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Educação Privada e Competitividade: Análise de conjuntura dos grandes grupos e do mercado

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Apresentação em tema: "Educação Privada e Competitividade: Análise de conjuntura dos grandes grupos e do mercado"— Transcrição da apresentação:

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2 Educação Privada e Competitividade: Análise de conjuntura dos grandes grupos e do mercado
Cosme Massi - HOPER

3 Evolução das Matrículas na Educação Básica (Pública e Privada) – Brasil (2008 a 2012)
Modalidades 2008 2009 2010 2011 2012 Creche Pré-escola Ensino Fundamental Anos Iniciais Anos Finais Ensino Médio Regular Total

4 Projeção da população brasileira entre 0 e 14 anos

5 Projeção da população brasileira entre 15 e 19 anos

6 Participação das matrículas nos setores público e privado na Educação Básica do Brasil

7 Distribuição de matrículas na Educação Básica por dependência administrativa

8 Matrículas no setor privado - Educação Básica
Projeção de Matrículas – Educação Básica – Brasil (Privado – até 2014) Ano Matrículas Privado Total (público e privado) 2008 2009 2010 2011 Fonte: Estudos de Mercado – Hoper Educação

9 Mensalidades Premium e Conveniência (Brasil) - Educação Básica

10 Faturamento da Educação Básica no Brasil
Pré-Escola, Fundamental, Ensino Médio, Profissionalizante – Brasil (2011 a 2013) Segmento 2011 2012 2013 Faturamento Estimado (bilhões em R$) Pré-Escola 6,76 7,19 8,53 Ensino Fundamental 17,05 17,62 20,17 Ensino Médio 5,93 6,17 7,05 Ensino Técnico Profissional 2,69 2,89 3,41 Total Geral 32,43 33,87 39,16

11 Faturamento da Educação Básica e segmentos associados
Faturamento da Educação Básica e segmentos associados (Formal) – Brasil 2011 2012 2013 Segmento Faturamento Estimado (bilhões em R$) Escolas 32,43 33,87 39,16 Sistemas Apostilados de Ensino 0,96 1,20 1,40 Livros Didáticos (PNLD + PNLEM) 1,16 1,09 1,24 Livros Didáticos (sem compra pelo governo) 1,03 1,75 1,90 Ensino Técnico Profissionalizante 2,70 2,90 3,10 Total Geral 38,28 40,81 46,80

12 Participação das matrículas públicas e privadas no Ensino Técnico Profissionalizante (2011)

13 Cursos mais procurados na rede privada do Ensino Técnico Profissionalizante (2010 a 2011)

14 Informações Financeiras dos principais grupos da Educação Básica
Dados Financeiros dos maiores players 2010 2011 2012 Receita Líquida (milhões em R$) Lucro/Prejuízo Líquido (milhões em R$) Receita Líquida (milhões em R$) Abril Educação 512 14 772 48 883 100 Kroton 599 -29 734 37 1.040* 178* Total Geral 1.111 -15 1.506 85 1.923* 278* Kroton Receita Líquida com Educação Básica (milhões em R$) 2010 2011 2012 120 136 126* Abril Educação Receita Líquida com Sistemas de Ensino (milhões em R$) 2010 2011 2012 86 151 211 * Receita e lucro referentes aos 3 primeiros trimestres de 2012 da Kroton (balanço de 2012 ainda não divulgado). Fonte: balanço das empresas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

15 Principais Editoras da Educação Básica (2011)
Programa Nacional do Livro Didático Abril Educação Lucro/Prejuízo Líquido com Editoras (milhões em R$) 2010 2011 2012 Ática 10 39 47 Scipione 25 27 24 Fonte: balanço da empresa na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). * Receita e lucro referentes ao segmento de informática do Grupo Positivo, o único segmento com capital aberto do grupo.

