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INFORLUB SISTEMAS DE ARREFECIMENTO INFORLUB. MUDOU A TECNOLOGIA UTILIZADA NOS NOVOS PROJETOS DE MOTORES MUDOU !

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1 INFORLUB SISTEMAS DE ARREFECIMENTO INFORLUB

2 MUDOU A TECNOLOGIA UTILIZADA NOS NOVOS PROJETOS DE MOTORES MUDOU !

3 MUDO U80 VEJA COMO MUDOU ! FIASA FIAT milhões FROTA milhões DÉCADA FIRE HIBRIDO CHT FORD DURATEC HIBRIDO FIASA 16V ZETEC AP VW POWER HIBRIDO EA111 OHC GM VHC HIBRIDO OHV RENAULT D/K7M HIBRIDO OHC SOHC MOTORES MAIS VENDIDOS NA DÉCADA DE 80 = 1.8 / 2.0 MOTORES MAIS VENDIDOS NA DÉCADA DE 00 = 1.0 / 1.3 / 1.4 / 1.6

4 AUMENTAR TEMP NA CAMARA DÉCADA DE º C 350 º C 250 º C 100 º C >>>> 650 º C 550 º C 300 º C 150 º C AUMENTO DA TEMPERATURA DE COMBUSTÃO 600 º C TAXAS de 6:1 até 9:1TAXAS de 10:1 até 15:1

5 TEMPERATURA MÉDIA DA ÁGUA / FLUIDO Acima de 110 ºC >>>> 70 A 100 ºC DÉCADA DE 80

6 COMO DEVE SER O FLUÍDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR MODERNO ? CONTER TERMO-CAPACITÔRES COMO : MONOETILENOGLICÓIS OU POLÍMEROS CONTER TERMO-CAPACITÔRES COMO : MONOETILENOGLICÓIS OU POLÍMEROS USAR APENAS COMO DILUENTE : ÁGUA DESMINERALIZADA E DEIÔNIZADA USAR APENAS COMO DILUENTE : ÁGUA DESMINERALIZADA E DEIÔNIZADA OS SAIS PROTETIVOS DEVEM SER : DE NATUREZA ORGÂNICA OS SAIS PROTETIVOS DEVEM SER : DE NATUREZA ORGÂNICA NÃO CONTER SAIS DOS TIPOS : NÃO CONTER SAIS DOS TIPOS : BORATOS, FOSFATOS, SILICATOS, NITRITOS E AMINAS CÁUSTICAS COMOCOMO

7 CONVÊNCIONAL ASTM D5117 ASTM D5117 AG-TL774D AG-TL774D SAE 1034 SAE 1034 COMO DEVE SER O ÓLEO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS : ORGÂNICO ASTM D5117 ASTM D5117 ASTM D4340 ASTM D4340 AG-TL774D AG-TL774D SAE 1941 SAE 1941 DÉCADA DE >>>> ABAIXO de 400 o CACIMA de 600 o C

8 CORROSÃO ELETROLÍTICA GALVÂNICA

9 AFINAL, O QUE É A CORROSÃO GALVÂNICA ? QUAL A CAUSA ? 1º ADITIVO ERRADO O QUE É BORRA CORROSÃO ELETROLÍTICA DO ALUMÍNIO 2º USAR DILUIÇÃO ERRADA 3º USAR ÁGUA ERRADA

10 ASPECTOJURÍDICO DE QUEM É A CULPA ? QUEM PAGA

11 O ÔNUS PRODUZIDO PELO USO DE UM ADITIVO ERRADO RECAI SOBRE QUEM VENDEU OU APLICOU O ADITIVO, CONFORME A LEI Nº DE 19 DE FEVEREIRO DE o E 23 o DO CDC QUEM PAGA PELO ERRO ? QUEM PAGA

12 QUEM PAGA PELO ERRO ? Artigo 14º : O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores e por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sob sua fruição e risco. QUEM PAGA 1

13 QUEM PAGA PELO ERRO ? Artigo 23º : A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade e por inadequação dos produtos e serviços, não o exime de responsabilidade. QUEM PAGA 2

14 Então, Qual é a SOLUÇÃO? SOLUÇÃO

15 CUIDADO !! ESPECIFICAÇÕES SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA! O CLIENTE ESCOLHE ERRADO MAS SE QUEBRAR É VOCÊ QUEM PAGA !!!!!! NÃO SE ARRISQUE !!

16 RESPONSÁVEL TÉCNICO ESPECIFICAÇÕES PERANTE A LEI RESPONSÁVEL TÉCNICO É AQUELE QUE ESPECIFICA QUAL PRODUTO DEVE SER USADO. NO CASO DOS ÓLEOS E FLUIDOS RT É QUEM FABRICOU O CARRO. QUEM MUDAR ESTA DETERMINAÇÃO ASSUME TOTAL RESPONSABILIDADE SOBRE OS EFEITOS QUE ESTA ALTERAÇÃO PRODUZIR

17 ESPECIFICAÇÕES ENTÃO ! PARA A SUA PROTEÇÃO SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA ! INFORLUB

18 INFORLUB


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