A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências."— Transcrição da apresentação:

1 4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências

2

3 O que há de errado com minha escrita? Para um iniciante vc usa muitas sentenças A escolha das palavras é incorreta. E sua pontuação é muito estranha Realmente, o problema começa quando vc pressiona a tecla on! Mais alguma coisa? Suas figuras são horríveis!

4 O´Connor (1991)

5 DICAS IMPORTANTES ACERCA DA REDAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

6 O artigo científico deve: - priorizar teorias, conceitos ao invés dos dados e resultados; - ou seja, MANTER O FOCO; - ser coerente com as ideias gerais, hipóteses e objetivos do trabalho;

7 - o conteúdo abordado no curso é um GUIA (UM INÍCIO), mas não precisa ser seguido rigidamente; - sua experiência o capacitará a adquirir maior liberdade na elaboração de um texto científico.

8 -Aprenda com os artigos publicados em grandes revistas (Ecology, Nature, Science etc.) Porque o artigo foi publicado nessa revista? Quais métodos empregou? etc...

9 Como escolher um título? A primeira impressão é a que fica. Faça-a valer de fato!

10 Como escolher um título? Não se esqueça: o título é a porta de entrada para seu trabalho! Títulos sugestivos levam o leitor para a segunda porta (o Abstract).

11 Como escolher um título? Mas títulos ruins...

12 - Um exemplo de nossa área: a revista Hydrobiologia publica artigos ano -1 e a revista Freshwater Biology artigos ano -1

13 Ser correto e conciso: Ser correto e conciso: –Absence of allelic divergence shows that there is no Meselson effect in an ancient asexual ostracod Ser atraente Ser atraente –No slave to sex Duas maneiras de atrair a atenção Como escolher um título? A primeira impressão é a que fica. Faça-a valer de fato!

14 Apesar de ser atraente, esse título não é muito informativo Alguns de seus colegas não vão gostar desse título televisivo (a lá Faustão ou Rede Globo!) Absence of allelic divergence in ostracod: no slave to sex

15

16 Pleuston communities are buffered from regional flood pulses: the example of ostracods in the Paraná River floodplain Pleuston communities are buffered from regional flood pulses: the example of ostracods in the Paraná River floodplainOr A one year analysis of ostracod communities in a backwater of the Paraná River floodplain A one year analysis of ostracod communities in a backwater of the Paraná River floodplain Como escolher um título?

17 Título atraente E reflete o conteúdo Como escolher um título? NUNCA faça do título algo descritivo, sempre alargue sua dimensão em um significado ecológico/evolutivo

18 Como escolher um título? Poderia ter sido: Feeding habit of two fish species in the Chacororé Lake, Pantanal, Brazil

19 Como escolher um título? As conclusões podem ser colocadas no título (tendência moderna nas grandes revistas)

20

21 Como escolher um título? O problema pode ser colocado no título

22 Como escolher um título? Evite colocar nomes de espécies e do local de estudos no título Physical complexity provided by macrophytes reduces fish predation on aquatic invertebrates

23 Títulos muito descritivos e pouco atraentes devem ser evitados: Títulos muito descritivos e pouco atraentes devem ser evitados: Studies on….Studies on…. Characterisation of ….Characterisation of …. Observations on….Observations on…. Investigations into….Investigations into…. Como escolher um título? Se você não for capaz de pensar de uma questão biológica específica que seu estudo pode começar a endereçar, talvez seja hora de considerar uma carreira alternativa….. (Martin Welch)

24 Alguns exemplos próprios (que não devem ser seguidos)

25 1.Título atraente, mas não televisivo, como em uma propaganda. 2.Não pode ser descritivo, mas relacionado com hipóteses ecológicas/evolutivas gerais 3.KISS: Keep it simple and stupid (or: keep it simple, stupid…) (or: keep it simple, stupid…) Como escolher um título? Resumo

26 Como escolher um título? Outras considerações Evite questões no título => não há consenso

27

28 Como escolher um título? Outras considerações Títulos com rejeições de hipóteses podem ser atrativos

29 - Não use abreviações no título (exceto DNA, pH, …) - Evite termos como novel, first time,… => Decida sobre o título final quando o manuscrito estiver escrito!

