A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco

2 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas alcançadas no triênio que termina e Perspectivas

3 Caracterização O Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE tem como objetivo geral desenvolver uma formação em pós-graduação comprometida com a transformação social, a produção de conhecimento e a formação acadêmica. Nosso programa visa proporcionar uma reflexão crítica sobre o saber científico em Psicologia, considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas, com enfoque especial sobre diferentes níveis de análise de investigação do fenômeno psicológico: intraindividual, interpessoal e societal.

4 Caracterização Perfil: Pretende-se que o egresso do Mestrado em Psicologia tenha incorporado ao conjunto de seus valores, durante o seu período de formação, habilidades, conhecimentos e um acervo de experiências significativas de crescimento intelectual decorrentes de sua trajetória de pesquisa e discussões com os docentes, demais mestrandos e outros participantes do curso.

5 Caracterização Pretende-se também que o mestrando deva ser capaz de desenvolver e pesquisar temas em consonância com as questões emergentes no âmbito regional, nacional e internacional para produzir conhecimentos em Psicologia nas três linhas de pesquisa existentes, pondo em perspectiva o debate que explicita níveis de investigação e, ao mesmo tempo, busque uma integração dos diversos fenômenos psicológicos.

6 Caracterização Créditos Mínimo 24 Disciplinas Disciplinas obrigatórias (08 créditos).: Epistemologia do Conhecimento Científico e Metodologia em Psicologia.: Teorias e História em Psicologia Disciplinas eletivas (16 créditos).: Seminários de Dissertação

7 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas

8 Linhas de pesquisa Processos Básicos em Psicologia e Neurociências: investiga processos ao nível de funcionamento do organismo, desvendando mecanismos psicofisiológicos relevantes para o perfeito desempenho do indivíduo no ambiente. Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano: investiga processos ontogenéticos numa perspectiva sociointeracionista, em articulação com contextos histórico-culturais de desenvolvimento. Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas: investiga processos psicossociais com ênfase na análise das configurações de poder, em diferentes práticas e contextos sociais.

9 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas 9.Dificuldades

10 Docentes 05 bolsista PQ CNPq 1. Aécio Matos 2. Benedito MedradoX 3. Jaileila Menezes-Santos 4. Karla Galvão Adrião 5. Luís Felipe Rios 6. Maria de Fátima SantosX 7. Maria Isabel PedrosaX 8. Maria Lúcia SimasX 9. Natanael dos Santos (Colaborador)X 10. Rosineide Cordeiro (Colaboradora) 11. Fátima Maria Leite Cruz 12. Pedro Oliveira Filho 13. Raimundo de Gouveia - Bolsista DCR Corpo docente

11 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas 9.Dificuldades

12 Demanda Candidatos SelecionadosPercentual Seleção ,7% Seleção ,3% Seleção % Seleção % Seleção ,9%

13 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadoes 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas 9.Dificuldades

14 Fluxo de mestrandos IngressosDefenderamDesligadosDesistência Turma Turma Turma Turma turma 3: 3 alunas turma 4: 20 alunos turma 5: 27 alunos Temos, atualmente, 50 mestrandos em curso

15 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas 9.Dificuldades

16 Discentes / Orientadores NDiscentesOrientadores 1Alessandra Patricia de Araújo Dantas Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro 2Carina Pessoa SantosRaimundo Cândido de Gouveia 3Creuza Frinéia Rolim de Crasto Maria Isabel Pedrosa 4 Érika Christina Feitosa Cabral Maria Isabel Pedrosa 5Fernanda Santos Fragoso Modesto Natanael Antonio dos Santos 6 Fernando Antônio da Silva Fátima Maria Leite Cruz

17 Discentes / Orientadores NDISCENTESORIENTADORES 7Flavio Romero Pedrosa de Almeida Junior Maria de Fátima de Souza Santos 8 Halline Iale Barros HenriquesPedro de Oliveira Filho 9 Igor Lins Lemos Raimundo Cândido de Gouveia 10 Isabela Amblard Fátima Maria Leite Cruz 11 Jana Gabriela Barros da Silva Maria de Fátima de Souza Santos 12Janine de Fátima Souza Coutinho Maria Lucia de Bustamante Simas 13 Joyce de Melo Beltrão Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro

