A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura familiar e dinâmica social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura familiar e dinâmica social"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura familiar e dinâmica social
Área de Integração Estrutura familiar e dinâmica social Luciana Lopes | 11ºH | Nº 19406

2 Família Familia é um conjunto de pessoas que possuem relação de parentesco e que vivem juntas constituindo-se assim o agregado familiar.

3 Relações de parentesco
São relações entre duas pessoas que são estabelecidas pela consanguinidade (é o grau de parentesco entre indivíduos com ascendência comum), pela aliança e, nalguns casos, pela adoção.

4 Formas de relação de parentesco
As relações de parentesco assentam, geralmente, em dois aspectos fundamentais:

5 Filiação (reconhecimento de laços entre pessoas descendentes umas das outras, ou seja, gerações. Existem dois tipos de filiação: unilinear e bilinear); Aliança (corresponde aos laços de parentesco resultantes de um casamento).

6 Importância das relações de parentesco
É importante na entreajuda familiar para cuidar dos mais velhos, que necessitam de mais cuidados.

7 Transformações na estrutura da família
As funções atribuídas à família, em qualquer contexto social são: Sexual; Reprodutiva; Socialização das crianças; Económica.

8 Função Reprodutiva e Sexual
Relativamente às funções sexual e reprodutiva, a família continua a protagonizar uma acção fundamental e necessária para a vida Humana, pois tem ao seu cargo a reprodução biológica.

9 Função de socialização das crianças
Relativamente à socialização das crianças os progenitores têm como objetivo a transmição de ideias, valores e os conceitos fundamentais da sociedade à criança permitindo a interiorização da cultura onde esta nasceu.

10 Por fim, relativamente à socialização económica (a que sofreu mais transformações), pode-se dizer que no séc. XIX esta identificava-se com a função de produção na medida que era no espaço doméstico, a que se desenrolava a função produtiva: agrícola ou artesanal.

11 A família na sociedade contemporânea
Na sociedade contemporânea, as instituições sofreram profundas alterações, a mulher entra em força no mercado de trabalho, os peritos disputam com a família a socialização primária das crianças.

12 Das famílias extensas e nucleares surgem as famílias:
Monoparentais (apenas um adulto reside com as crianças); Recompostas (são resultantes da constituição de laços conjugais depois do divórcio).

13 Relações intergeracionais
Temos como destaque a transição dos jovens para a vida adulta; A integração/exclusão dos idosos.

14 Os processos de entrada dos jovens na vida adulta transformaram-se constatando-se pontos de convergência entre as diferentes sociedades. É cada vez mais difícil para os jovens serem autónomos, ou seja, terem uma vida e um espaço próprio, podendo-se verificar através do número de jovens a viverem sozinhos.

15 A diminuição das taxas de fecundidade e o aumento da esperança média de vida, associada à descida da mortalidade, estão a provocar um envelhecimento demográfico generalizável ao planeta.

16 Transiçao dos jovens para a vida adulta
Os processos de entrada dos jovens na vida adulta transformara-se, sendo agor u ponto de conrgênci a entre as diferente sociedades. É dificil para os jovens autonomizarem-se (terem uma vida e um espaço para si prórpios) pois estão demasiado ligados aos progenitores. Pode-se verificar no numero de jovens a viverem sozinhas e o número de jovens a viverem com os pais.


Carregar ppt "Estrutura familiar e dinâmica social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google