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RUMO AO NÍVEL 3 Soeli T. Fiorini SPIN/SP Nov./1999.

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Apresentação em tema: "RUMO AO NÍVEL 3 Soeli T. Fiorini SPIN/SP Nov./1999."— Transcrição da apresentação:

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2 RUMO AO NÍVEL 3 Soeli T. Fiorini SPIN/SP Nov./1999

3 Agenda zIntrodução zRumo ao Nível 3 yNoções da ACP (KPA) yACP Nível 3 x Nível 2 yBarreiras yGastos yRetorno zCBA IPI zDados do SEI

4 Metas do Desenvolvimento Cronograma Custo Produtividade Lucro Satisfação do Cliente

5 Problema - Processo Imaturo zProcesso improvisado pelos praticantes e seus gerentes zNada é rigorosamente seguido ou aplicado zDependente das pessoas que realizam as atividades zProblemas com custo e cronograma zPouca visibilidade do progresso e qualidade z...

6 Processo Maduro zConsistente com a forma que o trabalho é realizado zDefinido, documentado e em melhoria contínua zVisivelmente mantido por todos zBem controlado - auditado e seguido zMedido zTecnologia usada de forma disciplinada

7 Solução MELHORIA DO PROCESSO

8 O que significa melhoria de processo? zReconhecer a lei da criatividade zMudar o comportamento das pessoas zProver mecanismos de feedback ymedições yverificações zEsforço e reforço contínuo ydinâmico - nunca estático...

9 Melhoria do Processo de Software - SPI zDefina um modelo yIDEAL (iniciar, diagnosticar, estabelecer, agir, implantar) yPDCA (planejar, fazer, verificar e agir) yCrie o seu modelo zOrganize-se ySumário do projeto zPriorize yavaliação

10 Conflitos, desafios e riscos de projetos SPI zConflito ycultura enraizada - processo e ideais zDesafio yimplantar o processo com poucos recursos e e no menor tempo possível zRisco yinstitucionalização

11 Rumo a Nível 3 N3

12 Foco no Processo da Organização Organization Process Focus - OPF

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14 OPF x N2 zGerência de Requisitos yRequisito do cliente x SPI yProjeto SPI possui requisitos (ACPs, práticas) yProjeto SPI x status dos requisitos

15 OPF x N2 zPlanejamento do Projeto de Software yAtividades de SPI - faça um projeto yPlano de Ação/Melhoria x Plano de Projeto yPlano de transferência de tecnologia (cronograma...)

16 OPF x N2 zSupervisão e Acompanhamento de Projeto de Software yAcompanhe o projeto SPI xtamanho, esforço, custo, cronograma,... xacompanhar produtos produzidos xregistrar dados de replanejamento - histórico xrevisões xmedições (ex. trabalho dos PATs) xSQA

17 OPF x N2 zGerência de Configuração de Software yDocumentação do projeto SPI xPlano de ação, plano de gerência de configuração e plano de garantia de qualidade, treinamentos,... xPlanilhas de medições com status das áreas- chaves do processo (KPAs) xferramentas utilizadas no processo

18 OPF x N2 zGarantia de Qualidade de Software yrevisão/ auditoria de produtos do projeto SPI yApoio na institucionalização dos processos - feedback

19 OPF x N2 zGerência de Contrato de Software yDesenvolvimento de ferramentas para dar suporte xcasar com o tempo para institucinalização

20 OPF - Barreiras zComprometimento da gerência superior zRespeito aos membros do SEPG zRecursos alocados zMotivação e comprometimento das equipes zGerentes e engenheiros cépticos - mudança cultural zOrganizações com freqüentes mudanças

21 OPF - Gastos zRecursos SEPG ycoordenação, revisões, orientações, medições,... zTreinamento do SEPG zTreinamento para a organização yCMM e CBA IPI, processos, ferramentas,... zEquipes (PATs) zAvaliação (assessment)

22 OPF - Retorno do Investimento zRedução do risco yMelhoria planejada yMelhoria de processo coordenada e focada zEntendimento da capacitação do processo yAvaliações zAumento da capacitação do processo yAções de melhoria

