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MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

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Apresentação em tema: "MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte"— Transcrição da apresentação:

1 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: Henry Mintzberg. Criando Organizações Eficazes. Atlas. São Paulo: 2006. Prof. João Bosco Torres MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

2 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
Sumário Providências na criação de cargos Retreinamento sistemático Conferência Treinamento e Doutrinação Quando conhecimento e habilidades são complexos e não racionalizados Treinamento de profissionais Expertise do treinamento Expertise Treinamento fora e no ambiente de trabalho A socialização do trabalhador Socialização formal e informal MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

3 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
Sumário Doutrinação fora e dentro da organização Doutrinação “interna” Programas de aprendizagem: doutrinação + treinamento Doutrinação in-house Importância da doutrinação dos autônomos Quando o Treinamento é mais importante? Quando a Doutrinação é mais importante? Organizações profissionais Treinamento e Doutrinação em unidades de apoio Aprendizado dos administradores Terceirização de atividades de recursos humanos MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

4 Providências na CRIAÇÃO de cargos
Conhecimentos e habilidades dos ocupantes dos cargos. 2. Normas que devem cumprir. 3. Procedimentos de recrutamento e seleção, de acordo com as exigências dos cargos. 4. Treinamento dos candidatos contratados, visando assegurar que desenvolvam os comportamentos necessários antes de começarem o trabalho. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

5 RETREINAMENTO sistemático
A organização deve, posteriormente, reforçar esses comportamentos: Rotação de cargos Participação em conferências Programas de desenvolvimento organizacional etc. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

6 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
O que é Conferência? Conversa particular ou discussão entre duas ou mais pessoas sobre um tema considerado importante. Encontro formal de especialistas, em que se discutem questões importantes, com eventual confronto de opiniões e tomada de resoluções. Exposição oral perante um auditório de um tema da especialidade do orador. Palestra, aula MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

7 TREINAMENTO e DOUTRINAÇÃO
TREINAMENTO refere-se ao processo pelo qual são ensinados habilidades e conhecimentos relacionados ao trabalho. DOUTRINAÇÃO é o processo pelo qual as normas organizacionais são adquiridas. O treinamento e a doutrinação se somam à “internacionalização” dos padrões de comportamento aceitos pelos trabalhadores. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

8 Conhecimento e habilidades são complexos
Quando conhecimento e habilidades são complexos, o trabalhador deve passar muito tempo aprendendo e periodicamente se reciclando. Esse tipo de trabalho é chamado de PROFISSIONAL. Assim, o treinamento é um parâmetro importante no design de um trabalho profissional. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

9 Treinamento de profissionais
O treinamento é fundamental para a padronização das habilidades. Os PROFISSIONAIS devem ser treinados durante longos períodos de tempo, antes de assumirem suas posições. Geralmente, esse treinamento ocorre fora da organização (universidades e centros de treinamento). MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

10 Expertise do treinamento
O treinamento exige expertise extensiva e particular que vai além da capacidade da organização. Portanto, pode-se utilizar universidades e demais organizações especializadas em treinamento de profissionais. Treinamento MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

11 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
Expertise Expertise = fr. (pronúncia: ekspertiz). Expert = perito Competência ou qualidade de especialista Perícia, avaliação ou comprovação realizada por um especialista em determinado assunto Apreciação feita por especialistas MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

12 Treinamento FORA e NO ambiente de trabalho
FORA do ambiente de trabalho – O programa de treinamento profissional raramente pode fornecer todas as habilidades e conhecimentos necessários. NO ambiente de trabalho – Assim, o treinamento profissional, em geral, deve ser acompanhado de algum tipo de aprendizagem no trabalho, antes de a pessoa ser considerada totalmente treinada. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

13 A socialização do trabalhador
A “SOCIALIZAÇÃO” é o processo pelo qual um novo membro da organização aprende o sistema de valores, as normas e os padrões de comportamento Boa parte da SOCIALIZAÇÃO desenvolve-se no grupo informalmente na organização. Doutrinação é quando a organização, formalmente, socializa seus membros em seu próprio benefício. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

14 Doutrinação FORA e DENTRO da organização
FORA – As organizações permitem que alguma DOUTRINAÇÃO ocorra fora de seus limites, como parte do treinamento profissional: universidades e outras organizações de aprendizagem. DENTRO – Mas grande parte da socialização está relacionada à “cultura” da organização específica, sendo, portanto, responsabilidade da própria organização. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

15 Doutrinação “interna”
Boa parte dessa doutrinação “interna” ocorre antes de a pessoa iniciar o trabalho, para assegurar que ela esteja suficientemente socializada para exibir o comportamento desejado. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

16 Programas de aprendizagem: doutrinação + treinamento
Geralmente, os programas de APRENDIZAGEM contêm boa dose de doutrinação, acompanhada de treinamento. Frequentemente, tal doutrinação é complementada por programas destinados a reforçar a devoção do funcionário à organização. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

17 MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte
Doutrinação in-house Os programas de doutrinação in-house são particularmente importantes quando as tarefas são sensíveis ou remotas: Exemplos: Gerentes de subsidiária estrangeira Auditores Embaixadores de algum país MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

18 Doutrinação dos autônomos
Quando profissionais trabalham com autonomia (fora da empresa), é fundamental uma boa doutrinação e coordenação para assegurar que os indivíduos ajam no maior interesse da organização. As igrejas em geral são exemplos de organizações que confiam fortemente na doutrinação de seus membros e fiéis. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

19 TREINAMENTO ou DOUTRINAÇÃO
O treinamento é mais importante quando os trabalhos são complexos, difíceis, habilidades específicas e conhecimentos sofisticados. A doutrinação é mais importante quando os trabalhos são sensíveis ou remotos e a cultura e a ideologia da organização precisam de forte lealdade a ela. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

20 Organizações profissionais
Em algumas organizações – conhecidas como profissionais – grande parte do trabalho do núcleo operacional envolve habilidades complexas e conhecimento sofisticado. Exemplos: hospitais, escritórios de advocacia, instituições bancárias e de ensino etc. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

21 Treinamento e Doutrinação em unidades de apoio
O treinamento e a doutrinação são também utilizados extensivamente em muitas das UNIDADES DE APOIO, pois grande parte do trabalho tecnocrático de uma organização é de natureza profissional: pesquisadores operacionais assessores de apoio (advogados, auditores internos, consultores, psicólogos etc.) engenheiros industriais etc. MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

22 Aprendizado dos administradores
Há habilidades e conhecimento a serem aprendidos e escolas de administração para ensiná-los. EMPIRISMO – Muitos administradores, especialmente governamentais, não possuem qualquer treinamento gerencial, aprendendo por observação (pode ser insuficiente para uma boa administração). MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte

23 Terceirização de atividades de RH
A organização profissional passa para instituições externas grande parte das seguintes ações: escolha de seus trabalhadores, métodos de trabalho, treinamento e certificação de habilidades. Tema da vitória MA_20_Formalização do Comportamento - 2a_Parte


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