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Sistema de Apoio à Avaliação e Conduta em Serviços de Acolhimento

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Apresentação em tema: "Sistema de Apoio à Avaliação e Conduta em Serviços de Acolhimento"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Apoio à Avaliação e Conduta em Serviços de Acolhimento
Roberto Silva Associação Saúde da Família São Paulo, Brasil.

2 Quadros atendidos no Acolhimento
Desconfortos em geral ; Quadros indefinidos pelo pouco tempo de evolução ; Intercorrências do pré-natal ; Quadros dolorosos e inflamatórios agudos ; Pequenos traumas e ferimentos ; Somatizações ; ...

3 Repercussões negativas de um Acolhimento mal feito
Fluxo dentro da UBS confuso ; Baixa resolutividade ; Estresses das equipes de atendimento ; Gasto desnecessário com encaminhamentos mal direcionados ; Baixa qualidade do serviço ; Insatisfação da população com o atendimento.

4 Metodologia Escolher as condições mais atendidas no Acolhimento. Não só “nosologias” mas quadros indiferenciados e em evolução que necessitem ser atendidos e resolvidos ; Escolha dos descritores (sinais, sintomas) que descrevam as hipóteses ; Definição das condutas nos quadros armazenados na base de conhecimento ; Desenvolvimento de um mecanismo de inferência (raciocínio).

5 Base de Conhecimento "# Resfriado comum em criança",
"+ idade : criança", "< idade : adulto", "+ coriza", "+ rouquidâo", "+ dor muscular", "+ espirros", "& A criança deve repousar", "& Hidratação",

6 Mecanismo de Inferência
k P(i) =  100 n=1 2 n P é o contador positivo para a hipótese i, K é o número de descritores, positivos para aquela hipótese i. N o contador positivo para a hipótese i, FC(i) = P(i) – N(i)

7 Características do Niaclin-Triage (conteúdo)
Contém 120 diagnósticos em Acolhimento ; 112 descritores (sinais, sintomas, informações adicionais) ; 692 recomendações distribuídas em 120 condutas ; Funciona através de menu ; Todas as informações numa tela única ; Gera questão orientando o atendente no quadro que está sendo avaliado.

8 Baseado no FC as hipóteses podem ser classificadas em :
a)     definitiva se alcançar 100 pontos ; b)     prováveis, mais de 70 pontos ; c)      deve ser considerada, entre 70 e 50 pontos ; d)     inativas, entre 50 e zero pontos ; e)     improváveis, com zero pontos ; f)        descartadas, com menos de zero pontos.

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10 Características do Niaclin-Triage
Informe dos sinais vitais : Gera questões a serem feitas pelo atendente :

11 Discussão O uso das UBS tem aumentado pela incorporação de novos programas, mutirões, campanhas, além de abrigarem equipes de Saúde da Familia ; Oferecer serviços de qualidade com gasto racional de recursos é sempre um desafio. Algumas iniciativas de uso de guidelines em atendimento primário tem sido feitas1. A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS eo Acolhimento o primeiro degrau. Melhorá-lo tem repercussão em todo o sistema 1 - M. Corbett, N. Foster, B. N. Ong G. P., Attitudes and self-reported behaviour in primary care consultations for low back pain Fam. Pract., October 1, 2009; 26(5):

12 Conclusões Este sistema visa reunir no ponto de atendimento as principais condutas em queixas atendidas no serviço de Acolhimento. O interesse á agregar qualidade e agilidade no atendimento. Estudos posteriores deverão ser feitos no sentido de avaliar o impacto de sua introdução de fato em uso. Mais hipóteses poderão ser incluídas. A satisfação da população também poderá ser avaliada.


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