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Módulo I Gestão de Finanças Liderança e Desenvolvimento de Equipes Administração do Tempo e Eficácia Pessoal Novembro/Dezembro 2006.

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1 Módulo I Gestão de Finanças Liderança e Desenvolvimento de Equipes Administração do Tempo e Eficácia Pessoal Novembro/Dezembro 2006

2 A primeira grande responsabilidade do líder é crescer diante de si. Liderança e Desenvolvimento de Equipes Prof. Gilberto Cavicchioli

3 Pergunta: Pode uma pessoa fazer diferença no desempenho de uma organização? Liderança e Desenvolvimento de Equipes

4 A Evolução do papel do líder: São pessoas que mobilizam outras pessoas, inflamam nossa paixão e inspiram o melhor dentro de nós. Daniel Goleman É quem obtém resultados por meio de pessoas. O líder nunca se pergunta: O que eu quero ? e sim, O que precisa ser feito? O grande líder deve assegurar à empresa que ela vai sobreviver e seguir seu caminho mesmo que ele deixe o cargo. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

5 Liderança. O que é? A capacidade de influenciar pessoas em direção ao alcance de objetivos. Autoridade; Influência; Tem seguidores. É a ação de comprometer pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados. É o que modifica o comportamento e a atitude das pessoas, de forma a potencializá-las para execução de trabalhos e desenvolvimento de equipes. É o que integra as pessoas aos processos de mudança. É a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

6 CONSCIENTE A quem servir? Qual o propósito do serviço? LÍDER FOCA RESULTADOS RELACIONAMENTO COM PESSOAS DISCIPLINADO DIRETIVO TAREFA LÍDER O Líder: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

7 Os Líderes e seus Comportamentos 1.Coercitivo: Diz aos subordinados o que fazer sem ouvir e esperar obediência imediata. 2.Dirigente: Fornece direções claras com tato, ouve idéias mas não deixa dúvidas de quem toma a decisão. 3.Afetivo: Preocupa-se com as necessidades e interesses de seus subordinados. Prioriza os relacionamentos amigáveis. 4.Democrático: Busca o comportamento por meio do consenso. 5.Treinados: Estimula os subordinados a desenvolverem seus pontos fortes e os pontos a melhorar. 6.Outros: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

8 Fator Humano em Serviços Líder Maior poder, produtividade Maior eficiência Prioriza o serviço para os outros É a arte e a força de liderar pessoas, integradas ao entendimento da qualidade do poder que exercem sobre outras pessoas e sobre si mesmas. Liderança Servidora: Maior integração Descobre as necessidades prioritárias dos outros e tenta atendê-las. Robert K. Greenleaf Liderança e Desenvolvimento de Equipes

9 Liderança- Democrática - Autocrática - Contingencial / Situação PODER Inteligência - Criatividade - Liderança Liderança e Desenvolvimento de Equipes

10 Exercício: Inventário Líder/ Gerente Liderança e Desenvolvimento de Equipes

11 Exercício: Inventário Líder/ Gerente Pontuação Conte 1 ponto para cada um dos seguintes itens que tenha assinalado: 1a, 2b, 3a, 4b, 5a, 6b, 7a, 8b, 9a, 10b. Conte 2 pontos para cada um dos itens que tenha assinalado: 1b, 2a, 3b, 4a, 5b, 6a, 7b, 8a, 9b, 10a. 18 pontos ou mais: Você está muito à vontade na liderança e provavelmente não gosta de muitas das tarefas cotidianas necessárias para ser um gerente pontos: Você tem uma queda para liderança, mas às vezes resiste e precisa se afirmar em áreas que são seu ponto fraco. 12 pontos ou menos: Você prefere gerenciar em lugar de liderar e provavelmente espera que os outros assumam a liderança na maioria das situações. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

12 O Estudo da Liderança Teoria dos Traços da Personalidade Traços responsáveis pela Capacidade de Liderança. Ambição, Energia, Desejo de Liderar, Honestidade, Integridade e Autoconfiança, Inteligência, Conhecimentos Relevantes. Líderes são natos? Liderança e Desenvolvimento de Equipes

13 Teorias Comportamentais Proposta: Comportamentos específicos diferenciamos líderes dos liderados. Treinar pessoas para a Liderança. Ensinar. Fábrica de Líderes. 1-) Estrutura de Iniciação: Busca por objetivos. Desempenho. 2-) Consideração: Preocupação com as pessoas, bem- estar, satisfação dos líderes. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

