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PublicouEduardo Raymundo Alterado mais de 10 anos atrás
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Coordenação de Gestão Escolar – CGE cadeppr@yahoo.com.br NRE Apucarana
Dinâmica - Tarde Coordenação de Gestão Escolar – CGE NRE Apucarana
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Formar grupos de 10; Analisar o “problema” levantado no Plano de Ação da Escola, à luz do PPP; Propor ações para uma possível superação do “problema” apontado; Apresentação dos grupos.
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Estudo de caso Baseado em documentos de Escolas da Rede Estadual de Ensino NRE Apucarana: Projeto Político-Pedagógico Planos de Ação
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Possibilidades para o Plano de Ação
Estudo de caso Conselho de Classe: Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Os conselhos de classe deverão possibilitar a inter-relação de profissionais e alunos, propiciar o debate sobre o processo de ensino e de aprendizagem, favorecer a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe e orientar o processo de gestão de ensino, tornando-se uma importante instância de reflexão da escola.” “Não há participação de alunos, pais ou responsáveis no Conselho de Classe.”
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Organograma de Conselho de Classe - NRE Ponta Grossa
1o. Momento - Pré-conselho - Acompanhamento pedagógico - Apontamentos da Coordenação pedagógica, alunos e professores com registro 2o. Momento - Conselho de Classe - Acompanhamento pedagógico - Análise do processo de ensino e aprendizagem - turma/aluno - Exposição e discussão sobre apontamentos do Pré-conselho - Apontamentos individuais dos casas relevantes - Ações concretas: plano de estudo / reunião de pais, alunos - Ata do conselho 3o. Momento - Pós-conselho - Encaminhamentos e acompanhamento das ações - Reuniões individuais e coletivas
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Possibilidades para o Plano de Ação
Projeto Político- Pedagógico “Falta de coerência entre as ações e a redação do PPP; redação apresenta dupla interpretação; falta de continuidade Política.” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Vemos dentro deste documento o aluno, como principal prioridade na prática educacional, este é o norte de todo planejamento, da elaboração deste documento e é extremamente importante para que a escola tenha a firmeza e concepções de homem, de educação, de sociedade, que cumpram com as necessidades da comunidade que a mesma atende. “
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Possibilidades para o Plano de Ação
Recuperação de Estudos Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Diferentes tempos de aprendizagem dos alunos. ↓ Sala de Apoio, Projeto de recuperação com alunos do Ens. Médio (monitores).” “A recuperação de Estudos será planejada, constituindo-se num conjunto integrado ao processo de ensino, além de se adequar às dificuldades dos alunos. A carga horária da Recuperação de Estudos não será inserida no cômputo das 800 (oitocentas) horas anuais.” .”
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Possibilidades para o Plano de Ação
Instâncias Colegiadas “Grêmio Estudantil: não saõ atuantes ativamente. APMF: não participam das atividades do colégio. Conselho Escolar: não há candidatos voluntários para a função, têm que ser indicados; só comparecem ao colégio quando solicitados para resolverem problemas graves. ” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação O “Grêmio Estudantil’ tem seu estatuto próprio que rege as normas e funcionamento. Neste período, início do ano letivo/2007 estamos sem a atuação do Grêmio Estudantil, pois demanda de um certo tempo para se organizarem e prepararem para a eleição que é através do voto e tem perfil democrático. A APMF reúne-se uma vez por mês para tratarem de assuntos pertinentes ao Colégio, trazem sugestões de melhorias e inovações pensando sempre no bem estar dos alunos e qualidade da educação e participam das tomadas de decisões. O “Conselho Escolar” é atuante na vida da escola, de modo que todos têm ampla visão das atividades e compromisso com as decisões que têm que tomar. Participação das discussões que se fazem necessárias para o bom funcionamento do estabelecimento.