30 Como escolher um título? Diferenças (e semelhanças) com a imprensa

31 Lição: O título deve ser atrativo MAS, AO MESMO TEMPO, fiel aos resultados obtidos

32 Página título: sequência dos autores 1.Mais importante 2.Segundo mais importante 3.Terceiro mais importante 4.…. 1.Mais importante: o primeiro autor, usualmente o aluno que fez o trabalho 2.Último = autor senior = orientador 3.Segundo lugar = o terceiro mais importante 4.Outras posições não são ranqueadas Ordem alfabética (raramente utilizada) Ordem alfabética (raramente utilizada) Ordem de importância da contribuição Ordem de importância da contribuição algumas revistas pedem a % de contribuição de cada autor

33 Página do título Título Título Autor(es) Autor(es) Afiliação (autor para correspondência) Afiliação (autor para correspondência) Palavras-chaves Palavras-chaves Disclaimer: Disclaimer: –« This manuscript has not been submitted elsewhere, nor will it be within 6 months after submission »

34 Como escolher as palavras chaves? - Não repetir as palavras que já ocorrem no título - Utilize palavras que não apareçam no abstract ou até mesmo no texto todo

35 Abstract (extremamente importante) Um abstract bem preparado capacita os leitores a identificar o conteúdo básico de um documento rapidamente e acuradamente, determinar sua relevância a seus interesses e, assim, determinar se ele VAI LER O DOCUMENTO INTEIRO OU NÃO. (Am. Natl. St. Inst. 1979)

36 Abstract Assim como o título, essa é frequentemente a única parte do seu artigo que será lida por um público mais geral. Deixe-o atrativo. Seus leitores começarão quase sempre a iniciar a leitura de seu artigo cheios de boas expectativas. No entanto, se seu abstract for enfadonho, bombástico ou pouco interessante... A good abstract offers the promise of being followed by a good paper. A bad abstract…... Martin Welch

37 Curto (c palavras) Curto (c palavras) Geralmente em um único parágrafo (há exceções) Geralmente em um único parágrafo (há exceções) Escrito no passado (o trabalho já foi feito) Escrito no passado (o trabalho já foi feito) Sem referências Sem referências Sem abreviações (exceto DNA, pH,…) Sem abreviações (exceto DNA, pH,…) Quando colocar abreviações, defina-as novamente no texto Sem dados brutos Sem dados brutos

38 Abstract Deve POSSUIR conteúdo: NUNCA esses resultados serão discutidos

39 Abstract SUGESTÃO: 1. Contexto geral (não necessariamente), pergunta da pesquisa ou hipótese a ser testada 2. Principais métodos 3. Principais resultados (não apresentar dados brutos!) 4. Principal significância dos resultados (por exemplo: a hipótese foi rejeitada ou não) Em algumas revistas, essas sessões são numeradas

40 Principais métodos Contexto geral Pergunta ou hipótese ou objetivo Principais resultados Principal significância dos resultados (por exemplo: a hipótese foi rejeitada ou não)

41 Introdução Aqui você deve validar a proposta de seu trabalho Volpato (2010 – Dicas para...)

42 Introdução Contexto e histórico: Não utilize literatura excessiva, apenas os artigos principais que ilustram o conflito. Coloque em um contexto amplo (paradigma)

43 Explore as lacunas (justificativa): porque você fez essa pesquisa? Introdução Mostre e valorize a novidade (novelty) de sua pesquisa Repetições não são aceitas em revistas internacionais

44 IMPORTANTE: A falta de dados ou de estudos NÃO é jusfiticativa para a realização de um estudo! Pense em uma justificativa teórica (quais lacunas serão preenchidas?)

45 Introdução (mas também válido para a Discussão): Citar clássicos para introduzir paradigmas/ perguntas – bons trabalhos nunca caem de moda e mesmo que antigos, podem ser inspiradores. Justiça seja feita!

