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META Group Brasil Inovação Digital Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services

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Apresentação em tema: "META Group Brasil Inovação Digital Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services"— Transcrição da apresentação:

1 META Group Brasil Inovação Digital Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services Jeferson Durand Diretor Executivo - Consulting Services

2 © 2001 META Group Brasil Consulting 2 Inovação Digital –E-business mania toma conta do mundo –O Cliente é Virtual –O Colaborador é Virtual –A Empresa é Virtual –A Concorrência está a um click do mouse –Os bens e serviços são entregues no Mundo Real –Que transformações estão ocorrendo? –E-business mania toma conta do mundo –O Cliente é Virtual –O Colaborador é Virtual –A Empresa é Virtual –A Concorrência está a um click do mouse –Os bens e serviços são entregues no Mundo Real –Que transformações estão ocorrendo? It's all about business. E-business. E-Customer. Business-to-business. Business- to-Consumer. At the end of the day, it's really all about how rock-solid your business ability is. It's ALL about business. And given how the pressures of the networked, digital economy are transforming information into the new business gold -- while a worldwide customer revolution is driving rapid business change -- your company better be prepared. Dale Kutnick - CEO META Group

3 © 2001 META Group Brasil Consulting 3 Busca da Vantagem Competitiva Usuários Aplicação 1 Área Funcional 1 Usuários Aplicação 2 Área Funcional 2 Usuários Aplicação N Área Funcional N Processo de Negócio Cadeia de Informação Anos 80 - Otimização de Silos FuncionaisAnos 90 - Otimização de Processos de Negócio

4 © 2001 META Group Brasil Consulting 4 Busca da Vantagem Competitiva –Otimização da Rede de Valor –Estratégia através de múltiplas Empresas –Modelos de Negócio com Inovação Digital –Os Processos de Negócio ultrapassam as fronteiras da Empresa –As empresas deverão transformar- se, em formas não previsíveis –Otimização da Rede de Valor –Estratégia através de múltiplas Empresas –Modelos de Negócio com Inovação Digital –Os Processos de Negócio ultrapassam as fronteiras da Empresa –As empresas deverão transformar- se, em formas não previsíveis Estratégia Corporação Linha de Negócio Parceiros e Fornecedores Clientes Valor Otimização do Keiretsu Parceiroe e Fornecedores Linhas de Negócio Colaboração Processo de Negócio Pesquisa do META Group com Executivos das Global 2000 Mais de 90% dos executivos demandam mudanças nos processos em menos de um ano De 40 a 50% dos executivos esperam que estas mudanças ocorram em 3 meses ou menos

5 © 2001 META Group Brasil Consulting 5 Questões Críticas –Para alinhar-se com os novos Cenários, os executivos deverão entender: –Cada tendência tecnológica – Techtonics –Cada mega tendência de negócio – Tendências catalisadas por Techtonics –Competências necessárias – Como investir nelas –Para alinhar-se com os novos Cenários, os executivos deverão entender: –Cada tendência tecnológica – Techtonics –Cada mega tendência de negócio – Tendências catalisadas por Techtonics –Competências necessárias – Como investir nelas O Ciclo de Negócios está mudando Techtonics estará presente, de forma transparente na Economia.

6 © 2001 META Group Brasil Consulting 6 A Transformação Techtônica Techtonics - Difícil Enxergar –Tendências tecnológicas mudam, de forma sutil, a face do planeta –Conectividade –Informação onipresente –Interfaces ergonômicos –Convergência digital –A Economia se transforma, adotando um modelo em rede, que favorece os intangíveis –Idéias –Informação –Relacionamentos –Tendências tecnológicas mudam, de forma sutil, a face do planeta –Conectividade –Informação onipresente –Interfaces ergonômicos –Convergência digital –A Economia se transforma, adotando um modelo em rede, que favorece os intangíveis –Idéias –Informação –Relacionamentos Techtonics vai direcionar as empresas a um modelo baseado em Keiretsu, em negócios onipresentes, utilizando uma força de trabalho virtual.