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Possibilidades para o Plano de Ação
Conhecimento e aprendizagem “(...) por exemplo, se em Língua Portuguesa o aluno apresentar dificuldades em estruturação textual, por apresentar falta de raciocínio lógico, as atividade que poderiam ser desenvolvidas seriam a de trabalhar de modo mais sistematizado, com pequenos textos e frases elementos de coesão textual, conjunções, pronomes, etc.” “Três alunos em particular têm problemas em Português, por trocar o P por B, a professora encaminhou à coordenação para procurar ajuda, os alunos têm consciência da falta de conhecimento na gramática. Trabalho de ação através da auto-estima, mostrar as notas e dizer que tem como recuperar, cobrar um compromisso ... e estudar mesmo”. Possibilidades para o Plano de Ação PPP Ata
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Possibilidades para o Plano de Ação
RELAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE “Encontros anuais atrativos em horário adequado.” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “ Direção Vice-Direção Equipe Pedagógica Secretaria Professores Auxiliar Administrativo Serviços Gerais Alunos Comunidade - Reuniões com assuntos interessantes, constando no convite a pauta da reunião em 2 horários diferentes (cedo e noite). sugestões: - exposição de trabalhos manuais e artístico feitos pelos pais, alunos e pedagogos. - exposição de fato das famílias e retrato da memória do município. - apresentação de teatro, danças, jogral pelos alunos aos pais. - mostrar o levantamento de problemas com pedido de sugestões aos pais. - exposição de trabalhos dos alunos. - apresentação de vídeos de fatos reais. - depoimento de pessoas da comunidade com exemplo de superação. - deixar sempre claro que a escola está aberta à comunidade e aos pais compareçam na escola sempre que quiserem.
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Possibilidades para o Plano de Ação
PPC e PTD Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Falta de aceitação da proposta da SEED por alguns professores; professores que organizam seu PTD conforme a PPC mas não cumprem em sala.” “ PLANO DE AÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA 1. Elaborar com o Corpo Docente o Currículo Pleno do Estabelecimento, conforme diretrizes orientadoras dos órgãos competentes. 2. Orientar e acompanhar o Planejamento Curricular, por série. 7. Incentivar e acompanhar os Projetos Educacionais programados pelos professores.” . “
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Possibilidades para o Plano de Ação
Regimento Escolar Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Não cumprimento e participação das decisões tomadas em conjunto nas reuniões e itens prescritos no regimento.” “Cabe à escola buscar a união entre os diversos segmentos para uma ação integrada e participativa para que a prática educativa seja responsabilidade de todos e que o crescimento e desenvolvimento seja de toda a comunidade escolar.”
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Possibilidades para o Plano de Ação
Relação Escola-Comunidade Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação ”A escola mantém uma boa relação com a comunidade, qual será mantida através de encontros, reuniões e disponibilização do espaço escolar para projetos educativos para a comunidade.”
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Possibilidades para o Plano de Ação
Avaliação / Recuperação Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Os alunos não têm conhecimento a respeito do critério e sistema avaliativo do colégio; alguns docentes não estão realizando a recuperação paralela e ainda entendem a avaliação como forma punitiva.” “A avaliação além de ser útil para a verificação da aprendizagem dos alunos, servirá, também, para que o professor repense a sua metodologia e planeje as suas aulas de acordo com as necessidades de seus alunos. A partir do ato avaliativo, é possível perceber quais os conhecimentos merecem mais atenção, ou seja, que ainda não foram suficientemente trabalhados e que necessitam ser abordados para garantir a efetiva aprendizagem do aluno. ”
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Possibilidades para o Plano de Ação
Desafios Educacionais Contemporâneos Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “ Buscou-se desenvolver todos os temas solicitados em forma de projetos; porém não houve um trabalho com a comunidade, pais e responsáveis.” José Canale
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Possibilidades para o Plano de Ação
Jornada Pedagógica Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Muitas vezes não houve o repasse de determinados conhecimentos no colégio.” José Canale
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É preciso considerar que a prática não fala por si mesma; os fatos práticos, ou fenômenos, têm que ser identificados, contados, analisados, interpretados, já que a realidade não se deixa revelar através da observação imediata; é preciso ver além da imediaticidade para compreender as relações, as conexões, as estruturas internas, as formas de organização , as relações entre parte e totalidade, as finalidades, que não se deixam conhecer no primeiro momento, quando se percebem apenas os fatos superficiais, aparentes, que ainda não se constituem em conhecimento”(Kuenzer).