14 Orientação Para a Produção Enfatiza a aspectos Técnicos e Práticos do Trabalho. Para o Funcionário Enfatiza as relações inter pessoais, melhor aceitação das diferenças. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

15 Estilos Preocupado com as Pessoas Preocupado com a Produção Matriz Gerencial de Blake e Mouton 1.1 – Ineficaz: Seguidor 1.9 – Deixar fazer: Amigo 9.1 – Autoritário: Chefe 9.9 – Mais eficaz: Líder Liderança e Desenvolvimento de Equipes

16 Teorias das Contingências ou Situacional O Estilo do Líder varia conforme a Situação, e o Grau de Maturidade. Liderados Líderes Incapazes ou Desmotivados Orientação clara e específica Incapazes mas Motivados Orientação para a Tarefa Orientação para os Relacionamentos Capazes mas DesmotivadosApoiador, Participativo Capazes e MotivadosDelegar Tarefas. Acompanhar Liderança e Desenvolvimento de Equipes

17 MATURIDADE DO(S) LIDERADOS (S) (ALTO) (BAIXO) ESTILO DO LÍDER COMPORTAMENTO DE APOIO (BAIXO) (ALTO) COMPORTAMENTO DIRETIVO BAIXAMODERADA ALTA IMATURO MADURO TAREFA ALTA E RELACIO- NAMENTO ALTO RELACIO- NAMENTO ALTO E TAREFA BAIXA E2E3 E1E4 TAREFA ALTA E RELACIO- NAMENTO BAIXO RELACIO- NAMENTO BAIXO E TAREFA BAIXA Estilos de Liderança Vs. Maturidade Liderança e Desenvolvimento de Equipes

18 ALTA AMIGO ALTA sensibilidade e BAIXA objetividade em alcançar resultados. LÍDER ALTA sensibilidade e ALTA objetividade em alcançar resultados. SEGUIDOR BAIXA sensibilidade e BAIXA objetividade em alcançar resultados. CHEFE BAIXA sensibilidade e ALTA objetividade em alcançar resultados. BAIXA OBJETIVIDADE EM ALCANÇAR RESULTADOS ALTA SENSIBILIDADEPARASENSIBILIDADEPARA LIDERARCOMGENTELIDERARCOMGENTE Modelos de Gerência Liderança e Desenvolvimento de Equipes

19 Delegar Responsabilidades Direcionar: FIRME Treinar: APOIO, ALINHAMENTO Apoiar: RELACIONAMENTO, FORTALECIMENTO Delegar: DISNTÂNCIA, CONFIANÇA O Líder ajuda o Liderado a Amadurecer. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

20 Graus de Maturidade Baixa: Sem capacidade / Sem disposição Baixa/Moderada: Sem capacidade / Com disposição Moderada/Alta: Com capacidade / Sem disposição Alta: Com capacidade / Com disposição Liderança e Desenvolvimento de Equipes

21 Liderança Carismática Capacidades heróicas e extraordinárias dos Líderes Visão e Articulação Sensíveis às Limitações Comportamentos diferentes dos comuns Risco Pessoal para atingir objetivos Carisma: Habilidade de liderar pessoas, com base no magnetismo, charme, inspiração e emoção pessoal. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

22 Liderança Transformacional ou Transformadora Preocupados com o desenvolvimento das pessoas Formas diferentes de pensar Propicia o questionamento Proporciona o debate Inspiram, entusiasmam, estimulam Lançam pessoas à ação Converte seguidores em líderes É orientador e conselheiro individual Liderança e Desenvolvimento de Equipes

23 A Pessoa do Líder Discernimento entre o certo e o importante. Cria e assume riscos. É voltado para resultados. Está em constante aprendizado. Auto desenvolvimento. Humilde sem ser submisso. É a principal fonte de energia positiva da organização. É imprevisível. Tem forte convicção. É flexível. Trabalha com a intuição naturalmente. Visualiza o processo de desenvolvimento dos fatos. Aprende com seus erros. Promove a melhoria. Retem a atenção das pessoas. Sabe fazer perguntas. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

24 Diferenças entre Gerência e Liderança Gerência (tradicional) Elabora agendas com planos Desenvolvimento de visões e estratégias Redes de relacionamentos através da hierarquia formal Redes de relacionamentos convergentes Ação pelo comando Ação pela inspiração Rigidez Flexibilidade Liderança Gerente: Mente da organização. Analítica, estruturada, controlada. Líder: Alma da organização. Visionária, flexível, criativa. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

