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A Gestão na Área de Gás e Energia Outubro de 2007 DSG e GE-CORP/OG PETROBRAS Palestra FIOCRUZ.

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Apresentação em tema: "A Gestão na Área de Gás e Energia Outubro de 2007 DSG e GE-CORP/OG PETROBRAS Palestra FIOCRUZ."— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão na Área de Gás e Energia Outubro de 2007 DSG e GE-CORP/OG PETROBRAS Palestra FIOCRUZ

2 Centros e Redes de Excelência A Excelência em Gestão na Petrobras Sumário As Melhores Práticas Petrobras Introdução – O que é Gestão

3 Introdução – Objetivos da Gestão Resultados (Valores para a empresa) Aprendizado Organizacional Inovação Tecnológica Crescimento Financeiro Ativos IntangíveisAtivos Tangíveis

4 Fontes: INDG, 2006 Introdução – Objetivos da Gestão O Processo de Gestão AP DC PLAN METAS ou MÉTODO DO EXECUÇÃ O5S MORAL CHECK INDICADORES ou ITENS DE CONTROLE ACTION MELHORIAS ou ATUAÇÃO CORRETIVA Melhoria Contínua

5 Introdução – Objetivos da Gestão 4 Dimensões da Gestão PessoasProcessos Tecnologia Estratégia

6 ONDE QUEREMOS CHEGAR? - EXCELÊNCIA EM GESTÃO - People Capability Maturity Model® Versão 2.0 CMU/SEI-2001-MM-01 NÍVEL V – OTIMIZAÇÃO EXCELÊNCIA EM GESTÃO Continuamente Incrementadas NÍVEL IV – PREVISÍVEL GESTÃO POR RESULTADOS Mensuráveis e Capacitadas NÍVEL III – DEFINIDO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Baseada na Competência NÍVEL II – GERENCIÁVEL GESTÃO POR PROCESSOS Reprodutiveis Práticas repetitivas Práticas baseada em Competências Práticas avaliadas e implementadas Melhoria continua NÍVEL I – INICIAL FOCO NAS PESSOAS Não há requisitos Fontes: Martius V. Rodriguez Mudança de Cultura Onde queremos chegar AP DC AP DC AP DC AP DC

7 Centros e Redes de Excelência A Excelência em Gestão na Petrobras Sumário As Melhores Práticas Petrobras

8 Avaliação da Qualidade da Gestão (AQG na Petrobras) Gerente Executivo – Antônio Sérgio

9 A Excelência em Gestão na Petrobras VALORES DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL (PQGF) VALORES DA GESTÃO PETROBRAS (ECONOMIA MISTA) FUNDAMENTOS DA FNQ Início 1993 revisão em 2002 com critérios de conformidade

10 Transformando o Setor Público em Benefício do Cidadão GESPÚBLICA Fonte: Petrobras, DSG/PG PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO

11 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA DECRETO Nº 5378/2005 DE 23 FEVEREIRO DE 2005 DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA Fonte: Petrobras, DSG/PG

12 Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização I - MOBILIZAR OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A MELHORIA DA GESTÃO E PARA A DESBUROCRATIZAÇÃO; II - APOIAR TECNICAMENTE OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MELHORIA DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO E NA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E NORMAS; Fonte: Petrobras, DSG/PG

13 Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização III - ORIENTAR E CAPACITAR OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE CICLOS CONTÍNUOS DE AVALIAÇÃO E DE MELHORIA DA GESTÃO; IV - DESENVOLVER MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA, FIXANDO PARÂMETROS E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO PÚBLICA, DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL. Fonte: Petrobras, DSG/PG

14 GESPÚBLICA Objetivos da Gestão Pública Fortalecimento das Instituições Públicas, especialmente Poder Executivo Federal Transformações no Papel do Estado: Estado Regulador e Gestão Econômica Padrão de Relacionamento entre o governo e as empresas estatais – Integração de Políticas Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Gestão, Gestão Pública para um Brasil de Todos, 2003

15 GESPÚBLICA Valores da Gestão Pública Reforço da democracia - Cidadão Qualidade Produtividade do gasto público Justiça Social Governança Eficiência Transparência Participação Ética Fundamentos Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Gestão, Gestão Pública para um Brasil de Todos, 2003

16 GESPÚBLICA Modelo do PQGF

17 AQG na Petrobras Objetivos da Gestão Petrobras Alinhamento com Plano Estratégico Alinhamento com o Modelo de Organização e Gestão 2000 Integração entre as Áreas de Negócio Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006

18 CRITÉRIOS Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Pessoas Processos Informações e Conhecimento Resultados Modelo de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ AQG na Petrobras