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INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
CONHECIMENTO E CULTURA
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DCOCEB – Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica / SEB – Secretaria de3 Educação Básica / MEC – Ministério da Educação OBJETIVO PRINCIPAL : - Deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
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LIVRO DIDÁTICO COORDENAÇÃO CGE edyrmartins@seed.pr.gov.br
EDYR ELIZA DE OLIVEIRA MARTINS COORDENAÇÃO CGE EQUIPE DE ENSINO/ NRE APUCARANA Tel. (43)
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Dermeval Saviani diz: “Vejo a iniciativa do Livro Didático Público, desenvolvida pelo Governo do Paraná, como uma ação positiva em favor da melhoria da educação pública”. “O Estado não pode abdicar das suas responsabilidades e políticas públicas de educação são fundamentais. É importante que políticas como a do livro didático público sejam uma política de Estado, permanente e continuada”.
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Livro didático Diz: “Vejo a iniciativa do Livro Didático Público, desenvolvida pelo Governo do Paraná, como uma ação positiva em favor da melhoria da educação pública”. Saviani lembra que na prática o livro didático é o grande pedagogo no país (1984), pois são eles que acabam pautando a ação dos professores dentro da sala de aula.
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O acesso ao conhecimento deve ser sistematizado e graduado e o livro didático é fundamental nesse processo”, afirma Saviani. “Mas só o livro não adianta. É preciso políticas e ações que melhorem a formação dos professores e melhorem suas condições de trabalho”.
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Livro didático Saviani elogia a política do Livro Didático Público da Secretaria de Educação do Paraná. “O acesso ao conhecimento tem que ser sistematizado. O livro didático permite ao professor definir o que vai ser objeto de estudo e como o conteúdo vai ser trabalhado”.
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LIVRO DIDÁTICO “Saviani comenta que a atual polêmica sobre a ideologização dos livros didáticos que compõem a lista do MEC não passa de uma reação com fundo comercial, provocada pelos apologistas do livro didático de mercado. “Nos anos 70 e 80 a ideologização dos livros didáticos tinham por objetivo perpetuar a ideologia dominante. No caso, a que dava sustentação para a Ditadura. Os conteúdos eram permeados de preconceitos e de idéias que reforçavam a ideologia dominante. A dita neutralidade só era um argumento para a defesa dos interesses dominantes”.
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“A definição dos conteúdos dos livros didáticos é fundamental”.
“Agora a crítica contra a ideologização é inversa. A acusação é que a ideologia nos livros didáticos é a ideologia da subversão... ... As reações hoje são na defesa da ordem burguesa, do sistema capitalista e das teses dos neoconservadores, dos ditos pós- modernos e neoliberais (...)
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LIVRO DIDÁTICO (...) São estes que agora se sentem ameaçados porque há mais democracia, diversidade e pluralidade nos conteúdos dos atuais livros didáticos”, comenta Saviani.
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“É uma crítica que atende aos interesses comerciais das grandes editoras. Agora não funciona o discurso da neutralidade e sim a acusação simplista de ideologização, quando na verdade temos outra situação, onde há liberdade e democracia. Isso assusta os conservadores”.
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LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
O educador Dermeval Saviani, que teorizou sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, diz que o Estado não pode abdicar das suas responsabilidades com relação à educação e que políticas públicas como a do livro didático público do Paraná são positivas. Foto:SEED
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LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
Autoria dos professores da rede estadual de ensino; Textos disponibilizados on-line e impresso; Conteúdos utilizados em sala de aula; Distribuídos no ano de e para todos os alunos da escola pública de Ensino Médio do Paraná. Mary Lane Hutner
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LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
EXPRESSÃO DO CURRÍCULO; COM QUE OLHAR SE ANALISA O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO? COMO AS CONCEPÇÕES SE EXPRESSAM NO CURRÍCULO ? AO ESCOLHER UM LIVRO, HÁ INTENCIONALIDADE ?