7 © 2001 META Group Brasil Consulting 7 Visão Futura: Mega Tendências –Negócios onipresentes –Tecno-conveniência –Força de Trabalho Virtual –Neo-renascença do Estilo de Vida –Neo-renascença de Negócios –Negócios onipresentes –Tecno-conveniência –Força de Trabalho Virtual –Neo-renascença do Estilo de Vida –Neo-renascença de Negócios Neo-renascença: mudança de paradigma - de orientação à organização para orientação ao indivíduo. Foco no lar, Local e Comunidade Virtual.

8 © 2001 META Group Brasil Consulting 8 Negócios Onipresentes –Convergência de mercados globais para bens e serviços em uma rede de negócios conectados digitalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana –Novos mercados e canais –Baixo custo de entrada –Qualquer um pode participar –Vantagem competitiva - Keiretsu –Requer uma externalização ampla da cadeia de comércio para participar Expansão das Fronteiras dos Negócios A Globalização estará completa com a construção de uma supervia de informação, com abrangência mundial, 24x7.

9 © 2001 META Group Brasil Consulting 9 –A proliferação da conectividade e a inovação criarão a conveniência automatizada ao redor de um estilo de vida totalmente conectado –Todos os participantes (clientes, parceiros e concorrência) estarão sempre conectados –Mudança de paradigma de vai e pega para traz para mim –Necessita um amplo conhecimento do Cliente –Vai direcionar a próxima onda de inovação de processos Tecno-Conveniência Marketing voltado ao Estilo de Vida A interação com um estilo de vida totalmente conectado aumenta a necessidade de marketing voltado ao indivíduo - personalização.

10 © 2001 META Group Brasil Consulting 10 Força de Trabalho Virtual –Indivíduos (agentes independentes) trabalham em qualquer ambiente, em qualquer lugar, a qualquer momento –Necessita uma ampla base de talentos para conduzir negócios onipresentes –Necessita aumentar a adaptabilidade e acesso a novos mercados –Mudanças de aspectos demográficos e de governança –Não reduz a necessidade de capital humano de qualidade Empregados Virtuais Um novo modelo de força de trabalho, baseada em indivíduos (agentes independentes), trabalhando fora dos escritórios, emergirá nas empresas.

11 © 2001 META Group Brasil Consulting 11 Neo-Renascimento do Estilo de Vida –Uma sociedade centrada no Lar, Local Geográfico e Comunidade Virtual, focada no equilíbrio entre o trabalho e o bem estar (bem viver) –Foco no tempo das pessoas –Mudanças na demografia dos Clientes –Personalização 24x7 –Ocorre uma mistura de trabalho e lazer –Os produtos e serviços devem se adaptar para otimizar o estilo de vida dos indivíduos Estilo de Vida A capacidade dos indivíduos de definir seus estilos de vida vai impactar significativamente a evolução das competências chaves das empresas.

12 © 2001 META Group Brasil Consulting 12 Neo-Renascimento da Cultura das Empresas –Um ecossistema baseado em negócios descentralizados, através de clientes e membros da força de trabalho sempre conectados –Mudança na demografia das empresas –Mudança no papel social das empresas, com o crescimento da força de trabalho virtual - a família –Será necessária uma mudança nos níveis de confiança, empowerment, alternativas de incentivos, promoção, inovação nos processos de negócio e Infraestrutura Tecnológica para dar suporte a clientes e força de trabalho 24x7 Atratividade Cultural A gestão de empresas em uma Economia todo o tempo conectada requer uma contínua inovação nos processos de negócio.

13 © 2001 META Group Brasil Consulting 13 Visão Futura: Necessidades do Governo –A transparência é a chave para as estratégias governamentais –A implementação de políticas deve ocorrer mais rapidamente que os atuais ciclos de orçamento e aprovação – A atuação deve ser focada no uso apropriado de modelos de informação – Estabelecer a presença dos contribuintes no estágio de desenvolvimento das políticas governamentais Muita Política, Pouco Tempo Tempo é a Política, então, por favor, atenção no relógio.

