A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES PARA REVISÃO Ética Empresarial. C APÍTULO 1 Ética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES PARA REVISÃO Ética Empresarial. C APÍTULO 1 Ética."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES PARA REVISÃO Ética Empresarial

2 C APÍTULO 1 Ética

3 1- D ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO UTILITARISMO, COMO TEORIA ÉTICA. Proporcionar o maior bem ao maior número de pessoas

4 2- O QUE SIGNIFICA A AFIRMAÇÃO: A ÉTICA, COMO TEORIA NORMATIVA, PODE INFLUENCIAR DIRETAMENTE AS NORMAS JURÍDICAS E, NUMA INSTANCIA SUPERIOR, ATÉ MESMO AS AÇÕES DE CARÁTER POLÍTICO. Constante reflexão sobre as normas, leis e costumes da sociedade, conduzindo a uma revisão desses mesmos costumes

5 3- ANALISE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES RELACIONADAS AO CONCEITO DE ÉTICA I Reflexão sobre os fundamentos da moral II Dada a sua subjetividade, é impossível conceituar ética. III Estudos dos hábitos e costumes morais adotados por um determinado povo IV O estudo da ética pertence exclusivamente ao campo da religião e da teologia. V Discussão filosófica sobre a natureza do bem e do mal.

6 4- O FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES PROPÔS UM SISTEMA ÉTICO CUJA INFLUÊNCIA É PRESENTE AINDA HOJE NAS DISCUSSÕES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM ELE, AS VIRTUDES: A São adquiridas pelo hábito B Nascem com a pessoa C São uma dádiva de Deus D Variam de indivíduo a indivíduo

7 5 – IMMANUEL KANT PROPÔS UMA ÉTICA SUSTENTADA PELA RAZÃO E CENTRADA NO DEVER E EM PRINCÍPIOS UNIVERSAIS. AGE APENAS SEGUNDO UMA MÁXIMA TAL QUE POSSAS AO MESMO TEMPO QUERER QUE ELA SE TORNE LEI UNIVERSAL. ESSA ÉTICA DO DEVER APLICA-SE EM UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL NA SEGUINTE SITUAÇÃO: A Busca das virtudes necessárias ao bom desempenho profissional B Na criação de regras de conduta interna que todos deverão seguir C Na decisão de um diretor em demitir alguns funcionários para garantir o emprego de muitos outros. D Num processo de recrutamento e seleção no qual o caráter do indivíduo pesa na escolha

8 C APÍTULO 2 A ética no mundo da empresa

9 1- NESTE CAPÍTULO UTILIZAMOS A ANALOGIA DO ICEBERG ORGANIZACIONAL PARA FAZER A DISTINÇÃO DA ORGANIZAÇÃO RACIONAL (VISÍVEL) DA EMOCIONAL (INVISÍVEL). SENDO ASSIM, EM QUE PARTE DO ICEBERG SURGEM OS DILEMAS ÉTICOS NAS EMPRESAS? FUNDAMENTE O SEU PONTO DE VISTA COM ARGUMENTOS.

10 2- S OB O PONTO DE VISTE DA ÉTICA EMPRESARIAL, UMA EMPRESA É : A Uma organização que se traduz apenas numa unidade econômica e que visa exclusivamente ao lucro B Uma organização que também representa uma comunidade humana e que deve considerar fatores emocionais no seu dia a dia C Uma organização apenas racional, constituída por organogramas, cargos e planejamento estratégico. D Uma organização que visa utilizar adequadamente os fatores produtivos, na qual o elemento humano não deve ser considerado

11 3- ASSINALE A OPÇÃO QUE APRESENTA CORRETAMENTE ELEMENTOS QUE COMPÕEM A CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA A Fluxogramas, plano de carreira, e sistemas informatizados B Indicadores, planejamento e organograma C Fatores produtivos, metas e resultados D Hábitos, crenças e valores

