A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB 2.0 Disciplina: Informática no Ensino de Matemática Curso: Licenciatura em Matemática (4º ano) Doutorando: Claudio Zarate Sanavria

2 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ROTEIRO Web 2.0 Características Ferramentas Atividades com blogs e wikis

3 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
QUESTÃO INICIAL O que é Web 2.0?

4 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
A WEB 2.0 O conceito surgiu em 2004 a partir de reflexões sobre uma série de fenômenos na internet. Mudança de paradigma que deu origem ao conceito de escrita colaborativa 1999 2001

5 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
USUÁRIOS E PAPÉIS Web 1.0 Web 2.0 Web 3.0 O professor e os alunos selecionam e administram a informação O professor e os alunos são consumidores e produtores O professor seleciona e administra a informação Os alunos têm acesso à informação e a consultam Dinâmica de colaboração e cooperação entre professor e alunos O computador seleciona e assessora Usuários humanos e agentes artificiais Usuários humanos Usuários humanos Rede de documentos Rede social Rede semântica Repositório de informação estática Criação e difusão de informação dinâmica Respostas e informações personalizadas

6 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
PRINCÍPIOS CONSTITUTIVOS DA WEB 2.0 Aproveitar a inteligência coletiva Experiências enriquecedoras do usuário A WWW como plataforma Gestão da base de dados Software não limitado a um dispositivo Busca da simplicidade Fim das atualizações e versões de software O’Reilly(2005)

7 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
QUATRO LINHAS FUNDAMENTAIS Informação produzida por qualquer usuário, sem requerer conhecimentos tecnológicos avançados. Livre intercâmbio de conteúdos. Transformação na arquitetura dos meios de comunicação tradicionais. “Periodismo” cidadão. A web se converteu num lugar de conversação, um espaço onde se formam relações e comunidades. Um espaço para escrever e compartilhar conteúdos com pessoas que possuem os mesmos interesses. Necessidade de incormporar ferramentas que ajudem a organizar e otimizar o processo de busca e identificação de conteúdos úteis na internet. Conceitos de “findability” e “Infoxicação” Ferramentas que favorecem a interoperabilidade e hibridização de serviços. Participação, abertura e redes de colaboração. Redes sociais Conteúdos Organização social e inteligente da informação Aplicações e serviços Romani (2007)

8

9

10 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
QUATRO PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM Aprender interativamente Aprender fazendo Aprender compartilhando Aprender buscando Vídeo O’Reilly(2005)

11 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ALGUMAS IDÉIAS CRÍTICAS Kuklinski (2007) Darwinisno Digital: A indústria deve se adaptar a demandas não previstas (exemplo: Twitter); Sobrevivência das melhores ferramentas.

12 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ALGUMAS IDÉIAS CRÍTICAS Kuklinski (2007) Espiral infinita de criação de produtos a aplicações; Divergências entre interesse público e corporativo (lógica dos interesses X lógica dos valores); As novas gerações de aplicações não nascem de maneira espontânea: promovem sempre um espaço normativo de prescrição e imposição de valores.

13 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ALGUMAS IDÉIAS CRÍTICAS Kuklinski (2007) Aceleração produtiva dos usos tecnológicos às custas de força de trabalho e recursos humanos carentes de adaptação; Novas de formas de discriminação: saber utilizar os computadores de forma produtiva é uma ferramenta de sobrevivência;

14 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ALGUMAS IDÉIAS CRÍTICAS É necessário aprender os usos mais produtivos das tecnologias, sobretudo na educação. A alfabetização digital de maior nível é a produção de conteúdos; Transformação dos usuários em desenvolvedores de conteúdo vídeo

15 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ALGUMAS IDÉIAS CRÍTICAS As mídias manipulam a informação de acordo com os seus interesses; Conteúdos inválidos (wikipedia); A falácia do periodismo colaborativo;

16 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB SEMÂNTICA (WEB 3.0) A Web 2.0 representa o expansivo processo evolutivo da internet, cuja principal característica é o social; Acredita-se que a sua evolução seja o desenvolvimento de uma rede semântica, ou seja, uma plataforma cada vez mais inteligente.

