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SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

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Apresentação em tema: "SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

2 Como tornar sua empresa socialmente responsável
Fernanda Luna

3 Eu preciso me preocupar com isso?

4 TENDÊNCIAS DOS CONSUMIDORES
PAPEL DAS EMPRESAS O consumidor brasileiro espera das empresas que, além de serem agentes produtivos, sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade. COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE O consumidor desconfia das informações fornecidas pelas empresas a respeito do que elas fazem em termos sociais e ambientais, e buscam mais informações a esse respeito. DECISÕES DE COMPRA MAIS SUSTENTÁVEL O consumidor valoriza cada vez mais as questões sociais e ambientais em sua decisão de compra e mobilizam outros consumidores nesse sentido.

5 Pesquisa: Práticas e perspectivas da RSE no Brasil
Conduzida pelo Instituto Ethos e Akatu e realizada pelo IBOPE no primeiro semestre de 2008. Objetivo: Identificar as principais conquistas e os desafios do fenômeno da RSE no Brasil. Foram avaliadas 56 práticas de Responsabilidade Social. Foram realizadas entrevistas via telefone e . Público: empresas de pequeno, médio e grande porte de todas as regiões do país. Setores: indústria, comércio e serviços.

6 Principais Conclusões
50% das empresas têm ao menos 22 práticas de RSE implantadas, de um total de 56. Em 2004 a média era de 11 práticas implantadas. As empresas que fazem parte da amostra especial das 500 Maiores da Revista Exame destacam-se substancialmente à média da amostragem geral, tornando-as referência no processo de discussão e implementação da RSE. Apesar do maior envolvimento das empresas, as práticas mais adotadas tendem a estar relacionadas a temas que impactam diretamente a sobrevivência da empresa e/ou imposições de regulamentações.

7 Quantas práticas de RSE adotam as empresas brasileiras?
Distribuição porcentual das faixas conforme o número de práticas implementadas (de um total de 56 práticas) no total da amostra principal.

8 Em quais temas se concentram as práticas de RSE adotadas pelas empresas?
Distribuição porcentual das empresas conforme incorporação de práticas agrupadas em temas: média do total de empresas da amostra principal. %

9 “Pensar a economia e a questão social separadamente é um
terrível erro. Precisamos de boas condições sociais e ambientais, do contrário as empresas poderão ter sucesso por um ou dois anos, mas não no longo prazo”. (Michael Porter, 2008)

10 E o que tudo isso significa???

11 Alinhamento Conceitual
RESPONSABILIDADE SOCIAL Que responde pelos próprios atos ou pelos de outrem. Relativo à sociedade (meio humano em que o indivíduo está integrado). Responsabilidade Social Relação ética e transparente da organização com todas as suas partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável. Fonte: ABNT NBR 16001

12 Partes Interessadas ou Stakeholders:
Prestadores de serviços Comunidade Clientes/Consumidores Fornecedores Acionistas Empregados Governo Meio Ambiente Partes Interessadas ou Stakeholders: Qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar o negócio, por meio de suas opiniões ou ações, ou ser por ele afetado.

13 Desenvolvimento Sustentável
Fazer crescer; Prosperar verbo Sustentar ; Equilibrar-se Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

14 Qual empresa pratica responsabilidade social?
Empresa “A” Despende todos os anos um percentual elevado e variável em atividades sociais nas comunidades onde atua. Nos últimos três anos, o balanço empresarial demonstra que foram gastos 5%, 8% e 3 % de seu faturamento líquido em tais atividades. Foram financiadas campanhas diversas de ajuda a entidades filantrópicas variadas, conforme iam sendo detectadas necessidades urgentes ou conforme chegavam os pedidos de auxílio e havia disponibilidade para atendê-los. Empresa “B” Possui apenas dois projetos assistenciais: um ligado a uma entidade filantrópica e outrorelacionado a uma causa ambiental. São gastos anualmente 2% de seu faturamento bruto nesses projetos, valor considerado em seu planejamento estratégico e orçamento anual. Existe continuidade, comprometimento e responsabilidade para com as causas assistidas.

15 Responsabilidade social
Filantropia Responsabilidade social Ação individual e voluntária Ação coletiva Fomento da caridade Fomento da cidadania Base assistencialista Base estratégica Restrita a empresários filantrópicos e abnegados Extensiva a todos Prescinde de gerenciamento Demanda gerenciamento Decisão individual Decisão consensual

16 Responsabilidade Social
Um modelo de negócios em que todos ganham Responsabilidade Social é: comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético . - contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.