46

47 Homage to Santa Rosalia – G. E. Hutchinson Thomaz et al. (2010 – Hydrobiologia) Cunha et al. (2012 – Hydrobiologia) On bird species diversity – MacArthur & MacArthur

48 Introdução (mas tb válido para discussão) Use também artigos recentes – demonstre que você fez uma boa revisão bibliográfica! É desejável que ocorra um balanço entre clássicos e artigos mais recentes (que sejam os mais importantes de seu campo).

49

50 Introdução (mas tb válido para discussão) Valorize a ciência nacional e latino- americana!

51 Introdução NUNCA colocar informações do tipo: Species traits of aquatic macrophytes have barely been studied, partly due to infrequent flowering and the difficulty in studying aquatic plants in situ (Bornette et al. 1994) De um artigo submetido para publicação em 2009!

52 Introdução Que hipótese você testou? Quais são as predições de sua hipótese?

53 Our overall hypothesis was that the retention coefficient of stem fragments increases, and thus the dispersal distance decreases, with higher relative contact between the flowing water and the stream bed, the banks and the vegetation. This hypothesis implies that small, shallow streams and high vegetation cover should result in high retention coefcients of drifting plants. HIPÓTESE IMPLICAÇÃO ou PREDIÇÃO Em geral, a hipótese e suas implicações são apresentadas no final da Introdução. Nossa principal hipótese foi de que os coeficientes de retenção de fragmentos de caules aumentam, e assim a distância de dispersão diminui com maior contato relativo entre a água fluindo e o fundo do riacho, os bancos e a vegetação. Essa hipótese implica que riachos pequenos e rasos, e elevada cobertura vegetal devem resultar em elevados coeficientes de retenção de plantas que se encontram a deriva.

54 A LÓGICA (premissas) de suas hipóteses Em geral, incluidas ao longo da Introdução, mas pode ser resumida após a apresentação das hipóteses e predições

55 A LÓGICA (pressuposições) de suas hipóteses e predições devem tambérm ser incluidas

56 Hipótese Predições Premissas (ou rationale) de cada predição (i.e., porque você pressupõem essas, e não outras, predições)

57 Nesse estudo nós testamos a hipótese de que limitações das sementes versus microhabitat podem ser contrastadas para espécies invasoras utilizando apropriadamente o bancos de sementes estruturados e análises espaço-temporais através de amostragem de gradientes de bancos de sementes de invasão transitórios versus persistentes. Para explorar essa hipótese, as seguintes predições são testadas utilizando a espécie altamente invasora C. solstitialis. (1) Densidade de sementes: a limitação por sementes prediz que a densidade de sementes de C. solsititalis decresce com o decréscimo da densidade de plantas maduras (i.e., a extensão da invasão); limitação por micro-hatibats prediz não haver relação entre a densidade de sementes e a densidade das plantas mães. A lógica da primeira predição é que a disponibilidade de sementes está associada com a densidade de plantas que depositam sementes em um sistema, visto que mais plantas levam à presença de mais sementes…

58 Introduction Pode-se ajudar o leitor a compreender desde a Introdução COMO suas predições foram testadas.

59 O que foi feito Que hipóteses foram testadas Como as hipóteses foram testadas Lógica do teste

60 Introduction Você pode apresentar sua principal conclusão na Introdução: Após a justificativa da proposta de estudo, ao invés de escrever Assim, o objetivo deste estudo foi… ou Portanto, neste trabalho avaliamos…, escreva: Aqui, mostramos que… Volpato (2010, Dicas para…)

61 Quantos detalhes devemos passar? Introduction A Introdução deve fornecer informação suficiente para permitir ao leitor entender e avaliar o presente estudo SEM se referir a publicações prévias sobre o tópico. (Instructions to authors, J. Bacteriol, 2001)

62 Introduction Sequência da Introdução: Uma boa dica é seguir do GERAL (contexto amplo) para o ESPECÍFICO (o que seu trabalho vai testar)

