A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade UNA de Contagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade UNA de Contagem"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade UNA de Contagem
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM: UM ESTUDO DE CASO NA FORTBEV. Integrantes: Camila Pires Daniele Luisa Etiene Mendes Fábio Passos Gisely Paiva Jonathan Medina Luana Ferreira Mônica Andrade Prof. Orientadora: Erika Rúbia de Souza 1º /2011

2 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
INTRODUÇÃO Interlog Consultoria em Logística JONATHAN MEDINA Diretor FÁBIO PASSOS Gestor de transportes ETIENE MENDES Gestor de movimentação e armazenagem DANIELA LUISA Gestora Administrativa MONICA ANDRADE Gestora de Qualidade LUANA COTA Gestora de marketing GISELY GRISONY Gestora de RH CAMILA PIRES Gestora de projetos

3 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
INTRODUÇÃO O cliente - A Fortbev LTDA é uma distribuidora de alimentos e bebidas; Trabalha com marcas nacionais e internacionais que proporcionam prazer e bem estar aos consumidores; Sua estrutura possui uma rede de atendimento nacional dividida em oito regiões ; Sua equipe de vendas atende 4500 lojas de supermercados cadastrados.; Foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, Fornecedor TOP FIVE pela revista Supermercado Moderno, sendo reconhecida pelo quinto ano consecutivo pelos donos de supermercados como uma das melhores fornecedoras da categoria.

4 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
INTRODUÇÃO Principal gargalo e objetivos De acordo com visita realizada à empresa, aplicação da diagnose e check list, foi observado que o principal gargalo é a deficiência em movimentação e armazenagem na regional Belo Horizonte da Fortbev. Objetivo Geral; Propor soluções que facilitem a movimentação e armazenagem facilitando a expedição dos produtos solicitados por seus clientes. Objetivos específicos; - Apontar um método de armazenagem que facilite e possa ser usado pela empresa para acondicionamento de produtos; - Utilizar meios de movimentar de forma rápida, adequada e segura para os produtos da empresa; - Indicar sistemas informatizados que gerenciem e assegurem o fluxo de produtos e informações no armazém.

5 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Gerenciamento da cadeia de suprimentos Desenvolvimento das técnicas de armazenamento; Estabelecimento dos processos de intercâmbio; Reconhecimento da cadeia logística como diferencial competitivo; SCM (Supply Chain Manegement).

6 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Movimentação e armazenagem Just in Time; Percepção dos custos; Layout X Segmento Industrial; WMS (Warehouse Management System); Identificação dos canais de distribuição.

7 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
METODOLOGIA Descrição da pesquisa Método usado: estudo de caso. Instrumentos utilizados: Questionário para detectar possíveis falhas dentro da gestão da cadeia de suprimentos e o próprio layout da cadeia; Roteiro para diagnóstico Lean Manufacturing na administração de produção e operações; Questionário de avaliação sobre custos logísticos; Questionário sobre a maturidade em gestão de projetos.

8 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
DIAGNÓSTICO SETORES / QUESTÕES ANALISADOS INSTRUMENTO UTILIZADO GARGALOS ENCONTRADOS Administração da Produção Diagnóstico Lean - Deficiência na movimentação e armazenagem devido à falta de espaço. Custos Logísticos Questionário Muito capital parado em estoque; Alta do preço para manutenção do estoque. Gestão de Projetos - Ausência de um projeto para estruturação da armazenagem. Gestão da Cadeia de Suprimentos Diagnóstico da Cadeia de Suprimentos - Ausência de realização de inventário e falta de organização no armazém. Tecnologia da Informação - Falta de um sistema tecnológico para gerenciamento de armazém. Quadro 1 – Resumo da Diagnose (levantamento de dados). Fonte: Autores do Trabalho.

9 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
ANÁLISE DOS DADOS - Existe muita dificuldades para movimentar materiais no interior de suas instalações. - As instalações e a forma habitual de trabalho não suportaram o crescimento obtido pela empresa nos últimos anos. - O espaço físico não está proporcionando uma armazenagem ideal, o que aumenta os custos e gera perdas. - Essa situação está impactando de forma negativa o processamento de pedidos agravando o nível de serviço.

10 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
ANÁLISE DOS DADOS GUT – Gravidade, Urgência e Tendência. Prioridades destacadas no BRAINSTORMING G U T Total 1 – Mudar de instalações (galpão). 3 27 2 – Verticalizar o estoque. 2 18 3 – Comprar novos equipamentos para movimentação. 1 4 4- Implantar sistema de informação para gerenciar estoque Quadro 2 – GUT – Gravidade, Urgência e Tendência Fonte: Autores do Trabalho.

11 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
ANÁLISE DOS DADOS Plano de Ações 5W1H O que fazer Por que Quem Quando Onde Como (what) (why) (who) (when) (where) (how) Alugar novo galpão Aumentar a área de armazenagem Marcelo Paciolo 15/05/11 Próximo ao galpão Procurando em imobiliárias especializadas. Implantar estruturas porta pallets Aproveitar melhor os espaços 15/06/11 Na área de armazenagem Orçando em empresas especializadas Implantar software para gerenciar o estoque Ser preciso no controle e monitoramento do estoque 15/07/11 No armazém. Contratando empresa especializada em TI. Instalar Placas Solares Para utilizar energia solar No telhado do armazém Adaptando o telhado para as placas Quadro 3 – Plano de ações 5W1H Fonte: Autores do Trabalho.

12 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
ANÁLISE DOS DADOS Pensando em Sustentabilidade Comportamento ético que melhore a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade e da sociedade como um todo; Preocupação com o meio ambiente sem comprometer as gerações futuras; Requer um compromisso de toda a organização, envolvendo todos os níveis hierárquicos; Essa nova postura deve ser incorporada à estratégia da empresa e ser refletida em desafios éticos nas dimensões econômica, ambiental e social para aperfeiçoar as oportunidades de negócio.

13 A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
CONCLUSÃO Através de critérios avaliativos foram propostas mudanças na armazenagem e movimentação dos produtos; Essas mudanças foram divididas em prioridades e ficou definida que a primeira ação seria a mudança de galpão seguida da verticalização do estoque; Para gerenciar o fluxo de informações, monitoramento e controle no novo centro de distribuição da Fortbev é necessária a aquisição de ferramentas informatizadas como o WMS, orçamento (ANEXO 6); O processo de movimentação e armazenagem facilitado pela tecnologia proporcionará melhor controle sobre os produtos. proporcionando aumento no nível de serviço ao cliente; Diante de tudo que foi abordado e exposto ao longo desse estudo de caso, pudemos concluir que foram alcançamos os objetivos propostos.

14 TECNOLOGIA A SERVIÇO DA MOVIMENTAÇÃO E DA ARMAZENAGEM
REFERÊNCIAS AGNELO, Warlei. Conteúdo para elaboração do trabalho interdisciplinar da Faculdade UNA de Contagem, disciplina Gestão de Projetos. Disponível em: https://spreadsheets2.google.com/viewform?formkey=dHJvNThGa1QzV3RMQ2JNWGEwQ2t3YkE6MA acesso em: 18 de março 2011. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. 5. Ed PRADO, Darci Santos do. Maturidade em gerenciamento de projetos. Nova Lima, IDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2008 – Cap.1 a 5. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conjunto de reconhecimentos em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 4. Ed. 14 Campus Boulevard, Newtown Square, EUA: Project Management Institute, 2008 – Cap.1 a 4.


Carregar ppt "Faculdade UNA de Contagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google