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Relações Humanas Iº Congresso IOS 2010.

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1 Relações Humanas Iº Congresso IOS 2010

2 Jovem Aprendiz TOTVS Jovem Aprendiz Vantagens de ter um Jovem Aprendiz
2 Vantagens de ter um Jovem Aprendiz TOTVS Jovem Aprendiz Acompanhamento profissional ; No ambiente de trabalho o entusiasmo do jovem tem reflexos em outros funcionários; Além de atuar em concordância com a lei, a TOTVS cumpri o seu papel de responsabilidade social; Com a formação prática e teórica o jovem executa com zelo as tarefas e aplicar na prática o que aprende no curso. A maioria dos nossos jovens tem fortes possibilidades de efetivação. Garantia de emprego. Tivemos 13 Jovens 2 forma desligados 8 estão ativos e 3 foram efetivados 2

3 Jovem Aprendiz Caso de Sucesso
3 Jovem Aprendiz Caso de Sucesso Em 2007 a jovem Thamara, aos 16 anos, iniciou um curso do Pacote Office no IOS e logo após alguns meses ficou sabendo que haveria uma oportunidade de emprego na TOTVS. Se inscreveu para o processo seletivo, seu currículo foi o último a ser entregue, mas isso não significou que ela seria a ultima selecionada. Pelo contrario foi selecionada para atuar na área Administrativa do CST (Central de Serviços TOTVS). Iniciou o curso em uma Instituição reconhecida pela Ministério do Trabalho. Foi assim que começou sua jornada na TOTVS. “Fiquei com medo, pois ia mudar minha turma de estudo passaria a estudar de noite, mas valeu a pena!” Ficou 2 anos no CST trabalhando com atendimento e treinando os novos participantes mesmo ela sendo a mais jovem do time. Em 2009 abriu uma vaga interna que lhe chamou atenção se inscreveu e hoje, está a 6 meses, no CRM. Começou a estudar espanhol, pois vai treinar as unidades nacionais e internacionais nos módulos do CRM. 3

4 Jovem Aprendiz Caso de Sucesso
4 Jovem Aprendiz Caso de Sucesso “Dependendo da sua postura ninguém sabe que você é Jovem Aprendiz. Não te tratam como um Jovem.” Hoje a Thamara está no 2º ano da Faculdade de Sistemas da Informação e Processamento de dados e quer seguir carreira na área técnica. 4

5 PcD’s 5 De acordo com o artigo 93 da Lei 8.213/1991, qualquer empresa com 100 ou mais funcionários deve preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de necessidades especiais na seguinte proporção: Em conjunto com BRASSCON assinamos o Pacto Setorial que permite cumprir a cota em um período de tempo estendido. Em dois anos deve-se cumprir 80% da Cota (que é de 5%) Atualmente temos 100 participantes com Deficiência distribuídos nas nossas Unidades (BH, JOI e RJ). Estão distribuídos da seguinte maneira: Até 200 funcionários 2% de 201 a 500 3% de 501 a 1000 4% de 1001 acima 5% * Deficiência Part Física 74 Auditiva 14 Visual 12 Total 100 * A TOTVS enquadra-se nesta categoria. 5

6 6 Ações de inclusão 6

7 Programas de Capacitação
7 Ações de inclusão Programas de Capacitação Incubadora de Talentos Especiais Surgiu em 2007 com o propósito de capacitar pessoas interessadas no ERP. Depois o projeto foi elaborado para atender pessoas com deficiência. Duração de 1 mês. 1º Programa de Capacitação Surgiu em Maio de 2008 com o propósito de capacitar em diversas frentes PcD’s para sua atuação no mercado de trabalho e, principalmente, no grupo TOTVS, buscando propiciar a inclusão social. A turma formada por 22 participantes dos quais absorvemos 8 (36%) o restante do grupo foi dirigido aos nossos clientes e parceiros. O programa teve duração de 4,5 meses e abordou: Rotinas Administrativas, Pacote Office, Português, Matemática e ERP 7

8 Programas de Capacitação
8 Ações de inclusão Programas de Capacitação 2º Programa de Capacitação Surgiu em Maio de 2009 em parceria com IOS. O grupo iniciou com 25 participantes e atualmente conta com 19. O programa tem duração de 14 meses e aborda: Ensino Médio (Supletivo – Cursinho da Poli) Rotinas Administrativas, Pacote Office, Comunicação e Expressão Postura Profissional ERP 8

9 Ações de inclusão Comitê de Inclusão
9 Ações de inclusão Comitê de Inclusão Surgiu em 2009 por uma iniciativa dos próprios participantes TOTVS de promoverem ações de integração entre as pessoas com deficiência e a equipe de trabalho; Conscientização dos participantes e Ouvir, mensalmente, os pontos de melhoria no dia-a-dia desta convivência a fim de serem avaliados e implementados. Aline - Inovação/ Controladoria, Ivan - Framework, Elaine - IOS, Gisele –Assessoria, Fran- Arquivo, Rose – Help Desk e Monica RH 9

10 Ações de inclusão Caso de Sucesso
10 Ações de inclusão Caso de Sucesso Durante 6 anos Rose recebeu incansáveis NÃOS quando insistia em voltar para o mercado formal de trabalho e buscou não absorvê-los como uma sentença de incompetência. “O tempo gira, o mundo muda, assim como nossos corpos e, por que não as nossas opiniões? Em algum momento, a percepção mudou, a porta se abriu e aqui estou!” Foi assim que a participante Rose entrou na TOTVS em 2001 e foi a primeira “cadeirante” contratada. Atuou 3 anos na área administrativa, foi transferida IP – Help Desk e há 5 é líder de uma das maiores equipes Help Desk da linha Microsiga composta por 24 analistas. “Pelo fato de ter sido a primeira “cadeirante” contratada, senti que precisava ter uma postura de cooperação afim de permitir uma integração natural.” Nessa época a empresa não era adaptada para receber pessoa com mobilidade limitada/reduzida. “Mas, não houve empecilhos para que eu exercesse a minha atividade e me relacionasse com todos. O ambiente informal permitiu que esta adaptação fosse muito tranqüila. Curiosamente, não havia nenhum programa interno de inclusão. Simplesmente, nos adaptamos, sem traumas.” 10

11 Ações de inclusão Caso de Sucesso
11 Ações de inclusão Caso de Sucesso Rose atribuiu parte do seu sucesso a sua postura.  ”Jamais me apresentei como uma participante que necessitava de tratamento diferenciado. Sou e sempre fui cobrada por resultados e a minha deficiência física nunca foi apresentada como limite para o meu desenvolvimento ou para o aceite de novos desafios.” Rose fez parte do coral e hoje faz parte do Comitê. “Hoje, tenho a possibilidade de atuar como mentora do Projeto de Inclusão de Social da TOTVS. Nosso desafio é o de sensibilizarmos o maior número possível de participantes a aceitarem as diferenças como algo necessário para o nosso desenvolvimento e que esta ação nos permita comprovar que somos todos iguais, embora sejamos diferentes.” 11

12 12 Dúvidas Monica Mateus 12


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