A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os teóricos da Sociologia e suas obras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os teóricos da Sociologia e suas obras"— Transcrição da apresentação:

1 Os teóricos da Sociologia e suas obras
Karl Marx Émile Durkheim Max Weber

2 Principais obras de Émile Durkheim
Da divisão do trabalho social, 1893; Regras do método sociológico, 1895; O Suicídio, 1897; As formas elementares da vida religiosa,1912;

3 Conceitos trabalhados por Durkheim
Fato social Coesão social Consciência coletiva

4 Fato social: É toda a maneira de agir, fixar ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral numa dada sociedade, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter (Durkheim)

5 Coesão social: Termo que representa as forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social. Está assentada nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o direito.

6 Consciência coletiva: Soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade, formando um sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e uno as gerações (Durkheim).

7 Principais obras de Karl Marx
I – O Manifesto Comunista (1848); II – A ideologia alemã; III – O Capital;

8 Conceitos trabalhados por Marx
Dialética marxista Ideologia Mais-valia

9 Dialética marxista: A dialética marxista é um método de análise da realidade, que vai do concreto ao abstrato e que oferece um papel fundamental para o processo de abstração

10 Ideologia: O termo tem basicamente duas acepções: Conjunto de ideias que caracterizam determinada sociedade; e construção visando mascarar consciente e inconscientemente a realidade social.

11 Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor de produção e do valor de trabalho, que seria a base do lucro do trabalho, o que seria a base do lucro no sistema capitalista.

12 Max Weber Principais obras de Max Weber 1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo.

13 Conceitos trabalhados por Weber.
Ação social Tipo ideal Dominação legítima

14 Ação social: Para Weber, a ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente.

15 Tipo ideal: As construções de tipo ideal fazem parte do método tipológico criado por Max Weber que, até certo ponto, se assemelha ao método comparativo. Ao comparar fenômenos sociais complexos o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir de aspectos essenciais dos fenômenos. A características principal do tipo ideal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.

16 Dominação legitima: De acordo com Weber, dominação “é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis”.


Carregar ppt "Os teóricos da Sociologia e suas obras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google