23 Definição do Processo da Organização Organization Process Definition - OPD

24 Definição do Processo da Organização - OPD

25 OPD x N2 zGerência de Requisitos yparticipantes são os clientes que tem requisitos para melhoria de processos, procedimentos e definições de processos xrequisitos para criar padrão de documentação xrequisitos para diretrizes e critérios de adaptação xrequisitos para criar BB e biblioteca ypadronização das descrições de processos de gerência de requisitos

26 OPD x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software ypadronização das descrições de processos de planejamento, supervisão e acompanhamento xdescrições, templates, medições, padrões, procedimentos xestimativas no banco de dados

27 OPD x N2 zGerência de Configuração de Software ypadronização das descrições de processos de gerência de configuração ydescrições do processo de software padrão sob SCM yativos de processo gerenciados e controlados

28 OPD x N2 zGarantia de Qualidade de Software ypadronização das descrições de processos de garantia de qualidade de software yparticipa da aprovação dos processos yrevisa e/ou audita atividades e produtos de OPD

29 OPD x N2 zGerência de Contrato de Software ypadronização das descrições de processos de gerência de contrato de software ydefinição de um modelo de fábrica

30 OPD - Barreiras zNível de detalhes nas descrições de processos e notações p/ representar o proc. zBoas práticas geralmente não estão definidas e documentadas zDefinição de processo não ser entendida zEsquema do banco de dados limitado zMudanças durante a implantação/ institucionalização do processo

31 OPD - Gastos zDefinir padrão para doc. de processos zDesenvolver e documentar o processo zDesenvolver e manter guidelines de adaptação do processo zDefinir e/ou comprar e manter o BD de processo zEstabelecer e manter a biblioteca de documentação relacionada ao processo zTreinamentos, medições, pilotos,...

32 OPD - Retorno zUm processo e ativos -> Padronização zBase p/ gerar adaptações controladas zBD - possibilidade de medições e histórico para estimativas -> controle/ previsibilidade zBiblioteca de documentação - auxilia no aprendizado e institucionalização dos processos

33 Programa de Treinamento Training Program - TP

34 Programa de Treinamento - TP

35 TP x N2 zGerência de Requisitos yNecessidade de treinamento contínuo yTreinamento em métodos, técnicas...

36 TP x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto yNecessidade de treinamento contínuo yÊnfase em controles baseados em dados do BD e limites yPode-se incluir no plano de projeto as necessidades de treinamento

37 TP x N2 zGerência de Configuração de Software yNecessidade de treinamento contínuo

38 TP x N2 zGarantia da Qualidade de Software yNecessidade de treinamento contínuo yÊnfase em checklists padronizados

39 TP x N2 zGerência de Contrato de Software yNecessidade de treinamento contínuo yTreinamento de fornecedores

40 TP - Barreiras zOrçamento - dinheiro zFalta de suporte da gerência zFornecer o treinamento muito tarde zFornecer o treinamento muito cedo zFalta de instrutores

41 TP - Gastos zTreinamento para o grupo de treinamento zPadrões para preparação de cursos zLevantamento das necessidades de treinamento zProver o treinamento zManter registros de treinamentos zAvaliações independentes - consultores

42 TP - Retorno zCapacitação das pessoas yProdutividade yQualidade ySatisfação zInstitucionalização mais rápida

43 Engenharia de Produtos de Software Software Product Engineering - SPE

44 Engenharia de Produtos de Software - SPE

45 SPE x N2 zGerência de Requisitos yBase para as atividades de SPE yFoco na definição de requisitos -métodos

46 SPE x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software ydefinição de novas atividades a serem incluídas e acompanhadas no plano do projeto

47 SPE x N2 zGerência de Configuração de Software ydefinição de baselines de acordo com o ciclo de vida do processo de desenvolvimento de software estabelecido yintegração da ferramenta de gerência de configuração com as ferramentas de desenvolvimento

48 SPE x N2 zGarantia de Qualidade de Software ypassa a ter mais recursos para realizar revisões e auditorias -> procedimentos, métodos, padrões de SPE... yPassa a verificar traceability efetivamente

49 SPE x N2 zGerência de Contrato de Software yCláusulas no contrato, se necessário, para manter métodos, ferramentas e processos compatíveis yFábrica de software x atividades em conjunto, integração do produto...

