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Cooperativismo O Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas,

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3 Cooperativismo

4 O Cooperativismo é um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, tendo como objetivos difundir os ideais em que se baseiam, no intuito de atingir o pleno desenvolvimento econômico e social. Definição de Cooperativismo :

5 Cooperativas exportaram US$ 4,4 bilhões em 2010 Fonte: Valor econômico – 18, 19 e 20/03/2011 US$ 6,8 bilhões é a projeção para as exportações das cooperativas brasileiras em 2014

6 Valores movimentados pelas Cooperativas Brasileiras 2010 Fonte: OCB (*) Estimativa OCB Receita da Unimed R$ 23,2 bilhões Em 2010 a Receita da Unimed foi de R$ 23,2 bilhões, representando 24% 24% do faturamento da atividade cooperativista no Brasil

7 As Cooperativas baseiam-se nos valores de... Ajuda mútua Ação do grupo para a solução de problemas comuns. Esforço próprio Empenho dos membros com o fim de alcançar as metas previstas. Responsabilidade Desempenho no cumprimento das atividades para alcançar as metas, com um compromisso moral com os associados. Democracia Tomada de decisões coletivas pelos associados no que se refere à gestão da cooperativa.

8 As Cooperativas baseiam-se nos valores de... Igualdade Todos os associados têm iguais direitos e deveres. Equidade Distribuição justa dos excedentes produzidos entre os membros da cooperativa. Solidariedade Apoiar e cooperar na solução de problemas dos associados e da comunidade, promovendo os valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e compromisso com os demais associados.

9 1.Sociedade de Capital. 2.Quadro limitado de sócios. 3.Lucro como fim. 4.Controle de acionistas majoritários. 5.Assembléia: Quórum baseado no capital. 6.É permitida a transferência de ações. 7.Dividendo proporcional ao valor das ações. 1.Sociedade de Pessoas. 2.Número ilimitado de cooperados. 3.Prestação de Serviços. 4.Controle democrático. 5.Assembléia: Quórum baseado no número de cooperados. 6.Proibida a transferência de quotas. 7.Retorno proporcional ao valor das operações. As Cooperativas não devem ser vistas como Empresas Mercantis

10 Lei Nº 5.764, de 16 de Dezembro de Lei Nº 5.764, de 16 de Dezembro de Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Capítulo II – Das Sociedades Cooperativas contrato de sociedade cooperativa as pessoas Art. 3º - Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro. sobras líquidas do exercícioproporcionalmente às operações realizadas pelo associado VII – retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado, salvo deliberação em contrário da Assembléia Geral. Sistema Cooperativo

11 ...continuação. Capítulo XII – Do Sistema Operacional das Cooperativas Sessão II – das Distribuições de Despesas rateio na proporção direta da fruição de serviços Art As despesas da sociedade serão cobertas pelos associados mediante rateio na proporção direta da fruição de serviços.

12 Sempre pautamos nossas estratégias com base nos princípios do cooperativismo: Adesão voluntária e aberta; Gestão democrática por parte dos sócios; Participação econômica; Autonomia e independência Educação, formação e informação; Cooperação entre cooperativas, Interesse pela comunidade.

13 Operadoras de Saúde no Brasil

14 Assistência Médica - Brasil

15 Distribuição das Operadoras por modalidade Total de operadoras 2010, excluindo odontologia – Número de operadoras Brasil Distribuição % das operadoras Total Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Informações sobre beneficiários, operadoras e planos. Edição Março/ 2011

16 Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar – Março/2011 Distribuição dos Beneficiários entre as operadoras médico-hospitalares – 2010 Distribuição % dos beneficiários das operadoras

17 Receita e despesas de planos médico-hospitalares R$ 71,1 bilhões de receita R$ 68,4 bilhões de despesas Índice de Sinistralidade 81,1% Sinistralidade Média Período : 2001 – 2010: 80,8% Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar – Março/2011

18 (*) - Autogestão: Variação calculada entre 2007 e 2010 pois, a partir de 2007, passa a ser incluída a receita de empresas de autogestão patrocinada. Distribuição da receita de contraprestações entre as operadoras médico-hospitalares Receita em 2010 (Reais, bilhões) 25,855 21,260 13,979 8,324 1,677 71,097 Total

19 Despesas em 2010 (Reais, bilhões) 20,756 16,781 11,358 7,421 1,333 57,650 Total Distribuição das despesas assistenciais entre as operadoras médico-hospitalares Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar – Março/ 2011 (*) - Autogestão: Variação calculada entre 2007 e 2010 pois, a partir de 2007, passa a ser incluída a receita de empresas de autogestão patrocinada.

20 Evolutivo do Índice de Sinistralidade do Setor da Saúde Suplementar, 2001 – 2010 (em %) Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar – Março/2011 Inovação Tecnológica OPME Mat/Med Rol ANS Surtos / Pandemias Crise Econômica Check Up (demissões) Judicialização

21 Sistema Unimed

22 372 Cooperativas 3 Confederações 1 Central Nacional 34 Federações 334 Singulares Juntas as Unimeds Representam27% das Operadoras de Planos de Saúde

23 Norte 16 Unimeds - 4% Centro-Oeste 33 Unimeds - 9% Fonte: Cadastro Geral de Unimeds – Unimed do Brasil Distribuição das Unimeds por Região Geográfica Sudeste 177 Unimeds - 48% Nordeste 72 Unimeds - 19% Sul 74 Unimeds - 20%

