A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade como Motor do Conhecimento Visão e Práticas Revolucionárias Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade como Motor do Conhecimento Visão e Práticas Revolucionárias Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/2007"— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade como Motor do Conhecimento Visão e Práticas Revolucionárias Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/ (11) ; Secretaria de Economia e Planejamento Secretaria de Gestão Pública Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania Emplasa Fundap Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC)

2 Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/2007 Secretaria de Economia e Planejamento Secretaria de Gestão Pública Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania Emplasa Fundap Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) Criatividade como Motor do Conhecimento Operador Cognitivo de Conhecimentos (MCMI ®) Operador Cognitivo de Criatividade (i CAN ®) COMO FAZ ??? KNOW HOW...

3 em : 1.Estratégia e Gestão de Organizações e os seus 2.Estratégia e Gestão do Conhecimento e 3.Ensino & Aprendizagem e 4.Politicas Publicas e 5.Transdisciplinaridade ao vivo e 6.Estrategia e Gestão de Inovações 7.Estratégia de Governança Corporativa e Método Universal : Pensamento Arquetipico Operador Cognitivo de Criatividade ( i CAN ® ) Operador Cognitivo de Conhecimentos OU : Mapas de Conhecimentos & Mapas de Intencionalidades (MCMI ®)

4 Mapas de Conhecimentos e Intencionalidades (MCMI ®) O Prof. Dr. Chu S. Yong mostra como os : Mapas de Conhecimentos (Estratégia e Gestão do Conhecimento) e Mapas de Intencionalidades (Inteligências) podem ser incorporados ontologicamente aos pensamentos e processos de: Estratégia e Gestão de Organizações/Instituições, Desenvolvimento de Politicas Publicas, Instituições de Ensino e Aprendizagem, Instituições de Desenvolvimento Sócio-Econômico-Politico e Administrativo, com a ampliação imediata da Inteligência Humana subjacente, pessoal e coletiva das Organizações e das Instituições, alavancando melhores resultados e sustentabilidade operacional _financeiro_econômico aos negócios e Missão das Instituições e Universidades.

5 Essa solução, inovadora em âmbito Brasil e mundo, resolve definitiva e essencialmente a questão da dialética entre o Conhecimento Tácito e o Explicito, e deverá alavancar, em múltiplas ordens de grandeza: 1.Qualidade do Pensamento Estratégico e de Gestão do Ensino e Aprendizagem nas Instituições de Ensino e Aprendizagem, e de fomento e desenvolvimento organizacional / administrativo das Instituições 2.Qualidade dos Pensamentos Criativos e Inovadores 3.Visibilidade dos Pensamentos Estratégicos (Politicas Públicas) e Inovadores e a Gestão Estratégica visando e obtendo resultados tangíveis / intangíveis acadêmicos, empresariais e institucionais 4.A inteligência e competitividade individual e coletiva de todos os atores e articuladores de ensino e aprendizagem (Professores, alunos, profissionais, coordenadores, diretores, monitores, assistentes,...), e principalmente dos gestores de desenvolvimento administrativo_organizacional. 5.A competitividade da nação brasileira no cenário mundial globalizado, em médio e longo prazo

6 6. A aceleração do ensino e aprendizagem das ciências naturais e humanas em especial, em qualidade e sustentação da aprendizagem. 7. Modificação estrutural dos métodos de aprendizagem e ensino, em especial Administração de Empresas, com a operacionalização da Transdisciplinaridade nos processos pedagógicos e a Integração da abordagem Fenomenologica na Didática com Mapas de Conhecimentos 8.Possibilita e construção de uma Base Dinâmica de Conhecimentos de instituições de Ensino (Universidade) e de Desenvolvimento Organizacional, e sua disseminação diretamente às mentes e inteligências conectadas à base. (Ver arquitetura a seguir). 9. Profissionais & Professores & Alunos compartilharão da Base Dinâmica de Conhecimentos com Método e Software MCMI, iCAN da AOM, criando Bases Pessoais e Coletivas de Conhecimentos e Modelos Mentais de Ensino e Aprendizagem 9. Impacto estrutural, profundo e abrangente na Inteligência Acadêmica, Empresarial e Institucional brasileiras Serão também exibidos casos de aplicação real

7 Palestrante: Prof. Dr. Chu S. Yong ( Engenheiro de Eletrônica pelo ITA, Licenciado e Psicólogo pela UNIFMU, Doutor em Administração pela FGV EAESP). É professor da FGV EAESP (20 anos), especializado em temas e disciplinas tais como: Estratégia e Gestão de Organizações integradas ontologicamente com Estratégia e Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Inteligência Coletiva, Operadores Cognitivos, Criatividade e Inovação. É também diretor fundador da AOM, empresa especializada em Aprendizagem, Conhecimentos, Inteligências e Tecnologia em Semântica.Diretor Coordenador em Educação em Gestão do Conhecimento da SBGC

8 Projetos 1. Estratégia e Gestão de Organizações / Instituições (Projetos...) 2. Desenvolvimento de Politicas Públicas 3. Pedagogia & Didática com Mapas de Conhecimentos (EAD...) Arquitetura Objetivo de Transdisciplinaridade e Compartilhamento de Conhecimentos Base Conhecimentos Transdisciplinar Fundap e os seus... Corpo Docente / Ensino E outras categorias Corpo Discente / Aprendizagem Corpo de Profissionais & Gestores / Corpo Diretivo Administração Estratégias Projetos Politicas Publicas Inovações Ensino/aprendizagem etc...

