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O que Marca a sua Marca? Como as redes sociais afetam na construção da marca.

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Apresentação em tema: "O que Marca a sua Marca? Como as redes sociais afetam na construção da marca."— Transcrição da apresentação:

1 O que Marca a sua Marca? Como as redes sociais afetam na construção da marca.

2 O que marca a marca nos dias de hoje? Marketing nas redes sociais on-line: estratégia ou tiro pela culatra? Marketing nas redes sociais on-line: estratégia ou tiro pela culatra? A apresentação visa entender se a mídia social aceita ou não e como a veiculação de conteúdo mercadológico. A apresentação visa entender se a mídia social aceita ou não e como a veiculação de conteúdo mercadológico. Para suportar as hipóteses levantadas, fizemos um inquérito com produtores de conteúdo para avaliarmos o seu comportamento diante do cenário. Para suportar as hipóteses levantadas, fizemos um inquérito com produtores de conteúdo para avaliarmos o seu comportamento diante do cenário.

3 O que são redes sociais? Social Network: Tem como ponto-chave a comunicação O homem estabelece a oratória e depois a escrita, preceitos fundamentais para convenção de signos e relações sociais com os demais membros do grupo. Conceito de rede deriva das redes sociais, os laços que as pessoas estabelecem entre si, buscando apoio, referências, informações e a sensação de pertencimento.

4 O que são redes sociais após Web 2.0? O conceito de rede social passou a ser largamente associado à comunicação no ciberespaço. As redes sociais on-line trazem uma maior liberdade em relação às barreiras geográficas e econômicas, facilitando a escala e velocidade da sua disseminação, múltiplas possibilidades de interação, seu uso comercial e uma maior dificuldade de controle por parte dos antigos produtores de conteúdo.

5 Categorizando a Mídia Social Blogs Podcasts Fóruns Lista de Discussão: De e de Distribuição Comunidades On-line nos mais diversos sites. Perfis em Sites de relacionamentos compartilhamento de música, filmes, dados (incluindo-se também os wikis)

6 As mídias geradas pelo usuário vêm formando e influenciando outros internautas, papel que antes era preponderantemente das corporações e da mídia; O profissional de comunicação passa a contemplar a mídia gerada pelo consumidor como um público a mais a ser incluído no rol de relacionamentos corporativos. As métricas de análise de desempenho para uma campanha dentro das redes sociais vão além do volume de visitas recebidas numa página. Hipóteses

7 Redes Sociais mais difundidas no Brasil

8 Alcance das comunidades online sobre o total de internautas domiciliares Ibope/NetRatings – janeiro de 2008.

9 Para influenciar internautas (modelo de usuário para usuário, muitos para muitos, um para muitos) Para reduzir custos de atendimento ao usuário estimulando contribuições por meio de fóruns on-line Construção da marca e da reputação corporativa Participação nas conversações on-line Referência no setor Ranqueamento nos resultados das buscas on-line Usos

10 Usos Geração de tráfego para o website Fonte de idéias e inovações para os produtos e serviços da organização Fonte de pesquisa Pode evitar crises proeminentes, nos permite antecipar ações para minimizar desgastes

11 Posição de vanguarda para a companhia que adota a estratégia de inclusão das mídias sociais em seus planejamentos Aproximação com as audiências por meio da rede Formação de novos públicos para a organização Termômetro gratuito sobre a imagem da empresa Vantagens

12 Exposição das estratégias de comunicação na rede Vulnerabilidade Mensuração complexa Desvantagens

13 Natureza de um para umUm para muitos – ações virais Banner Paisagem Banner com som permite upload de recursos,interatividade

14 Identificar os mais influentes blogueiros e proprietários de iniciativas ligadas à mídia social Identificar os pontos nodais da rede: exposição e manifestações positivas para o site da empresa Estar bem posicionado nos resultados dos mecanismos de busca Incluir as mídias sociais no planejamento de comunicação Não fazer uso de estratégias consideradas arriscadas ou antiéticas como compra de posts ou tentativa de compra (como uma espécie de jabá) de pessoas influentes Torna-se fonte de referência no assunto que tratar. Como atingir a audiência sem ser invasivo

15 Você é: ( ) Blogueiro ( ) Moderador de uma comunidade em rede de relacionamento ( ) Moderador de uma lista de discussão/distribuição ( ) Moderador de fórum ( ) Outro. O quê? 1) Você aceitaria ganhar dinheiro/patrocínio ou outra forma de subsídio para veicular um anúncio em sua comunidade, lista de discussão, fórum ou blog? Só responda caso tenha marcado SIM na questão 1. 2) Caso tenha respondido SIM, que razões permitiriam que veiculasse tal tipo de publicidade? 3) Identificaria que se trata de uma publicidade ao veicular? 4) Que tipo de anúncio (formato de publicidade), toparia veicular em sua comunidade/lista de distribuição/lista de contatos? 5) Venderia sua comunidade para uma marca? Só responda caso tenha marcado NÃO na questão 5. 6) Caso tenha respondido NÃO, que razões teria? 7) Usa algum programa de afiliados (MercadoSócios, AdSense, etc)? 8) Usaria caso trouxesse ganhos (receita, benefícios)? 9) Você se considera familiarizado com as métricas de performance praticadas no mercado de mídia on-line? A pesquisa de campo

16 96% responderam que aceitariam serem remunerador por veicularem anúncios contra apenas 4% que não aceitariam. De 03 a 20 de abril de 2008 Sondagem com Heavy user de redes sociais. 103 questionários: 55% blog 17% moderadores de comunidade 14% moderadores de lista de discussão 9% gestores de fórum 5% outros

17 A pesquisa de campo Dos 96% que topariam ganhar dinheiro: 34% o fariam por simpatia com a marca/produto/serviço; 32% pelo interesse da audiência/participantes pelo anunciante; 31% pelo dinheiro que ganhariam. Portanto, a regra para anunciantes e agências é: o conteúdo publicitário deve ter total relação com a temática da página web e também com a audiência-alvo. E é claro, deve recompensar financeiramente quem topa fazê-lo. 92% afirmaram que identificariam que se trata de conteúdo pago 8% prefeririam não identificá-lo como tal. O grande erro das agências é querer que o blogueiro não sinalize que se trata de conteúdo pago. No caso, é o equivalente ao jabá no mundo jornalístico, o que é extremamente mal-visto tanto no meio editorial quanto na blogosfera.

18 A pesquisa de campo 73% afirmaram categoricamente que NÃO comercializariam sua comunidade ou blog 27% disseram que as negociariam. Estes resultados evidenciam o comprometimento do usuário com a sua mídia e a importância que dão a ela. Portanto, o caminho não é a compra nem da iniciativa web, nem do dono, mas, sim uma parceria, um patrocínio, um apoio.

19 A pesquisa de campo 58% afirmaram usar utilizavam programas de monetização em seus blogs, sites, etc. 42% não fazem uso. Aqui também se percebe enorme potencial a ser explorado. 88% responderam que adotariam programas de afiliados caso conhecessem os benefícios do programa. 12% não fariam uso dos programas disponíveis.

20 Considerações Finais

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