63 Exemplo: trabalho sobre efeito de uma espécie exótica sobre a biodiversidade aquática Introduções de espécies podem afetar as comunidades Ambientes aquáticos sofrem danos mais severos de introduções e têm maiores taxas de extinção Plantas aquáticas são importantes para a manutenção da diversidade aquática Várias espécies de plantas aquáticas são invasoras e têm comprometido a diversidade Um exemplo é XXX (estudada nesse trabalho) HIPÓTESE PREDIÇÃO CONCLUSÃO

64 RESUMINDO: Embora essas dicas possam ajudar, a Introdução pode ser redigida com relativa liberdade, desde que capacite o leitor a compreender o histórico, as lacunas, a novidade de seu trabalho, os pressupostos, e o que você estudou (a hipótese/predição que você testou).

65 Materiais e Métodos Local de estudos: posição geográfica e uma curta descrição Local de estudos: posição geográfica e uma curta descrição Material: número de amostras, organismos, deposição de material referência ou número de entrada em bancos de dados públicos (ex. Genbank) Material: número de amostras, organismos, deposição de material referência ou número de entrada em bancos de dados públicos (ex. Genbank) Protocolo das amostras e experimental: tipo de amostragem, tipo de equipamentos utilizados, réplicas, frequência amostral ou de controles... Protocolo das amostras e experimental: tipo de amostragem, tipo de equipamentos utilizados, réplicas, frequência amostral ou de controles... –Forneça detalhes suficientes para permitir a reprodutibilidade do estudo Análises estatísticas: quais tipos de análise, quais softwares, versões do software... Análises estatísticas: quais tipos de análise, quais softwares, versões do software...

66 Importante: descreva o objetivo de cada análise estatística

67 Exemplo: A detrended correspondence analysis (DCA) was performed to summarize fish assemblage structure (composition and abundance). Then, sample scores of the ordination were generated and analyzed through a two-way ANOVA (time of the day and position as factors). We assumed that samples apart in the ordination presented distinct fish assemblage structure. Agostinho et al. (2007) ANÁLISE OBJETIVO

68 Como descrever as metodologias? Como descrever as metodologias? – Métodos ESTABELECIDOS: forneça o método e a referência pertinente The cells were broken by ultrasound treatment as previously described (ref) –Métodos MODIFICADOS: forneça a referência e as modificações empregadas TCA precipitation was performed as described (ref) except that we used a final concentration of 10% (w/v) TCA and we incubated the tubes at 4ºC for 60 minutes before centrifugation. –Métodos novos: descreva em detalhes Materiais e Métodos

69 Watch how you write things… Watch how you write things… – –After standing in boiling water for an hour, I loaded the sample on a gel….. Hum….. – –The sample was kept at room temperature… In Palotina, Londres ou Uppsala???? – –Blood samples were taken from 48 informed and consenting patients….. the subjects ranged in age from 6 months to 22 years. (Pediatr. Res. 6:26 (1972)) Crianças espertas essas! Use unidades padrão Use unidades padrão Evite indicar o nome do laboratório onde as análises foram realizadas Evite indicar o nome do laboratório onde as análises foram realizadas Materiais e Métodos

70 Dica importante: Descreva detalhadamente todos os métodos; boas revistas exigem detalhes. Melhor receber um parecer pedindo para resumir os métodos, do que ter o trabalho rejeitado por falta de detalhes.

71 A regra mais rígida de todas… Não inclua resultados em Métodos Não inclua resultados em Métodos Não inclua resultados na Discussão Não inclua resultados na Discussão Não descreva métodos nos Resultados Não descreva métodos nos Resultados Não descreva métodos na Discussão Não descreva métodos na Discussão Não discuta resultados em Métodos Não discuta resultados em Métodos Não discuta resultados nos Resultados Não discuta resultados nos Resultados

72 Dica importante: Siga sempre que possível, a mesma sequência, desde o início dos Métodos, passando pelos Resultados e finalmente na Discussão. Isso é fundamental para que o leitor acompanhe de forma lógica seu raciocínio!