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HÁ PREOCUPAÇÃO EM PERCEBER COMO OS LIVROS VÊM TRATANDO AS LEIS ÉTNICO-RACIAIS E A DIVERSIDADE PRESENTE NOS DISCURSOS DA ESCOLA ? A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS É ADEQUADA ? PARA QUEM ? PRA QUE ?
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A SEQUÊNCIA APRESENTADA A PROGRESSÃO DE APRENDIZAGEM PLANEJADA POR SUA ESCOLA ?
DE QUE CURRÍCULO ELE ESTÁ FALANDO ? A LINGUAGEM É CLARA E PRECISA ?
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O TEXTO É ACESSÍVEL PARA OS ALUNOS ?
QUL É O NÍVEL DE EXIGÊNCIA ? OS DADOS APRESENTADOS ESTÃO ATUALIZADOS ? OS CONTEÚDOS CONTEMPLADOS SÃO RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA ?
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AS IMAGENS SÃO NÍTIDAS ? POSSIBILITAM AO ALUNO LÊ-LA E INTERPRETÁ-LA OU NÃO ?
DE QUE QUESTÕES IDEOLÓGICAS ELE TRATA ? TRAZ PROPAGANDAS ? QUAL A SUA FINALIDADE ?
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O livro didático : É um suporte de conhecimentos e de métodos para o ensino; serve como orientação para as atividades de produção e reprodução de conhecimento; pode nos transformar em reféns do livro, imaginando encontrar ali todo o saber verdadeiro e a narrativa ideal;
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O livro didático : é também instrumento de transmissão de valores ideológicos e culturais, que pretende garantir o discurso dos autores; pode levar o professor a torna-se um reprodutor desses mitos e imagens errôneas e passa, ele também, a acreditar neles;
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O livro didático : apresenta problemas e o professor deve estar sempre atento para trabalhar eventuais incorreções; Também é uma mercadoria do mundo editorial, sujeito a influências sociais, econômicas, técnicas, políticas e culturais como qualquer outra mercadoria que percorre os caminhos da produção, distribuição e consumo;
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O livro didático : A organização das resenhas
selecionadas e elaboradas de maneira a oferecer uma visão objetiva de cada coleção. A avaliação dos livros didáticos de ... O professor encontrará a exposição da estratégia dos autores quanto ao trabalho com atividades práticas (...);
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É importante... Professor ou professora, que no planejamento de suas aulas seja considerada a essência de seu próprio projeto pedagógico e as condições para colocá-lo em prática; Lembrar que quem define quando e como o livro será utilizado é o professor;
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É importante... Escolher o livro mais adequado aos seus objetivos e ouse mudar a forma de apresentação ou de trabalho com os conteúdos sempre que julgar necessário. Critérios eliminatórios Alguns pontos a serem considerados como parâmetros ou critérios de eliminação na escolha do livro didático.
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Aspectos teórico-metodológicos
estar em consonância com conceitos atuais da teoria pedagógica e do conhecimento científico, veiculando informação correta, precisa, adequada e atualizada; ser coerente com a proposta pedagógica expressa no manual do professor;
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garantir o acesso a conceitos fundamentais para cada etapa de escolaridade, respeitando-se o princípio da progressão; ser coerente com a proposta pedagógica expressa no manual do professor;
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considerar, na seleção de conceitos, textos e atividades, que o desenvolvimento cognitivo dos alunos se caracteriza por estruturas diferenciadas de pensamento; contemplar a iniciação às diferentes áreas do conhecimento científico; veicular ilustrações adequadas, que induzam à construção de conceitos corretos;
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privilegiar a apresentação da terminologia científica, fazendo uso, quando necessário, de aproximações adequadas sem, no entanto, ferir o princípio da correção conceitual; explicitar termos que têm diferentes significados e contextos, tomando o cuidado de evitar confusões terminológicas;
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trazer, nas ilustrações (fotos, esquemas e desenhos), citação de fontes, locais, datas e outras informações necessárias ao crédito; enfatizar temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania;
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respeitar a diversidade cultural, étnico- racial, de gênero, religiosa ou qualquer outra forma de manifestação individual ou coletiva, evitando estereótipos e associações que depreciem grupos étnicos ou raciais, ou que desvalorizem a contribuição de todos os diferentes segmentos da comunidade;
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enfatizar temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania; respeitar crenças e mitos, permitindo o debate sobre as relações entre o conhecimento popular e o conhecimento científico.