9 Estratégia & Gestão em Organizacões / Instituições Org e os seus... Estratégias & Politicas Públicas Estratégias Intervenção Regional APLs e MPEs Gestão Projetos Sistema de Informação Geo Sistema de Gestão do Conhecimento Sistema de Articulação de Parceiros e Consultores Sistema de Informação Projetos Datawarehouse Integrado Gestão das Articulações Escolha (MM) única Vários modelos mentais (MM) Escolhas em aberto Documentos (Biblioteca) Processos Organizacionais. OET Corporativo (eventos) SAP, Oracle K K4 K2 K Conjunto de categorias de conhecimentos K1 K3 K Base K Trans disciplinaridade Sistema Integrado de Gestão MCMI® (OET®)

10 Base Conhecimentos Transdisciplinar Fundap e os seus... Valor de Mercado = valor contábil + capital Intelectual Capital Intelectual = Capital humano + capital estrutural Valor contábil = Capital monetário + Capital fisico Capital Intelectual = Capital Humano + Capital de Inovação + Capital de Processos Capital de Relacionamemto Retorno MCMI Base Inovações Transdisciplinar Fundap e os seus... (i CAN ®) (MCMI ®)

11 Capital de Relacionamento Conhecimento tácitos e inteligência organizacional Criatividade & inovação Habilidades e competencias Novos produtos e serviços Processos, tecnicas, metodos, programas,... Clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, stakeholders, comunidade, ambiente e suas relações... Capital Humano + Capital de Inovação + Capital de Processos + Capital Intelectual =

12 A BREAK PLEASE !!!

13 Cordiais saudações !!! Proposição da SBGC (AOM) para: Projetar, Capacitar e Implementar uma Divisão Completa de Gestão do Conhecimento/Inovação à Instituições Publicas : Gestão do Conhecimento Gestão de Inovações

14 Todas as aplicações estão em: Mapas de Conhecimentos & Mapas de Intencionalidades (MCMI ®) Datawarehouse KM/GC Foco em: Projeto e Administração de Base de Conhecimentos TÁCITOS E EXPLICITOS Estrategia e Gestão de Comunidades Colaborativas (Portal colaborativo) Organização que Aprende Bem & Melhor (Metodologia iCAN ®) Com aplicações ontologicas e organizacionais em : Estratégia e Gestão da Organização/Instituição e os seus Estrategia e Gestão de Inovações da Organização e Estratégia de Desenvolvimento/Governança Regional e Estrategia e Gestão do Capital Intelectual e Politicas (Públicas) e Diretrizes e Ensino & Aprendizagem e

15 Foco em: Projeto e Administração de Base de Conhecimentos INOVATIVOS Estrategia e Gestão de Comunidades Inovativas Organizações que Aprendem (Metodologia iCAN ®) Com aplicações ontologicas e organizacionais em : Estrategia e Gestão de Inovações da Organização e os seus Estrategia e Gestão do Capital Intelectual e Estrategia e Gestão de Competencias e Transdisciplinaridade ao vivo e Politicas (Publicas) e Diretrizes e Ensino & Aprendizagem e Datawarehouse KM/INOV Todas as aplicações estão em: Mapas de Conhecimentos & Mapas de Intencionalidades (MCMI ®)

16 Estratégia e Gestão de Inovação

17 A Divisão GC e INOV considerado traz na sua ontologia os seguintes elementos: Softwares: MCMI, OVNi, iCAN, iINOV Capacitação à Gestores e Consultores: 50 a combinar ; Globalizado ; Internacional Métodos e Conteúdos em MCMI ®: Mapas de Conhecimentos e Mapas de Intencionalidades Estratégias de Intervenção nas Organizações ( a combinar ) Estratégias Organizacionais (Cenários e Modelos, a escolher) Modelos de Gestão ( a escolher ) Metodo de avaliação do Capital Intelectual

18 A BREAK PLEASE !!!


Carregar ppt "Criatividade como Motor do Conhecimento Visão e Práticas Revolucionárias Prof. Dr. Chu S. Yong EAESP FGV / SBGC / AOM SPaulo 28/06/2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google