25 A Liderança e a Gestão da Qualidade Líder Conhecimento AtitudesHabilidades Qualidade Metodologia Fator Humano Técnica 1)Promove o Cliente interno eficaz. 2) Transforma o Brainstorming em ações. 3)Os 5 por quês por caminhos mais curtos. 4)O ciclo de Deming (PDCA) Empático. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

26 Análise Planejamento Execução Controle Interpreta a verdade dos fatos Metas claras, vitórias Responsabilidades mútuas, compartilhadas Motivação, entusiasmo Liderança e gestão da Qualidade Liderança e Desenvolvimento de Equipes

27 Os 8 Hábitos dos Líderes de Sucesso 1-) Ser proativo. Agir. 2-) Começa com o objetivo em mente. 3-) Administra bem o tempo. 4-) Tem capacidade de concentração. 5-) Busca o benefício para ambas as partes. 6-) Primeiro, compreender. Segundo, ser compreendido. 7-) Proporciona a cooperação criativa. 8-) Melhora continuamente. É transparente. Os verdadeiros líderes são pessoas nutritivas. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

28 Imaginação + Conhecimento = Inovação Líder como Grande Talento na Organização São poucas as pessoas que contribuem ao máximo com a empresa, e precisam ser reconhecidas, estimuladas, e potencializadas para que maximizem os resultados positivos. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

29 Chefe ou Líder Os Chefes empurram Os Chefes comandam Os Chefes são mestres Os Chefes são comandantes Os Chefes são os donos da voz mais alta O Chefe administra O Chefe mantém O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura O Chefe pergunta como e quando O Chefe convive melhor no status-quo O Chefe é um bom soldado O Chefe faz a coisa corretamente O Chefe obtém resultados através – ou apesar – das pessoas O Chefe quer segurança e estabilidade O Chefe busca status de vida Os Chefes são obedientes Os Chefes são fazedores O Chefe veste a camisa da empresa Os líderes puxam Os líderes comunicam Os líderes são maestros Os líderes são treinadores Os líderes dos ouvidos mais acurados O líder inova O líder desenvolve O líder inspira confiança O líder pergunta o quê e por quê O líder desafia, muda O líder é ele mesmo O líder faz a coisa certa O líder desenvolve pessoas e grupo O líder quer desafios O líder privilegia qualidade Os líderes contestadores Os líderes criativos Os líderes participam dos negócios da empresa Liderança e Desenvolvimento de Equipes

30 O Líder diante dos Conflitos O que gera o Conflito - Diferentes escolhas - Oposição - Tensão - Incompatibilidade - Mudanças - Assédio - Competição - Choques de personalidade - Exigências de família Liderança e Desenvolvimento de Equipes

31 Intensidade do Conflito versus Desempenho Humano Líder: Não evita o conflito, mas o torna produtivo. Evita as seqüelas e o rancor no relacionamentos. O conflito está sempre relacionado à: 1 - Realização de Tarefas 2 - Interação Social Liderança e Desenvolvimento de Equipes

32 Motivação: O que motiva as pessoas: Crescimento Conforto Agradável Evita Sofrimento Dá prazer Idealismos Virtude Desafio Motivação ocorre quando: Interesses pessoais coincidem com os das organizações, para todos ganharem. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

33 Como o líder motiva sua equipe: Estabelece uma visão clara do negócio Mostra o caminho na busca dessa visão Procura identificar as competências da equipe nessa visão Proporciona o desenvolvimento Trabalha junto Reconhece o trabalho bem feito Liderança e Desenvolvimento de Equipes

34 As características de um time Limites claros Atribuições diferenciadas dos membros Tarefas interrelacionadas Autonomia Dependência de pessoas e recursos externos Responsabilidade coletiva A emoção entra em campo Talentos diversos Disposição em desenvolver novas habilidades Cumprir metas baseadas em resultados A sinergia catalisa mudanças; 2+2=5 Liderança e Desenvolvimento de Equipes

35 MOTIVAÇÃO - Conceitos 1- Taylor: Ganhar tempo nas atividades Produtividade 2- Douglas Mc Gregor: Teoria X e Teoria Y Teoria X: Bons salários Teoria Y: Integrar o indivíduo ao trabalho. Preocupação com o ambiente. 3- Maslow: Entender as necessidades das pessoas Prioridade de necessidades: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Auto-Estima e Auto-Realização.. Teorias Antigas: 4- Herzberg: Fatores Intrínsecos: Associados com a satisfação com o trabalho. Fatores Extrínsecos: Associados com a insatisfação com o trabalho. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