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Aspectos teórico-metodológicos
valorizar a manifestação pelo aluno e a identificação pelo professor do conhecimento que o aluno detém sobre o que se vai ensinar; relacionar o conhecimento construído com o historicamente acumulado, considerando que a descoberta tem um ou mais autores e um contexto histórico que deve ser enfatizado e trabalhado;
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Aspectos teórico-metodológicos
buscar a sistematização de conhecimentos por meio de textos, desenhos, figuras, tabelas e outros registros característicos das áreas de ...; estimular o emprego (construção e análise) de recursos de comunicação comumente como tabelas, diagramas e gráficos;
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Critérios de qualificação
propiciar situações, tanto coletivas como individuais, para observações, questionamentos, formulação de hipóteses, experimentação e elaboração de teorias e leis pelo aluno; estimular a leitura de textos complementares, revistas especializadas e livros paradidáticos;
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selecionar adequadamente as ilustrações (fotos, esquemas, gráficos, tabelas desenhos, molduras, pano de fundo etc.), apresentando uma diagramação que encoraje a leitura. valorizar a comunicação da ... utilizando diferentes propostas (seminários, teatro, painéis, exposições, experi- mentos), linguagens e formatos apropriados para o público ao qual se dirige;
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Aspectos socioculturais e preceitos éticos
realizar o debate sobre a ética da ... e as relações entre conhecimento e poder, abordando de forma sistemática as repercussões, relações e aplicações do conhecimento; O livro apresenta coerência com a proposta pedagógica expressa no manual do professor?
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O livro contempla uma iniciação equilibrada às diferentes áreas do conhecimento científico?
O livro garante o acesso a conceitos fundamentais para cada etapa de escolaridade, respeitando-se o princípio da progressão?
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O livro considera, na seleção e abordagem de conceitos, textos e atividades, o desenvolvimento cognitivo dos alunos? O livro estimula a utilização de procedimentos científicos para a construção do conhecimento?
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Os conceitos estão em consonância com atuais conhecimentos científicos, veiculando informações corretas, precisas, adequadas e atualizadas? Os conceitos e informações são utilizados adequadamente, evitando indução a aprendizagens equivocadas?
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O livro integra o tratamento de fatos, conceitos, valores e procedimentos por meio de uma coerência de princípios? O livro privilegia a apresentação da terminologia científica, fazendo uso, quando necessário, de aproximações adequadas sem, no entanto, ferir o princípio da correção conceitual?
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O livro explicita termos que têm diferentes significados e contextos, tomando o cuidado de evitar confusões terminológicas? O livro assegura que os experimentos propostos sejam factíveis, com resultados confiáveis e permite uma interpretação científica coerente?
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O livro enfatiza temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania? O livro permite o debate sobre as relações entre o conhecimento popular e o conhecimento científico?
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O livro valoriza a manifestação pelo aluno e a identificação pelo professor do conhecimento que o aluno detém sobre o que se vai ensinar? O livro busca a sistematização de conhecimentos por meio de textos, desenhos, figuras, tabelas e outros registros característicos da área de ciências?
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O livro utiliza recursos (cores, escalas etc
O livro utiliza recursos (cores, escalas etc.) que contribuem para a formação correta do conceito na apresentação das ilustrações? O livro apresenta os conteúdos de maneira contextualizada? A linguagem do texto é adequada a quem se destina?
