A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equações."— Transcrição da apresentação:

1 Equações

2 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?

3 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?
Mentalmente é fácil de encontrar a solução…

4 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?
Mentalmente é fácil de encontrar a solução… … pensa-se um pouco e a resposta é

5 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?
Mentalmente é fácil de encontrar a solução… … pensa-se um pouco e a resposta é E da equação… … qual será a solução?

6 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?
Mentalmente é fácil de encontrar a solução… … pensa-se um pouco e a resposta é E da equação… … qual será a solução? Mentalmente também é fácil de encontrar a solução…

7 EQUAÇÕES Qual será a solução da equação?
Mentalmente é fácil de encontrar a solução… … pensa-se um pouco e a resposta é E da equação… … qual será a solução? Mentalmente também é fácil de encontrar a solução… … pensa-se um pouco e a resposta é

8 EQUAÇÕES E da equação… … qual será a solução?

9 EQUAÇÕES E da equação… … qual será a solução?
Esta é mais difícil de resolver mentalmente…

10 EQUAÇÕES E da equação… … qual será a solução?
Esta é mais difícil de resolver mentalmente… …quanto mais complicada é a equação, mais complicado será encontrar a sua solução mentalmente. Assim, é necessário aprender processos que ajudem na resolução de qualquer equação, seja ela simples ou muito complicada.

11 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.

12 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado…

13 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade…

14 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade…

15 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade…

16 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis…

17 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada.
O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis… … encontra-se o valor de x…

18 EQUAÇÕES Vamos começar pela primeira equação que foi apresentada. O 7 está a somar no 1º membro… …para ser eliminado… …subtrai-se essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis… … encontra-se o valor de x… C.S.= … e apresenta-se o conjunto-solução.

19 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição.

20 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando…

21 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando… Como o 2 está a subtrair, então adiciona-se o 2 a ambos os membros da equação.

22 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando… Como o 2 está a subtrair, então adiciona-se o 2 a ambos os membros da equação.

23 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando… Como o 2 está a subtrair, então adiciona-se o 2 a ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis.

24 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando… Como o 2 está a subtrair, então adiciona-se o 2 a ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita.

25 EQUAÇÕES Ao processo em que se adiciona a ambos os membros de uma equação um mesmo termo, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Adição. Recapitulando… Como o 2 está a subtrair, então adiciona-se o 2 a ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita. C.S.= Apresenta-se o conjunto-solução.

26 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.

27 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado…

28 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado… …divide-se por essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade…

29 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado… …divide-se por essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade…

30 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado… …divide-se por essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis…

31 EQUAÇÕES Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado… …divide-se por essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis… … encontra-se o valor de x…

32 EQUAÇÕES C.S.= Vamos agora à segunda equação que foi apresentada.
O 2 está a multiplicar no 1º membro… …para ser eliminado… …divide-se por essa quantidade nos dois membros, para continuar a ser uma igualdade… …efectuam-se as operações possíveis… … encontra-se o valor de x… C.S.= … e apresenta-se o conjunto-solução.

33 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação.

34 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando…

35 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando… Como o 6 está a multiplicar, então divide-se por 6 ambos os membros da equação.

36 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando… Como o 6 está a multiplicar, então divide-se por 6 ambos os membros da equação.

37 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando… Como o 6 está a multiplicar, então divide-se por 6 ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis.

38 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando… Como o 6 está a multiplicar, então divide-se por 6 ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita.

39 EQUAÇÕES Ao processo em que se multiplica ou divide ambos os membros de uma equação por um número diferente de zero, obtendo uma equação equivalente à inicial, dá-se o nome de Regra da Multiplicação. Recapitulando… Como o 6 está a multiplicar, então divide-se por 6 ambos os membros da equação. Efectuam-se as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita. C.S.= Apresenta-se o conjunto-solução.

40 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação

41 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação
O primeiro passo é simplificar ambos os membros da equação…

42 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação
O primeiro passo é simplificar ambos os membros da equação… … para isso deve-se identificar os termos semelhantes, ou seja, que tenham a mesma parte literal.

43 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação
O primeiro passo é simplificar ambos os membros da equação… … para isso deve-se identificar os termos semelhantes, ou seja, que tenham a mesma parte literal. Nas equações que estamos a estudar existem dois tipos de termos semelhantes:

44 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação
O primeiro passo é simplificar ambos os membros da equação… … para isso deve-se identificar os termos semelhantes, ou seja, que tenham a mesma parte literal. Nas equações que estamos a estudar existem dois tipos de termos semelhantes: os termos independentes

45 EQUAÇÕES Falta agora resolver a equação
O primeiro passo é simplificar ambos os membros da equação… … para isso deve-se identificar os termos semelhantes, ou seja, que tenham a mesma parte literal. Nas equações que estamos a estudar existem dois tipos de termos semelhantes: e os termos com incógnita. os termos independentes

46 Vamos então resolver a equação

47 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes.

48 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes.

49 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes.

50 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes.

51 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis.

52 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis.

53 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis.

54 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis.

55 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição.

56 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição.

57 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição.

58 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

59 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

60 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

61 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

62 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição.

63 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição.

64 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição.

65 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

66 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

67 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

68 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis.

69 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação.

70 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação.

71 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação.

72 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis.

73 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis.

74 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis.

75 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis.

76 Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita.

77 C.S.= Vamos então resolver a equação
Juntar os termos que são semelhantes. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 11 do primeiro membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2x do segundo membro pela regra da adição. Efectuar as operações possíveis. Eliminar o 2 do primeiro membro pela regra da multiplicação. Efectuar as operações possíveis. Encontra-se o valor da incógnita. C.S.= Apresenta-se o conjunto-solução.

78 FIM


Carregar ppt "Equações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google