17 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB SEMÂNTICA (WEB 3.0) Cenário evolutivo: Aumento cada vez maior na comunicação e na integração entre as tecnologias; Cada vez mais se projetam sistemas para interpretar outros sistemas; Aumento das capacidades de processamento e da largura de banda; Dispositivos pessoais facilmente transportáveis e com acesso à internet.

18 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB SEMÂNTICA (WEB 3.0) Aposta mais ambiciosa  enfoque semântico Máquinas conversando entre si, fazendo da rede uma grande biblioteca inteligente ou um sistema operativo distribuído; Os usuários programam o comportamento dos diferentes fluxos de dados; A internet num sistema neural, capaz de entender-se a si mesmo.

19 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB SEMÂNTICA (WEB 3.0) A Web semântica deve contribuir para que os computadores conectados à internet possam descrever, supor e em última instância raciocinar, para dar ao usuário melhores resultados de busca. vídeo

20 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
WEB SEMÂNTICA (WEB 3.0)

21 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
MOBILE WEB 2.0 Folksomia open source Poder dos móveis na indústria midiática Nós globais e com múltiplas línguas Busca com contexto de tempo, espaço e lugar Sinergia entre aplicações Unificação de uma indústria de dados móveis Ubiquidade Kuklinski (2007)

22 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
MOBILE WEB 2.0 ascilite.org.au

23 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
MOBILE WEB 2.0 Alguns questionamentos: Como a mobilidade pode agregar valor aos conteúdos? Como adaptar as interfaces gráficas para as características destes dispositivos?

24 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
ENCERRANDO... A articulação entre a cultura digital e a educação se concretiza a partir das possibilidades de organização em rede, com apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de informação, acompanhado de um forte repensar dos valores, práticas e modos de ser, pensar e agir da sociedade, o que implica na efetiva possibilidade de transformação social. (PRETTO e ASSIS, 2008, p. 82) CRÍTICOS DEFENSORES Estas especificações não estão sendo utilizadas pelos seus usuários finais para os quais foram supostamente desenvolvidas. Ainda estamos em uma fase inicial de formulação.

25 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
REFERÊNCIAS ADELL, Jordi; BELLVER, Antoni J.; BELLVER, Carles. Ambientes Virtuais de aprendizagem e padrões de e-learning. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, KEEGAN, Desmond. The future of learning: from e-learning to m-learning Disponível em <ww.ascilite.org.au/conferences/coffs00/papers/jarmo_viteli.pdf>. Acesso em 10 mar 2011.

26 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
REFERÊNCIAS KUKLINSKI, Hugo Pardo. Nociones básicas alrededor de la Web 2.0. In: ROMANÍ, Cristobal Cobo; KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: UVIC, Disponível em <www.planetaweb2.net>. Acesso em 01 mai ________________________. Um esbozo de ideias críticas sobre la Web 2.0. In: ROMANÍ, Cristobal Cobo; KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: UVIC, Disponível em <www.planetaweb2.net>. Acesso em 01 mai KUKLINSKI, Hugo Pardo. Mobile devices y aplicaciones Web 2.0. In: ROMANÍ, Cristobal Cobo; KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: UVIC, Disponível em <www.planetaweb2.net>. Acesso em 01 mai 2011.

27 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
REFERÊNCIAS PRETTO, Nelson De Luca; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson De Luca. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias no poder. Salvador: EDUFBA, RODRIGUES, José Luis de Sousa. mlSynapse: uso de m-learning no ensino superior. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, Disponível em <ww2.ufp.pt/~lmbg/monografias/jrodrigues_msc_ua07.pdf>. Acesso em 01 mai ROMANÍ, Cristobal Cobo. Mapa de aplicaciones. Una taxonomia comentada. In: ROMANÍ, Cristobal Cobo; KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: UVIC, Disponível em <www.planetaweb2.net>. Acesso em 01 mai 2011.

28 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
REFERÊNCIAS ___________________________; KUKLINSKI, Hugo Pardo. El cierre. Reflexiones hacia la Web semántica. In: ROMANÍ, Cristobal Cobo; KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: Inteligencia colectiva o medios fast food. México: UVIC, Disponível em <www.planetaweb2.net>. Acesso em 01 mai

29 Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente
OBRIGADO


Carregar ppt "Faculdade de Ciências e Tecnologia-Campus de Presidente Prudente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google