A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento ÁREA PARA TITULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento ÁREA PARA TITULO."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento ÁREA PARA TITULO

2 Desenvolvimento de fornecedores
Por que fazer? Competitividade; Mercado aquecido; Evolução tecnológica; Melhoria da qualidade.

3 Cadastro Cemig – Material e Serviços (em números)
Desenvolvimento de fornecedores Cadastro Cemig – Material e Serviços (em números) Fornecedores cadastrados = Fornecedores ativos = 6.000 Fornecedores ativos com relacionamento contratual constante (material) = 500 Licitações centralizadas para aquisição de material = 2000 Grupos de mercadoria de material = 800

4 Histórico de aquisições centralizadas de
Desenvolvimento de fornecedores Histórico de aquisições centralizadas de material da Cemig: Participação em valores efetivamente pagos: Aquisições em R$(milhões): TOTAL 2006: 314 2007: 430 2008: 520 2009: 484 2010: 446 2011: 671 2012: 800 (previsto) Nota: Em 2008 foram adquiridos R$100 milhões de óleo combustível, para Usina Térmica de Igarapé

5 Motivação do crescimento das aquisições
Desenvolvimento de fornecedores Motivação do crescimento das aquisições Programas: Luz Para Todos; Cresce Minas; Campos de Luz; Reluz; Conviver; Programa de Desenvolvimento da Distribuidora – PDD; Modernização de Usinas e subestações; Outros.

6 Mercado: não respondia à demanda crescente por material
Desenvolvimento de fornecedores Desafios adicionais: Mercado: não respondia à demanda crescente por material 14% de licitações fracassadas por: baixa competitividade ausência total de proponentes preço acima do balizamento Prazos contratuais não atendidos: Desgastes com fornecedores – multas Renegociações frequentes. Estrutura organizacional: desligamento de colaboradores das áreas de aquisições

7 Desenvolvimento de fornecedores
Iniciativas da Cemig para desenvolvimento do mercado fornecedor de material – 2008 a 2011

8 Desenvolvimento de fornecedores
Reestruturação da Superintendência de Suprimento de Material, Logística e Serviços, com a criação da Gerência de Planejamento do Suprimento, Cadastro e Gestão do Mercado Fornecedor; Cartilha da Política de Suprimento da Cemig e Manual de Relacionamento com Fornecedores; Participação e Apoio da Cemig em programas de desenvolvimento voltados ao mercado fornecedor local, tais como Fomenta Minas, Rodadas de Negócios SEBRAE, Programa de Qualificação de Fornecedores, Projeto Forte e Projeto Compre Bem junto a FIEMG; Prêmio Fornecedores Cemig, em sua terceira edição: Em 2012, 32 fornecedores foram aprovados para o Programa de Suprimento Assegurado (dispensa de inspeções) atingindo grau de Excelência em fornecimentos.

9 Desenvolvimento de fornecedores
Visita técnica a fornecedores de material para discussão dos requisitos das especificações técnicas Cemig pertinentes; Identificação e desenvolvimento de materiais novos ou alternativos para os grupos de mercadoria com baixa competitividade; Reestruturação do Portal de Compras : Facilitar participação de fornecedores nas licitações da Cemig; Minimizar riscos de erros dos fornecedores nas licitações.

10 Desenvolvimento de fornecedores
Resultados das iniciativas da Cemig para desenvolvimento do mercado fornecedor de material a 2011

11 Desenvolvimento de fornecedores
Resultados das iniciativas: Material com baixa competitividade entre 2008 e 2011 MATERIAL FORNECEDORES 2008 2011 UNIFORME ANTI-CHAMA 2 11 CONE ANTI-POUSO MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA 4 8 DISTRIBUIDOR DE MATERIAL DE DEMANDA REPETITIVA 1 5 CRUZETA DE EUCALIPTO 7 CRUZETA DE PLÁSTICO OU FIBRA DE VIDRO 13 TRANSFORMADOR COM NÚCLEO DE MATERIAL AMORFO Além destes itens, estão sendo desenvolvidos mais fornecedores de: EPI em geral, uniformes, parafusos, ferragens eletrotécnicas, pré-formados, transformador com núcleo amorfo, dentre outros.

12 Plano estratégico da Cemig para
Desenvolvimento de fornecedores Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014)

13 Plano estratégico da Cemig para o programa
Desenvolvimento de fornecedores Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Identificação de grupos de mercadorias passíveis de desenvolvimento de mercado (inseridos no grupo que representa 60%, em valor financeiro, das aquisições da Cemig) e para o qual haja indústria com potencial de fornecimento em Minas Gerais e/ou no Brasil: Transformador de potência; Disjuntor SF6; Seccionador e chave fusível; Material de iluminação pública; Chave interruptora sob carga; Protetor reticulado; Conector; Cruzeta de plástico ou fibra; Isolador de vidro; Isolador de porcelana; Isolador polimérico; Capacitor de potência; Elo fusível.

14 Desenvolvimento de fornecedores
Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Dinâmica da prospecção de mercado: Minas Gerais Brasil Exterior; Divulgação das oportunidades de negócios e diretrizes do programa de desenvolvimento de fornecedores da Cemig, via portal de compras Cemig; Habilitação ou regularização cadastral de potenciais fornecedores para os grupos de mercadoria identificados; Diagnóstico da capacitação fabril e qualificação técnica dos fornecedores. Viabilização da aquisição de um percentual do planejamento anual do material escolhido a título de projeto-piloto.

15 Desenvolvimento de fornecedores
Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Disponibilização da equipe técnica da Cemig para apoio ao processo de gestão da fabricação e suprimento de lote-piloto. Realização de ensaios de tipo e de rotina para homologação de material e controle de qualidade de lote-piloto, através de laboratórios da Cemig, de acordo com sua capacitação para ensaios e disponibilidade. LEMAT – LIMTEC – LEATEP. Reconhecimento, no Prêmio Fornecedores Cemig a partir de 2013, dos fornecedores que participaram com êxito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Cemig.

16 Desenvolvimento de fornecedores
Metas do Plano Estratégico de desenvolvimento do Mercado Fornecedor para 2014. Reduzir licitações fracassadas por baixa competitividade para 6%; Viabilizar a participação de no minimo 03 fornecedores qualificados em todas as licitações; Reduzir o índice de recusa de material para 4%; Atingir , com grau de suprimento assegurado de material, 10% da base de fornecedores ativos com relacionamento contratual constante. Advertência: o conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização.

17 Obrigado. Agnaldo Wagner de Moura Braga Gerente
Gerência de Qualidade de Material e Fornecedores - CEMIG Fone: (31) Advertência: o conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização.


Carregar ppt "Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento ÁREA PARA TITULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google