÁQUINA DE PROJEÇÃO CRIADA PARA SINCRONIZAR O FILME A UM DISCO DE 78 ROTAÇÕES) E COMEÇA A PRODUÇÃO DE FILMES SONOROS, COMO O THE JAZZ SINGER (CONSIDERADO O PRIMEIRO NESTE FORMATO).

17 FANTASIA (WALT DISNEY) EXPERIÊNCIA INOVADORA QUE COMBINOU DESENHO ANIMADO COM MÚSICAS DE FAMOSOS COMPOSITORES.

18 ATIVIDADE 1 ASSISTA UMA DAS CENAS DO DESENHO FANTASIA. ATENTE PARA A MÚSICA QUE COMPÕE A CENA.NA SUA OPINIÃO ELA FOI BEM ESCOLHIDA? ESCOLHA UMA OUTRA MÚSICA PARA ESTA CENA E PERCEBA SE CAUSA A MESMA SENSAÇÃO.

19 ATIVIDADE 2 ESCOLHA DUAS CENAS (TRECHOS DE FILMES) E PERCEBA A TRILHA OU SONS USADOS. ESCOLHA UMA MÚSICA E SUBSTITUA NA CENA DOS DOIS FILMES. EM QUAL DOS TRECHOS VOCÊ CONSIDERA QUE A NOVA TRILHA COMPÔS MELHOR A CENA? QUAL A SENSAÇÃO PROVOCADA EM CADA TRILHA USADA?

20 A DANÇA NO CINEMA

21 A ANÁLISE DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA PODE SER FEITA NO TODO OU APENAS EM ALGUNS ELEMENTOS QUE A COMPÕEM COM SONOPLASTIA, CENÁRIO, ILUMINAÇÃO, AS PERFORMANCES DOS ATORES E BAILARINOS, SEUS GESTOS, FORMAÇÃO COREOGRÁFICA,...

22 O CINEMA NÃO INVENTOU A DANÇA ELE A ADAPTOU PARA A TELA; NO INÍCIO A DANÇA ERA FILMADA COMO VISTA DE UM PALCO, SEMPRE EM PLANO GERAL COM A CÂMERA ESTÁTICA; NO DECORRER DO TEMPO HOUVE MUDANÇA DE ÂNGULOS, ENQUADRAMENTO E POSES DIFERENTES;

23 ASSIM COMO PARA A MÚSICA O FILME “THE JAZZ SINGER” FOI IMPORTANTE PARA A DANÇA POIS É CONSIDERADO O PRIMEIRO MUSICAL EM 1921 NO FILME “OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE” MOSTRA A DANÇA COMO FORMA DE CONQUISTA (A BAILARINA É BEATRICE DOMINGUES E MÚSICA DE GERARDO MATOS);

24 A PARTIR DE 1930 O DIRETOR BUSBY BERKELEY DEU MOVIMENTO A CÂMERA, INCREMENTARAM O CENÁRIO, EXEMPLO PELO FILME “ON TOUR TOES” COM COREOGRAFIA DE BALANCHINE; NO MESMO PERÍODO FRED ASTAIRE E GINGER ROGERS FORMAM UM DOS CASAIS MAIS FAMOSOS DOS MUSICAIS, COMO: CHEEK TO CHEEK (UM FOX TROTE)

25 EM 1940 FRED ASTAIRE FAZ PARCERIA COM GENE KELLY, AMBOS TINHAM ESTILOS DIFERENCIADOS, UM MAIS CLÁSSICO E OUTRO POPULAR E ATLÉTICO; 1960 OS MUSICAIS MUDARAM SUA ESTRUTURA E ESTILO,DEIXANDO UM POUCO DE LADO A DANÇA DE SALÃO PARA DAR LUGAR AO JAZZ, COMO NO FILME “ALL THAT JAZZ” DO DIRETOR BOB FOSSE ;

26 APÓS ESTE FILME INICIOU OS MUSICAIS HOLLYWOODYANOS COMO: OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE, GREASE, A NOVIÇA REBELDE, MARY POPPINS, … E OUTROS MAIS ATUAIS: EVITA, OS MISERÁVEIS, O FANTASMA DE ÓPERA, A BELA E A FERA, CHICAGO,...

27 E ALGUNS MUSICAIS BRASILEIROS: CHICA DA SILVA, ARENA CONTRA ZUMBI, ÓPERA DO MALANDRO, SPLISH SPLASH, OS PRODUTORES,...


Carregar ppt "Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google