36 1- Mc Clelland: Necessidade de realização. Lutar pelo sucesso. Necessidade de poder. Mudança de comportamento. Necessidade de associação. Desejo de relacionamentos. Teorias Contemporâneas: 2- Victor Vroom: Teoria da expectativa - O colaborador espera que: Esforço Individual Desempenho Recompensas Organizacionais Metas Pessoais Liderança e Desenvolvimento de Equipes

37 Motivação de Equipes Disciplina do Líder Único 1- Toma a comunica as decisões ao grupo. 2- Define metas de desempenho e estabelece responsabilidades individuais. 3- Determina o ritmo e a abordagem de trabalho. 4- Avalia os resultados. 5- Define pensamentos e padrões. 6- Mantemos o controle sobre as atividades. A Disciplina de Equipe 1- Responsabilidades mútuas. 2- Liderança é compartilhada. 3- Comunicação aberta. 4- O objetivo da equipe está claro para todos. 5- Flexibilidade. Ausência de acusações. 6- O produto do trabalho do time é melhor que o produto da soma dos trabalhos individuais. Motivar-se é colocar as emoções no sentido de um objetivo Liderança e Desenvolvimento de Equipes

38 Ciclo de Vida das Equipes - Amadurecimento Liderança e Desenvolvimento de Equipes

39 A Formação do Espírito de Equipe 1. Interdisciplinaridade 2. Criatividade 3. Inovação 4. Complexidade 5. Mudanças 6. Convivencialidade 7. Assertividade Contrata-se Antes braços mentes Hoje mentes corações Liderança e Desenvolvimento de Equipes

40 A criação de Espírito de Equipe : Afetividade versus Antagonismo O programa é de qualidade se o programador foi de qualidade Máquinas trabalham de forma linear e dentro da lógica Previsibilidade P: Por quê trabalhar em equipe? O Combustível Liderança e Desenvolvimento de Equipes

41 Vantagens dos Times Imprevisibilidade Ganho de tempo Agilidade, criatividade Conhecimento cresce numa exponencial Competências complementares Desenvolver base Inteligência Emocional - Bases Conhece as próprias emoções Motivação Reconhece emoções nos outros Habilidades Sociais Auto - gerenciamento Liderança e Desenvolvimento de Equipes

42 Os Ingredientes dos Times Campeões Confiança Crença no propósito comum e no talento individual Valores compartilhados: Perfeição, Disciplina, Família, Humildade, Verdade, Solidariedade, Status Subordinar os egos individuais ao bem comum do grupo Expectativa de vitória Liderança e Desenvolvimento de Equipes

43 As 5 Armadilhas na Carreira dos Líderes 1. De não dizer o que você quer 2. De evitar o desagradável ou o difícil 3. De muitos triunfos ganhos e das ameaça superadas 4. De só ouvir o que lhe convém ouvir 5. De convicção inflexível. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

44 Talentos; Paixão; Energia Mágica 1- Bom nível de desempenho. Individualismo e egoísmo ficam fora. 2- Clima democrático. Respeito às idéias e espaços alheios. Acordos negociados. 3- Entusiasmo generalizado. O líder é o guardião do bom humor. 4- Diversidade complementar. Provoca a tolerância. 5- Visão de objetivos. Transparência. As metas do time superam as metas individuais. O líder como maestro, ou gerente. A equipe pratica a Convivencialidade Demagogia Estilo de liderança em busca da popularidade, por meio da simpatia, da liberdade. Como por isso para funcionar na equipe. O papel do líder. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

45 O Líder:Idéias de Peter Drucker Estabelece Metas, Prioridades e Mantém Padrões. Faz concessões, consciente de que não controla o Universo. Encara a liderança como responsabilidade e não como posição ou privilégio. Gosta de ter colegas fortes, competentes, reconhece seus valores. Ser humilde sem ter complexo de inferioridade. É coerente e integrador. Sabe ganhar confiança de seus seguidores. A confiança é a convicção de que o líder age conforme o que diz. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

46 Liderando pela Aprendizagem Estude a Liderança: livros, artigos, conferências. Converse com outros líderes, sobre o que eles acham difícil. Aprenda com seus erros e com os erros dos outros. Pratique o Feedback pessoal. Considere a mudança como processo de aprendizagem. Imaginação Comportamento Sucesso Liderança e Desenvolvimento de Equipes

