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PublicouAntônio Da Cunha Alterado mais de 10 anos atrás
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Gestão rumo à Excelência Movimento Competitivo Sergipe
Adm. José Acurcio Vaz Sousa Coordenador da Qualidade Movimento Competitivo Sergipe 30/ 11 / 2006
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ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Assessorias Departamentos Divisões Sup.Comercial/Departamentos Superintendências Unidades de Negócios Diretoria de Operação Diretoria Financeira e Comercial Diretoria Administrativa Conselho de Administração Presidência Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente SEDUR EMBASA Sup. De Meio Ambiente e Proj.
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Base: dez/2005 Municípios atendidos pela Embasa por Unidades de Negócios ÁREAS DE ATUAÇÃO
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IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO Assegurar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, garantindo a satisfação dos clientes, acionistas, colaboradores e poder concedente, interagindo com fornecedores, buscando o equilíbrio econômico - financeiro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e a preservação do meio ambiente. VISÃO 2007 Ser reconhecida nacionalmente como uma empresa de excelência no setor de saneamento. VALORES Ética Comprometimento Criatividade Responsabilidade Ambiental e Social Integração Valorização e Desenvolvimento das Pessoas
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RANKING FATURAMENTO BRUTO
A EMPRESA RANKING FATURAMENTO BRUTO (RECEITA DE VENDAS) 414ª entre as 500 maiores empresas do Brasil segundo a Receita Operacional Bruta (ROB) 54ª entre as maiores do Norte-Nordeste segundo a ROB 33ª entre as 50 maiores estatais segundo a ROB 6ª em crescimento no Estado segundo a ROB Fonte: Exame - Melhores e Maiores - As 500 maiores Empresas do Brasil - Edição Abril/2006 Dados: Balanço do Exercício 2005
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POSIÇÃO NO RANKING DO SANEAMENTO (Critérios Revista Valor Econômico)
A EMPRESA POSIÇÃO NO RANKING DO SANEAMENTO (Critérios Revista Valor Econômico) Crescimento sustentável (variação da ROL / variação do patrimônio líquido ajustado; 1ª do Nordeste emROL; Rentabilidade (lucro líquido / patrimônio líquido); Margem da atividade (lucro / ROL); Liquidez corrente (AC / PC); Geração de valor (Ebitda / ROL); Cobertura de dívidas (Ebitda / despesas financeiras); Giro do ativo (ROL / ativo total). 1ª em cobertura de dívidas (EBITDA sobre despesas financeiras) entre as empresas de Água e Saneamento do Brasil. Fonte: Revista Valor Econômico - Valor 1000 Dados: Balanços do Exercício 2005
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SITUAÇÃO INÍCIO ANOS 90 Baixos níveis de atendimento (água: 74,4%; esgoto: 9,8%) Sistemas obsoletos com vida útil esgotada Atraso tecnológico nas áreas fins e áreas meio Baixa produtividade / Desmotivação / Greves Contínuas Descontinuidade Administrativa Elevado nível de insatisfação dos clientes Imagem negativa da Empresa
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SITUAÇÃO INÍCIO ANOS 90 100% da Arrecadação comprometida com despesas de pessoal Dívidas com os Principais Fornecedores ( Coelba, Produtos Químicos) Ameaças de suspensão no fornecimento de insumos Suspensão do pagamento de Encargos Sociais e Trabalhistas Sistema de Faturamento e Cobrança sem confiabilidade Tarifas defasadas / Balanços Atrasados/ Gastos sem Controle Ausência de Investimentos
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ESTADO ATUAL DE ALGUMAS
GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES Visão Metas Globais ESTADO ATUAL DE ALGUMAS ORGANIZAÇÕES Estratégias Estratégias Ações Ações Ações Ações
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MARCOS REFERENCIAIS DA MUDANÇA
PMSS - Projeto de Modernização do Setor Saneamento Adesão ao Programa Qualidade Bahia 1º Planejamento Estratégico / Implantação do Programa GQT MARCOS REFERENCIAIS DA MUDANÇA
