A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnica Nominal de Grupo - TNG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnica Nominal de Grupo - TNG"— Transcrição da apresentação:

1 Técnica Nominal de Grupo - TNG
Alunos: Bianca das Mercês Danuzia Gomes Jackson Farias Rafael de Siqueira

2 Técnica Nominal de Grupo - TNG
É uma técnica de tomada de decisões em grupo. Esta técnica se faz necessário formalizar e controlar o brainstorming e documentar detalhadamente as propostas dos participantes ou para evitar que pessoas muito extrovertidas iniba os colegas.

3 Etapas da Técnica Nominal de Grupo
Cada elemento do grupo, sem que qualquer discussão tenha início, escreva, de forma independente dos outros, as suas idéias sobre o problema; Após um período de silêncio, segue-se a apresentação sistemática por cada elemento do grupo da sua idéia, a qual é colocada num quadro sem existência de qualquer discussão; É iniciada a discussão das idéias apresentadas e colocadas no quadro afim de que sejam clarificadas e avaliadas;

4 Continuação... Após terem sido clarificadas e avaliadas, cada elemento do grupo, silenciosamente e de forma independente, procede à sua ordenação, atribuindo-lhe uma classificação; e É tomada a decisão final, a qual é determinada para idéia que recolheu a maior pontuação global, resultante da soma de pontuações atribuídas individualmente por cada elemento do grupo.

5

6 Vantagens da TNG Os grupos entendem melhor os problemas do que um único indivíduo. As pessoas se tornam responsáveis pelas decisões que participam. Os grupos descobrem erros mais facilmente do que um indivíduo isolado. Um grupo possui mais informação(conhecimento) do que qualquer membro e, consequentemente, mais alternativas são apresentadas para a resolução de problemas. Pode-se produzir sinergia, de modo que a eficiência e/ou a qualidade do trabalho de grupo seja maior que a soma da produção de diversos indivíduos. O trabalho em grupo pode estimular os participantes e o processo. Os membros do grupo têm seus egos embutidos nas decisões que tomam, de forma que estarão comprometidos com sua implantação.

7 Desvantagens da TNG Pressões sociais para se adaptar (pensar em grupo) podem eliminar idéias brilhantes. O processo de grupo requer mais tempo, é lento e mais oneroso. O trabalho em grupo pode carecer de coordenação adequada. Alguns membros do grupo poderão dominá-lo. Alguns membros do grupo poderão usar os outros para que façam a maior parte do seu trabalho. O grupo poderá optar por soluções de baixa qualidade. O grupo poderá não conseguir concluir uma tarefa. Alguns dos participantes podem ter medo de emitir opinião.

8 Conclusão A TNG é uma ferramenta que possibilita a escolha de caminhos de uma forma livre, democrática e racional. Este sistema possui uma série de atividades a serem seguidas, divididas por etapas, como a maioria dos Sistemas Colaborativos. Existe também suas vantagens e desvantagens durante sua execução que acaba confrontando as idéias do grupo.


Carregar ppt "Técnica Nominal de Grupo - TNG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google