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3º FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE.

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1 3º FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE

2 3º FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE PPQ Agenda dos últimos fóruns FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE 1º FCEQ Palestra do Geraldo Morais - Líderes habilidosos, organizações competitivas; Debate com as lideranças. 2º FCEQ Levantamento de dificuldades e pontos fortes na gestão das empresas; Estudo de Caso – Avaliação no processo de Decisão.

3 3º FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE PPQ Principais resultados FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE Liderança na visão dos líderes. Resistência a mudanças; Gerenciamento de projetos (PMI); Mapeamento de processos; Controle gerenciais; próximos 5 temas a serem abordados Gestão participativa e de equipes de auto-desempenho. Simulação de avaliação de uma empresa de nível nacional

4 Mapeamento de Processos Manoel Millennium - Paraíba

5 Processos são porções definíveis do sistema. Um processo é um conjunto de recursos e atividades interrelacionadas. transformam entradas em saídas agregar valor para o cliente Processos transformam entradas em saídas com o objetivo de agregar valor para o cliente Processos

6 Fluxogramas Fluxogramas são usados para: Identificarsalientar Identificar e salientar todas as atividades e decisões Padronizar Padronizar o esforço entre pessoas e grupos Comunicar Comunicar métodos Fornecer Fornecer um mecanismo para identificar pontos de medição Avaliar etapas e decisões agregadoras de valores daquilo que não é necessário Permitir Permitir treinamento de mudanças e melhorias.

7 Níveis de Fluxogramas Macro Início Fim Tipo SOP Esboço SOP Distribuição SOP Tipo Rascunho em Word ? Ligar Computador Micro Yes Alguma correção? Iniciar MS Word Fazer Correções Não Sim Imprimir Editar SOP Mini Início Fim Obter Aprovação Sim Não Está aprovado ? Tipo Liso Obter rascunho do SOP

8 Mapa de Processos Mapas de Processo são usados para: Identificar e salientar as principais etapas dos Processos (etapas que convertem uma entrada em uma saída). Identificar saídas que devem ser medidas, monitoradas e controladas, se possível Identificar todas as entradas Identificar todas as entradas que influenciam no desempenho da etapa de Processo e variação da saída. Primeiro nível de avaliação em que variáveis críticas de entrada que influenciam o desempenho da etapa de Processo e, conseqüentemente, a saída de Processos são identificadas.

9 Níveis de Mapa de Processo Não- Manufatura ExemploManufaturaExemplo MacroOrganizaçãoAtendimento ao Cliente FábricaTelefone da Fábrica MiniProcessoPedido do Cliente Área de Processo Slide Superior MicroSub-processoEntrada do pedido Etapa do Processo Impressora de Tela

10 Mapa do Processo - Sugestões 1.Mantê-lo simples 2.Precisa envolver o time - inclusive pessoal do Nível Operacional. 3.Observar o processo claramente - como está operando atualmente, e não como deveria estar operando. 4.Se você não descobrir o que mapear, o escopo do seu processo pode estar muito grande.

11 Cada processo tem que avaliar, identificar e completar uma análise SIPOCSIPOC S Supplier (Fornecedor): aqueles que fornecem recursos ao processo I Input (Entrada): a informação, materiais ou serviços P Process (Processo): ação para transformar entradas em saídas O Output (Saída): produto ou serviço final de um processo C Customer (Cliente): aqueles que recebem a saída dos Processos Mapeamento de Processos

12 O que está incluído/ excluído no escopo deste projeto ? Inclusões: Exclusões: Qual é a Unidade, Oportunidade, Defeito? Este mapa de processo foi validado pelas pessoas chaves? Indique medida chave do defeito Cliente Saída (Use nomes) Processo (Use verbos) Entrada (Use nomes) Fornecedor Componente Principal / etapas Etapas externas potenciais Sim / Não – quem ? S I P O C Perguntas Chaves Quais são os limites do Processo? Começo: Fim: Limite Entrada Limite Saída Cliente final percebendo benefícios Saídas da Etapa 5 Etapa 5 (se aplicável) KIVs para Etapa 5 Fornecedores utilizados nos passos finais dos Processos Saídas da Etapa 4Etapa 4KIVs para Etapa 4 Clientes Intermediários que podem experimentar mudanças Saídas da Etapa 3Etapa 3KIVs para Etapa 3 Fornecedores Intermediários de Matéria Prima ou de dados Saídas da Etapa 2Etapa 2KIVs para Etapa 2 Clientes Intermediários que podem experimentar mudanças Saídas da Etapa 1Etapa 1KIVs para Etapa 1 Fornecedor de Matéria Prima ou de dados Pense Woodstock – Mantenha-se o mais alto possível pelo maior tempo possível!

13 a)Promover o entendimento do processo b)Fornecer ferramenta para treinamento c)Identificar as áreas problema e as oportunidades de melhoria d)Mostrar o relacionamento cliente-fornecedor Benefícios do Uso de Fluxogramas e Mapeamento de Processos.

14 Entradas Processos Saídas Feedback Clientes Feedback Fornecedores Banco de Conhecimentos Mapeamento de Processos

15

16 Muito Obrigado !...


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