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TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

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Apresentação em tema: "TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO"— Transcrição da apresentação:

1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO
A INFORMÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA IMPLANTAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO TABELAS CNJ

2 O TRIBUNAL DE JUSTIÇA EM NÚMEROS
Processos em andamento – aproximadamente Distribuição de processos – a por dia (taxa de crescimento de 12% a 17% ao ano) Servidores funcionários 2.400 magistrados Prédios: aproximadamente 700

3 HISTÓRICO DA INFORMÁTICA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Falta de investimento e atenção à informatização Iniciativas particulares de magistrados sem coordenação DTI (Departamento Técnico de Informática) Resultados: 10 sistemas de processamento de primeiro grau 04 sistemas de processamento de segundo grau unidades sem sistema algum

4 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
- Lei de Moore (40 anos): “A quantidade de transistores e a capacidade dos processadores dobram a cada 18 meses” - Rapidez da evolução do mundo, especialmente tecnológica - Só para comparação, em 1990: - o Brasil era Tri - o computador potente era um 286 com monitor de fósforo verde - o sistema operacional era o DOS - o CD era novidade e custava aprox. 1 salário mínimo - não havia código de barras - não havia internet, nem telefone celular e telefone público usava fichas - o Tribunal só trabalhava com máquinas de escrever

5 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
- Atualmente: - o Brasil é penta - o computador potente é um Intel Duo Core (02 proc.) com LCD - o sistema operacional mais utilizado é o Windows - os celulares estão cada vez mais “inteligentes” - o Blue-Ray está chegando e decretando o fim do DVD - música digital (MP3, Ipod, etc.) - a internet é imprescindível (até para o Tribunal) - processo eletrônico (lei nº /06)

6 NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO
Risco da cautela imobilizadora: - “mudar é complicado ? Acomodar é perecer !” – Mário S. Cortella - “na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas” – Fernando Pessoa Necessidade de evoluir: - “os homens são como tapetes; às vezes precisam ser sacudidos” (provérbio árabe) - ”avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar” – E. Kant

7 NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO
Sistemas e organizações podem manter a efetividade a vida toda, desde que evoluam Busca de maior eficiência na prestação jurisdicional: Modificação da estrutura do processo (maior simplicidade – mudanças legislativas) Modernização da infra-estrutura e dos sistemas (informatização) Consciência de que a estrutura atual não é mais adequada - Evolução tecnológica é um processo custoso, pesado, complexo e ininterrupto - É preciso saber que não existe sistema “perfeito” ou solução “final”

8 ATUAL SITUAÇÃO DE T.I. NO TRIBUNAL
Criação da STI em (cerca de 230 funcionários para todo Tribunal) Enfoque de Gestão - definições administrativas do enfoque e direcionamento de TI no TJSP - terceirização do desenvolvimento de sistemas - administração de contratos e prestação de serviços dos terceiros de TI - administração do sistemas adquiridos e contratados - suporte às demais secretarias

9 RESULTADOS JÁ OBTIDOS infra-estrutura de equipamentos e de rede (220 servidores, storage de 70 Tbytes, desktops, notebooks, leitores de código de barra, pontos de rede, data center externo, certificação digital para todos os magistrados e parte dos funcionários) Implantação do Portal da Internet Implantação do Portal da Intranet Implantação de Service Desk com 3 níveis de atendimento (local, remoto e terceirizado) Sistema de Jurisprudência Implantação de Varas Eletrônicas (18 unidades com processo eletrônico, dentre elas o Foro da Freguesia do Ó) Central de mandados

10 METAS DE T.I. DO TRIBUNAL - Migração de todo o Estado de São Paulo para o novo sistema SAJPG5, com capacitação de todos os funcionários (padronização de formas de trabalho – SPI e SJ) - Migração dos sistemas de 2º grau (sessão virtual de julgamento) (adoção de sistema único integrado - primeiro e segundo grau) - Efetiva implantação do processo eletrônico em todo o Tribunal (lei nº /06) - Desenvolvimento de de NOC/AD - Convênios com terceiros (BACEN, DRF, Teles, OAB, etc.) - Ampliação, crescimento e atualização dos sistemas (estrutura e serviços de rede – 2º “site”, inclusive da parte administrativa – DIMA, DEGE, SRH, SAD, SOF)

11 METAS DE T.I. DO TRIBUNAL A importância da implantação das tabelas: Qualidade na prestação de serviços à sociedade Implantação do conceito de cadastro nacional Elaboração de estatísticas internas e externas Padronização (várias tabelas) 10 sistemas de 1º grau 4 sistemas de 2º grau

12 METAS DE T.I. DO TRIBUNAL Ações para implantação das tabelas:
Reuniões com as Secretarias envolvidas na implantação - Secretária de 1ª Instância (SPI) e Secretária de 2ª Instância (SEJ) para padronização de formas de trabalho Estudo de forma capacitação de todos os funcionários (presencial x “e-learning”) Elaboração de relacionamento entre as tabelas de classes e assuntos para facilitar a implantação e utilização das tabelas. Elaboração de migração de tabelas (De  Para) visando a adoção de sistema único integrado – (1ª e 2ª Instância) Início da implantação das tabelas (classes, assuntos e movimentações) em 2ª Instância pela área criminal Início da implantação junto às empresas fornecedoras de Sistemas de 1º grau (PRODESP e SOFTPLAN)

13 DESAFIOS DE T.I. NO TRIBUNAL
Dificuldades: - Orçamento reduzido (falta de definição quanto a valores disponíveis) - Período curto das gestões administrativas (risco de descontinuidade dos projetos) - Resistências (mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo) - Tamanho do Tribunal de Justiça (dificuldade para atualização, implementação de sistemas e capacitação de pessoal) - Necessidade de continuidade do processo evolutivo

14 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO
Obrigado. Cláudio Augusto Pedrassi Juiz Assessor da Presidência para Assuntos de Informática fone:


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