A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atualização de Classificações Ocupacionais Rio de Janeiro, 10 de março de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atualização de Classificações Ocupacionais Rio de Janeiro, 10 de março de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Atualização de Classificações Ocupacionais Rio de Janeiro, 10 de março de 2010

2 Objetivos Verificar procedimentos e critérios utilizados por outros países e instituições na atualização de classificações ocupacionais Mostrar evidências da necessidade de atualização da Classificação Brasileira de Ocupações Considerações finais

3 Procedimentos e critérios utilizados por outros países e instituições na atualização de classificações ocupacionais

4 Standard Occupational Classification (SOC) EUA O Standard Occupational Classification Policy Committee (SOCPC) planeja atualizações a cada 10 anos. Este comitê analisa as sugestões da sociedade (empresas, trabalhadores, sindicatos, instituições de formação etc), que responde a uma consulta pública. Todas as sugestões são registradas no site http://www.bls.gov/soc/2010_responses/. As atualizações são realizadas no ano seguinte da revisão da North American Industry Classification (NAIC). A próxima revisão da SOC está prevista para 2013.

5 National Occupational Classification (NOC) Canadá A NOC é atualizada em parceria com o Departamento de Estatística do Canadá a cada 5 anos, seguindo o ciclo do Censo canadense. São organizados Conselhos Setoriais onde participam representantes da indústria e governos federal, provincial e territorial, tendo como objetivo identificar as áreas onde as mudanças podem ser necessárias. Participam desses Conselhos analistas que são divididos em áreas profissionais de acordo com a NOC, que tem por atribuição: identificar lacunas, novas ocupações ou atribuições; revisar a literatura disponível sobre a área e estudos setoriais; analisar informações sobre carreira em anúncios de empregos, websites etc; analisar questões encaminhadas por empresas, população, pesquisadores etc.

6 National Occupational Classification (NOC) Canadá A atualização é baseada em uma investigação extensa e em consultas realizadas em todo o país, procurando captar a evolução do mercado de trabalho canadense. São realizadas pesquisas em determinadas áreas profissionais e entrevistas quando são necessários esclarecimentos específicos. Os analistas preparam um projeto de revisão que é aprovado por especialistas do HRSDC. Em seguida, o projeto é encaminhado ao Departamento de Estatística do Canadá que realiza avaliação de impacto e análise de viabilidade operacional.

7 International Standard Classification of Occupations ISCO-08: OIT Metodologia utilizada – Reuniões com especialistas – Aplicação de questionários – Webforuns Institutos nacionais de estatística Serviços Públicos de emprego Institutos de formação profissional Organizações empresariais Organizações profissionais e de trabalhadores Resolução: tem origem em uma reunião tripartite de especialistas sobre estatísticas do trabalho. Esta resolução é encaminhada ao Conselho de Administração da OIT para aprovação.

8 International Standard Classification of Occupations ISCO-08: OIT ISCO-08: razões para atualização: compatibilização com o ISIC (Classificação de Atividades Econômicas), evolução do mundo do trabalho. Foram adicionadas novas categorias, excluídas categorias desatualizadas, revistos os títulos e melhoradas as descrições. Grupos Ocupacionais que apresentaram maior mudança – Profissionais de TI; – Direção – Agricultura – Produção e bens de consumo próprio – Funcionários Públicos – Militares – Gestão de resíduos e reciclagem

9 Formas de utilização das Classificações Ocupacionais Sistemas de informação sobre o mercado de trabalho Sistemas de intermediação de mão de obra Referência para mobilidade de trabalhadores em mercados regionais Referência para cursos de educação profissional

10 Evidências da necessidade de atualização da Classificação Brasileira de Ocupações

11 Classificação Brasileira de Ocupações Brasil Ano de elaboração Ano de publicação Metodologia utilizada Instituições envolvidas Quantidade de profissionais envolvidos na descrição e na validação

12 É preciso atualizar a CBO? Ocupações com perda relativa na estrutura ocupacional brasileira – Coloristas – Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos – Trabalhadores de tratamento e preparação da madeira – Operadores de máquinas de desdobramento da madeira – Marceneiros e afins – Supervisores da indústria têxtil – Técnicos em fabricação de produtos plásticos e de borracha – Ceramistas (preparação e fabricação) – Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros

13 É preciso atualizar a CBO? Setor Têxtil A automação de processos (sistemas eletrônicos), o desenvolvimento de novas fibras e a busca por processos mais eficientes (produzir utilizando uma menor quantidade de insumos) e com menor impacto ao meio ambiente tem feito com que novas áreas de conhecimento e habilidades surjam para ocupações de nível superior (Engenheiros de Fibras Têxteis) e de nível técnico (Técnicos Têxteis).

14 É preciso atualizar a CBO? Setor de alimentos (segmento de carnes) Os Supervisores do Processamento e Manufatura de Alimentos, Técnicos em Alimentos e Tecnólogos em Alimentos terão seu conteúdo de trabalho modificado em razão de impactos do uso de biotecnologias e da produção de alimentos orgânicos. Setor de máquinas e Equipamentos No setor de máquinas e equipamentos o surgimento do Engenheiro de Materiais está associado ao crescente desenvolvimento e aplicação de novos materiais, principalmente os poliméricos, e novas formas de fabricação.

15 É preciso atualizar a CBO? Setor Petroquímico Engenheiros e técnicos em meio ambiente são ocupações em transformação devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e adoção de procedimentos para adequação dos processos de fabricação à legislação ambiental. Além disso, o desenvolvimento de novas grades de produtos, tem gerado a necessidade de ocupações especializadas nesta área, como por exemplo, o técnico em polímeros.

16 Considerações finais

17 Considerações Finais Existem evidências de que é necessário atualizar a CBO em função da evolução tecnológica, das mudanças nas formas de organização do trabalho na produção e das transformações de linguagem do Mercado de Trabalho. É necessário estabelecer um processo sistemático de atualização da CBO, com procedimentos técnicos claros, discutidos com todos os interessados em seu uso. A atualização periódica e sistemática da CBO facilitará seu uso pelos agentes do mercado de trabalho (Governo, Empresas, Trabalhadores e População em geral), reduzindo assimetrias de informações, facilitando a contratação pelas empresas e a inserção profissional de trabalhadores no mercado de trabalho.

18 Obrigado


Carregar ppt "Atualização de Classificações Ocupacionais Rio de Janeiro, 10 de março de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google