17 Engajamento e Transparência
Normas/padrões de gestão da responsabilidade social empresarial Estágios de integração da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Pró-Atividade Engajamento e Transparência Cumprimento

18 Como eu faço ??

19 Ativistas do Greenpeace protestam contra o afundamento de uma plataforma de petróleo Brent Spar da Shell, no Mar do Norte, sob a justificativa de que a ação lançaria milhares de quilos de substâncias químicas tóxicas no oceano. Diante do ocorrido, que atitude a companhia deve tomar: a) ir à imprensa e esclarecer sua decisão, que conta com estudos científicos e apoio do governo britânico; b) convidar os ativistas do Greenpeace para o diálogo a fim de apresentar os estudos que embasaram sua decisão; c) direcionar canhões de água para conter os manifestantes. Há pouco mais de 10 anos, a Shell optou pela última alternativa, em uma das atitudes mais equivocadas de relações públicas da história corporativa. Mais tarde, o Greenpeace admitiu ter exagerado em até 1000 vezes o volume de poluição decorrente do afundamento da plataforma, mas a essa altura o estrago já estava feito na reputação e imagem da Shell.

20 “O erro mais comum cometido pelas companhias no relacionamento
com seus stakeholders é o de transformar diálogo em monólogo. Ouve-se pouco e usam-se receitas prontas, que nem sempre são adequadas às necessidades e à realidade de determinado público. Além disso, é comum as empresas fazerem um mapeamento incompleto dos atores, não identificando aqueles que são realmente representativos”. (Cairo Magri, Instituto Ethos)

21 Depois do incidente de Brent Spar, a petrolífera lançou uma campanha com o lema “Conte a Shell”. Hoje, a companhia é líder global na arte de lidar com seus stakeholders. Nas operações da empresa no Canadá, foram investidos milhões em centenas de reuniões com as comunidades locais, governos regionais e populações indígenas. O objetivo era se certificar de que todos que pudessem afetar seriamente as operações da Shell fossem ouvidos atentamente. E o quanto antes.

22 Relacionamento Processo de conversar com as partes interessadas, corresponder-se com elas ou consultá-las de forma multilateral, em busca de um entendimento comum. No processo de engajamento, a empresa e as partes interessadas se expressam de forma livre e sem restrições. O processo exige disciplina para ouvir com a disponibilidade de considerar outros pontos de vista.  A empresa tem o compromisso de responder, mas as partes interessadas devem saber que nem sempre todas as questões poderão ser consideradas.

23 Benefícios do relacionamento
• Identificar as aspirações e necessidades dos stakeholders; • Compreender impactos, riscos e oportunidades; • Melhoria dos processos internos e tomadas de decisão; • Construir confiança e reputação na organização; • Antecipar ou gerenciar conflitos; • Construir consenso a partir de diferentes pontos de vista; • Promover a construção de soluções coletivas e inovadoras; Desenvolver e expandir mercados e oportunidades; • Criar identificação dos stakeholders com os valores da empresa e atrair stakeholders alinhados a esses valores; • Mobilizar os stakeholders para o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

24 Possíveis formas de dialogar
Permitir o diálogo: entrevistas individuais; reuniões; fórum on line; workshops e seminários; conselhos temáticos; ouvidoria. Ouvir o stakeholder: centrais de atendimento ao público; pesquisa de clima; pesquisa de percepção. Da organização para o stakeholder: relatórios; balanços; publicações; publicidade.

25 E como eu faço para relacionar com as partes interessadas?

26 Elementos-chave para gerenciar o relacionamento com stakeholders:
1- Elaborar um mapa de stakeholders; 2- Identificar quais são as ligações entre as partes interessadas; 3- Investigar quais os interesses de cada grupo; 4- Compreender o poder de cada parte interessada; 5- Construir uma matriz de prioridades em relação a cada um dos públicos; 6- Controlar, a partir das decisões estratégicas tomadas, a existência de mudanças nos circuitos de influência.

27 “O campo do jogo” – as cinco categorias principais de stakeholders:
 Os definidores das regras do jogo e os cães de guarda, como os reguladores do governo e grupos de defesa do meio ambiente;  Os geradores de idéias e líderes de opinião, inclusive os participantes dos grupos de opinião e os acadêmicos;  Parceiros de negócios e concorrentes, bem como colaboradores, fornecedores e clientes;  Consumidores e comunidade, inclusive autoridades locais e o público em geral;  Investidores e avaliadores de risco, como analistas do mercado de ações e bancos. Fonte: “O verde que vale ouro”, Daniel C. Esty e Andrew S. Winston, editora Campus Elservier.

