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FASES DO DESENVOLVIMENTO
DA CRIANÇA E DO JOVEM
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DA VOLTA DO ESPÍRITO À VIDA CORPORAL
Planejamento, anterior ao nascimento, para todos: uns mais amplos outros mais restritos escolhas dos pais, as provas, a meta...
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A ONTOGÊNESE RECAPITULA
A FILOGÊNESE COMO SE EXPLICA A VIDA INTRA-UTERINA? “É a da planta que vegeta. A criança vive vida animal. O homem tem a vida vegetal e a vida animal que, pelo seu nascimento, se completam com a vida espiritual.” (O Livro dos Espíritos Q. 354)
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FASES: FECUNDAÇÃO,CONCEPÇÃO GESTAÇÃO E NASCIMENTO
09 MESES Recapitulação biológica de tudo já vivido nos reinos vegetal e animal. Tempo: 1,5 bilhão de anos (Evolução em Dois Mundos, cap. III e VI)
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FASES: 0 a 21 ANOS Recapitulação psicológica de tudo já vivido no reino humano até agora. Tempo: anos, desde o homem-sapiens. (Evolução em Dois Mundos, cap. III) O Espírito ao renascer faz todo um inventário de si mesmo, no tempo e no espaço, se preparando desde as primeiras horas do ventre até o término da fase juvenil, para assumir a responsabilidade própria na vida de adulto.
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CADA FASE COMPREENDE: FECUNDAÇÃO emocional, dos pais.
recapitulação automática; esquecimento gradativo; sensibilidade a todo toque vibratório, de estímulo emocional, dos pais.
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NASCIMENTO 0 a 7 ANOS 7 a 14 ANOS
re-aprendizado de tudo o que já foi vivido, andar, falar, escrever, ler...; porém não é só repetir; abre-se para o novo. 7 a 14 ANOS os aprendizados motores fixam-se; inicia o período de desenvolvimento dos órgãos internos; período de latência.
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14 a 21 ANOS 21 ANOS A... despertar para vida adulta;
despertar da Epífise; despertar para vida adulta; morre a criança e nasce o jovem; crise de identidade. 21 ANOS A... despertar para a vida adulta; morre o jovem para nascer o adulto; momento da atividade de responsabilidade absoluta.
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DEVERES DOS PAIS, TUTORES, EDUCADORES
re-orientação; re-novação; re-direcionamento...
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O INVESTIMENTO DA LIBIDO
0 a 2 ANOS FASE ORAL investimento da libido na boca; início da fala, balbucio; elaboração de um ego; início de contato com o mundo externo; é o centro das atenções; dificuldade em lidar com a frustração; substituição de objetos: mamadeira, bico, dedo... prazer/desprazer gerando fixação; tudo é levado à boca. Conhece o mundo pela boca chantagens, simulações... dependência do outro
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2 a 4 ANOS FASE ANAL aprende a controlar os esfíncteres;
investimento da libido no ânus; aprende a controlar os esfíncteres; controle sobre o mundo externo; constituição de um ego; torna-se mais independente; produz para o mundo; falar, andar; reter/soltar = controle de pessoas; início do não para o educador muito tato, prudência, paciência...
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4 a 6 ANOS FASE FÁLICA investimento nos genitais sem ser genital; surgem teorias e curiosidade sobre a sexualidade; descoberta da diferença anatômica sexual; simular papéis nas brincadeiras; fase do por quê; complexo de Édipo; pacto edípico = pacto social; introjeção da lei; entrada na civilização; constituição do superego. regras a cumprir – conflitos.
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6 a 11 ANOS FASE DE LATÊNCIA período de sublimação da libido através do estudo; aprendizado formal fixação da regras; jogos com regras rigorosas; clube do bolinha e da luluzinha; desenvolvimento dos órgãos internos.
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12 a 14 ANOS: FASE DA PUBERDADE OU ADOLESCÊNCIA INICIAL
saída da latência sexualidade genital desenvolvimento do corpo e dos órgãos genitais, pêlos; nasce a intimidade; despertar do próprio eu; crise do crescimento físico, psíquico e maturação sexual; não há total consciência do que se passa; conhece então limitações e fraquezas = indefeso.
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13 a 17 ANOS: FASE DA ADOLESCÊNCIA MÉDIA
do despertar do eu passa à descoberta consciente do eu; descoberta da própria intimidade; surge o primeiro amor; medo da opinião alheia, desconfiança, conflitos = insegurança. interesse sexual; definição da sexualidade; grupos, guetos, tribos; emerge o passado já vivido; comportamentos negativos, inconformismo e agressividade para com os outros; timidez é característica dessa fase em maior ou menor grau.
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16 a 21 ANOS: FASE DA JUVENTUDE OU ADOLESCÊNCIA SUPERIOR
começa a compreender-se e a encontrar a si mesmo; sente-se melhor integrado no mundo onde vive; superação da timidez progressivamente; época de decisões; escolha profissional; escolha amorosa; reconhecimento de que vale a pena a lei
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O DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO PIAGET
0 a 2 ANOS SENSÓRIO MOTOR inteligência prática, visa à eficácia da ação sobre os objetos no mundo. fase adaptativa. 2 a 6 ANOS PRÉ-OPERACIONAL aparecimento da capacidade simbólica, de representação; dizer de alguma coisa sem a coisa presente.
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6 a 12 ANOS OPERATÓRIO CONCRETO
surgimento das operações; surgimento dos esquemas de conservação; mesmo que mudem aparentemente, os objetos se conservam os mesmos. 12 a 14 ANOS OPERATÓRIO FORMAL capacidade de abstrair; capacidade de lidar com hipóteses.
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HAWARD GARDNER E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA Caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita; Mais comum, em advogados, escritores, locutores, oradores, poetas... INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA Caracteriza-se pela maior capacidade de analisar problemas com lógica, operações matemáticas e questões científicas; Mais comum, em matemáticos, cientistas, engenheiros, estatísticos, economistas...
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INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Caracteriza-se pela maior capacidade de reconhecer e manipular situação espacial ampla ou restrita e visualizar em 3D; Mais comum, em marinheiros, cirurgiões, desenhistas, projetistas, arquitetos, pintores... INTELIGÊNCIA MUSICAL Caracteriza-se pela disposição inata para atuação, apreciação e composição de padrões musicais, tocar, compor ; Mais comum, em músicos, dançarinos, bailarinos, compositores...
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INTELIGÊNCIA CORPORAL – CINESTÉSICA
Caracteriza-se pela capacidade de usar o corpo para a solução de problemas ou para fabricação de produtos autocontrole corporal e coordenação motora; Mais comum, em atletas, artistas, ginastas, mímicos, dançarinos, cirurgiões... INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL Caracteriza-se pela capacidade de autoconhecimento, compreendendo suas próprias aspirações; Mais comum, em psicoterapeutas, conselheiros, escritores, dramaturgos.
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INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Caracteriza-se pela capacidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros; Mais comum, em psicoterapeutas, conselheiros, escritores, dramaturgos. INTELIGÊNCIA NATURALISTA Caracteriza-se pela sensibilidade em compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza, sensibilidade ao meio ambiente; Mais comum, em paisagistas, arquitetos, mateiros, floristas, Desenvolvida por Campbel e não por Gardner.
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“Jesus chamando-os para si disse: Deixai vir a mim os meninos,
e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” (Lucas, 18:16)
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