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PROJETO FINAL MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO ALUNO: ALFEU JOSÉ FELDMANN.

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1 PROJETO FINAL MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO ALUNO: ALFEU JOSÉ FELDMANN

2 A Qualidade e agradabilidade do uso das TIC em sala de aula.

3 RESUMO Ao longo da história da educação em instituição formal de ensino, muito já se discutiu sobre métodos e técnicas de aprendizagem. Os métodos educativos sempre buscaram estar integrados com o desenvolvimento tecnológico social. A partir do momento em que os recursos tecnológicos eclodem de modo desordenado e de difícil domínio*[1], os professores se vêem com dificuldades de inserir estas tecnologias na abordagem dos conteúdos propostos para sua cadeira. [1] * A velocidade que a tecnologia avança faz com que se torne difícil de acompanhar este desenvolvimento. Isso se deve ao fato desta não se desenvolver de modo isolado[1]

4 Os agravantes para isso são os mais diversos, dentre outros se destaca: Falta de estrutura institucional para dar suporte a esse desenvolvimento, velocidade com que a tecnologia evolui, número elevado de alunos por turma em que o professor pretende utilizar recursos que mereçam atenção o mais individualizada possível.

5 Frente a isso surge o desafio do professor em elaborar um programa agradável para exploração de seus conteúdos bem como da administração destas instituições de ensino em dispor e manter estes recursos atualizados e em funcionamento. A agradabilidade no estudo de determinado tema pode ser fruto de uma abordagem através de recursos tecnológicos (DVD, Multimídia, Laboratório de Informática...). Nesse sentido, o envolvimento do aluno na atividade é mais cobiçado. Possivelmente como conseqüência dessas dinâmicas com diversos recursos tecnológicos obtém-se melhores resultados educacionais.

6 Este projeto vem a ser uma análise sobre o uso de diversos recursos tecnológicos na exploração de um tema. A aplicação deste se dá através da abordagem de um tema específico*[1] ( ALEGORIA DA CAVERNA de Platão) em sala de aula onde que sua abordagem será incrementada dos seguintes recursos tecnológicos: Laboratório de Informática, DVD, Multimídia, Enciclopédias e História em quadrinhos.[1] Durante a abordagem do filósofo Platão, aborda-se a alegoria descrita por ele com fins de melhor compreensão de sua filosofia. [1][1] * O tema abordado no projeto faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Filosofia.

7 Os resultados desta abordagem utilizando diversos recursos tecnológicos foram positivos, notou-se um maior interesse dos alunos em relação ao tema apresentado, uma vez que o envolvimento dos alunos foi maior e o nível de compreensão apresentou-se mais satisfatório frente a abordagem deste assunto de outros modos*[1].[1] O aumento da exploração destes recursos demonstra-se cada vez mais evidente nas escolas justamente pelo fato destas proporcionarem maior agradabilidade na execução das atividades bem como no melhoramento da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. [1][1] * Faz-se referência a outras vezes que se abordou este tema de modo diferente.

8 MÍDIAS UTILIZADAS Este projeto objetivou justamente a utilização do maior número possível de mídias na abordagem de um determinado tema em sala de aula. Das utilizadas, aqui serão destacadas três: História em quadrinhos, Laboratório de Informática e Multimídia.

9 A apresentação do tema iniciou com uma pequena abordagem sobre o autor em sala de aula feita pelo professor. Nesta abordagem foi utilizado a mídia DVD para assistir a um documentário a respeito de

10 A partir daí os alunos foram encaminhados para a biblioteca afim de efetuarem uma pesquisa a respeito deste nas enciclopédias.

11 Da mesma forma, a pesquisa continuou no Laboratório de Informática através da utilização da Internet

12 Foi efetuada a socialização das pesquisas em sala de aula e os devidos complementos do professor a respeito deste autor. Para melhor exemplificar a filosofia de Platão, enfocou-se a alegoria da Caverna. Para isso foi utilizado uma história em quadrinhos, através da qual foi proposto que os alunos também elaborassem uma transpondo aquela de Platão para o contexto atual. (Segue a História em quadrinhos utilizada em aula)

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18 Segue a descrição detalhada do uso de três recursos tecnológicos Laboratório de Informática Os alunos envolvidos na aplicação do projeto encontram- se em diferentes níveis de conhecimento em relação ao computador bem como no acesso da internet em casa. Nesse sentido durante a pesquisa do assunto proposto, notou-se que os alunos que possuíam maior conhecimento frente ao equipamento tomavam a frente para executar a tarefa. Foi solicitado a estes um revezamento e mútua ajuda para desempenhar a atividade sendo que a resposta frente a solicitação foi positiva.

19 O uso do Laboratório de informática foi muito positivo por diversos aspectos: - Grande disponibilidade e diversidade de conteúdo frente ao tema estudado; - Oportunidade de manuseio desta ferramenta por parte dos alunos; - Praticidade na organização de Slides para apresentação das pesquisas; - Dinâmica e ilustração nas páginas pesquisadas, favorecendo a atratividade.

