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PublicouAnasofia Da Silva Alterado mais de 9 anos atrás
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Pensamento narrativo e pensamento lógico-científico Cláudia Lemos Vóvio
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Histórico Anos 60: intensificação dos estudos sobre o pensamento em diferentes grupos culturais Antropólogos Linguístas Historiadores sociólogos
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A escolarização promove transformações no pensamento, gerando diferentes maneiras de se enfrentar as tarefas A constatação
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Vygotsky: as relações entre cultura e pensamento
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A atividade cognitiva é socio-histórica na sua orígem A principal premissa
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Não se pode estudar o comportamento humano no indivíduo isolado, mas nos processos de interação
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O papel do processo de interação social Aquisição de recursos e instrumentos desenvolvidos ao longo da história Transformação dos objetos em signos culturais Conformação dos processos psicossociais
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A constituição do sujeito social Permeada pelo processo de criação de significados Símbolos instituídos adquirem significação concreta no contexto de sua produção
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Duas pesquisas de culturas tradicionais: Luria e Tulviste
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A resolução de silogismo Relação entre premissas Operação lógica que independe do conteúdo específico
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Duas reações escolarizadosanalfabetos Partiram das premissas para deduzir a resposta Basearam na própria experiência
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Conclusões de Luria 1. A desconsideração das premissas se dá pela falta de conexão com as experiências 2. A descaracterização da universalidade das premissas 3. A consideração das premissas de forma independente
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Se não forem exercitados eles se perdem
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No processo de escolarização o que acontece não é a transferência de habilidades mas a aprendizagem de novos métodos de resolução
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