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PublicouKevin Farias Alterado mais de 10 anos atrás
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PROJETO FINAL MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO ALUNO: ALFEU JOSÉ FELDMANN
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A Qualidade e agradabilidade do uso das TIC em sala de aula.
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RESUMO Ao longo da história da educação em instituição formal de ensino, muito já se discutiu sobre métodos e técnicas de aprendizagem. Os métodos educativos sempre buscaram estar integrados com o desenvolvimento tecnológico social. A partir do momento em que os recursos tecnológicos eclodem de modo desordenado e de “difícil domínio”*[1], os professores se vêem com dificuldades de inserir estas tecnologias na abordagem dos conteúdos propostos para sua cadeira. [1] *A velocidade que a tecnologia avança faz com que se torne difícil de acompanhar este desenvolvimento. Isso se deve ao fato desta não se desenvolver de modo isolado
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Os agravantes para isso são os mais diversos, dentre outros se destaca: Falta de estrutura institucional para dar suporte a esse desenvolvimento, velocidade com que a tecnologia evolui, número elevado de alunos por turma em que o professor pretende utilizar recursos que mereçam atenção o mais individualizada possível.
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Frente a isso surge o desafio do professor em elaborar um programa agradável para exploração de seus conteúdos bem como da administração destas instituições de ensino em dispor e manter estes recursos atualizados e em funcionamento. A agradabilidade no estudo de determinado tema pode ser fruto de uma abordagem através de recursos tecnológicos (DVD, Multimídia, Laboratório de Informática...). Nesse sentido, o envolvimento do aluno na atividade é mais cobiçado. Possivelmente como conseqüência dessas dinâmicas com diversos recursos tecnológicos obtém-se melhores resultados educacionais.
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Este projeto vem a ser uma análise sobre o uso de diversos recursos tecnológicos na exploração de um tema. A aplicação deste se dá através da abordagem de um “tema específico”*[1] ( ALEGORIA DA CAVERNA de Platão) em sala de aula onde que sua abordagem será incrementada dos seguintes recursos tecnológicos: Laboratório de Informática, DVD, Multimídia, Enciclopédias e História em quadrinhos. Durante a abordagem do filósofo Platão, aborda-se a alegoria descrita por ele com fins de melhor compreensão de sua filosofia. [1] *O tema abordado no projeto faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Filosofia.
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Os resultados desta abordagem utilizando diversos recursos tecnológicos foram positivos, notou-se um maior interesse dos alunos em relação ao tema apresentado, uma vez que o envolvimento dos alunos foi maior e o nível de compreensão apresentou-se mais satisfatório frente a abordagem deste assunto de “outros modos”*[1]. O aumento da exploração destes recursos demonstra-se cada vez mais evidente nas escolas justamente pelo fato destas proporcionarem maior agradabilidade na execução das atividades bem como no melhoramento da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. [1] *Faz-se referência a outras vezes que se abordou este tema de modo diferente.
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MÍDIAS UTILIZADAS Este projeto objetivou justamente a utilização do maior número possível de mídias na abordagem de um determinado tema em sala de aula. Das utilizadas, aqui serão destacadas três: História em quadrinhos, Laboratório de Informática e Multimídia.
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A apresentação do tema iniciou com uma pequena abordagem sobre o autor em sala de aula feita pelo professor. Nesta abordagem foi utilizado a mídia DVD para assistir a um documentário a respeito de
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A partir daí os alunos foram encaminhados para a biblioteca afim de efetuarem uma pesquisa a respeito deste nas enciclopédias.
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Da mesma forma, a pesquisa continuou no Laboratório de Informática através da utilização da Internet
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Foi efetuada a socialização das pesquisas em sala de aula e os devidos complementos do professor a respeito deste autor. Para melhor exemplificar a filosofia de Platão, enfocou-se a alegoria da Caverna. Para isso foi utilizado uma história em quadrinhos, através da qual foi proposto que os alunos também elaborassem uma transpondo aquela de Platão para o contexto atual. (Segue a História em quadrinhos utilizada em aula)
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Laboratório de Informática
Segue a descrição detalhada do uso de três recursos tecnológicos Laboratório de Informática Os alunos envolvidos na aplicação do projeto encontram-se em diferentes níveis de conhecimento em relação ao computador bem como no acesso da internet em casa. Nesse sentido durante a pesquisa do assunto proposto, notou-se que os alunos que possuíam maior conhecimento frente ao equipamento tomavam a frente para executar a tarefa. Foi solicitado a estes um revezamento e mútua ajuda para desempenhar a atividade sendo que a resposta frente a solicitação foi positiva.
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O uso do Laboratório de informática foi muito positivo por diversos aspectos:
- Grande disponibilidade e diversidade de conteúdo frente ao tema estudado; - Oportunidade de manuseio desta ferramenta por parte dos alunos; - Praticidade na organização de Slides para apresentação das pesquisas; - Dinâmica e ilustração nas páginas pesquisadas, favorecendo a atratividade.