14 © 2001 META Group Brasil Consulting 14 Competências a Desenvolver –Gestão do Capital Humano –Segmentação e gestão de Clientes, Parceiros e Colaboradores –Gestão de Logística e Distribuição –E-procurement –Integração de Processos entre Empresas –Gestão de Conteúdo –Continuidade do Negócio –Gestão do Capital Humano –Segmentação e gestão de Clientes, Parceiros e Colaboradores –Gestão de Logística e Distribuição –E-procurement –Integração de Processos entre Empresas –Gestão de Conteúdo –Continuidade do Negócio Alvos de Investimento O investimento nestas competências vai minimizar o efeito de incerteza e separar o sucesso do fracasso.

15 © 2001 META Group Brasil Consulting 15 Gestão do Capital Humano –Processos distribuídos com suporte local –Utilização de Tecnologias para promover a Colaboração e Gestão do Conhecimento –Governança para manter uniformidade de imagem, produtos e serviços, posicionamento, etc. –Políticas e estratégias para atender a legislação local e gerenciar o comportamento de colaboradores longe dos olhos –Processos distribuídos com suporte local –Utilização de Tecnologias para promover a Colaboração e Gestão do Conhecimento –Governança para manter uniformidade de imagem, produtos e serviços, posicionamento, etc. –Políticas e estratégias para atender a legislação local e gerenciar o comportamento de colaboradores longe dos olhos Controle de Produtividade? O dinheiro mantém talentos batendo à porta?

16 © 2001 META Group Brasil Consulting 16 Segmentação de Clientes e Parceiros –Determinar ações de negócio apropriadas (táticas, estratégicas) para atingir os resultados de negócio –Utilizar tecnologias que alavanquem os relacionamentos –CRM Operacional –CRM Analítico –CRM Colaborativo –Desenvolver o alinhamento de canais que migrem os Clientes para interações e transações de baixo custo, evitando conflito e facilitando serviços de suporte –Determinar ações de negócio apropriadas (táticas, estratégicas) para atingir os resultados de negócio –Utilizar tecnologias que alavanquem os relacionamentos –CRM Operacional –CRM Analítico –CRM Colaborativo –Desenvolver o alinhamento de canais que migrem os Clientes para interações e transações de baixo custo, evitando conflito e facilitando serviços de suporte Guiando o Cliente Estratégias de segmentação de Clientes e Canais não podem paralisar os negócios.

17 © 2001 META Group Brasil Consulting 17 Gestão de Distribuição e Logística –Determinar a movimentação otimizada de bens físicos (planejar antes de movimentar) –Gerenciar a Cadeia de Logística, conectando os parceiros –A informação sobre as transações muitas vezes é mais importante que as próprias transações. –Integrar os processos e sistemas, gerenciando Logística de ponta a ponta –Configurar e operar de forma otimizada múltiplos locais de armazenagem e canais de distribuição levando em consideração a disponibilidade de rotas, custos e restrições, incluindo a natureza, fragilidade, dimensões e peso –Determinar a movimentação otimizada de bens físicos (planejar antes de movimentar) –Gerenciar a Cadeia de Logística, conectando os parceiros –A informação sobre as transações muitas vezes é mais importante que as próprias transações. –Integrar os processos e sistemas, gerenciando Logística de ponta a ponta –Configurar e operar de forma otimizada múltiplos locais de armazenagem e canais de distribuição levando em consideração a disponibilidade de rotas, custos e restrições, incluindo a natureza, fragilidade, dimensões e peso Logística - o Desafio Os custos de transporte, podem tornar modelos de negócio ou processos de negócio totalmente inviáveis.

