A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante. Uma aproximação possível Prof. Antonio Bahia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante. Uma aproximação possível Prof. Antonio Bahia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante. Uma aproximação possível Prof. Antonio Bahia

3

4 Quando eu começo conceituando, eu fecho a questão, declarando o que é. Por que conceituar não é dizer o que é o objeto do conceito? Ora, se eu afirmo de saída, que alguma coisa é tal coisa, eu fecho todo o horizonte de poder não ser tal coisa, ou poder ser alguma coisa mais do que o contido no conceito Pey,Maria Oly 2006

5 Eis a questão A gente corre, pula, joga e sua, mas não entende qual é a sua. A gente joga e sua. E a sua é entrar ou não no jogo? E qual é a nossa? É corre e suar? Que bolo é esse que me faz pensar? Se a gente não suar como é que vai jogar? E se a sua não é correr o que é que eu vou fazer? E se a minha for suar onde é que eu vou parar? Oh, Educação Física! Se você não corre e não sua, afinal qual é a sua? Afinal o que fazer se eu não sei quem é você? Antonio Bahia

6 Século XVIII. Os jesuítas editam um tratado em latim um tratado de ginástica que estabelece as regras dos jogos recomendados. Os médicos baseados nos antigos jogos de exercício e na ginástica dos jesuítas, estabelecem uma nova técnica de higiene corporal: a cultura física Jogos educativos dos Jesuítas +Ginástica dos Médicos+Treinamento de Soldados. Historia Social da Infância e da Família Aries,Philippe. Ed. Guanabara

7 Ora, se se considerar o corpo humano apenas na sua dimensão biofísica,não há necessidade de diferencia-lo por meio de seu uso especifico e regional,pois afinal de contas,o corpo biológico de todos os membros da espécie humana é muito semelhante. (Daolio, 2004)

8 O que nos distingue dos outros animais não é a capacidade de aprender e sim de ensinar. Coll

9 Devemos ver o corpo humano inserido em um contexto de ações construídas de maneira processual que dão sentido e significado as nossas vidas e vão mais além que contrações musculares. ( Bahia 2007)

10

11 Corpo Espaço Tempo Objeto Movimento Antonio Bahia

12 Freio inibitório Ritmo (Organização interna do tempo) Antecipação Perceptual Antonio Bahia

13 Conceito espontâneo conceito cientifico Do movimento ao gesto Antonio Bahia

14 Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Jogo Coletivo Ritual de passagem - Da Heteronomia à Autonomia Ascendente Descendente JOGOJOGO Séries Iniciais

15 Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Explorar e Combinar o movimento com objetos no tempo e no espaço Organização no tempo e no espaço JOGOJOGO Séries Iniciais

16 Ginástica Qualidades físicas Avaliação física Princípios do treinamento Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série

17 Jogando para aprender. O jogo como coadjuvante do processo ensino e aprendizagem Antonio Bahia

18 Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Iniciação Esportiva ESPORTEESPORTE Futebol Vôlei Handebol Atletismo Artes Marciais Capoeira Skate Tênis Natação...

19 Fundamentos Técnica Tática Aspectos morais História ESPORTEESPORTE Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série

20 Sentir perceber analisar decidir Todos tem saúde? O que é ter saúde? Quem tem mais dinheiro pode ter mais saúde? Esporte é saúde? Existe diferença entre as pessoas que praticam os diferentes esportes?

21

22 Todos podem chegar a seleção? Que esporte você gostaria de praticar e acha que não pode? Porque? As regras do esporte dificultam a sua pratica? Existe esporte de rico e esporte de pobre? Sentir perceber analisar decidir

23

24 É preciso saúde para fazer ginástica ou fazendo ginástica que se adquire saúde? Para fazer ginástica precisamos freqüentar uma academia? Bloqueio só existe no vôlei? Sentir perceber analisar e decidir

25

26 Os trabalhadores do serviço braçal precisam fazer musculação? Porque os espaços para a pratica esportiva não são iguais em todas as escolas? Homens e mulheres podem praticar os mesmos esportes? Sentir perceber analisar decidir

27

28 Todos podem freqüentar as academias? O que é equilíbrio? Como podemos nos equilibrar? Em que atividades precisamos fazer força? Sentir perceber analisar decidir

29

30 Qual a diferença dos brinquedos que fazemos para os comprados na loja? Podemos fazer as regras dos jogos e esportes que praticamos? Será que os esportes de hoje já foram jogos algum dia?

31 É preciso saúde para fazer ginástica ou fazendo ginástica que se adquire saúde? Para fazer ginástica precisamos freqüentar uma academia? Bloqueio só existe no vôlei?

32 Todos podem chegar a seleção? Que esporte você gostaria de praticar e acha que não pode? Porque? As regras do esporte dificultam a sua pratica? Existe esporte de rico e esporte de pobre?

33 Porque os espaços para a pratica esportiva não são iguais em todas as escolas? Homens e mulheres podem praticar os mesmos esportes? Só podemos fazer musculação se tivermos aparelhos?

34 O que podemos fazer em 10 segundos? Como utilizamos o nosso tempo? Utiliza melhor o tempo quem tem mais tempo? Algumas pessoas tem mais tempo que as outras? Tempo custa dinheiro?

35

36 É hipocrisia dizer que entramos numa academia de ginástica, porque estamos preocupados com a saúde. Se fosse assim, já teríamos arrumado uma solução para questões mais graves, como a poluição que arrebenta os pulmões, o barulho das grandes cidades, a falta de saneamento. LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Revista Veja, ano 28, nº 34, p. 78 – 23 ago Sentir perceber analisar decidir

37

38 A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE DESPRENDER-SE DO MOVIMENTO,PARA CENTRAR SUA ATENÇÃO NO SER QUE SE MOVE. (Pierre Parlebas)

39

40 Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? O que eu vejo é o beco. Manuel Bandeira Poema do Beco

41

42 Antonio Luiz Ferreira Bahia (71)


Carregar ppt "Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante. Uma aproximação possível Prof. Antonio Bahia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google