19 Valores da Gestão Petrobras Qualidade Produtividade Responsabilidade Social e Ambiental Satisfação do Cliente e Mercado Parcerias Resultados Econômico-Financeiros Fundamentos do PNQ Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006

20 Modelo de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ AQG na Petrobras Como atingir os melhores resultados e obter excelência em gestão

21 AQG na Petrobras CARACTERÍSTICAS Proporciona um referencial para a gestão de organizações, na forma de um modelo completo e reconhecido mundialmente; É atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organizações Classe Mundial; É direcionado aos resultados do negócio; Não indica formas preestabelecidas de implementação; Promove o aprendizado organizacional; Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico; e Permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão. MEG - FNQ Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2007

22 AQG na Petrobras Fundamentos do MEG - FNQ Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006 Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL CULTURA DE INOVAÇÃO CRITÉRIOS: LIDERANÇA – CONTINUIDADE - REFINAMENTO

23 AQG na Petrobras Grau de Maturidade de Processos Gerenciais Fatores de Avaliação - Eixos da dimensão processos gerenciais Fonte: FNQ, 2007

24 AQG na Petrobras Aprendizado Organizacional FATOR DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2007 Não importa o quão a abordagem seja lógica e bem planejada, os Critérios de Excelência da FNQ solicitam a apresentação de evidências de que elas sejam periodicamente avaliadas e melhoradas, para que, dessa maneira tornem-se REFINADAS. Outro aspecto relevante é que a implementação de INOVAÇÕES e a manutenção de práticas no estado-da-arte, de forma sustentável, requeiram um sistema gerencial mais amadurecido. Muitas organizações falham em explicar como as suas práticas de gestão são melhoradas AO LONGO DO TEMPO ou como as inovações resultaram em melhorias dramáticas nos resultados......

25 AQG na Petrobras

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29 Benefícios com as Novas Estratégias Aplicar abordagens bem estruturadas, baseada em fatos, capazes de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria Subsidiar a análise dos cenários no processo de planejamento estratégico Tornar comum uma linguagem de gestão e um processo de aprendizado Formar pessoas nos conceitos fundamentais de excelência Desenvolver as competências das lideranças Envolver neste processo pessoas de todos os níveis da organização Avaliar de forma coerente Identificar as melhores práticas Realizar Benchmarking

30 AQG na Petrobras Fonte: Petrobras e FNQ, Caderno de Auto-Avaliação, 2007 Processo de Planejamento Estratégico Processo de Auto-Avaliação

31 LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PROCESSOS RESULTADOS PESSOAS Melhores Práticas PETROBRAS Melhores Práticas de Excelência Petrobras Fonte: Petrobras, DSG/PG

32 CENTROS E REDES DE EXCELÊNCIA PETROBRAS UNIVERSIDADES ENTIDADES INOVAÇÃO TECNOLÓGICA em Produtos, Processos ou Serviços de forma sustentada Fonte: Petrobras, DSG/PG

33 Centros e Redes de Excelência Sumário A Excelência em Gestão na Petrobras As Melhores Práticas Petrobras

34 Centros e Redes de Excelência Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

35 Centros e Redes de Excelência Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ OBJETIVOS Busca pela Excelência Ampliação dos relacionamentos com o mundo externo Busca de inovações e performances acima do esperado Desenvolvimento tecnológico Exploração de novos campos de conhecimento e da ciência Progresso e sustentabilidade Valorização do Ativo do Conhecimento Ativo Intangível ÁREAS TEMÁTICAS Natureza tecnológica, Científica, Social, Esportiva, Ambiental, Da saúde, ou de Gestão empresarial

36 Centros e Redes de Excelência Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ Criação de ambiente especialmente propício para: 1. valorizar as pessoas, abrindo-lhes espaços para inovar e desenvolver sua criatividade, crescer dentro da organização e para exercitar a inteligência; 2. proteger e ampliar os Conhecimentos registrados; 3. disseminar e aprimorar os Conhecimentos, as tecnologias e as modernas práticas de gestão; 4. incentivar a formação de redes de recursos e o trabalho em equipes para fortalecer a organização e reduzir os gastos; 5. promover planejamento estratégico e tático em temáticas de interesse da corporação.

37 Centros e Redes de Excelência Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

38 CENTROS E REDES DE EXCELÊNCIA Gás e Energia CTGÁS REDE GÁS e ENERGIA REME

39 Sociedade/Pessoas/Clientes e Mercado (Cidadãos) REME

40 Lúcia Helena Andrade dos Santos PETROBRAS GÁS E ENERGIA GE-CORP/Organização e Gestão Telefone: Celular:

41 FIM


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