28 Fonte: www.bancoreal.com.br/sustentabilidade

29 Fonte: www.bancodoplaneta.com.br

30 Fonte: www.serasa.com.br

31 Como tornar-se socialmente responsável?

32 Dinâmica 1 – Reflita (15 min)
O que a empresa precisa fazer para tornar-se socialmente responsável? Que preocupações precisa ter? Que práticas deve adotar? 2 – Anote Coloque nas placas brancas a sua sugestão 3 – Priorize (10 min) Escolha 2 ações dentre as apresentadas pelo grupo que você julga ser mais importante

33 Onde estou? Para onde vou?

34 Ferramentas de diagnóstico em Responsabilidade Social

35 INDICADORES ETHOS Ferramenta de aprendizado e auto-avaliação da gestão da empresa, no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial.

36 Um pouco de história Fundado em 1998.
Dissemina a prática da responsabilidade social por intermédio de intercâmbio de experiências, publicações, programas e eventos voltados para seus associados e para a comunidade em geral. 1.355 empresas associadas 2000 – Lançamento dos indicadores com adesão espontânea 2008 – 900 empresas preencheram o questionário

37 Principais características
Auto-avaliação Utilização essencialmente interna Confidencialidade Reflexão e aprendizado Promover a ação Consistência e qualidade nos relatórios de sustentabilidade / balanço social

38 Os 7 temas e o sistema empresarial
Valores Transparência Governança Empresa Fornecedores Consumidores e clientes Público interno Comunidade Governo e sociedade Meio Ambiente

39 Valores, Transparência e Governança
Meios que a empresa utiliza para oficializar, perante suas partes interessadas, seus critérios quanto conduta e relacionamento com os mesmos. Compromissos éticos - Governança corporativa Relações com a concorrência Diálogo e engajamento das partes interessadas Balanço Social

40 Público Interno Analisa o relacionamento da empresa com seus empregados, incluindo terceiros. Aborda ainda as condições de trabalho oferecidas pela empresa e o compromisso com o desenvolvimento profissional e pessoal. Gestão participativa Valorização da diversidade Relações com trabalhadores terceirizados Política de remuneração, benefícios e carreira Comportamento nas demissões Preparação para aposentadoria

41 Meio Ambiente Posicionamento da empresa quanto a responsabilidade com as gerações futuras. Gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços Compromisso com a melhoria da qualidade ambiental - Educação e conscientização ambiental

42 Fornecedores Analisa o relacionamento da empresa com seus fornecedores, preocupando-se com a sua cadeia produtiva. Critérios de seleção e avaliação de fornecedores Trabalho infantil e escravo na cadeia produtiva Apoio e desenvolvimento de fornecedores

43 Consumidores e clientes
Aborda a dimensão social do consumo. Excelência do atendimento Política de comunicação comercial Conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais de produtos e serviços

44 Comunidade Analisa o relacionamento da empresa com a comunidade de entorno e o seu engajamento nas ações sociais. Gerenciamento do impacto da empresa na comunidade de entorno Relações com organizações locais Financiamento e envolvimento com a ação social

45 Governo e sociedade Aborda o posicionamento da empresa frente as campanhas políticas e contribuição para construção da cidadania. Contribuições em campanhas políticas Práticas anticorrupção e antipropina Liderança e influência social

46 Estrutura do questionário
Cada tema é dividido em um conjunto de indicadores. Cada indicador é formado por questões de profundidade, binárias e quantitativas. (40) Indicadores de profundidade (294) Indicadores binários (167) Indicadores quantitativos

47 Indicadores de Profundidade
Permite avaliar o estágio atual da gestão da empresa em relação a determinada prática. Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3 Estágio 4 Estágio básico, conformidade com exigências legais. Estágio intermediário, avanço em relação às exigências. Estágio avançado, a RS é considerada estratégica. Estágio proativo, fornecedores, clientes, consumidores e comunidade são envolvidos através do diálogo e há atuação em políticas públicas. Não havíamos tratado antes deste assunto. Não vemos aplicação disso em nossa empresa. (justifique)