12 4- PARA QUE SE GARANTA UMA EFETIVA DISSEMINAÇÃO DA CONDUTA ÉTICA NO ÂMBITO DE UMA EMPRESA, É NECESSÁRIO: A Estabelecer um rígido código de ética a ser imposto a todos os membros da organização, sob pena de severas punições B Oferecer um manual de ética para cada empregado, a fim de que eles possam notificar os gerentes sobre possíveis deslizes praticados pelos colegas C Desenvolver um clima organizacional no qual a reflexão ética possa ser exercida. D Criar uma forte estrutura hierárquica, pois só com uma clara definição de poder na empresa é que pode haver ética

13 C APÍTULO 3 Princípios éticos aplicáveis às atividades empresariais

14 1- JOÃO, VENDEDOR NO RAMO DE MEDICAMENTOS, RECEBEU DE UM COMPRADOR A SEGUINTE PROPOSTA: SÓ VOU ADQUIRIR SEUS PRODUTOS SE VOCÊ ME DER 10% SOBRE O VALOR DA FATURA. JOÃO SE NEGOU E NA SEMANA SEGUINTE FOI DIRETO AO DIRETOR CLÍNICO DA ORGANIZAÇÃO E FECHOU O NEGÓCIO SEM CEDER A TENTAÇÃO DAS PROPINAS. SOB PONTO DE VISTA DA BOA ÉTICA NOS NEGÓCIOS, A ATITUDE DELE FOI CORRETA? FUNDAMENTE SEU PONTO DE VISTA COM ARGUMENTOS

15 2- DOUGLAS MCGREGOR DESENVOLVEU OS CONCEITOS DENOMINADOS TEORIAS X E Y, QUE CONCEBEM O HOMEM DE FORMA TOTALMENTE DIVERSA, POIS ESTÃO BASEADOS EM VISÕES DE MUNDO DIFERENTES E QUE PERMITEM A DETERMINAÇÃO DOS DIVERSOS ESTILOS DE LIDERANÇAS EXISTENTES. A TEORIA X É MAIS FOCADA NO CONTROLE, ENQUANTO A TEORIA Y NA AUTONOMIA DOS INDIVÍDUOS. QUAL DAS DUAS TEORIAS É A MAIS ADEQUADA PARA UMA LIDERANÇA EFICAZ? Existem momentos em que o líder deve ser mais diretivo (X) e à medida que a equipe demonstra amadurecimento e comprometimento, deve pender para o estilo Y

16 3- PARA O PSICÓLOGO NORTE-AMERICANO MASLOW, EXISTE UMA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS, DISPOSTAS EM UMA ESPÉCIE DE PIRÂMIDE, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA E DE FORÇA DE INFLUÊNCIA SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO. NA BASE DA PIRÂMIDE ESTARIAM AS NECESSIDADES BÁSICAS E NO TOPO AS MAIS SOFISTICADAS E INTELECTUALIZADAS. ESSA HIERARQUIA DE NECESSIDADES SÃO AS NECESSIDADES-FIM DOS SERES HUMANOS, QUE TRADUZEM TODAS AS SUAS OUTRAS NECESSIDADES. QUANDO UM COLABORADOR RECEBE UM ELOGIO DA ORGANIZAÇÃO POR CONTA DE UM PROJETO BEM FEITO, QUAL DAS NECESSIDADES ESTÁ SENDO CONTEMPLADA? Fisiológica Estima Segurança Social

17 4- AGIR CORRETAMENTE É UM REQUISITO PARA UMA CARREIRA LONGA, RESPEITADA E SÓLIDA. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A INTERPRETAÇÃO CORRETA PARA ESSA AFIRMAÇÃO (CONSIDERAR SEMPRE AS DISCUSSÕES SOBRE ÉTICA EMPRESARIAL DESENVOLVIDAS NAS AULAS): A Basta um deslize ético que a imagem do profissional ganha, no mercado a mancha vermelha da desconfiança B A ética é importante numa carreira, mais o que conta mesmo são os aspectos técnicos C O bom profissional é aquele que da lucro. Agir corretamente é proporcionar resultado para a empresa D No mundo corporativo, vale a ética do lucro. Ou seja, correto é quem dá lucro

18 5- NO QUE DIZ RESPEITO À ÉTICA DO TRABALHO, ANALISE AS PROPOSIÇÕES ABAIXO, MARCANDO V OU F Seleção de indivíduos com fortes princípios éticos Alta qualificação técnica dos gerentes Compatibilidade ética com parceiros e fornecedores Sucesso empresarial a qualquer preço Liderança moral por parte dos gerentes

