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SISTEMAS DE ARREFECIMENTO

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE ARREFECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE ARREFECIMENTO
INFORLUB SISTEMAS DE ARREFECIMENTO INFORLUB

2 A TECNOLOGIA UTILIZADA NOS NOVOS PROJETOS DE MOTORES MUDOU !

3 VEJA COMO MUDOU ! MUDOU 80 13 90 22 00 32 10 45 FIAT FORD VW GM
FROTA milhões FIAT FORD VW GM RENAULT DÉCADA 80 13 FIASA CHT AP OHC OHV 90 22 FIASA 16V ZETEC EA111 OHC SOHC 00 32 FIRE DURATEC POWER VHC D/K7M 10 45 HIBRIDO HIBRIDO HIBRIDO HIBRIDO HIBRIDO MOTORES MAIS VENDIDOS NA DÉCADA DE 80 = 1.8 / 2.0 MOTORES MAIS VENDIDOS NA DÉCADA DE 00 = 1.0 / 1.3 / 1.4 / 1.6

4 AUMENTAR TEMP NA CAMARA
AUMENTO DA TEMPERATURA DE COMBUSTÃO DÉCADA DE 80 2.000 >>>> TAXAS de 6:1 até 9:1 TAXAS de 10:1 até 15:1 400 º C 650 º C 350 º C 600 º C 550 º C 250 º C 300 º C 100 º C 150 º C AUMENTAR TEMP NA CAMARA

5 TEMPERATURA MÉDIA DA ÁGUA / FLUIDO
70 A 100 ºC DÉCADA DE 80 Acima de 110 ºC 2.000 >>>>

6 COMO DEVE SER O FLUÍDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR MODERNO ?
CONTER TERMO-CAPACITÔRES COMO : MONOETILENOGLICÓIS OU POLÍMEROS USAR APENAS COMO DILUENTE : ÁGUA DESMINERALIZADA E DEIÔNIZADA OS SAIS PROTETIVOS DEVEM SER : DE NATUREZA ORGÂNICA NÃO CONTER SAIS DOS TIPOS : BORATOS, FOSFATOS, SILICATOS, NITRITOS E AMINAS CÁUSTICAS COMO

7 CONVÊNCIONAL ASTM D5117 AG-TL774D SAE 1034
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS : DÉCADA DE 80 2.000 >>>> ABAIXO de 400oC ACIMA de 600oC CONVÊNCIONAL ASTM D5117 AG-TL774D SAE 1034 ORGÂNICO ASTM D5117 ASTM D4340 AG-TL774D SAE 1941 COMO DEVE SER O ÓLEO

8 CORROSÃO ELETROLÍTICA “GALVÂNICA”

9 CORROSÃO ELETROLÍTICA DO ALUMÍNIO
AFINAL, O QUE É A CORROSÃO GALVÂNICA ? CORROSÃO ELETROLÍTICA DO ALUMÍNIO QUAL A CAUSA ? 1º ADITIVO ERRADO 2º USAR DILUIÇÃO ERRADA 3º USAR ÁGUA ERRADA O QUE É BORRA

10 ASPECTO JURÍDICO DE QUEM É A CULPA ? QUEM PAGA

11 14o E 23o DO CDC QUEM PAGA PELO ERRO ?
O ÔNUS PRODUZIDO PELO USO DE UM ADITIVO ERRADO RECAI SOBRE QUEM VENDEU OU APLICOU O ADITIVO, CONFORME A LEI Nº 9.609 DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 14o E 23o DO CDC QUEM PAGA

12 QUEM PAGA PELO ERRO ? Artigo 14º : O fornecedor de serviços responde,
independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores e por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sob sua fruição e risco. QUEM PAGA 1

13 QUEM PAGA PELO ERRO ? Artigo 23º : A ignorância do fornecedor sobre os
vícios de qualidade e por inadequação dos produtos e serviços, não o exime de responsabilidade. QUEM PAGA 2

14 Então, Qual é a SOLUÇÃO? SOLUÇÃO

15 CUIDADO !! SIGA RIGOROSAMENTE
ESPECIFICAÇÕES NÃO SE ARRISQUE !! O CLIENTE ESCOLHE ERRADO MAS SE QUEBRAR É VOCÊ QUEM PAGA !!!!!! SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA!

16 RESPONSÁVEL TÉCNICO PERANTE A LEI “RESPONSÁVEL TÉCNICO”
ESPECIFICAÇÕES PERANTE A LEI “RESPONSÁVEL TÉCNICO” É AQUELE QUE ESPECIFICA QUAL PRODUTO DEVE SER USADO. NO CASO DOS ÓLEOS E FLUIDOS “RT” É QUEM FABRICOU O CARRO. QUEM MUDAR ESTA DETERMINAÇÃO ASSUME TOTAL RESPONSABILIDADE SOBRE OS EFEITOS QUE ESTA ALTERAÇÃO PRODUZIR

17 ESPECIFICAÇÕES ENTÃO ! PARA A SUA PROTEÇÃO SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA ! INFORLUB

18 INFORLUB INFORLUB


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