48 Exemplo Tema: Valores, Transparência e Governança
Subtema: Relações Transparentes com a sociedade Indicador 6: Balanço Social Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3 Estágio 4 Elabora sem regularidade definida um balanço social com informações sobre suas ações sociais e ambientais. Elabora anualmente um balanço social, descrevendo suas ações sociais e ambientais e incorporando aspectos quantitativos. Produz, com amplo envolvimento interno um balanço social facilmente acessível, que aborda aspectos sociais, ambientais e econômicos de suas atividades, contendo exclusivamente resultados favoráveis. Elabora balanço social com envolvimento de partes interessadas externas, integrando as dimensões social, ambiental e econômica de suas atividades e incluindo resultados desfavoráveis e os respectivos desafios, com metas para o próximo período. Não havíamos tratado antes deste assunto. Não vemos aplicação disso em nossa empresa. (justifique)

49 Indicadores Binários Qualificam a resposta escolhida no indicador de profundidade. Devem ser obrigatoriamente preenchidos, exceto nos casos em que o assunto do indicador de profundidade correspondente não foi tratado antes pela empresa ou não é aplicável à sua realidade. SIM NÃO 6.1 – As informações sobre a situação econômico-financeira das atividades da empresa são auditadas por terceiros. 6.2 – As informações sobre aspectos sociais e ambientais das atividades da empresa são auditadas por terceiros. 6.3 – A empresa incorpora no balanço social críticas, sugestões e depoimentos de partes interessadas.

50 Indicadores Quantitativos
Propõe o levantamento sistemático de determinados dados, que podem ser avaliados segundo séries anuais e cruzado com outros. Nem todos indicadores apresentam dados quantitativos. 2007 2008 2009 6.18 – Quantas partes interessadas estão envolvidas na elaboração do balanço social? xx 6.19 – Quantas partes interessadas estão contempladas no demonstrativo de distribuição de riqueza?

51 Resultados da Empresa

52 PERFORMANCE INDIVIDUAL
Cada tema possui uma quantidade máxima de pontos a serem alcançados. A nota é a razão entre os pontos obtidos pela empresa e o universo de pontos disponíveis. TEMA ESTÁGIOS PONTOS DISPONÍVEIS PONTOS OBTIDOS PELA EMPRESA NOTA DA EMPRESA 1 2 3 4 Valores, Transparência e Governança 345 105,23 3,05 Público Interno 83,31 2,41 Meio Ambiente 0,0 Fornecedores 96,96 2,81 Consumidores e Clientes 27,14 0,79 Comunidade 158,11 4,58 Governo e Sociedade 165 4,78

53 COMPARATIVO: EMPRESA X GRUPO DE BENCHMARK X BANCO DE DADOS ETHOS
O grupo benchmark é composto pelas empresas que obtiveram as dez primeiras colocações com base no desempenho geral (performance geral). - O banco de dados Ethos é composto por todas as empresas que responderam a versão 2008 do questionário, no ciclo de 2009.

54 Valores, Transparência e Governança
TEMA NOTA DA EMPRESA MÉDIA DO BANCO DE DADOS ETHOS MÉDIA DO GRUPO DE BENCHMARK MELHOR DESEMPENHO NO TEMA Performance Geral 2,63 4,20 8,96 9,48 Valores, Transparência e Governança 3,05 4,46 9,24 10 Público Interno 2,41 3,98 8,38 Meio Ambiente 0,0 4,17 9,05 Fornecedores 2,81 3,88 8,69 Consumidores e Clientes 0,79 5,59 9,58 Comunidade 4,58 3,72 9 Governo e Sociedade 4,78 3,59 8,75

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56 COMPARATIVO: QUESTIONÁRIO ANTERIOR (VIGÊNCIA 2008)
X QUESTIONÁRIO ATUAL (VIGÊNCIA 2009) TEMA 2008 2009 Performance Geral 2,43 2,63 Valores, Transparência e Governança 2,64 3,05 Público Interno 2,10 2,41 Meio Ambiente 0,0 Fornecedores 1,68 2,81 Consumidores e Clientes 1,53 0,79 Comunidade 3,48 4,58 Governo e Sociedade 4,37 4,78

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58 Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho
Ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão sobre seus processos de gestão relacionados a sustentabilidade e a qualidade de vida no trabalho.

59 Objetivos do Modelo - Estimular a excelência na gestão da sustentabilidade e da qualidade de vida no trabalho. - Mensurar a relação entre os investimentos em qualidade de vida no trabalho e a produtividade e competitividade do negócio. - Formar um banco de dados para possibilitar a comparação do resultado da empresa com as demais que aplicarão a ferramenta no país e por segmento de negócio.