50 SPE - Barreiras zMétodos e ferramentas pouco apropriados ou incompatíveis zMétodos e ferramentas pouco eficientes zProcesso pouco efetivo (ex. revisão por pares) zFalta de conhecimento técnico

51 SPE - Gastos zComprar ferramentas zCapacitar desenvolvedores nas técnicas e ferramentas zRastear e manter a consistência através dos produtos zDefinir e executar atividades de teste zColetar e analisar dados de defeitos

52 SPE - Retorno zConsistência através dos produtos zUso dos dados de defeitos para melhoria do processo zUso mais efetivo de ferramentas e métodos zMais controle e qualidade no desenvolvimento

53 Gerência de Software Integrada Integrated Software Management - ISM

54 Gerência de Software Integrada - ISM

55 ISM x N2 zGerência de Requisitos yBase para o desenvolvimento do plano de projeto yprocesso de gerência de requisitos -> adaptação do processo - ex. solicitação de mudanças (pequenas manutenções)

56 ISM x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yEstabelecer limites para gerenciar tamanho, esforço, custo, dependências e caminhos críticos do cronograma e recursos críticos de computação yRiscos gerenciados - todos os eventos com reais possibilidades de impedir que o projeto alcance seus objetivos - plano de ger. riscos

57 ISM x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yDesenvolver e revisar o processo do projeto - definido com base no padrão yPlano de projeto pode conter referências do padrão - registro do processo definido do projeto

58 ISM x N2 zGerência de Configuração de Software yPode-se definir baselines mínimas - acordando para a duração de projetos

59 ISM x N2 zGerência de Contrato de Software yContratada define e entrega produtos de acordo com os processos definidos (ex. classes de projetos)

60 ISM x N2 zGarantia de Qualidade de Software ySegue o processo de software definido para para o projeto xacesso ao banco de dados p/ planejamento, estimativa, acompanhamento xcoleta e fornecimento de dados ao banco de dados xgerência do projeto x...

61 ISM - Barreiras zNão existir um processo de software padrão na organização zPlanejamento, supervisão e acompanhamento do projeto ainda com problemas zAtivos serem difíceis de recuperar e usar zDefinir diretrizes e guias de adaptação claros e úteis

62 ISM - Barreiras zIdentificação errônea de classes de projetos/ manutenções e a adaptação necessária zResistência na documentação das manutenções zBanco de dados pouco utilizado - uso para planejar e estimar

63 ISM - Gastos zLevantamento de como adaptar zElaboração de diretrizes e critérios de adaptação - guias zAdaptação do banco de dados de processos - limites zAdaptação ferramentas para reconher tipos de projetos, templates,...

64 ISM - Retorno zProcesso definido de acordo com as características dos projetos - diminui a resistência ao uso de processos zAlertas anteriores ao acontecimento de problemas no projeto zPossibilidade de medições mais efetivas

65 Coordenação entre Grupos Intergroup Coordination - IC

66 Coordenação entre Grupos - IC

67 IC x N2 zGerência de Requisitos yBase para os acordos entre grupos envolvidos

68 IC x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento de Projeto yIncluir no plano de projeto os compromissos, responsáveis e dependências yOs compromissos e dependências são acompanhados

69 IC x N2 zGerência de Configuração de Software yDisponibilizar a ferramenta de SCM para todos os grupos envolvidos no projeto yEstabelecer as baselines em conjunto - controle

70 IC x N2 zGarantia de Qualidade de Software yincluir revisão/ auditoria de atividades e produtos de IC

71 IC x N2 zGerência de Contrato de Software yexigências de níveis de maturidade da contratada para trabalho em conjunto

72 IC - Barreiras zEstrutura organizacional rígida zFalta de respeito entre os grupos y procedimento de escalonamento problemas zDiferenças de cultura/ linguagem zDiferenças de níveis de maturidade zLocalização geográfica zCompatibilidade dos meios de comunicação