73 Exemplo Introdução: Testamos os efeitos de X sobre a riqueza, diversidade e composição da assembléia Y Métodos: A riqueza foi estimada como..., a diversidade... Para a composição, foi empregada uma DCA... Resultados: A riqueza variou... A diversidade de Shannon... A DCA evidenciou...

74

75 Resultados Apresente apenas os resultados de sua pesquisa Apresente apenas os resultados de sua pesquisa Não inclua todos os experimentos que você fez, apenas aqueles relevantes para a questão biológica (ex., o teste de suas hipóteses) Não inclua todos os experimentos que você fez, apenas aqueles relevantes para a questão biológica (ex., o teste de suas hipóteses) Enfatize somente os resultados que o leitor deve olhar (aqueles necessários para suas conclusões) Enfatize somente os resultados que o leitor deve olhar (aqueles necessários para suas conclusões)

76 Resultados Cite as tabelas e figuras, numere as tabelas e figuras na sequência da citação Cite as tabelas e figuras, numere as tabelas e figuras na sequência da citação Escreva no passado Escreva no passado

77 Resultados Os resultados devem aparecer em uma tabela ou figura, nunca em ambos Os resultados devem aparecer em uma tabela ou figura, nunca em ambos Indique no seu manuscrito onde as tabelas e figuras devem ser posicionadas Indique no seu manuscrito onde as tabelas e figuras devem ser posicionadas Não discuta os resultados, mas algumas frases sucintas podem fazer seu manuscrito fluir melhor Não discuta os resultados, mas algumas frases sucintas podem fazer seu manuscrito fluir melhor

78 Exemplo: Species distribution patterns among positions (middle, border and open area) were strongly influenced by time of the day (6 h, 12 h and 18 h) (Fig. 2b), suggesting an intense fish movement in the area. Agostinho et al. (2007)

79 Nunca use uma sentença para dizer que: Os resultados estão expressos na Fig. (ou Tab.) X. Essa figura demonstra que houve elevação da densidade... Cite os resultados no final da sentença: Houve uma elevação da densidade de.... (Fig. X).

80 Discussão A técnica da lula – o autor, em dúvida sobre seus fatos ou razões, protege-se por trás de uma nuvem de tinta! Provavelmente é a sessão mais fácil de escrever, mas a sessão mais difícil de acertar...

81 Cuidado com a negligência benigna: Perigo que existe de as boas intenções serem anuladas pela ausência de foco. Raymond Aron (cientista político) Pode ocorrer quando se tem um excesso de prioridades – deve-se focar em algumas (as principais) O FOCO, NOVAMENTE O FOCO!

82 Tente começar a discussão com os resultados mais bombásticos do seu trabalho. Apresente a principal conclusão sem detalhá-la. Depois discuta-os com mais detalhes.

83 A DISCUSSÃO e as CONCLUSÕES visam a teoria, mas devem se embasar nos dados Veja o concreto e fale do invisível. Volpato 2010 (Dicas para... Pag )

84 A discussão ilustra o significado dos resultados em um contexto mais amplo introduzido no início do artigo (na Introdução). A discussão inicia com a interpretação dos resultados à luz dos objetivos e alarga esse contexto colocando o presente estudo dentro da teoria colocada na Introdução.

85 Discussão Não reitere todos os seus resultados, Não reitere todos os seus resultados, –embora você possa lembrar o leitor em poucas sentenças quais foram os principais resultados

86 The high proportion of nonsignicant relationships indicates that peaked species diversity–disturbance relationships are actually not as prevalent as commonly believed. For two reasons, our data set probably underestimates the proportion of… A alta proporção de relações não significantes indica que as relações entre diversidade de espécies e distúrbio não são realmente tão prevalentes quanto comumente se acreditava. Por duas razões, nossos dados provavelmente subestimaram a proporção de…

87 Discuta TODOS os resultados que vc apresentou - Para isso, você deve ter apresentado somente os resultados necessários para sustentar suas conclusões.

88 Discuta a relevância de seus resultados considerando as hipóteses citadas na Introdução Discuta a relevância de seus resultados considerando as hipóteses citadas na IntroduçãoDiscussão Especulações/implicações/inferências: alguma especulação/implicaçao é desejável mas devem ser baseadas nos resultados... Não é incomum encontrarmos discussões que ignoram os objetivos/hipóteses/perguntas colocadas na Introdução! O FOCO, NOVAMENTE O FOCO!

