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Dissuasão da Violência Escolaridade, Oportunidade, Demandas de Crescimento e Educação a distância.

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Apresentação em tema: "Dissuasão da Violência Escolaridade, Oportunidade, Demandas de Crescimento e Educação a distância."— Transcrição da apresentação:

1 Dissuasão da Violência Escolaridade, Oportunidade, Demandas de Crescimento e Educação a distância

2 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Agenda Cenários em Pernambuco Educação e Dissuasão da Violência Condições e Oportunidades de Inclusão Educação a distância = Presença do Estado

3 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br3 Cenários em Pernambuco Migração populacional Migração de pacientes das redes de saúde Desemprego entre os jovens de 15 a 25 anos Definição das regiões de desenvolvimento

4 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br4 Migração Populacional para a RMR O impacto, no Litoral Norte, das dinâmicas populacional, urbana e urbano-industrial decorre da inserção de quase 30% desse segmento litorâneo na Região Metropolitana do Recife e de sua contigüidade com o Núcleo Metropolitano, o que o torna receptor de parte do excedente demográfico do referido Núcleo e ponto terminal da migração que, proveniente da zona rural e dos municípios e estados vizinhos, se dirige para a RMR. Desses processos resulta a ocorrência, nas áreas urbanas do Litoral Norte, de dois tipos de problemas: a proliferação de bolsões de pobreza associada à ocupação desordenada do solo (ocupação das áreas de uso público dos loteamentos e construção de moradias em encostas com alta declividade, em áreas de mangues e alagados) e a degradação do solo, da água e da cobertura vegetal, nessas áreas. Fonte: Diagnóstico socioambiental - Litoral Norte, CPRH / MMA - PNMA11.

5 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br5 Migração de Pacientes A descentralização do sistema público de saúde de Pernambuco também é outra meta para a gestão do novo secretário, que já deu início ao plano de construir três novos hospitais na RMR. Já em fase de negociação, o primeiro deles deverá ser erguido entre Paulista e Abreu e Lima. A construção das três unidades deverá evitar a migração de pacientes da Mata Norte e Interior para os hospitais da RMR, reduzindo a superlotação na capital. Fonte: http://www.saude.pe.gov.br/, 08/01/2007.

6 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br6 Informações Sobre Jovens de 15 a 24 anos-2001 Dados Gerais da RMR: População Jovem de 15 a 24 anos 687.457 (20,3% da pop. Total) Estimativa dos jovens de 15 a 24 anos com 230.298 (33,5% dos jovens) renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Estimativa dos jovens de 15 a 24 anos com 404.912 (58,9% dos jovens) renda familiar per capita de até 1 salário mínimo Jovens de 15 a 24 anos fora da escola 330.509 (48,1% dos jovens) Jovens no Mercado de trabalho: (Voltados para o mercado de trabalho = ocupados ou procurando emprego) Jovens na população economicamente ativa 357.063 Ocupados 260.962 Procurando emprego 96.101 Resultando: Taxa de desemprego jovens de 15 a 24 anos 26,9% Fonte: Fonte dos Dados Básicos: IBGE - Pnad, 2001/Condepe/Fidem.

7 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br7 Atuação do BNDES no território de Suape

8 Educação e Dissuasão da Violência Dissuasão sustentável de médio e longo prazo

9 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br9 (Fora da ordem) Para o antropólogo Otávio Velho, elite brasileira quis ser "mais moderna que os inventores da modernidade", um recurso de distinção social; agora, ele afirma, as coisas começam a mudar RAFAEL CARIELLO DA REPORTAGEM LOCAL "Por que pretendemos ser mais modernos que os supostos modernos, aqueles que inventaram a modernidade?” A questão, proposta pelo antropólogo Otávio Velho, 65, professor emérito do Museu Nacional, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pode servir para amarrar boa parte dos artigos reunidos em seu novo livro, "Mais Realistas do que o Rei - Ocidentalismo, Religião e Modernidades Alternativas. Parte da resposta é que no Brasil, como em vizinhos latino-americanos, foram construídas "modernidades de redoma", ele diz, que serviam ao final para distinguir e estabelecer hierarquias sociais. Resultado de resto oposto ao objetivo manifesto da modernidade, que seria o do estabelecimento da igualdade entre os indivíduos e da impessoalidade da lei. Uns, os que foram à universidade, os brancos, os que não misturam política e religião, os que defendem a "pureza" quase imutável das instituições, estariam, esses modernos, dentro da redoma. Do lado de fora, os outros de sempre. A novidade, para o antropólogo, é que por toda parte essa "modernidade de redoma" parece apresentar sinais de crise, e as distinções já não são tão seguras. Algo que se manifesta na proliferação de universidades particulares -mesmo que de má qualidade- e na discussão sobre as cotas, por exemplo. Fonte: Folha de São Paulo, 07/04/2007

10 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br10 Educação é investimento Primeiramente, porque apresenta elevadas taxas de retorno social. Estudos mostram que os investimentos realizados em educação apresentam uma taxa de retorno para a sociedade três a quatro vezes superiores às taxas de retorno individuais. Segundo os estudos econométricos, as taxas de retorno social rondam os 30%. De maneira similar, são muito elevados os custos sociais de cada ano a menos de educação para um indivíduo, tanto em termos de impostos que o Estado deixa de arrecadar devido à menor produtividade de seus cidadãos, como em termos de gastos com seguridade social.