16 Participação das principais Editoras da Educação Básica (2011 a 2013)
Participação das principais editoras no mercado da educação básica Editoras / Ano 2011 2012 2013 Ática 19,1% 17,7% 17,2% Moderna 16,5% 20,1% 18,7% Saraiva 14,8% 16,3% FTD 13,9% 14,7% 18,9% Scipione 10,2% 9,3% SM 4,6% 4,5% 3,3% Positivo 2,7% 3,2% Outras editoras 18,1% 12,2% 8,5% Total 100,0%

17 QUAIS SERÃO AS MARCAS FORTES DA EDUCAÇÃO NA PRÓXIMA DÉCADA?

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19 UNIVERSIDADE Cursos livres profissionalizantes online.
Cursos de pós-graduação lato sensu. Educação continuada (Corporativa e Livre). Cursos preparatórios. de alunos em 3 anos Certificados pelas melhores universidades do Brasil

20 A Apple já vendeu mais de 15 milhões de livros digitais.

21 Transformação do Conteúdo de Livros em Cursos Online e venda através dos grandes portais

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23 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA
Consolidação do segmento de educação básica privado. Grandes grupos de colégios (confessionais e for profits) utilizando seus próprios Sistemas de Ensino. Aumento da penetração dos Sistemas de Ensino entre as escolas privadas, dos atuais 42% para 50% até 2015. Reestruturação dos Sistemas de Ensino – na metodologia e no modelo de negócio. Parcerias entre empresas de softwares de gerenciamento do ensino e da aprendizagem com empresas produtoras de conteúdos. Crescimento da Demanda relacionada a obras de temas transversais.

24 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA AS EDITORAS DO SEGMENTO EDUCACIONAL
Produção do conteúdo em diversas mídias (impressa e digital). Transformação do livro em curso ou em um conjunto de objetos de aprendizagem (com imagens, infográficos, vídeos, animações, etc). Crescimento e predomínio da internet como principal canal de venda. Forte entrada dos livros digitais no PNLD a partir de 2015.

25 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA AS EDITORAS DE DIDÁTICOS
Ampliação do portfólio de livros de idiomas e de livros de atividades em outros idiomas para atender a escolas bilíngues. Curadoria de Conteúdo (gestão do conteúdo) – como contraponto à distribuição direta do autor para o leitor. Preparação de menos textos e mais atividades (ver Khan Academy). Atuar na gestão do conteúdo e da aprendizagem.

26 Diferenças de gerações ou de paradigmas?

27 Diferenças de gerações ou de paradigmas?

28 Exemplo de mudanças DINAMARCA (fevereiro de 2011)
Todas as provas, em todos os níveis do sistema de ensino do país, podem ser feitas com consulta irrestrita à internet. A quantidade de dias letivos no ano será reduzida em 10%.

29 SERÁ QUE A MUDANÇA PODE SER GRADATIVA?

30 “CORRENTES” METODOLÓGICAS NO CENÁRIO MUNDIAL
De modo geral, há duas distintas correntes de especialistas em educação no que se refere à metodologias de ensino e aprendizagem: Uma corrente preconiza o ensino estruturado, com base nos conhecimentos das neurociências, onde há uma sistematização do processo de ensinar e aprender. A outra corrente defende a criação ativa do conhecimento através de atividades investigativas.

31 “CORRENTES” METODOLÓGICAS NO CENÁRIO MUNDIAL
 A aparente dicotomia entre as duas versões pode ser resolvida se compreendermos o espaço de ambas na construção do saber: O ensino estruturado é o melhor caminho para que o estudante apreenda, organize mentalmente e fixe na memória o conjunto de informações e conhecimentos necessários à construção do saber. Porém, a construção do saber, propriamente dita, precisa ser personalizada, própria, reflexiva e crítica, ancorada em métodos de investigação, elaboração e discussão.

32 O que é estruturação do ensino?
Planejamento antecipado de todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem de um curso ou disciplina, definindo: os objetivos de aprendizagem instrumentos de avaliação da aprendizagem alcançada as atividades que serão realizadas pelos alunos os conteúdos que serão desenvolvidos, com os respectivos materiais didáticos os procedimentos que o docente utilizará como estratégia de ação (a aula expositiva, as dinâmicas, os debates, o estudo dirigido, o trabalho em grupo, o estudo de casos, etc.)

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