89 If the impoverishment of tropical fish communities through overfishing does reduce nutrient recycling rates and the recycled N:P ratio, as suggested by our results, the high primary productivity that supports tropical freshwater fisheries could be compromised. Se o empobrecimento das comunidades de peixes tropicais através da sobrepesca de fato reduz as taxas de ciclagem de nutrientes e a proporção de N:P reciclada, conforme sugerem nossos resultados, a alta produtividade primária que suporta a pesca de águas continentais tropicais pode ser comprometida. RESULTADOS ESPECULAÇÕES

90 Esta figura é puramente diagramática. As duas cintas simbolizam as duas cadeias fosfato-açúcar e as hastes horizontais, os pares de bases que mantêm as cintas juntas. Ver San-Jensen (2007, Oikos)

91 Não nos escapou o fato de que o pareamento específico que postulamos sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.

92 A importância das especulações – algumas podem ser revolucionárias! Esta figura é puramente diagramática. As duas cintas simbolizam as duas cadeias fosfato-açúcar e as hastes horizontais, os pares de bases que mantêm as cintas juntas. Não nos escapou o fato de que o pareamento específico que postulamos sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.

93 Nunca empregue a discussão fofoca Neste estudo o peso médio foi de 53,7 kg. Fulano encontrou valores médios de 62,0 kg, Sicrano de 50,2 kg e beltrano de 56,6 kg. O ganho médio de peso foi de 1,2% ao dia. Fulano relata ganho de 2%, sicrano de 1,0% e sicrano de 1,8%. Volpato (2010, Dicas para...)

94 Conclusões Many a paper loses much of its effect because the clear stream of the discussion ends in a swampy delta. Anderson and Thistle (1947)

95 Conclusões - Devem ser breves; - Sem citações (as conclusões são suas); - NÃO COLOCAR RESULTADOS – conclusão é algo que você CONCLUI! Exceção: quando seu objetivo é medir a intensidade de algum processo, tamanho de organismos, tamanho de algum efeito etc. (comum nas ciências agrárias)

96 Conclusões - Principalmente, devem ser coerentes com a hipótese colocada na Introdução e com os elementos discutidos ao longo da Discussão.

97

98 Conclusões - Um exemplo comum em ecologia: Os autores propõem um estudo sobre ESTRUTURA de comunidades ou populações e concluem que os resultados demonstram a importância da comunidade X ou população Y para o FUNCIONAMENTO do ecossistema!

99 -Quais questões novas se apresentam como resultado do trabalho? -Como você ou seu grupo seguirão essas questões? -O que é necessário para resolver essas questões? Conclusões

100 Although we do not know how the stability of other ecosystems depends on biodiversity, these results lend further urgency to pleas for conservation of the biodiversity. Embora não saibamos de que forma a estabilidade de outros ecossistemas depende da biodiversidade, esses resultados apontam para a urgência de se fundamentar a conservação da biodiversidade.

101 Conclusões Como as conclusões são o mais importante do seu trabalho, não tenha medo em repetí- las: - No título; - No abstract; - No início da Discussão; - No final de Discussão.

102 Abstract Último parágrafo da Discussão:

103 Como ler, como escrever: válido para todas as sessões Os l eitores não lêem simplesmente, eles interpretam; Informação é interpretada mais facilmente e mais uniformemente se for colocada onde a maioria dos leitores espera encontrar. Informação é interpretada mais facilmente e mais uniformemente se for colocada onde a maioria dos leitores espera encontrar.

104 Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystems Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystemsor Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds. Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds. Substância e estrutura

105 PRINCIPAL, SEGUNDO, TERCEIRO PRINCIPAL, SEGUNDO, TERCEIRO Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystems Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystems Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds. Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds. Substância e estrutura

106 Quando você escrever, pense no leitor… Substância e estrutura


Carregar ppt "4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google