11 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br11 Saúde Pública e Dissuasão da Violência Punições progressivas aos jovens não trazem respostas duradouras à violência juvenil. O cuidado com a Saúde Pública, como complemento da lei, mostra-se uma abordagem muito mais sustentável. Primary prevention e Secondaryprevention B. C. Welsh. Public Health and the Prevention of Juvenile Criminal Violence. Youth Violence & Juvenile Justice, 2005 (3) 23.

12 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br12 Programas Escolares de dissuasão With one exception, these programs were school-based prevention programs intended to influence attitudes and increase student’s knowledge of dating violence and some of its consequences. As a result (…) the programs expect to influence behavior. Laura J. Hickman, Lisa H. Jaycox and Jessica Aronoff. Effectiveness Dating Violence among Adolescents: Prevalence, Gender Distribution, and Prevention Program. Trauma Violence Abuse. 2004 (5) 123.

13 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br13 Efetividade de Programas de dissuasão Findings add to a growing number of promising science-based prevention efforts that seek to reduce aggression and increase social competence; they provide encouraging evidence that relatively low cost, schoolwide efforts have the potential to save society millions in victim, adjudication, and incarceration costs. A. T. Vazsonyi, L. M. Belliston and D. J. Flannery. Evaluation of a School-Based, Universal Violence Prevention Program: Low-, Medium-, and High-Risk. Youth Violence and Juvenile Justice. 2004 (2) 185.

14 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br14 Variável de maior sensibilidade The most salient behavioral predictor of later violence and delinquency is early aggression between ages 8 and 10 years. (…) Findings indicated that the program was most beneficial when it was administered during the early school years and where it was supported by a 2-year follow-up intervention. A. T. Vazsonyi, L. M. Belliston and D. J. Flannery. Evaluation of a School-Based, Universal Violence Prevention Program: Low-, Medium-, and High-Risk. Youth Violence and Juvenile Justice. 2004 (2) 185.

15 Ofertas de oportunidades Presença do Estado

16 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br16 Interiorizar o desenvolvimento Opção pela viabilização do desenvolvimento local sustentável Minimizar as migrações internas por falta de recursos e de condições Promover o desenvolvimento sustentável do estado e regional Permitir planejamentos realistas e de longo prazo dos diferentes segmentos

17 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br17 Regiões de Desenvolvimento em PE Mapeamento de competências regionais Definição de Regiões de Desenvolvimento (RIDEs) Constituição do Estado de Pernambuco, Título III - Da Organização Municipal e Regional, Capítulo II - Das Regiões, Seção I - Das Regiões em Geral, Art. 95

18 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br18

19 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br19 Cadeias produtivas em PE, SEBRAE Agronegócios Turismo Artesanato e cultura Comércio varejista/atacadista Moda e confecções Madeira e móveis Tecnologia da informação Artefatos em couro Construção civil, metal-mec. e eletro-ele

20 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br20 34Mbps – 1Gbps (backbone) Todos os 173 municípios com acesso VoIP Video-conferencing Muitos serviços públicos Infra-estrutura aberta para empresas

21 Tecnologias da Informação para Educação a Distância Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

22 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br22 Interface simples Necessitamos de Tecnologia da Informação de Fácil Uso para educação a distância: LMS

23 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br23 E podemos alçar mão de Novas Mídias

24 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br24 Um LMS de Segunda Geração, made in Pernambuco  Simplicidade e percepção para as atividades de usuários –Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário –Linguagem gráfica moderna e e de simples visualização –Serviços de percepção na interface da aplicação web  Arquitetura permite extensão da experiência de usuários –Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado –Servidor e plataforma de objetos de aprendizagem síncronos –Integração com aplicativo de vídeos multiusuário  Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem –Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos)  Acesso à plataforma por celulares: mobile learning

25 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br25 MicroMundos Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas Que permite resolver problemas em grupo...

26 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br26 Realizando Experimentos Físicos pela Internet Ensinar tecnologia a distância...

27 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br27 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face Utilizar JOGOS com os jovens

28 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br28 Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo Promover a reflexão sobre o comportamento discutindo vídeos pela Internet...

29 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br29 Mesmo com limitações de banda passante...

30 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br30 M-Learning E manter as pessoas conscientes e engajadas com gotas de informação

31 Educação a Distância Presença do Estado

32 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br32 Viabilidade e realidade Formação de Professores CEDERJ, 20.000 professores em formação Formação das Polícias SENASP, 120 MIL inscrições em 2 semanas apenas, sendo cerca de 7.200 em PE Formação dos jovens Ensino tecnológico SENAI

33 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br33 Educação a Distância = A Escola Aberta 24/7 = Presença do Estado Planejar processos e logística Desenvolver versões digitais do conteúdo e cursos Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem Disponibilizar os materiais em diferentes canais Acompanhar o progresso dos formando

34 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br34 Disponibiliza-se conteúdo pela Internet

35 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br35 Promove a colaboração entre pares e atendimento Eventos Presenciais Plataforma

36 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br36 Utiliza diversas mídias e métodos

37 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br37 Elementos bem orquestrados = presença do estado Presencial TV Internet Telefonia

38 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br38 Custo per capta a distância e valor total presencial

39 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

40 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br40 Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal no Ensino a Distância SDS, coleta da Dados Integração com o SBTVD (DTV)

41 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br41 Quem Apóia

42 Educação e dissuasão da violência CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br42 Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. Obrigado!


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