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Destaque os aspectos positivos do livro analisado;
Destaque os aspectos negativos do livro analisado;
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Assim como o de outras áreas, o livro didático de Língua Portuguesa deve pautar-se pela clareza e correção, quer dos conceitos, quer das informações que transpõe; Para que cumpram com eficácia os propósitos, é indispensável que os livros estejam isentos de erros e/ou de formulações que induzam a erros.
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Ainda que os objetivos do ensino, nesta área, sejam essencialmente práticos, é necessário recorrer a informações e conceitos capazes de conduzir o educando tanto à reflexão sobre os fatos de linguagem envolvidos quanto ao desenvolvimento das capacidades necessárias ao uso da linguagem escrita ou oral;
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Requisitos metodológicos básicos:
explicitar sua proposta metodológica, abordando os preceitos básicos que lhe dão identidade e permitem identificá-la e compreender seu alcance; considerando-se as opções teórico- metodológicas
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mobilizar e desenvolver o maior número possível das capacidades básicas do pensamento autônomo e crítico (como a compreensão, a memorização, a análise, a síntese, a formulação de hipóteses, o planejamento e a argumentação), envolvidas em leitura, produção de textos, práticas orais e reflexão sobre a linguagem;
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articulação pedagógica entre os diferentes volumes que integram uma coleção didática;
percepção das relações entre o conhecimento construído e suas funções na sociedade e na vida prática.
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Preceitos éticos Contribuir para o desenvolvimento da ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania, no livro didático de Língua Portuguesa, por exemplo, significa: Não veicular, nos textos e nas ilustrações, preconceitos que levem a discriminações de qualquer tipo, especialmente no que diz respeito aos diferentes falares regionais e sociais;
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Não fazer do livro didático um instrumento de propaganda e doutrinação;
Não fazer do livro didático um veículo de publicidade e difusão de marcas, produtos e serviços comerciais;
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Estimular o convívio social e a tolerância, abordando a diversidade da experiência humana, com respeito e interesse, inclusive no que se refere à diversidade lingüística; Colaborar para a construção da ética democrática e plural (formação de atitudes e valores), sempre que questões éticas
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O conjunto de textos que um livro didático apresenta é um instrumento privilegiado – às vezes único – de acesso do aluno ao mundo da escrita. Portanto, é imprescindível que a coletânea, respeitado o nível de ensino a que se destina, ofereça ao aprendiz uma amostra de qualidade o mais possível representativa dos textos em circulação social.
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A escolha do livro didático é um momento de muita responsabilidade, pois você decide sobre um interlocutor que vai dialogar com você e com seus alunos durante o ano letivo inteiro; E que continuará presente em sua escola por três anos, no mínimo. Embora seja apenas um elemento do processo de ensino-aprendizagem, o livro didático tem sido muito importante em nossas escolas.
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Este livro também deve conter uma proposta pedagógica que leve em conta o conhecimento prévio e o nível de escolaridade do aluno e que ofereça atividades que o incentivem a participar ativamente de sua aprendizagem e a interagir com seus colegas.
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Sua tarefa não é nada fácil: você terá de se debruçar sobre as propostas de cada livro e pensar qual delas é mais adequada às condições do trabalho de sala de aula e também perceber se pode haver concordância entre tal proposta e o projeto político pedagógico de sua escola.
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O Guia não contém apenas as resenhas
O Guia não contém apenas as resenhas. Em suas páginas, você encontrará os critérios que foram utilizados na avaliação dos livros e a própria ficha usada pelos avaliadores, além de um texto com as considerações teórico-metodológicas referentes às coleções aprovadas. Todo esse material pode ser de muita valia para a escolha e o posterior uso do livro, além de contribuir para a formação docente.
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Lembre-se, no entanto, que a escolha do livro didático é um direito e uma responsabilidade do professor e, por isso, você deve exercê-los com autonomia. Boa escolha!
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