47 Líderes do Futuro Características, Visões, Estratégias 1) Inteligência Lógica, Racional e Emocional. 2) Visam resultados específicos privilegiando as pessoas. 3) Preocupados com o constante auto-conhecimento. Reflexão e auto - avaliação. 4) Gostam de competir, de se especializar, adquirir expertise, o empreendedorismo interno e externo. 5) Administra com 5% de estratégia e 95% de execução. 6) Paixão genuína pelos clientes. 7) Capacidade de identificar e arregimentar os mentores que transformarão sua vida. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

48 8) Geram sua própria energia. E = mc² m = os times, membros de sua organização c = poder de previsão e reação em alta velocidade Líderes do Futuro (Cont.) Características, Visões, Estratégias 9) Sabe lidar com as minorias raciais. 10) Compromissados ao extremo com o serviço e a obediência. 11) Gentileza, Honestidade, Integridade. 12) Entusiasmo, senso de humor, rir de si mesmo. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

49 15) Perseverança, aprendem com o fracasso. Tentam diferente. 16) É admirado pelo valor que traz à organização. 17) Seu potencial libera a criatividade das pessoas. 14) Bons negociadores. Conviver com ambigüidades e mudanças contínuas. Líderes do Futuro (Cont.) Características, Visões, Estratégias 13) Trabalhar com vários idiomas e culturas organizacionais. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

50 18) Vida doméstica com menor prioridade. 19) Intuitivo e com habilidade de lidar com os sinais de comunicação não verbal. 20) Líder como professor. Educar e libertar. 21) Visão clara das necessidades e responsabilidades para vencer obstáculos do presente, mantendo calibrado o foco na estratégia futura. 22) Acredita no valor humano. Objetiva o sucesso como uma postura diante da vida, independente de valores, talentos, rótulos e religião. Líderes do Futuro (Cont.) Características, Visões, Estratégias Liderança e Desenvolvimento de Equipes

51 Liderança Servidora: 10 Características 1-) Saber Ouvir: Procure compreender primeiro, depois se fazer compreender. 2-) Empatia: Colocar-se no lugar do outro e tentar compreender, sem julgamento. 3-) Percepção: Desenvolver os 5 sentidos e escutá-los. 4-) Persuasão: Convencer através do exemplo e não só de palavras. 5-) Consciente: Traz clareza e simplicidade diante das dificuldades. 6-) Previsibilidade: Antevê situações, altera antecipadamente resultados. 7-) Cordialidade: Transmite segurança sincera. 8-) Disponibilidade: O tempo do outro é muito importante. 9-) Compartilha seus sucessos: Trabalha em equipe. 10-) Valores: Acredita acima de tudo no valor humano. Liderança e Desenvolvimento de Equipes

52 10-) Ser de serviço: - Como posso valorizar as pessoas? - Como provoco reações positivas? - Servir aos outros é demonstração de força e não franqueza. O Líder Servidor transforma os ambientes de trabalho, fazendo com que as pessoas redescubram o que está adormecido. Sua bondade, generosidade e harmonia, ou seja, o melhor da cada um. Quando as ações são executadas sem discursos desnecessários, as pessoas dizem: Conseguimos Lao Tsu Liderança e Desenvolvimento de Equipes

53 A genialidade dos líderes não está em obter conquistas pessoais, mas em liderar o talento de outras pessoas Warren Bennis Liderança e Desenvolvimento de Equipes

54 Bibliografia -Liderança Baseada em Princípios, Stephen R. Covey – Campus 2004 – Rio de Janeiro -A Formação do Líder, Warren Bennis – Atlas 1996 – São Paulo -Liderança: Administração do Sentido, Cecília Whitaker – Atlas 1994 – São Paulo -A final, o que fazem os líderes: A nova face do poder e da estratégia, Johnp Kotter – Campus 2000 – Rio de Janeiro -A Prática da Inovação, Peter Senge -MVC - Liderança e Desenvolvimento de Equipes

55 Bibliografia -Lideranças, Paul Taffinder - Editora CLIO Comportamento Organizacional, Stephen Robbins - Prentice Hall, São Paulo -Modelo de Competências e Gestão de Talentos, Maria Rita Gramigna - Pearson -São Paulo, O Líder Acidental, Harvey Robbins e Michael Findey - Prentice Hall, São Paulo Liderança e Desenvolvimento de Equipes


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