24 Total Unimed Brasil – Maio/ 2011 – usuários Clientes Clientes Clientes Clientes Clientes Distribuição dos Clientes Unimed por Região Geográfica Fonte: Cadastro Geral de Unimeds – Unimed do Brasil Referência – Sede da Operadora Centro-Oeste 6% dos Clientes 6% dos Clientes Norte 5% dos Clientes Nordeste 9% dos Clientes Sudeste 59% dos Clientes Sul 21% dos Clientes

25 5.155 Cooperados Cooperados Cooperados Cooperados Cooperados Distribuição dos Cooperados por Região Geográfica Total Unimed Brasil – Maio/ 2011 – Cooperados Fonte: Cadastro Geral de Unimeds – Unimed do Brasil Referência – Sede da Operadora Centro-Oeste 7% Norte 5% Nordeste 17% Sudeste 46% Sul 25%

26 Proporção de Cooperados em Relação aos Médicos no Brasil 30% dos médicos brasileiros são Cooperados Unimed.

27 Unimeds presentes em 83% dos Municípios Brasileiros Mais de novos postos de trabalho diretos criados em mil empregos diretos *

28 Funcionamento da Unimed do Brasil

29 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA COOPERATIVO UNIMED: I – O SISTEMA DE SOCIEDADES COOPERATIVAS UNIMED, integrado exclusivamente pelas cooperativas médicas detentoras do direito de uso do nome e marcas UNIMED; o Singulares, Federações, Central Nacional e Confederação II - O SISTEMA DE SOCIEDADES AUXILIARES UNIMED, integrado por sociedades com ou sem fins econômicos e com ou sem fins lucrativos, cooperativas ou não, destinadas ao atendimento de objetivos acessórios ou complementares das cooperativas médicas UNIMED.

30 SISTEMA COOPERATIVO UNIMED SISTEMA DE SOCIEDADES COOPERATIVAS UNIMED SISTEMA DE SOCIEDADES AUXILIARES UNIMED CONFEDERAÇÃO UNIMED DO BRASIL FEDERAÇÕES CENTRAL NACIONAL UNIMED SINGULARES UNIMED PARTICIPAÇÕES LTDA. UBR CARTÃO PORTAL UNIMED LTDA. FUNDAÇÃO UNIMED UNIMED SEGURADORA S/A UNIMED SEGUROS SAÚDE S/A UNIMED CORRETORA LTDA. UNIMED PREVIDÊNCIA PRIVADA S/A UNIMED CLUBE DE SEGUROS USIMEDS SISTEMA UNICRED INTERCOOPERAÇÃO

31 UNIMED DO BRASIL CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS Parte integrante do SISTEMA COOPERATIVO UNIMED CONFEDERAÇÃO - Cooperativa de 3º Grau Confederação Nacional única, constituída exclusivamente por Federações e uma Cooperativa Central Nacional.

32 Unimed do Brasil Missão Gerir com sustentabilidade e competitividade o desenvolvimento pleno, fortalecendo os princípios na valorização do trato médico Visão Integração sistêmica endógena, liderança permanente, com qualidade e qualificação Valor - Ética e legalidade nas ações - Construção permanente do patrimônio moral e intelectual - Prática permanente de intercooperação - Comprometimento sustentável com o cliente e a sociedade

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34 UNIMED DO BRASIL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS Direitos O comando político do SISTEMA COOPERATIVO UNIMED; Deliberar sobre a admissão de Federações e organizar o quadro associativo e a forma de gestão; Definir formas e valores, para o intercâmbio, no primeiro caso, e para a execução, no segundo caso, dos contratos nacionais (primeiro caso) e confederativos (segundo caso) de prestação de assistência médica que firmar em nome das Singulares e Federações, assegurando-lhes condições de sua execução;

35 UNIMED DO BRASIL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS Direitos (continuação...) Elaborar projetos confederativos, nacionais, regionais ou locais, com ou sem ônus para Singulares e Federações; Divulgar informações técnicas de interesse de todas as cooperativas do SISTEMA COOPERATIVO UNIMED; Elaborar manuais de auditorias administrativa, contábil e financeira; Deliberar sobre todos os assuntos de seu peculiar interesse.

36 UNIMED DO BRASIL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS Assembléia Geral Assembléia Geral I – Assembléia Geral Ordinária II – Assembléia Geral Extraordinária Órgãos Sociais da Unimed do Brasil

37 UNIMED DO BRASIL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS MÉDICAS Administração Administração I – Diretoria Executiva II – Conselho Confederativo III – Conselho Fiscal Órgãos Sociais da Unimed do Brasil

38 A Força da Marca Unimed

39 Valor da marca Unimed A consultoria Brand-Finance verificou o valor da marca Unimed em R$ 2,94 bilhões Segundo o ranking da companhia, a Unimed ocupa o 31º lugar entre as marcas mais valiosas do país.

40 Por 17 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of Mind em Plano de Saúde. Participação de Mercado de acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha Universo: população brasileira com 16 anos ou mais. Amostra: representativa desse universo, constituída por cerca de entrevistas em todo Brasil, distribuídas em cerca de 160 municípios. (Evolutivo últimos 9 anos - em %)

41 Investimentos em Sustentabilidade

42 Investimento Sociais do Sistema Unimed público interno e externo: R$ 1,01 bilhão Público Externo R$ 198 milhões Público Externo R$ 198 milhões Público Interno R$ 811 milhões Público Interno R$ 811 milhões Fonte: Balanço Social – Unimed do Brasil – 2009

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