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Melhoria da Qualidade de Software utilizando o Modelo CMM Alexandre Gualter Msc em Ciência da Computação - COPPE/UFRJ Claudia Cappelli Mestranda em Sistemas.

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1 Melhoria da Qualidade de Software utilizando o Modelo CMM Alexandre Gualter Msc em Ciência da Computação - COPPE/UFRJ Claudia Cappelli Mestranda em Sistemas de Informacao - IM-NCE/UFRJ

2 Melhoria da Qualidade Através do CMM Tendências Tecnológicas O que é o CMM O Projeto SPI - Software Process Improvement Implementação Process Quality Manual Resultados Esperados Conclusões Agenda

3 Tendências Tecnológicas - Século XXI Para atender a este desafio a Área de Tecnologia deve: Definir um Padrão comum para desenvolver Sistemas, utilizando conceitos avançados da Engenharia de Software. Objetivos Tecnologia Totalmente Alinhada aos Objetivos do Business......Facilitando e Viabilizando o Crescimento com Qualidade. O Processo de Desenvolvimento deve ser transparente e bem entendido pelos Usuários

4 Aderência do Produto às definições do Usuário Redução no Prazo de Entrega de Projetos Aumento da Qualidade do Produto entregue Diminuição de Erros em Produção Diminuição do Esforço de Manutenção Tendências Tecnológicas - Século XXI Vantagens Competitivas do Processo Definido

5 Projeto A Projeto B Projeto C Projeto x Sistemas Hardware Software SIX SIGMA CMM Mas afinal o que é o CMM ? CMM é um Modelo de Qualidade aplicado a Software

6 OPTIMIZING 5 Processo Disciplinad o Processo Padrão Customizável Processo Previsível (Métricas) Melhoria Contínua Os 5 Níveis do Processo de Maturidade do Software MANAGED 4 DEFINED 3 REPEATABLE 2 INITIAL 1

7 Capability Maturity Model (CMM) Level 4 - MANAGED Level 5 - OPTIMIZING Level 4 - MANAGED Level 5 - OPTIMIZING Level 3 - DEFINED Organization Process Focus Organization Process Definition Integrated Software Management Software Product Engineering Intergroup Coordination Peer Reviews Training Program Level 2 - REPEATABLE Requirements Management Software Project Planning Software Project Tracking Software Subcontract Management Software Quality Assurance Soft. Configuration Management Level 2 - REPEATABLE Requirements Management Software Project Planning Software Project Tracking Software Subcontract Management Software Quality Assurance Soft. Configuration Management Project Focus Organization Focus Ad Hoc Quality Improvement Focus Key Process Areas Level 1 - INITIAL

8 Maturity Levels Goals contain indicate Key Process Areas Common Features Key Practices Implementation or Institutionalization Infrastructure or Activities Process Capability organized by contain achieve describe address Capability Maturity Model (CMM)

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10 Data Description

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20 O Projeto SPI - Sofware Process Improvement Objetivos Padronização e documentação do processo de desenvolvimento. Estabelecimento de um planejamento de projetos com base histórica. Aumento da automação do processo de desenvolvimento. Definição de métricas quantitativas e mecanismos de peer review para avaliação dos produtos de software. Aumento da qualidade do produto entregue ao usuário. Diminuição do prazo de entrega dos produtos de software aos usuários. Foco no aprimoramento contínuo.

21 Passos para Implementação do Projeto SPI Elaboração do Plano de Ação Estabelecimento do Steering Commitee Definição dos PATs - Process Action Teams Definição dos Processos Realização dos Pilotos Implantação dos Processos Avaliação - Mini-Assessment Treinamento nos novos processos Assessment (CBA-IPI) formal da SEI

22 Estrutura dos Process Action Teams (PATs) Report Steering Committee KPA Manager PAT

23 Fluxo Típico de Trabalho de um PAT Criar Planos de Ação para cada PAT. Treinar especificamente aos membros do PAT. Pesquisar Informações da Organização e Indústria na Área Específica. Avaliar o Processo com base nos níveis atuais do CMM. Desenvolver Plano Detalhado. Desenvolver e Documentar Processos da KPA. Selecionar Projetos Pilotos. Desenvolver plano de Implementação de Piloto. Apresentar e Divulgar novo processo ao Steering Comitee. Pilotar e Revisar o Piloto. Revisar o novo Processo com base no Piloto. Liberar para utilização em larga escala. Avaliar e melhorar continuamente o processo Participar como co-responsável dos Assessments

24 SEPG - Software Engineering Process Group Focos deste Grupo Garantir a adoção do CMM na área de Tecnologia Coordenar o aprimoramento do processo Dar consultoria e suporte ao processo de desenvolvimento Ministrar treinamentos em Engenharia de Software

25 A IVImpIDC Gerência de Configuração e SQA Atividades de Gerência do Processo (Planos, Revisões, Estimativas,...) DnC IDDesv Atividades de Teste (Planos, Revisões, Estimativas,...) Process Quality Manual

26 Produtos de Trabalho em cada Fase Inicialização Statement of Work Estimativa 1 Definição Estudo de Viabilidade Contrato de Software Plano do Projeto Análise de Risco Modelo Lógico e Funcional DRS Estimativa 2 Information Security Plan Peer Review

27 Produtos de Trabalho em cada Fase Design Telas e Relatórios Diagramas de Módulos Testes Case Especificação Física Especificação de Módulos Plano de Teste de Software Plano de Teste de Aceite Análise Preliminar de Impacto Information Security Peer Review Construção Manual do Usuário Plano de Implantação Codificação Teste Peer Review

28 Produtos de Trabalho em cada Fase Verificação Teste de Aceite Análise de Impacto Aprovação Information Security Implantação Treinamento Aprovação Pós-implantação Análise dos Resultados

29 Produtos de Trabalho Periódicos Controle de alterações de Requisitos Medições Acompanhamento de projetos Revisões Estimativas

30 Melhoria das Estimativas de Software Over/Under Percentage 140% 0% -140% Without Historical Data Variance between + 20% to - 145% (Mostly Level 1 & 2) Without Historical Data Variance between - 20% to + 20% (Level 3) Based on 120 projects in Boeing Information Systems Resultados Esperados

31 Resultados de Software Process Improvement em 13 Organizações. Dados fornecidos pelo SEI 35% de GANHO em produtividade por ano 22% de pecentual de erros detectados previamente 19% de redução do prazo de entrega 39% de redução de erros após a entrega 5.0 de retorno em cada dollar investido

32 Conclusões O sucesso do processo de melhoria de qualidade em software depende de: Objetivos de tecnologia baseados nos objetivos das áreas de negócio; Suporte da alta gerência; Conhecimento do processo por todos os envolvidos; Participação dos usuários no processo de desenvolvimento; Forte Cooperação entre áreas de tecnologia.

33 RESULTADO FINAL LUCRO MARKET SHARE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES QUALIDADE REDUÇÃO DO CICLO DE TEMPO REDUÇÃO DE ERROS TECNOLOGIA USUÁRIOS


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