73 IC - Gastos zGerenciar compromissos e dependências entre grupos zRevisões técnicas zComunicação zTreinamentos - dinâmica em grupo, orientações

74 IC - Retorno zEstabelecimento de responsabilidades - falar com a pessoa certa zVisibilidade de dependências e compromissos por todos os grupos envolvidos zTratamento de questões que impedem o progresso - escalonamento zConhecimento - aumenta com trabalho em grupo

75 Revisões por Pares Peer Review - PR

76 Revisões por Pares

77 PR x N2 zGerência de Requisitos yRequisitos podem ser submetidos a uma reunião de revisão por pares

78 PR x N2 zPlanejamento, Supervisão e Acompanhamento do Projeto de Software yIncluir no plano de projeto atividades de revisão por pares yPlano de projeto pode ser submetido à revisão por pares yAções de melhoria para corrigir defeitos devem ser acompanhadas até sua conclusão

79 PR x N2 zGerência de Configuração de Software ycorreções de defeitos resultam em mudanças que precisam ser controladas

80 PR x N2 zGarantia de Qualidade de Software yrevê e/ou audita processo e atividades de revisão por pares ycobra evidências da reunião

81 PR x N2 zGerência de Contrato de Software yProdutos entregues pela contratada podem passar por uma revisão por pares

82 PR - Barreiras zPressões de cronograma zAcreditar que as peer reviews são demasiadamente caras zRevisões hostis zMedo de avaliações das pessoas zSeleção pouco apropriada de revisores zPouca experiência técnica dos revisores

83 PR - Gastos zTreinamento zPlanejamento zFazer zRegistrar dados - ferramenta

84 PR - Retorno zDescobrir defeitos cedo - menor custo zDados disponíveis para guiar os testes zDados para análise de processos zAumenta qualidade - diminui o custo do processo: retrabalho

85 Processo CBA IPI CBA IPI - CMM Based Appraisal Internal Process Improvement

86 Processo CBA IPI 1. Identificar o Escopo da Avaliação 8. Apresentar Draft dos Findings 4. Brief do Assessment aos Participantes 5. Administrar os Questionários 6. Examinar as Respostas dos Questionários 7. Iniciar a Revisão da Documentação 2. Desenvolver um Plano para a Avaliação 3. Preparar e Treinar a Equipe

87 Processo CBA IPI 2. Entrevistar os Líderes de Projeto ( individual 4) 7. Apresentar Draft dos Findings 8. Consolidar, Medir e Preparar Findings Final 9. Apresentar Findings Final 10. Conduzir uma Sessão Executiva 11. Elaborar Relatório Final para o SEI 1. Conduzir a Reunião de Abertura 5. Consolidar Informações 5. Consolidar Informações 5. Consolidar Informações 6. Preparar Draft dos Findings 3. Entrevistar Gerentes Intermediários (grupo) 4. Entrevistar Representantes de Áreas Func. (grupo 6-12) Revisão de documentos, Entrevistas de Foloow-up

88 Depois da conquista... Melhoria de processo é melhoria contínua

89 Dados do SEI - Maio 97 zNúmero de organizações iniciando SPI continua a aumentar zOrganizações da área comercial tem aumentado zAproximadamente metade das organizações que tem reportado tem menos que 100 funcionários zTransição de níveis: 2-3 tendem a ser mais rápidos e com menos variância

90 Dados do SEI - Maio 97 zOrganizações Nível 1 y Garantia de Qualidade de Software e Planejamento do Projeto de Software são as áreas-chave freqüentemente menos satisfeitas zOrganizações Nível 2 yDefinição do Processo da Organização, Gerência de Software Integrada e Programa de Treinamento são as áreas-chave menos satisfeitas.

91 Sucesso do projeto SPI CMM tem que ser uma conquista de todos


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