19 C APÍTULO 4 Responsabilidade Social

20 1- PABLO, 10 ANOS E SEU IRMÃO JOSÉ, DE 12 ANOS TRABALHAM EM UMA FÁBRICA DE VESTUÁRIO LOCALIZADA NUM PAÍS DA AMÉRICA CENTRAL, NO PROCESSO DE STONE WASHING DE JEANS, QUE EXIGE A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS CÁUSTICOS. A FÁBRICA, SUBCONTRATADA POR UMA GRANDE EMPRESA DO SETOR DE MODAS LOCALIZADA EM UM PAÍS DESENVOLVIDO, TEM VÁRIOS EMPREGADOS CUJA FAIXA ETÁRIA É EQUIVALENTE A DE PABLO E SEU IRMÃO. ADEMAIS, O PROCESSO FABRIL É FEITO SEM USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, COMO MÁSCARAS, LUVAS, AVENTAIS ETC. TENDO COMO REFERÊNCIA O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, ESSA FÁBRICA ESTÁ AGINDO CORRETAMENTE?

21 2- A ÉTICA ESTÁ NA BASE DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SE EXPRESSA POR MEIO DOS PRINCÍPIOS E VALORES ADOTADOS PELA ORGANIZAÇÃO. NÃO HÁ RESPONSABILIDADE SOCIAL SEM ÉTICA NOS NEGÓCIOS. APRESENTE ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM ESSA RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. É fundamental que a empresa siga uma linha de coerência entre prática e discurso.

22 3- RESPONSABILIDADE SOCIAL É VISTA COMO UMA FORMA DE GESTÃO DA EMPRESA E SUA RELAÇÃO COM SEUS STEKEHOLDERS OU PÚBLICOS QUE SÃO AFETADOS POR SUAS OPERAÇÕES, SEJAM ELAS NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS OU NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CORRETAMENTE EXEMPLOS DE STAKEHOLDERS. A Os funcionários, clientes, as pessoas que moram nas proximidades das unidades da empresa, os consumidores e o meio ambiente B Apenas aqueles que mantém interesse comercial com a empresa, tal como clientes, acionistas, governo e fornecedores C As organizações não governamentais (ONGs) que formam o terceiro setor e o governo são os únicos stakeholders legalmente constituídos D Além dos gerente e executivos, estão incluídos na categoria exclusivamente os acionistas e os agentes de mercado

23 4- HÁ MUITA CONFUSÃO, INCLUSIVE NOS MEIOS EMPRESARIAIS, SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE FILANTROPIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. SOBRE A FILANTROPIA, É CORRETO AFIRMAR: A é a forma mais digna de responsabilidade social, pois é realizada com objetivos altruístas e não visa ao chamado marketing social B Atende a questões emergenciais, como enchente incêndios, fome, seca etc., e muitas vezes representa o primeiro passo para a responsabilidade social C Filantropia e responsabilidade social são dois termos que se equivalem, ou seja, são sinônimos D A responsabilidade social está ligada aos processos mercadológicos da empresa, enquanto a filantropia responde apenas a motivações éticas e caridosas

24 5- SE ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 70 UMA EMPRESA ERA CONSIDERADA SUSTENTÁVEL SE FOSSE ECONOMICAMENTE SAUDÁVEL, OU SEJA, SE TIVESSE UM BOM PATRIMÔNIO E UM LUCRO SEMPRE CRESCENTE, HOJE ESSA VISÃO ESTÁ SENDO MODIFICADA. O MODELO UTILIZADO É O TRIPÉ BOTTOM LINE, OU TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE, QUE CONTEMPLA AS SEGUINTES DIMENSÕES: A Capital humano, capital natural e resultado econômico B Capital financeiro, capital intelectual e resultado financeiro C Capital reputacional, capital motivacional e resultado financeiro D Capital promocional, capital trabalhista e resultado intangível


Carregar ppt "QUESTÕES PARA REVISÃO Ética Empresarial. C APÍTULO 1 Ética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google