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O uso desta mídia foi excelente no desenvolvimento das atividades propostas, superando os resultados esperados. Notou-se grande interesse por parte dos alunos frente a pesquisa e boa dedicação quando da elaboração de slides para socializar a pesquisa. Esta mídia favoreceu a qualidade do trabalho bem como a forma de seu uso foi de modo atraente e agradável.
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Segue um dos trabalhos elaborados no Laboratório de Informática pelos alunos.
OBS: Os trabalhos foram socializados utilizando a mídia multimídia
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MITO DA CAVERNA!!
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Numa caverna tinha pessoas aprisionadas, onde eles ficavam sentados de costas para a luz e de frente para o fundo da caverna. Eles acreditavam que a sombra que se criava na sua frente era a única verdade, só que um dos prisioneiros conseguiu fugir.
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Ele fugiu viu a luz, e depois de dar uma voltas por lá, ele voltou para contar para os outros prisioneiros do que havia visto fora da caverna e os outros não acreditavam.
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Pois para eles a única verdade era aquilo que eles enxergavam na parede da caverna, o que fugiu só não apanhou pois eles estavam aprisionados. Então o que fugiu descobriu que aquilo que via por anos era apenas copias.
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E que a realidade é o mundo das idéias
E que a realidade é o mundo das idéias. Pois nem tudo que os nossos sentidos vêem não deve ser verdadeiros, pois devemos acreditar só no mundo das idéias.
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Tudo que a gente vê, são apenas copias mal feitas da verdadeira
Tudo que a gente vê, são apenas copias mal feitas da verdadeira. Que nossa vida para Platão é como o mito da caverna.
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Será que viver nas sombras é pior que na luz, como Platão imaginava.
A realidade não esta no que podemos ver, sentir e tocar mas sim no que é permanente e não se modifica.
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Escola de Educação Básica Rudolfo Luzina
Alunas: Aline, Analice, Daniela e Jéssica. Professor: Alfeu Feldmann Matéria:Filosofia Série: 2ª Técnico Moveleiro
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Multimídia Este recurso foi utilizado principalmente para assistir documentário referente ao estudado, bem como para a socialização das pesquisas feitas pelos alunos.
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Sendo um recurso relativamente novo na escola, o multimídia ainda está em fase de muita atratividade. O recurso visual que este recurso apresenta fez com que a própria montagem dos slides fosse de maior qualidade afim de apresentar uma coisa bonita para os demais colegas.
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A atenção dos ouvintes foi muito mais cativada do que as formas tradicionais de apresentações de trabalho (cartazes ou oralmente em sala de aula).
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Com relação a este recurso no que tange os aspectos enfatizados neste projeto (agradabilidade e qualidade), dispensa-se muitos comentários, os resultados são visíveis na medida da “televisão de 20” para a tela do multimídia”.*[1] [1] *Faz-se uma comparação entre as formas tradicionais de exposição de trabalhos frente ao multimídia, onde que a qualidade e agradabilidade são superiores àquelas assim como a tela do multimídia em relação a tela de 20”.
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História em Quadrinhos
Muito oportuno e surpreendente este recurso! Embora as turmas em que o projeto foi desenvolvido fossem do segundo ano do Ensino Médio, o recurso se apresentou muito cativante, simples na abordagem, porém profundo na exemplificação do tema estudado.
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A história em quadrinhos utilizada faz referência à alegoria da caverna, ilustrando cena por cena daquela descrita por Platão e, vai um passo além, faz uma transposição desta alegoria para o contexto atual. Com base nisso, os alunos também elaboraram sua própria história em quadrinhos a respeito do assunto e tentaram fazer uma transposição para algum fato atual
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Os resultados do uso desta mídia impressa foram reveladores, uma vez que quebraram o tabu que essa ferramenta é destinada apenas para as séries iniciais. Constatou-se que podemos obter excelentes resultados a partir destas, isso tudo atendendo o objetivo do projeto. Segue um trabalho produzido por alunos do segundo ano do Ensino Médio através do recurso história em quadrinhos OBS: O trabalho consistia em fazer uma transposição da alegoria da Caverna de Platão para a atualidade.
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CONCLUSÃO O resultado deste projeto é positivo, atribuo essa positividade principalmente em nível pessoal no fato que atuo em sala de aula e, percebi que é uma prática construtiva o uso dos mais variados recursos tecnológicos na abordagem dos temas programados em aula. Acredito que não seria demasiadamente forte afirmar que precisamos usar menos o gogó em aula e utilizar mais as tecnologias disponíveis na escola.
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ESTUDOS FUTUROS Embora seja uma prática em construção o uso das TIC na sala de aula, percebe-se que este projeto de envolvimento de diversos recursos para abordar um tema é muito válido. Então, parece ser viável que invitamos nesta área.
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