60 ÁREAS AVALIADAS

61 Benefícios do Modelo Sesi
EMPRESA Identificar pontos fortes e fracos de sua gestão. Conhecer o nível de satisfação dos colaboradores em relação às políticas e práticas de gestão da empresa. Adotar medidas para melhoria das práticas de gestão. COLABORADOR Contribuir para introdução de melhorias nas condiçoes e no ambiente de trabalho. Aumentar o nível de comprometimento com os objetivos e metas da empresa. Obter um melhor conhecimento sobre as práticas empresariais adotadas.

62 DIFERENCIAIS DO MODELO
Prática: ferramentas gerenciais e tecnológicas implementadas na empresa. Ex.: benefícios; pesquisa de clima; avaliação de desempenho. Performance: Resultados obtidos pela empresa. Ex.: confiança na gestão; retenção de talentos; idéias apresentadas. 62

63 INSTRUMENTOS DA AUTO AVALIAÇÃO
Questionário de Avaliação do Colaborador 29 Questões sobre qualidade de vida 28 Questões sobre satisfação sobre as condições e o ambiente de trabalho 48 Questões sobre as 6 áreas do Modelo Questionário de Avaliação da Empresa Questões de identificação, perfil e visão geral da empresa 80 questões de auto-avaliação das 6 áreas 63

64 Cultura organizacional
Compreende o conjunto de práticas e resultados que caracterizam o compromisso da empresa com: Excelência Sustentabilidade Ética e transparência Compartilhamento da visão, missão, valores, objetivos e metas Comunicação e fluxo de informações Relacionamento com as partes interessadas Confiança na gestão Orgulho e satisfação de trabalhar na empresa

65 Gestão de pessoas Compreende o conjunto de práticas e resultados relacionados a satisfação dos colaboradores como fatores de melhoria do processo produtivo. Organização do trabalho Autonomia dos diversos níveis da força de trabalho Interação entre os colaboradores Exercício da liderança Estrutura de cargos e salários Oportunidades de crescimento pessoal e profissional Sistema de remuneração e recompensa Avaliação de desempenho Retenção de talentos

66 Educação e desenvolvimento
Compreende o conjunto de práticas e resultados que visam garantir o sucesso dos negócios e aprendizado ao longo da vida do trabalhador. Acesso ao conhecimento Elevação da escolaridade e da qualificação profissional Desenvolvimento de competências e aplicação de conhecimento

67 Inovação Compreende o conjunto de práticas e resultados que visam atingir as metas de desempenho com maior eficiência e consolidar a cultura da excelência na empresa, com vistas a gerar um diferencial competitivo. Inovação de processos, de produtos e no sistema de trabalho Estímulo, reconhecimento e aproveitamento de idéias

68 Ambiente de trabalho seguro e saudável
Compreende o conjunto de práticas e resultados que visam criar e manter um clima organizacional propício à satisfação e motivação dos colaboradores. Ações educativas Prevenção de doenças e acidentes de trabalho Promoção de um estilo de visa saudável Elevação da auto-estima do colaborador Manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável Humanização do ambiente de trabalho

69 Desenvolvimento socioambiental
Compreende o conjunto de práticas e resultados que a empresa adota visando não interferir negativamente no meio ambiente e no relacionamento com as partes interessadas. Preservação ambiental Estímulo ao voluntariado Fomento do desenvolvimento das comunidades Monitoramento do processo produtivo

70 Ferramentas

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72 Resultados da Empresa

73 Posição Global

74 Posição Global Grupo gestor PR: 80,04% Colaboradores PR: 68,05%
PF: 73,05% Colaboradores PR: 68,05% PF: 71,03%

75 Radar

76 PRIORIZAÇÃO Estabelecer as prioridades de ação da empresa, a partir das oportunidades de melhoria identificadas na aplicação do Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho.

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79 ISO 26000 Objetivo: Orientar organizações em diferentes culturas, sociedades e contextos quanto a prática da responsabilidade social. Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social: Constituído em 2005 pela ISO Participação de mais de 400 pessoas e 78 países  e cerca de 40 organizações internacionais e regionais. Publicação em setembro de 2010. Caráter multistakeholder: Consumidores; Empresas; Governos; Trabalhadores; ONGs; e Serviços. Temas abordados: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente e governança, e questões de implementação da responsabilidade social; Deliberações: - Norma de diretrizes, sem propósito de certificação; - Aplicável a qualquer tipo de organização, como empresas, governos, ONGs, entre outros;

80 Muito Obrigada. Fernanda Luna consultoria1. uner@sesimt. com
Muito Obrigada!!! Fernanda Luna (65)


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