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GQT embasa 5S GORR GPD FRENTES DO PROGRAMA ISO 9000 CCQ ISO 14000 PNQ
GESTÃO ESTRATÉGICA PROGRAMA GQT embasa 5S GERENCIAMENTO DA ROTINA GPD ATENDIMENTO A CLIENTE CRITÉRIOS PNQ ISO 14000 CCQ FRENTES DO PROGRAMA
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SISTEMA DE GESTÃO COMITÊ DIRETIVO DA QUALIDADE COMITÊ GERENCIAL
(Função Estratégica) PLANEJAMENTO & DIRETRIZES (Metas Prioritárias) COMITÊ GERENCIAL (Função Tática) PROPOSTAS & PLANOS GLOBAIS COORDENAÇÃO (Função Assessoramento) ORIENTAÇÃO, ANÁLISE & AVALIAÇÃO (Metas Setoriais) GRUPOS DE TRABALHO e COMITÊS SETORIAIS (Função Operacional) TREINAMENTO & ACOMPANHAMENTO (Facilitadores e Multiplicadores)
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CONHECENDO A CULTURA DA EXCELÊNCIA
Participação no Prêmio ABES da Qualidade - PAQ (PNQS) (Camaçari) Participação no Prêmio Gestão Qualidade Bahia (PGQB) (Cabula e Stº Antonio) CONHECENDO A CULTURA DA EXCELÊNCIA
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CRITÉRIOS PNQ
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TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS DESDOBRAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MISSÃO / VISÃO VALORES ESTRATÉGICO POLÍTICAS INDICADORES DESDOBRAR METAS E MEDIDAS TÁTICO ATINGIR METAS OPERACIONAL
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MACRO INDICADOR
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INDICADORES Índice de Atendimento de Água*
Índice de Atendimento de Esgoto*
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INDICADORES
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INDICADORES % 94
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INDICADORES
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y “SINTO ORGULHO DE TRABALHAR NA EMBASA” INDICADORES DATAQUALY 76% 18%
5% 1% Concordo totalmente/ Concordo em grande parte Concordo mais ou menos Discordo em grande parte/ Discordo totalmente Sem Resposta DATAQUALY y INDICADORES
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DIFICULDADES NO PERCURSO
Resistência a Mudanças / Descrença Visão Equivocada Qualidade X Trabalho Dimensão (Porte) da Empresa Acordos Coletivos Pendentes PDV Processo de Terceirização Ansiedade Quanto ao Cenário Futuro (Privatização)
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GANHOS OBTIDOS COM A GQT Metodologia focada em resultados Melhoria do desempenho empresarial Envolvimento de todas as áreas da Empresa Motivação da Força de Trabalho Implementação do PPR
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Prêmio Gestão Qualidade Bahia - PGQB
RECONHECIMENTOS EXTERNOS 2006 Prêmio Gestão Qualidade Bahia - PGQB 1 Troféu ouro 02 bronze no Nível 2 (500 pontos) 1 Placa no Nível 1 (250 pontos) Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS 3 Troféus ouro Nível 2 (500 pontos) 1 Troféu bronze e 06 Diplomas no Nível 1 (250 ) Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF Premiação Faixa ouro ( pontos)
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RESULTADOS / CONQUISTAS /
APRENDIZADOS Melhoria dos Indicadores Empresariais ligados às várias Partes Interessadas (Especialmente Clientes) Melhoria da Imagem da Empresa e do Clima Organizacional Conquista de 60 premiações de 1998 a 2006 (36 pelo PGQB, 23 pelo PNQS, 01 PQGF) Certificações: 6 pela Norma ISO 9001 e 5 pela Norma ISO 14000) Formação de uma Cultura de Gestão focada em resultados Estímulo ao Aprendizado Coletivo permanente
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Comprometimento da Alta Direção Resultados das Áreas Piloto
FATORES DE SUCESSO DA GESTÃO Comprometimento da Alta Direção Resultados das Áreas Piloto Educação e treinamento Engajamento da Força de Trabalho Surgimento de Novas Lideranças Objetividade e Simplicidade da Metodologia GQT
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O homem não é produto das circunstâncias.
As circunstâncias são produtos do homem. Benjamim Disraeli
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OBRIGADO ! Contato: / 4616
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