A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Planejamento Equipe Gestora Coremas-2011

2 Gestão Quando se trata de administrar uma instituição, a tarefa mais importante do gestor ou da equipe gestora é tomar as decisões certas para chegar a resultados positivos. Em educação, esse conceito poderia ser traduzido assim: Implantar as mudanças necessárias na escola para que todos os alunos aprendam; Manter a papelada em dia; Atualizar os relatórios e outras questões burocráticas que fazem parte da rotina de qualquer equipe. Mas tudo isso deve ser feito em função do objetivo principal da escola.

3 A boa gestão não está ligada às ações de uma só pessoa, mas envolve a comunidade pedagógica, todos que interagem com os alunos e que ensinam algo a eles. Apesar de o papel do diretor ser fundamental, sozinho ele não consegue atingir as metas de um aprendizado de qualidade. O coordenador pedagógico é seu braço direito para procurar alternativas para a sala de aula, ir atrás de estratégias de ensino novas e eficientes, planejar os horários de trabalho coletivo ou coordenar discussões pedagógicas. O professor, por sua vez, também deve estar envolvido com o trabalho de gestão, pois na ponta de todo o processo está ele com sua classe, aplicando tudo o que foi discutido em equipe.

4 O que é uma gestão escolar ideal?
De acordo com José Ernesto Bologna, diretor do Instituto Ethos de Desenvolvimento Humano e Organizacional, em São Paulo, a resposta está na preocupação do gestor com o pedagógico: "É função do diretor ou da equipe gestora estar sempre alerta aos problemas de aprendizado para ajudar o professor a encontrar as melhores estratégias de ensino". Além de incentivar o uso de novas metodologias e tecnologias, o diretor deve promover a discussão permanente de assuntos pedagógicos e outros que permeiam a educação.

5 Características de uma Equipe Gestora
Está sempre preocupada com os resultados da aprendizagem. Participa do planejamento e faz o acompanhamento do trabalho docente. Conversa com alunos e funcionários para detectar problemas e níveis de satisfação e ouve sugestões. É construtora de consensos, mas está sempre aberta às novas idéias e à diversidade, aceitando opiniões e novas propostas. É audaciosa o suficiente para fazer as mudanças necessárias visando sempre melhorar a qualidade do ensino. Mantém as questões administrativas em dia.

6 Aspecto Pedagógico Uma visão inovadora, integrando novos modelos pedagógicos com as tecnologias adequadas, rumo a um processo de criação de métodos e instrumentos específicos que auxiliem não só o desenvolvimento de conteúdos, mas também novas e criativas estratégias de ensino, na busca de atender as novas necessidades para a formação de uma sociedade mais justa e de um país mais bem posicionado e diferenciado no contexto de um mundo que está vivenciando intensas e rápidas transformações sociais, econômicas e de novos valores.

7 Diálogo e Colaboração Somos sabedores de que nenhum modelo é o melhor enfoque para toda a diversidade de situações, mas acreditamos que uma abordagem dialógica e colaborativa do conhecimento oferece condições para o reconhecimento do estudante como um ser sócio-cultural e histórico, inserido em um contexto de trabalho suportado por esses grupos de pessoas que deverão agir cada vez mais de forma colaborativa, no desenvolvimento de habilidades interpessoais, de comunicação, de saber ouvir e atuar de forma mais consciente e criativa para solução de problemas pessoais, familiares e profissionais, favorecendo assim o desenvolvimento de um ser humano mais completo.

8 Sala Ambiente No ensino médio a escola Nobel Vita, em 2011, optou pela sala-ambiente como alternativa pedagógica para facilitar o processo ensino-aprendizagem, reunindo teoria e prática. Dessa forma o ensino muda de figura, pois os recursos didáticos e pedagógicos ficam nas salas de aula para serem utilizados regularmente, assim as matérias ganham espaços definidos. A idéia foi compartilhada com toda a equipe e familiarizada na organização do horário e do ambiente. 

9 Na sala da língua portuguesa deve ter TV,DVD, livros para pesquisa, dicionários, bane com a nova reforma ortográfica, mural, expositor, microssister, as carteiras organizadas diferente, em forma de “U”. Todos os professores da escola farão revisão de gêneros textuais para trabalhar produção de textos de todos os tipos e gêneros em todas as disciplinas, proporcionando a interdisciplinaridade de modo mais intensivo com a língua portuguesa.

10 Gêneros Textuais e as metodologias de trabalho em sala de aula,, não somente na língua portuguesa, em todas as disciplina a abordagem dos gêneros textuais como pano de fundo é sempre muito bem-vinda. Como sabemos, gêneros textuais são as funções de cada texto, podendo ser o telefonema, o , a carta, a bula de remédio, a lista de compras, a resenha, a conferência, o cardápio de restaurante, o outdoor, a propaganda, a charge, a aula virtual, as notícias... Não há comunicação que não esteja devidamente caracterizada em algum gênero e há tipos textuais que estruturam cada manifestação de gênero. Isto pode ser de fácil compreensão, pois há grandes e nítidas diferenças, por exemplo, na forma como um livro didático é estruturado e na forma como elaboramos uma receita culinária. Estes tipos textuais são, pelo menos, cinco: narração, argumentação, instrução, exposição e descrição.

11 Contudo, o que todo professor precisa considerar antes de abordar os gêneros textuais é o fato que muito mais importante do que estudar as características de cada gênero e sua estrutura, é fazer com que o aluno vivencie a prática de cada gênero textual, de acordo, principalmente, com a sua realidade e em consonância com sua disciplina. Neste ponto, é interessante o professor colocar à disposição na sala de aula o maior número possível de gêneros, pois desta forma o aluno vai perceber, na prática, qual a funcionalidade de cada um, o que certamente facilitará a construção de seu conhecimento.

12 Se nós introduzirmos em nossas aulas os gêneros textuais de maneira que eles consigam perceber a funcionalidade prática da língua, certamente nossos alunos conseguirão adquirir as competências necessárias para adequar a fala para o objetivo que desejar atingir, cumprindo, assim, seu papel como cidadão que fala e é ouvido dentro de seus pontos de vistas.

13 Resultados As mudanças e os resultados dependem da participação ativa de todos os membros da escola na realização de todos os seus projetos.


Carregar ppt "Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google