18 Discentes / Orientadores NDISCENTESORIENTADORES 14Júlia Santos SilvaPedro de Oliveira Filho 15 Karine de Andrade Torres Karla Galvão Adrião 16Michele Morgana da Silva SouzaJaileila de Araújo Menezes 17Paloma Pereira de AlmeidaKarla Galvão Adrião 18Patrícia Danielly Sousa CarvalhoLuís Felipe Rios do Nascimento 19Patrícia Monteiro RibeiroFátima Maria Leite Cruz 20Paulo Gilberto de Oliveira FilhoPedro de Oliveira Filho

19 Discentes / Orientadores NDISCENTESORIENTADORES 21Pedro Paulo Bezerra de LiraMaria Isabel Pedrosa 22Rhute Filgueiras de Menezes Karla Galvão Adrião 23Selma Maria Gomes de Miranda Soares Jaileila de Araújo Santos 24Silvana Nicodemos de Andrade Lima Luís Felipe Rios do Nascimento 25Tiago Matheus CorrêaBenedito Medrado- Dantas 26 Túlio Romério Lopes Quirino Benedito Medrado- Dantas 27Vivian Lemos MotaMaria de Fátima de Souza Santos

20 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Discentes / Orientadores 7.Bolsas 8.Metas para o atual triênio e Perspectivas

21 BOLSITA MESTRADO Quantitativo Bolsa do Programa CAPES PROF 6 Edital PROPESQ PG- Bolsa Empréstimo ? [2 + 6] FACEPE 5 + ? REUNI 2 Edital Enfrentamento da violência contra a mulher CAPES 1 ERASMUS MUNDUS & COOPERAÇÃO EXTERNA 1 TOTAL 15 Bolsas

22 Outros Financiamentos Auxílio à Mobilidade Estudantil FINALIDADE: Propiciar a estudante de pós-graduação, mediante a cobertura de despesas de transporte e manutenção, um estágio de curta duração em centro de pesquisa sediado no país para realizar parte de seu trabalho de dissertação ou tese em cooperação com grupo de pesquisa diferente daquele a que está vinculado, visando enriquecer sua formação e incentivar a colaboração interinstitucional. Excepcionalmente, o auxílio poderá ser concedido para apoiar estágio no exterior, no contexto de projeto realizado por grupo de pesquisa local que mantenha cooperação internacional bem consolidada com grupo de pesquisa fora do país.

23 Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Intercâmbio Prof. Temis Palestra Mary Jane Spink Reunião ABRAPSO

24 Síntese da apresentação 1.Caracterização 2.Linhas de Pesquisa 3.Corpo docente 4.Demanda 5.Fluxo de mestrandos 6.Dissertações defendidas 7.Bolsas 8.Metas alcançadas no triênio que termina e Perspectivas

25 Metas do triênio que termina 1.Formar, a cada ano, pelo menos 70% dos alunos do curso, no prazo de 24 meses. 2.Manter o quantitativo trienal de publicação na área da Psicologia ou envidar esforços para alcançar esse patamar no caso dos docentes que ainda não o atingiram. 3.Atrair pelo menos um pesquisador recém-doutor com bolsa de órgão de fomento. 4.Incluir, no plano do departamento, a abertura de duas vagas de docentes para aumentar o quadro de professores do Programa (a depender da abertura de vagas de concurso para docentes). 5.Aumentar o número de bolsas de mestrado de modo que pelo menos 40% dos alunos tenham suporte financeiro para a realização de seus estudos. 6.Ampliar o número de computadores da sala de informática: mínino de 4 máquinas ligados à Internet

26 Perspectivas 1.Maior integração entre os docentes do Programa e entre docentes e discentes: participação conjunta em trabalhos de pesquisa, extensão, apresentações em eventos científicos que devem culminar em publicações de artigos em periódicos e/ou capítulos de livro. 2.Criar um clima de discussão de pesquisas que estimule o aluno em seu trabalho investigativo e possibilite um aprofundamento teórico-metodológico, fortalecendo sua formação e propiciando o término de sua dissertação no prazo de 24 meses: seminários de pesquisa e incentivo à apresentação e discussão dos projetos em reuniões com professores visitantes, na apresentação de trabalhos em eventos científicos, além das orientações freqüentes. 3.A cada início de ano tem sido discutido entre os docentes as dificuldades e as ações que devem ser implementadas para a consolidação do Programa. Do mesmo modo, são feitas reuniões com o corpo discente para que sejam colocadas as críticas e sugestões sobre o desenvolvimento do curso.


Carregar ppt "Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google