20 O uso desta mídia foi excelente no desenvolvimento das atividades propostas, superando os resultados esperados. Notou-se grande interesse por parte dos alunos frente a pesquisa e boa dedicação quando da elaboração de slides para socializar a pesquisa. Esta mídia favoreceu a qualidade do trabalho bem como a forma de seu uso foi de modo atraente e agradável.

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22 Segue um dos trabalhos elaborados no Laboratório de Informática pelos alunos. OBS: Os trabalhos foram socializados utilizando a mídia multimídia

23 MITO DA CAVERNA!!

24 Numa caverna tinha pessoas aprisionadas, onde eles ficavam sentados de costas para a luz e de frente para o fundo da caverna. Eles acreditavam que a sombra que se criava na sua frente era a única verdade, só que um dos prisioneiros conseguiu fugir.

25 Ele fugiu viu a luz, e depois de dar uma voltas por lá, ele voltou para contar para os outros prisioneiros do que havia visto fora da caverna e os outros não acreditavam.

26 Pois para eles a única verdade era aquilo que eles enxergavam na parede da caverna, o que fugiu só não apanhou pois eles estavam aprisionados. Então o que fugiu descobriu que aquilo que via por anos era apenas copias.

27 E que a realidade é o mundo das idéias. Pois nem tudo que os nossos sentidos vêem não deve ser verdadeiros, pois devemos acreditar só no mundo das idéias.

28 Tudo que a gente vê, são apenas copias mal feitas da verdadeira. Que nossa vida para Platão é como o mito da caverna.

29 Será que viver nas sombras é pior que na luz, como Platão imaginava. A realidade não esta no que podemos ver, sentir e tocar mas sim no que é permanente e não se modifica.

30 Escola de Educação Básica Rudolfo Luzina Alunas: Aline, Analice, Daniela e Jéssica. Professor: Alfeu Feldmann Matéria:Filosofia Série: 2ª Técnico Moveleiro

31 Multimídia Este recurso foi utilizado principalmente para assistir documentário referente ao estudado, bem como para a socialização das pesquisas feitas pelos alunos.

32 Sendo um recurso relativamente novo na escola, o multimídia ainda está em fase de muita atratividade. O recurso visual que este recurso apresenta fez com que a própria montagem dos slides fosse de maior qualidade afim de apresentar uma coisa bonita para os demais colegas.

33 A atenção dos ouvintes foi muito mais cativada do que as formas tradicionais de apresentações de trabalho (cartazes ou oralmente em sala de aula).

34 Com relação a este recurso no que tange os aspectos enfatizados neste projeto (agradabilidade e qualidade), dispensa-se muitos comentários, os resultados são visíveis na medida da televisão de 20 para a tela do multimídia.*[1][1] [1] * Faz-se uma comparação entre as formas tradicionais de exposição de trabalhos frente ao multimídia, onde que a qualidade e agradabilidade são superiores àquelas assim como a tela do multimídia em relação a tela de 20.

35 História em Quadrinhos Muito oportuno e surpreendente este recurso! Embora as turmas em que o projeto foi desenvolvido fossem do segundo ano do Ensino Médio, o recurso se apresentou muito cativante, simples na abordagem, porém profundo na exemplificação do tema estudado.

36 A história em quadrinhos utilizada faz referência à alegoria da caverna, ilustrando cena por cena daquela descrita por Platão e, vai um passo além, faz uma transposição desta alegoria para o contexto atual. Com base nisso, os alunos também elaboraram sua própria história em quadrinhos a respeito do assunto e tentaram fazer uma transposição para algum fato atual

37 Os resultados do uso desta mídia impressa foram reveladores, uma vez que quebraram o tabu que essa ferramenta é destinada apenas para as séries iniciais. Constatou-se que podemos obter excelentes resultados a partir destas, isso tudo atendendo o objetivo do projeto. Segue um trabalho produzido por alunos do segundo ano do Ensino Médio através do recurso história em quadrinhos OBS: O trabalho consistia em fazer uma transposição da alegoria da Caverna de Platão para a atualidade.

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41 CONCLUSÃO O resultado deste projeto é positivo, atribuo essa positividade principalmente em nível pessoal no fato que atuo em sala de aula e, percebi que é uma prática construtiva o uso dos mais variados recursos tecnológicos na abordagem dos temas programados em aula. Acredito que não seria demasiadamente forte afirmar que precisamos usar menos o gogó em aula e utilizar mais as tecnologias disponíveis na escola.

42 ESTUDOS FUTUROS Embora seja uma prática em construção o uso das TIC na sala de aula, percebe-se que este projeto de envolvimento de diversos recursos para abordar um tema é muito válido. Então, parece ser viável que invitamos nesta área.


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