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Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada

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Apresentação em tema: "Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada
UNIDADE 6 Grupo 14J

2 Introdução Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final. Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor; O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística.

3 Distribuição: (como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final)
Envolve as relações empresa-cliente-consumidor. É responsável pela distribuição física do produto acabado até os pontos-de-venda ao consumidor e deve assegurar que os pedidos sejam pontualmente entregues, precisos e completos.

4 As tecnologias enriquecem o papel estratégico do Distribuidor
Objetivo do distribuidor: procurar atingir o consumidor de maneira rápida e eficiente, com o menor custo possível. Maneiras do distribuidor contribuir para o sucesso do cliente: Assistir o cliente com melhorias de tecnologia da informação; Fornecer ferramentas analíticas ou banco de dados; Desenvolver criativos programas de marketing; Dispor de um menu de diferentes serviços e programas para a escolha do cliente.

5 Distribuição e seus serviços:
Distribuidor Provê eficiência na distribuição física e no desenvolvimento de vendas, de mercado e gestão administrativa. São otimizadores de rede e maximizadores de mercado Maximização da eficiência dos recursos utilizados na distribuição Eficiência no transporte Indicadores de desempenho em distribuição

6 Caso da Deskjet da HISTÓRICO DA HEWLETT-PACKARD:
Fundada na Califórnia em 1939 por William Hewlett e David Packard. Diversificou sua base de equipa- mentos de medição e testes eletrônicos para computadores e periféricos. Em 1990 possuía um faturamento superior a US$13 Bi. Departamentalizada por produtos e funções. O Grupo Periféricos (inclui impressoras Deskjet) era o 2º maior dos 6 grupos de produtos da HP.

7 Caso da Deskjet da DESAFIOS DA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO DE DESKJET:
Impressora Deskjet: lançada em 1988 com vendas superiores da 600 mil unidades em 1990. O aumento de estoques acompanhou o aumento das vendas. Centros de distribuição abarrotados de Deskjet. Surgimento de outras marcas (Canon, Epson) e diminuição da lealdade de clientes Questões principais: 1º - Atender as necessidades dos clientes e minimizar estoques; 2º - Chegar a um acordo entre as diversas áreas de que mantinham o nível certo de estoques. Engajar todas as áreas a apoiar e respeitar metas de estoques.

8 Caso da Deskjet da A BUSCA PELO ESTOQUE ZERO:
Entre 1982 e 1985: utilização de um novo conceito de produção: kanban e JIT. Redução de estoques: de 3,5 para 0,9 meses. Redução do tempo de ciclo de produção: de 8-12 semanas para 1 semana. Em 1988: lançamento da Deskjet: melhor resolução e papel comum para impressão. Know-how da HP + implementação da tecnologia jato de tinta + processo alinhado de produção = líder de mercado para impressoras jato de tinta.

9 Caso da Deskjet da CADEIA DE SUPRIMENTOS DA DESKJET:
Produção operada de maneira “puxada”: Fábrica quase sem estoque. Planos de produção semanais para reabastecer os Centros de Distribuição (CD) JIT para manter os níveis-alvo de estoque. Distribuição operada de maneira “empurrada”: Os revendedores queriam manter um alto nível de disponibilidade para os usuários finais. Os Centros de Distribuição mantinham altos níveis de estoques de segurança para atender os forne- dores.

10 Caso da Deskjet da Três fontes de incerteza que afetam a cadeia de suprimentos: 1- Chegada de materiais (remessas atrasadas, componentes errados); 2- Processo interno (tempo ocioso, manutenção); Atrasos no lead time de produção para reabastecer estoques nos CDs. 3- Previsão de demanda Acumulação de estoques ou pedidos rejeitados nos CDs

11 Caso da Deskjet da AS 4 ETAPAS DO PROCESSO PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO DA DESKJET: 1- Receber (integralizar) produtos de diversos fornecedores e estocá-los; 2- Apanhar os diversos produtos necessários para preencher um pedido do cliente; 3- Empacotar os pedidos completos e entiquetá-los; 4- Expedir o pedido através do transportador apropriado.

12 Caso da Deskjet da A CRISE DO ESTOQUE E SERVIÇO:
Dificuldade na previsão de vendas, especialmente na Europa falta em alguns países e excesso de estoque em outros. Revisão do sistema de gerenciamento do estoque de segurança. Opções: Instalação de uma fábrica na Europa; Criação de mais estoques (“custos de estoques não entram na declaração de lucros e perdas, mas vendas pedidas lesam receitas”); Remessa aérea para transportar para a Europa (“diminui estoques e aumenta disponibilidades. É caro mas se paga”); Método Box-Jenkins: ataca a raiz do problema. Melhora o sistema de previsão de demanda.


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