A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação: Público ÁREA PARA TITULO Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação: Público ÁREA PARA TITULO Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação: Público ÁREA PARA TITULO Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento

2 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Por que fazer? Competitividade; Mercado aquecido; Evolução tecnológica; Melhoria da qualidade.

3 Classificação: Público Cadastro Cemig – Material e Serviços (em números) Fornecedores cadastrados = Fornecedores ativos = Fornecedores ativos com relacionamento contratual constante (material) = 500 Licitações centralizadas para aquisição de material = 2000 Grupos de mercadoria de material = 800 Desenvolvimento de fornecedores

4 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Histórico de aquisições centralizadas de material da Cemig: Participação em valores efetivamente pagos: Aquisições em R$(milhões): TOTAL 2006: : : : : : : 800 (previsto) Nota: Em 2008 foram adquiridos R$100 milhões de óleo combustível, para Usina Térmica de Igarapé

5 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Motivação do crescimento das aquisições Programas : Luz Para Todos; Cresce Minas; Campos de Luz; Reluz; Conviver; Programa de Desenvolvimento da Distribuidora – PDD; Modernização de Usinas e subestações; Outros.

6 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Desafios adicionais: Mercado: não respondia à demanda crescente por mater ial 14% de licitações fracassadas por: o baixa competitividade o ausência total de proponentes o preço acima do balizamento Prazos contratuais não atendidos: o Desgastes com fornecedores – multas o Renegociações frequentes. Estrutura organizacional: desligamento de colaboradores das áreas de aquisições

7 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Iniciativas da Cemig para desenvolvimento do mercado fornecedor de material – 2008 a 2011

8 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Reestruturação da Superintendência de Suprimento de Material, Logística e Serviços, com a criação da Gerência de Planejamento do Suprimento, Cadastro e Gestão do Mercado Fornecedor; Cartilha da Política de Suprimento da Cemig e Manual de Relacionamento com Fornecedores; Participação e Apoio da Cemig em programas de desenvolvimento voltados ao mercado fornecedor local, tais como Fomenta Minas, Rodadas de Negócios SEBRAE, Programa de Qualificação de Fornecedores, Projeto Forte e Projeto Compre Bem junto a FIEMG; Prêmio Fornecedores Cemig, em sua terceira edição: Em 2012, 32 fornecedores foram aprovados para o Programa de Suprimento Assegurado (dispensa de inspeções) atingindo grau de Excelência em fornecimentos.

9 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Visita técnica a fornecedores de material para discussão dos requisitos das especificações técnicas Cemig pertinentes; Identificação e desenvolvimento de materiais novos ou alternativos para os grupos de mercadoria com baixa competitividade; Reestruturação do Portal de Compras : Facilitar participação de fornecedores nas licitações da Cemig; Minimizar riscos de erros dos fornecedores nas licitações.

10 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Resultados das iniciativas da Cemig para desenvolvimento do mercado fornecedor de material a 2011

11 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Resultados das iniciativas: Material com baixa competitividade entre 2008 e 2011 Além destes itens, estão sendo desenvolvidos mais fornecedores de: EPI em geral, uniformes, parafusos, ferragens eletrotécnicas, pré-formados, transformador com núcleo amorfo, dentre outros.

12 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014)

13 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Identificação de grupos de mercadorias passíveis de desenvolvimento de mercado (inseridos no grupo que representa 60%, em valor financeiro, das aquisições da Cemig) e para o qual haja indústria com potencial de fornecimento em Minas Gerais e/ou no Brasil: Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Transformador de potência; Disjuntor SF6; Seccionador e chave fusível; Material de iluminação pública; Chave interruptora sob carga; Protetor reticulado; Conector; Cruzeta de plástico ou fibra; Isolador de vidro; Isolador de porcelana; Isolador polimérico; Capacitor de potência; Elo fusível.

14 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Dinâmica da prospecção de mercado: Minas Gerais Brasil Exterior; Divulgação das oportunidades de negócios e diretrizes do programa de desenvolvimento de fornecedores da Cemig, via portal de compras Cemig; Habilitação ou regularização cadastral de potenciais fornecedores para os grupos de mercadoria identificados; Diagnóstico da capacitação fabril e qualificação técnica dos fornecedores. Viabilização da aquisição de um percentual do planejamento anual do material escolhido a título de projeto-piloto.

15 Classificação: Público Desenvolvimento de fornecedores Plano estratégico da Cemig para o programa de desenvolvimento de fornecedores e aumento da competitividade (2012 – 2014) Disponibilização da equipe técnica da Cemig para apoio ao processo de gestão da fabricação e suprimento de lote-piloto. Realização de ensaios de tipo e de rotina para homologação de material e controle de qualidade de lote-piloto, através de laboratórios da Cemig, de acordo com sua capacitação para ensaios e disponibilidade. LEMAT – LIMTEC – LEATEP.LEMAT Reconhecimento, no Prêmio Fornecedores Cemig a partir de 2013, dos fornecedores que participaram com êxito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Cemig.

16 Classificação: Público Metas do Plano Estratégico de desenvolvimento do Mercado Fornecedor para Reduzir licitações fracassadas por baixa competitividade para 6%; Viabilizar a participação de no minimo 03 fornecedores qualificados em todas as licitações; Reduzir o índice de recusa de material para 4%; Atingir, com grau de suprimento assegurado de material, 10% da base de fornecedores ativos com relacionamento contratual constante. Advertência: o conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização. Desenvolvimento de fornecedores

17 Classificação: Público Obrigado. Agnaldo Wagner de Moura Braga Gerente Gerência de Qualidade de Material e Fornecedores - CEMIG Fone: (31) Advertência: o conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização.


Carregar ppt "Classificação: Público ÁREA PARA TITULO Classificação: Desenvolvimento de fornecedores como estratégia de agregação de valor na cadeia de suprimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google