18 © 2001 META Group Brasil Consulting 18 E-Procurement –Fazer o pedido de bens e serviços para manutenção indireta, manutenção do chão de fábrica e materiais diretos –Utilizar a Internet como meio, otimizando o processo de Procurement –Portais Verticais –Enterprise Portal –Mudar o foco de questões táticas, como por exemplo, reduzir custos administrativos para oportunidades de sourcing –Fazer o pedido de bens e serviços para manutenção indireta, manutenção do chão de fábrica e materiais diretos –Utilizar a Internet como meio, otimizando o processo de Procurement –Portais Verticais –Enterprise Portal –Mudar o foco de questões táticas, como por exemplo, reduzir custos administrativos para oportunidades de sourcing Eficácia x Eficiência E-Procurement pode reduzir até 75% do excesso nos estoques. Satisfação Custos Processos $ Velocidade Oportunidades

19 © 2001 META Group Brasil Consulting 19 Integração de Processos entre Empresas –Eliminar redundâncias através da construção de novas transações entre parceiros de negócio na cadeia de valor –Utilizar ferramentas de Enterprise Application Integration, ampliando o conceito para IEAI –Questão: Qual a melhor abordagem de Integração? –Mudança rápida de políticas e controles internos, considerando o amplo espectro e escala do acesso à informação e uso eficaz dos relacionamentos –Eliminar redundâncias através da construção de novas transações entre parceiros de negócio na cadeia de valor –Utilizar ferramentas de Enterprise Application Integration, ampliando o conceito para IEAI –Questão: Qual a melhor abordagem de Integração? –Mudança rápida de políticas e controles internos, considerando o amplo espectro e escala do acesso à informação e uso eficaz dos relacionamentos Complexidade de Integração A conveniência e a velocidade no estabelecimento de relacionamentos digitais vai determinar o grau de comprometimento.

20 © 2001 META Group Brasil Consulting 20 Gestão de Conteúdo –Automatizar o entendimento do conhecimento através de categorização, filtro, agregação e recombinação da informação –Facilitar o acesso ao conhecimento através de ferramentas –Personalização do Usuário –Recuperação da Informação –Aplicar as melhores práticas de gestão de ativos digitais, considerando o valor econômico da informação –Automatizar o entendimento do conhecimento através de categorização, filtro, agregação e recombinação da informação –Facilitar o acesso ao conhecimento através de ferramentas –Personalização do Usuário –Recuperação da Informação –Aplicar as melhores práticas de gestão de ativos digitais, considerando o valor econômico da informação Nem tudo tem valor A Informação é a nova Moeda, devendo ser tratada como um importante ativo das Empresas.

21 © 2001 META Group Brasil Consulting 21 Continuidade do Negócio –Assegurar operações 24x365 independentes de influências externas ou problemas internos –Desenvolver uma Arquitetura de Segurança que não dificulte o acesso aos componentes do Keiretsu –Personalização –Comportamento de Usuários –Questão Crítica: Como configurar serviços com alta disponibilidade e planos de contingência sem estourar a conta bancária? –Assegurar operações 24x365 independentes de influências externas ou problemas internos –Desenvolver uma Arquitetura de Segurança que não dificulte o acesso aos componentes do Keiretsu –Personalização –Comportamento de Usuários –Questão Crítica: Como configurar serviços com alta disponibilidade e planos de contingência sem estourar a conta bancária? <25% possuem Planos de Continuidade O reconhecimento da Internet como um canal de negócios e os lamentáveis acontecimentos de NY vão aumentar o foco em planos de contingência e continuidade dos negócios.

22 © 2001 META Group Brasil Consulting 22 Inovação Digital –A inovação digital vai catalisar mega-tendências de negócio e mudanças sociais –Ação: Desenvolver e expandir a atenção ao Keiretsu e impactos da inovação digital –A atenção das empresas deve mudar de foco organizacional para foco no indivíduo –Ação: Atrair colaboradores através de empowerment do estilo de vida –As competências requeridas por Techtonics devem ser foco dos investimentos –Ação: Planejar os investimentos nos derivativos para alavancar ou minimizar impactos Em resumo

23 © 2001 META Group Brasil Consulting 23 Informações Tel.:


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